Blog do Romilson Cuiabá, 22 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

SANEAMENTO

Prefeito não requer aval da Justiça; Exército espera há 4 meses pelo PAC

Prefeito não pede autorização à Justiça; Exército fica no aguardo

  Há quatro meses o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro aguarda apenas um documento a ser providenciado pelo prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB) ou pela Procuradoria-Geral do Município junto à Justiça para poder começar a executar o Lote 1 (ETA Tijucal) das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desde novembro do ano passado, a prefeitura foi orientada por técnicos da Controladoria-Geral da União, pelo Ministério das Cidades e pelo Exército a requerer junto à Justiça autorização para ser providenciado o destaque orçamentário, que seria a transferência de recursos para o Ministério da Defesa, a quem o 9º BEC é vinculado. Sem essa autorização, o Exército não pode começa a executar os projetos.

 Fernando Ordakowski

Prefeito Wilson Santos não requer aval junto à Justiça e Exército fica impossibilitado de começar as obras do PAC

   Essa letargia e inércia da administração Wilson, que deve renunciar ao mandato no final deste mês para concorrer à cadeira de governador, deve comprometer ainda mais o que seria o maior projeto na área de saneamento voltado à Capital. Estão previstos nada menos que R$ 238 milhões ao setor. Em meio a tanta confusão jurídica, incompetência e denúncias de fraudes, ao ponto da Justiça Federal ter decretado bloqueio das obras do PAC e prisões, dificilmente a prefeitura conseguirá concluir todos os projetos. Nem 20% foram executados.

   Documentos obtidos com exclusividade pelo RDNews junto à Caixa Econômica Federal - confira abaixo -, revelam que, em 11 de novembro, o Ministério das Cidades comunicou diretamente ao prefeito que, como as obras do PAC estão sob administração da Justiça Federal, seria imprescindível que se obtivesse autorização judicial para "adoção das providências técnicas cabíveis visando ao atendimento do pleito (...)". No comunicado, o diretor Manoel Renato Machado alerta que "(...) até a presente data o Exército Brasileiro ainda não apresentou o plano de trabalho para conclusão das obras pretendidas a esta Pasta, inviabilizando a manifestação técnica desta Secretaria".

   O mesmo teor explicativo foi encaminhado pelo Ministério das Cidades a Ítalo Fortes Avena, chefe do departamento de Engenharia e Construção do Exército, alertando que, para haver destaque orçamentário é necessário a obtenção, pela prefeitura, de autorização da Justiça. Lembrava também que estava faltando Plano de Trabalho. Desde setembro, o Exército assumiu o compromisso de executar os projetos do Lote 1, por R$ 16,1 milhões. A expectativa do 9º BEC seria receber R$ 6 milhões em novembro para avançar na automação e os outros R$ 10 milhões com vistas a cumprir as demais etapas a partir deste mês.

  Cabe à CEF fazer acompanhamento e, ao Exército, executar as obras. Como não há aval da Justiça para atuar e nem para haver transferência orçamentária do Ministério das Cidades para a Defesa, as obras da Estação de Tratamento de Água da região do Tijucal estão emperradas. Assim, ao invés de andar, o PAC afunda e, com ele, toda a população cuiabana que seria beneficiada com obras de saneamento. Pelo cronograma da prefeitura, A ETA Tijucal já consumiu R$ 6 milhões. Com a entrada do Exército esperava-se que os 75% restantes fossem concluídos com certa celeridade. O que se vê, porém, é o contrário.


Ofícios do Ministério das Cidades e da Advocacia-Geral da União reproduzidos acima comunicam sobre necessidade da prefeitura conseguir autorização da Justiça para remanejamento orçamentário e para Exército poder tocar PAC

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Bento Porto | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 12h55
    0
    0

    Tudo como preví no meu comentário. A cidade está prejudicada por denúncia e decisão judicial derrubada em instância superior por não ter sido comprovada efetivamente lesão ao erário público. Empresários execrados, prefeito alijado de suas legítimas prerrogativas de administrar as obras e a população sofrendo pela falta de saneamento. O prefeito foi atraz até do exercito, mas até desenrolar isto a dengue já vitimou muita gente....

  • Elias | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 08h40
    0
    0

    É brincadeira como o WS ainda tem a pretensão que querer ser governador, ele está com sacanagem. Tem uns que disseram que ele fez muito por Cuiabá. POR FAVOR ME INFORMEM ONDE ISSO ACONTECEU, SERÁ QUE FOI EM MARTE? WS vai tomar um "chá" nessa eleição, o barco dele já tá preparado.

  • ivan nunes | Segunda-Feira, 15 de Março de 2010, 07h45
    0
    0

    ACORDA WS E CHEGA DE FALATÓRIO, DESSE JEITO QUE O SR. QUER GOVERNAR MT? ISSO É BRINCADEIRA!!O POVO DE MT MERECE COISA MELHOR E NÃO ESSE PINÓQUIO...SÓ SABE FALAR BONITO...O POVO ESTA LIGADO...IVAN

CABO ELEITORAL

O empenho de Blairo para reeleger o afilhado senador

Por 22/10/2020, 13h:12 - Atualizado: 01h atrás

blairo maggi 680

Blairo Maggi não tem saído do conforto de casa para pedir voto na base do corpo a corpo, sob argumento de que é preciso seguir as normas sanitárias de combate à Covid-19.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Chirrão | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 13h54
    0
    0

    Chirrão, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • José | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 13h48
    1
    0

    Carlos Fávaro que busca a reeleição ???? quem disse que ele foi eleito ???

  • José | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 13h32
    1
    0

    Carlos Fávaro que busca a reeleição ???? quem disse que ele foi eleito ???

PROPORCIONAL INDEFERIDA

PT saudações em Cuiabá

Por 22/10/2020, 08h:01 - Atualizado: 06h atrás

edna sampaio 680

Foi-se a única esperança do PT de voltar a ocupar cadeira na Câmara de Cuiabá. Havia expectativa de, com a professora Edna Sampaio, o partido eleger ao menos uma das 28 candidaturas.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • FRANK SABIÁ | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 12h17
    2
    0

    VISHI ! - Mas a Esquerda ainda tem um nome bom: ELISANGELA RENASCER, acessem o Facebook e conheçam a Trajetória dela. É 50 0 50 -

  • Cirlene | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 11h23
    5
    10

    Está parecendo o outro juiz , convicto do erro do PT. Pra mim o povo tem o que merece, falam mal do partido, mas é só ir ao mercado e constatar a diferença do quanto o carrinho agora sai vazio.

  • Zeca | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 11h03
    12
    6

    Aí está mais uma prova da incompetência e analfabetismo funcional do PT. O partido tem advogados, professores, porém são pessoas desprovidas de capacidade. Por isso só sabem gritar, xingar, por defeito nos outros sem olharem os deles.

SEM SOBRENOME

O Pedro que agora esconde Taques

Por 21/10/2020, 20h:04 - Atualizado: 21/10/2020, 20h:10

Mayko Toscano

pedro taques 680

Diferente das três campanhas eleitorais já disputadas até hoje, uma de senador (2010) e duas para governador (2014 e 2018), José Pedro Gonçalves Taques (SD) resolveu, neste pleito em que concorre ao Senado, suprimir o sobrenome Taques.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Chico Bento | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 11h20
    7
    0

    Os comunistas PSOL , PCdoB e PT mudaram suas cores de vermelho para verde e amarelo. Não daria também um bor artigo?

  • Zé Alves | Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020, 05h50
    6
    2

    Foi os escândalo....

  • marcio | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 20h16
    28
    7

    Emanuel, também esta escondendo o Pinheiro , divulga ai também

PAUTA FURADA

A "burrice" de Barbudo

Por 21/10/2020, 17h:00 - Atualizado: 21/10/2020, 17h:05

nelson barbudo 680

O deputado-youtuber Nelson Barbudo (PSL), disposto a chamar para si os holofotes, mesmo não sendo candidato, convocou entrevista coletiva hoje à tarde, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Roberto | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 23h21
    0
    1

    Roberto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Revoltado | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 21h36
    13
    3

    Que ZÉ Ruela, não faz outra coisa a não ser puxar o sa................co do bozo

  • Sonia | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 19h12
    17
    1

    Alguém ou alguma coisa ainda dá credibilidade a esse pré-histórico chamado de Barbudo?

LOGÍSTICA

Despesas com eleições em MT próximas de R$ 17 mi

Por 21/10/2020, 10h:10 - Atualizado: 21/10/2020, 10h:14

tre despesas 680

A Justiça Eleitoral estima uma despesa de R$ 16,7 milhões, média de R$ 7,23 por eleitor, para realizar as eleições nos 141 municípios de MT conjuntamente com a escolha para uma cadeira no Senado, em 15 de novembro.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

Os 4 com as maiores chances de disputar 2º turno

Por 20/10/2020, 17h:24 - Atualizado: 20/10/2020, 17h:28

emanuel pinheiro, roberto fran�a, abilio junior, gisela simona 680

Maiores chances de ganhar Prefeitura de Cuiabá: Emanuel Pinheiro, Roberto França, Abílio Júnior e Gisela Simona

A 26 dias das eleições, a discussão de bastidores na Capital é sobre quem serão os dois candidatos que vão para o segundo turno na corrida ao Palácio Alencastro.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Robson Pedroso | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 10h27
    6
    8

    Entre eles uma Única Mulher é Negra como será Cuiabá nas mãos dessa Advogada. Será que teremos os olhos de machistas ou encararemos que uma mulher e capaz de administrar essa cidade, que precisa de tanto amor e cuidado, principalmente para os menos favorecidos. As periferias de Cuiabá precisa de alguém que tenha olhos de respeito. Fico pensando será que seria essa a Mulher Maravilha do Mato Grosso.

  • Moreira | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 09h38
    10
    6

    Rafael, para sustentar 3000 mil pelegos mais de 10000 mil famílias em Cuiabá cagam sangue pra sustentar 3000 mil que não trabalham. Não é justo. Fora pelegada do Paletó

  • Dos Santos | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 22h26
    28
    21

    A Gisela é uma boa candidata, demonstrou bom preparo com propostas, Roberto França é muito experiente, mas dentre os candidatos, Emanuel Pinheiro, de longe, ainda é o mais preparado. Além de conhecer a detalhadamente a máquina pública, esteve muito seguro na apresentação de suas propostas. Mostrou que conhece todo segmento comercial de Cuiabá, apresentou propostas de recuperação economica, sem rodeios e acusações pra fujir das perguntas. Diferente do Abílio tem que se preparar melhor, estudar mais...cara fala que mandar 3 mil servidores embora, extinguir a SEMOB....reduzir pra 11 secretarias. cara, você tá maluco, as coisa não tão simples assim. No discurso é muito fácil, a realidade é outra.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2617