Blog do Romilson Cuiabá, 15 de Janeiro DE 2021 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Câmara dos Deputados

PP tem a chapa mais forte à federal

18/02/2010, 08h:40 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

  Com seis nomes projetados para terem boa votação, o PP apresenta a chapa mais competitiva à Câmara Federal. A expectativa é de garantir ao menos as duas cadeiras já ocupadas hoje pela legenda com Eliene Lima e Pedro Henry e, na sobra, assegurar mais uma vaga. As demais agremiações, inclusive o PR do governador Blairo Maggi e o PMDB do vice-governador e pré-candidato ao Palácio Paiaguás Silval Barbosa, buscam composições proporcionais porque sabem que, sozinhos, terão dificuldades de conquistar vaga. O quociente eleitoral deve chegar a 193,2 mil votos. No pleito de 2006, a soma dos votos de legenda por vaga foi de 179,4 mil. São oito cadeiras em disputa.

 Fernando Ordakowski

Eliene Lima e Pedro Henry, que buscam a reeleição, estão entre os 6 nomes mais fortes do PP na corrida à Câmara

  Os pré-candidatos majoritários Silval, Wilson Santos (PSDB), Jayme Campos (DEM) e Mauro Mendes (PSB) não conseguem avançar nas composições sem, antes, haver entendimento sobre as alianças, principalmente para deputado federal. Na prática, a eleição majoritária passa por essas composições proporcionais. O PMDB, que aposta todas as fichas na reeleição do seu cacique, deputado Carlos Bezerra, avalia, por exemplo, se é vantajoso ou não fechar composição com PR e PT ou se apenas com uma destas legendas. De todo modo, todos estão temorosos em lançar chapa própria à Câmara, com exceção do PP.

   Embora o PMDB apresente outros nomes, como do evangélico e primeiro-suplente Victório Galli, vai centralizar toda estrutura em Bezerra. O mesmo acontece com o PSB, conduzido pelo deputado Valtenir Pereira, que usa o partido como trunfo para reforçar sua candidatura à reeleição. No PP, Pedro Henry aparece como forte candidato, embora carregue sobre os ombros o desgaste político pelo envolvimento do seu nome em escândalos, como no caso da máfia das sanguessugas, e pela queda do irmão Ricardo Henry, prefeito reeleito de Cáceres e que acabou cassado. O deputado conta com apoio, principalmente na região Oeste, de diversos prefeitos e vereadores, que são cabos eleitorais importantes nas eleições gerais. Eliene Lima, que foi vereador por Cuiabá e deputado estadual e chegou à Câmara nas "asas" do deputado José Riva, conseguiu construir sua própria base. Ele pode surpreender em votação e superar os 65.855 votos obtidos em 2006 por ter feito, ao longo destes quase quatro anos, o chamado trabalho de formiguinha em mais de 40 municípios.

   O PP apresenta ainda como fortes pré-candidatos à Câmara o empresário Roberto Dorner (ex-PDT), de Sinop, o ex-vereador e suplente de deputado federal Nery Geller (ex-PSDB), de Lucas do Rio Verde, e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia e ex-deputado estadual Chico Daltro. O partido espera eleger entre dois a três. O PR vive expectativa de assegurar as duas vagas ocupadas hoje por Wellington Fagundes e Homero Pereira (ambos ex-PPS). O DEM apresenta como principal nome o do ex-governador e ex-senador Júlio Campos.

   No PT, o deputado Carlos Abicalil briga com Serys por candidatura ao Senado, mas não descarta projeto à reeleição. Se vier a concorrer ao cargo majoritário, o partido deve lançar como principal nome à Câmara o ex-prefeito de Juína, deputado estadual licenciado e secretário de Educação Ságuas Moraes. O PPS tem como pré-candidato o empresário e suplente Eduardo Moura. O PSDB conta com três nomes fortes à Câmara, mas sabe que, diante de uma eleição tão competitiva, deve assegurar uma cadeira. Thelma de Oliveira, que preside a legenda, busca novo mandato. Os ex-prefeitos Nilson Leitão (Sinop) e Rogério Salles (Rondonópolis) correm por fora.

Quem são os deputados federais por MT
Eliene Lima (PP)
Pedro Henry (PP)
Carlos Bezerra (PMDB)
Carlos Abicalil (PT)
Homero Pereira (PR)
Wellington Fagundes (PR)
Valtenir Pereira (PSB)
Thelma de Oliveira (PSDB)

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • Lecindo Pedro | Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2010, 14h27
    0
    0

    os Federais são 8 mas os que defendem os intereses do cidadão são muito pouco por exemplos na votação da emenda 3 que trata dos direitos dos trabalhadores apenas dois deputado votaram favoravel aos trabalhadores foram eles Dep.Valtenir Pereira e Dep. Abicalil os demais nem merecem comentarios, apenas nas urnas.

  • Nelson Brito | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 23h28
    0
    0

    Se, os dirigentes do PP fizerem uma profunda reflexão, irão perceber que o eleitorado, não estão mais sob efeito de ilusionismo. As constantes divulgações de escandulos envolvendo os principais lideres do partido, cujos fatos, são constamentes divulgados e comentados: Riva, Pedro Henry, Maluf, Eliene Lima, despejo de casa, Chico, inoperancia e fechamento parcial da Unemat, secretário de ciências e tecnologia, siquer realizou um concurso público para a população. Eu, sob a minha óptica pessoal vejo um desastre eleitoral e lamento essa fatalidade.

  • alceu | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 23h19
    0
    0

    agora é a vez de chico daltro vc tem o respeito dos eleitores por vc nao tem regeição e fez um grande trabalho como secretario de governo

EFEITO-COVID

MT compra 3,3 milhões de seringas para campanha de vacinação

Por 15/01/2021, 15h:15 - Atualizado: 04h atrás

Brunna Maria

gilberto figueiredo 680

O Governo do Estado já fechou negócios para compra de 3,3 milhões de seringas descartáveis, já se preparando para a campanha de vacinação contra a Covid-19.

Postar um novo comentário

MODAL DE TRANSPORTE

59% dos cuiabanos querem VLT, diz pesquisa

Por 15/01/2021, 12h:00 - Atualizado: 07h atrás

pesquisa modal 680 vlt brt

Um levantamento da Percent Pesquisas que acaba de ser concluído revela que a população cuiabana está dividida sobre o modal de transporte a ser implantado na Região Metropolitana.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Salas | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h31
    6
    2

    Interessante, o Governador vai ser candidato a reeleição, unido os dois colégios eleitorais (Cuiaba é Várzea Grande), expressam números significantes de votos, é mesmo assim ele vai arriscar ter mais facetado destes colégios contra ele em detrimento da obra e mais os funcionários públicos que também não são simpáticos a ele. Bom, ele deve ser o cara ou quer garantir uma boa verba a um grupo dê privilegiados.

  • Dra Alice Coophema | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 12h56
    4
    6

    Percent pesquisas é a mesma que disse que Roberto Franca ganharia no primeiro turno. Não adianta. Podem berrar. Relinchar. Grunhir. Zurrar. Vai ter VLT não.

CRISE INTERNA

Cúpula do MDB se une e força saída de Emanuel

Por 14/01/2021, 17h:30 - Atualizado: 14/01/2021, 17h:33

emanuel pinheiro 680

A cúpula do MDB, sob a liderança de Carlos Bezerra e em sintonia com as bancadas de deputados, já considera Emanuel Pinheiro espécie de um ex-filiado.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Roberto rezende | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 14h37
    5
    0

    ESSA CRISE TEM NOME E SOBRENOME, MM,CB,JR E WF, BEZERRA CONVIDA O GOVERNADOR PRO PARTIDO, QUE DIZ SO SE O EMANUEL SAIR,BEZERRA NAO PODE COMPRAR BRIGA COM EMANUEL, SAO AMIGOS DE LONGA DATA E MUTRETA, AI ELE COLOCA JANAIVA, DEPUTADA APROVEITA E SE CONSEGUIR TIRAVA EMANUEL, FICA COM MORAL PRA ENCAIXAR O SOGRO WELLINGTON FAGUNDES, NA CHAPA DO GOVERNADOR, PRA UNICA VAGA PRA SENADOR!!

  • Davi | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 10h58
    6
    2

    Janaína Riva ainda acredita que é viável como candidata ao governo em 2022. A sua base era em grande parte os servidores públicos estaduais que ela abandonou em troca de alguns cargos no alto escalão do governo. Vai ter que catar as graminhas para se reeleger como o seu amigo Wilson Santos.

  • HELO | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 09h24
    14
    0

    Essa cupula quer cargos na Prefeitura de Cuiabá. Como sempre foi. Acho que "Nenéu" se negou a "apadrinhar" servidores dessa ´cúpula". Em 2022 daremos a respostas a esses deputados.

CARGO VITALÍCIO

7 deputados brigam por vaga no TCE; Paiaguás quer Gallo na cadeira

Por 14/01/2021, 12h:22 - Atualizado: 14/01/2021, 12h:24

mauro mendes rogerio gallo 680

Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, um dos nomes preferidos do governador Mauro Mendes para TCE

Pelo menos sete deputados estaduais estão se articulando nos bastidores na expectativa de um deles ser escolhido para a cadeira vitalícia de Waldir Teis, que está afastado do Pleno do TCE e ingressou com pedido de aposentadoria.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • jj | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h55
    2
    0

    sera que ninguem vê que isso é uma verdadeira mafia, sera que eu sou loko, ou tem que fazer concurso publico, e parar com essas indicações politicas, se não nunca teremos um tribunal de faz de contas de verdade.

  • fabinn | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 08h30
    2
    0

    Paiaguás não é todo mundo. AL não é puxadinho, escreve ai, anota o horario, em outra, informo que será o indicado...

  • . | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 00h31
    5
    0

    Deus não deixará. Tenho fé.

SOBREVIDA

Sem caixa, Cáceres depende do Estado e União para investimentos

Por 13/01/2021, 21h:51 - Atualizado: 13/01/2021, 21h:56

eliene liberato prefeita 680

Agora no comando de um município considerado "pobre" financeiramente, pólo da região Oeste e com cerca de 100 mil habitantes, a prefeita de Cáceres Eliene Liberato só conseguirá lançar e executar obras e fazer outros investimentos se viabilizar recursos junto aos governos estadual e federal.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Amanda Lima | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 10h12
    11
    0

    Eleine foi vice 8 anos, sabe dos problemas, não sei por que esta expondo o que todos sabem, agora tem que administrar e não ficar de mimimi. E outra, ex prefeito falou na posse dela que deixou 35 milhões na conta da prefeitura e foi aplaudido por ela e por todos,

  • martha | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 08h52
    9
    1

    Agora não entendi mais nada. Esse ex-prefeito então é um grande mentiroso! Disse que deixou 35 milhões em caixa, fora os convênios.

  • Zeca | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 08h39
    7
    2

    Ribeiro, após 30 anos de falácias, o então governador Pedro Taques adquiriu e planejou uma área para a implantação da ZPE. A grande maioria do povo de Cáceres votou contra ele na sua candidatura à reeleição. Aí está, quem não pensa, a tendencia é morrer pobre. O município é composto pelos munícipes.

FÉRIAS

Vereadora cuiabana na praia e numa boa: "é hora de curtir"

Por 13/01/2021, 16h:44 - Atualizado: 13/01/2021, 17h:08

michelly alencar 680 praia

Eleita em Cuiabá para o primeiro mandato com 2.841 votos, a vereadora recém-empossada Michelly Alencar saiu com a família para curtir 15 dias de férias nas praias do litoral nordestino, mesmo em plena pandemia. E faz questão de tornar isso público.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • To de olho | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 02h56
    12
    0

    De fato a legislação prevê que todo brasileiro, APOS 12 MESES TRABALHADOS, tem direito as FERIAS. No caso dessa vereadora, ELA ESTA AUSENTE, SEM JUSTIFICATIVA, devendo ser anotado e de DESCONTADO OS DIAS NAO TRABALHADOS! Ja esta USUFRUINDO o dinheiro dos cuiabanos, que pagam seu salário!

  • Geraldo Novais | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 01h54
    13
    0

    Todo TRABALHADOR tem direito a férias. Mas só pra conhecimento dos desavisado isso é APÓS UM ANO DE TRABALHO.

  • Marinalva da Caixa | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 19h19
    1
    11

    Na Rua PEDRA Preta CPA 2, crianças irritantes pobres brincam na rua, enquanto crianças ricas vão à Disney. Por que pobre insiste em ter filho? Pra ter infância miserável e ser gari adulto? Fica a reflexão.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2657