Blog do Romilson Cuiabá, 20 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

SECRETARIADO

Silval divide o governo entre 4 siglas e convoca aliados à responsabilidade

Silval fatia governo entre 4 siglas e chama aliados à responsabilidade

 Fernando Ordakowski

Governador Silval Barbosa terá na nova gestão figuras polêmicas, como Henry, Eliene, Teté, Malheiros e Wellington

  Mantendo uma linha mais política que técnica, o governador Silval Barbosa (PMDB) adotou uma estratégia inteligente para este segundo mandato. Está chamando para o primeiro escalão e para a responsabilidade de ajudá-lo a governar políticos experientes, tradicionais, polêmicos e que até respondem a processos na Justiça como Pedro Henry, Eliene Lima, Wellington Fagundes, João Malheiros e Teté Bezerra. O trunfo do peemedebista vai além da busca da coalizão dos partidos. Silval se reelegeu no pimeiro turno, com 51,21% dos votos válidos (759.805), apoiado por 11 partidos: PMDB, PP, PT, PR, PRB, PTN, PSC, PHS, PTC, PRP e  PC do B.

  Nunca um governador abriu tanto para acordos políticos para contemplar aliados como Silval. As mudanças vão refletir, por exemplo, em dois ou três pedidos de licença de eleitos na Câmara Federal e de quatro a cinco na Assembleia, tudo para acomodar aqueles chamados de parceiros políticos.

  Ao escolher uma figura como o deputado federal Pedro Henry para comandar a Saúde, e o também federal Eliene Lima para a Ciência e Tecnologia, o chefe do Executivo está jogando nas mãos do PP o pepino de pastas complexas e problemáticas, principalmente a Saúde. Henry vai entrar no staff com a disposição de fazer boa gestão para não se queimar mais. Ele conseguiu sobreviver politicamente às acusações sobre envolvimento nas máfias do mensalão, das sanguessugas e de crimes de compra de votos nas últimas duas campanhas. Se for flagrado no governo em esquema de irregularidades, quem se complicará será o próprio Henry, embora em caso de escândalo o governo geralmente acaba sendo atingido como um todo.

    Malheiros, novo secretário de Cultura, tem acerto a fazer com a Justiça ainda sobre a época em que presidia a Câmara Municipal de Cuiabá. Wellington, embora não seja investigado, convive com acusação de um contador segundo a qual cobrara propina num esquema com empreiteira para liberação de verbas federais com vistas a realizar obras na região do Araguaia. Teté viu seu nome envolvido no caso sanguessugas.

  De todo modo, o PP, que garantiu 5 cadeiras na Assembleia e 2 na bancada federal mato-grossense, será governista ao extremo, assim como o PR, com 6 deputados estaduais e 2 na Câmara, e o próprio PMDB de Silval, também dono de 5 vagas na AL e um de federal. Os peemedebistas vão ter no staff Nico Baracat na nova pasta das Cidades, Teté Bezerra no Desenvolvimento do Turismo e outros nomes, como Osmar de Carvalho na Comunicação Social e Roseli Barbosa na área social. Com boa participação na fatia dos principais cargos, o PMDB, conduzido pelo cacique Carlos Bezerra, não terá como, por exemplo, ensaiar oposição, como costuma fazer para valorizar mais "o passe".

   O petismo entrou também de corpo e alma na administração estadual. Vai conduzir a Educação, maior pasta da estrutura da máquina, e ainda terá o controle da Procuradoria-Geral. Até o opositor DEM foi "puxado" para o governo e vai ter o deputado José Domingos como secretário de Desenvolvimento Rural. O PR tem assegurado o comando de 7 pastas.

  Com habilidade, Silval conseguiu uma boa blindagem para o novo mandato que começa a partir de 1º de janeiro. O problema é se, mesmo assim, "cair". Ai, despenca todos.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Jedae | Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2010, 15h56
    0
    0

    Pessoal calma. A mãe Estado MT é grande, forte. Rica, possuem tem ótimas terras agricultáveis. Tudo que se planta, da em abundancia. Tem um povo manso, igual a cordeirinhos no pasto. Tem as tetas bem grande e cheia de leite. Todos tomaram sossegados o seu leitinho de cada. Sejam todos bons meninos que tem para todos!

  • antonio curvo | Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2010, 12h27
    0
    0

    A ficha do Arcanjo é mais limpa do que o mensaleiro e sanguessuga Pedro Henry, e do habitante da Atlantida Wellington.

  • joao | Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2010, 07h59
    0
    0

    Do jeito que estou vendo parece que está sendo instalada uma facção criminosa em MT. Meu Deus o que será de nós matogrossenses?

VISITA PRESIDENCIAL

Quem é o produtor que articulou a sonora vaia ao governador

Por 19/09/2020, 21h:32 - Atualizado: 03h atrás

mauro mendes 680

A sonora vaia recebida pelo governador Mauro Mendes, durante pronunciamento ao lado do presidente Bolsonaro, sexta, em Sinop, foi articulada pelo polêmico e emblemático Antonio Galvan, presidente da Aprosoja.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • João plenario | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 21h57
    13
    2

    E as vaias de Sorriso, foi quem?

  • João | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 21h52
    18
    4

    Este governador vai receber muitas em todos os lugares que for porque é muito mentiroso . O povo não é mais besta.

VISITA PRESIDENCIAL

Um deputado chamado de chato pelo presidente Bolsonaro

Por 19/09/2020, 12h:58 - Atualizado: 19/09/2020, 13h:04

xuxu 680

Produtores e políticos, entre eles Xuxu Dal Molin (último da esq. p/ dir.), posam para fotografia ao lado de Bolsonaro

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), candidato a prefeito de Sorriso, passou por constrangimento e foi chamado de chato pelo próprio Jair Bolsonaro, que visitou a região ontem.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Botelho | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 22h01
    7
    0

    Xuxu Molin foi cortado no talo!!! Kkkkk vamos ver se na próxima visita ele se comporte!

  • fabinn | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 21h57
    10
    1

    Mais chato que esse deputado Xuxu só o Elizeu Nascimento, que se acha a última bolacha do pacote e não passa de um deputado de um mandato só

  • Amaral antunes | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 21h09
    5
    1

    É o deputado que filmou o banheiro e o vaso sanitario no a viao q foi pra antartida e postou no facebook....tinha de ser de sorriso🙈

EM SINOP

Revoltada com Juarez, prefeita leva PL para apoio a Dorner

Por 19/09/2020, 09h:29 - Atualizado: 19/09/2020, 09h:33

rosana martinelli 680

A prefeita de Sinop Rosana Martinelli, que optou por não concorrer à reeleição em meio a boicotes e ataques, levou praticamente todo seu grupo para o palanque do empresário Roberto Dorner (Republicanos), um de seus adversários nas urnas de 2016.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Amaral antunes | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 21h11
    0
    0

    Amaral antunes, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Reginaldo | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 19h00
    2
    0

    Ainda tem políticos que estão no tempo do apoio...isso é do tempo dos coronéis da hoje às redes sociais é quem manda, vejam por exemplo a eleição de Bolsonaro, foi a eleição mais barata até hoje, graças as redes sociais...seu apoio sem nosso voto é nada...o povo acordou...hoje o povo sabe como age o deputado, senador, governador, prefeito, vereador e presidente.

  • Amaral antunes | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 11h40
    8
    4

    Juntaram-se os campeões em rejeição. Nem os milhares de Lobos Guará revertem

PAUTAS E PATERNIDADE

Deputado chama senador de cara de pau, mentiroso e demagogo

Por 18/09/2020, 21h:26 - Atualizado: 18/09/2020, 21h:30

bolsonaro carlos favaro 680

Presidente Jair Bolsonaro conversa com o senador tampão Carlos Fávaro, nesta sexta, na visita a Sinop e Sorriso

O deputado federal bolsonarista José Medeiros chamou de cara de pau, demagogo e mentiroso o senador tampão Carlos Fávaro.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Eduardo | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 15h21
    3
    2

    Antes deste Senador,cassado por fraude,existir,Fávaro,como presidente da Aprosoja,já viajava MT com o Tarcisio planejando a infraestrutura do nosso Estado. Na sua humildade vem pedindo que se executem as obras. Não fique com ciúmes deputado,Puxou tanto o saco que Bolsonaro lhe rejeitou apoio.

  • Marlan | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 10h15
    27
    4

    ESSE FAVARO É AQUELE QUE MAMOU NA TETA DO GOVERNO PEDRO TAQUES E NO ULTIMO MINUTO POLOU FORA E SAIU CRITICANDO ??? SÓ PRA SABER MESMO...É ELE NÉ?

  • Reginaldo | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 07h59
    25
    6

    Está na cara que Fávaro quer "pegar carona" Fávaro não... Fávaro só tem compromisso com Alcolumbre, Dias Tóffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Mato Grosso merece Mais.

VISITA PRESIDENCIAL

Na visita ao Nortão, Bolsonaro é ovacionado e abraça até cachorro

Por 18/09/2020, 16h:12 - Atualizado: 18/09/2020, 16h:14

bolsonaro sinop cachorro

Surfando na onda do populismo e da popularidade, Jair Bolsonaro foi ovacionado em sua terceira visita a Mato Grosso como presidente da República, hoje, tanto em Sinop quanto em Sorriso, no Nortão.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ze da roça | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 05h56
    8
    11

    EU CONFIO EM JAIR MESSIAS BOLSONARO EU CONFIO EM UM CACHORRO POR SER O MELHOR AMIGO DO HOMEM U NÃO CONFIO EM PETISTA COMUNISTA ESQUERDOPATA E NEM EM QUEM REPRESENTA O AGRONEGÓCIO PORQUE SÃO OPORTUNISTA E SÓ PENSA EM SATISFAZER O PRÓPRIO EGO E AUMENTAR SEUS LUCROS EXORBITANTES

  • Said Joseph | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 17h28
    21
    15

    Um cachorro sempre reconhece o outro.

ANTI-ESQUERDA

Pode rejeita aliança com esquerda em Barra e deve dissolver diretório

Por 18/09/2020, 08h:49 - Atualizado: 18/09/2020, 08h:53

jose medeiros 680

O presidente estadual do Podemos, deputado e candidato a senador José Medeiros, reagiu de imediato contra o encaminhamento feito por Sandro Saggin, que levou o Pode para uma coligação com a esquerda em Barra do Garças.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • ALEXANDRE IVAN L. OLIVEIRA | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 17h07
    1
    1

    UM VERDADEIRO DEMAGOGO, GOSTA DE PEGAR O BONDE ANDANDO, VEJA COMO ELE COMEÇOU NA POLITICA E HOJE QUE FALAR DE OUTROS, SE ENCHEGUE , OLHE NO ESPELHO E VEJA SEU REFLEXO, VAMOS VER SUA VOTAÇÃO PARA SENADOR AGORA.

  • José da Silva | Sábado, 19 de Setembro de 2020, 15h26
    1
    2

    Parabéns deputado pela atitude, fora os comunistas...

  • xOMANO | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 20h43
    8
    15

    Voto no Medeiros, fez e vai fazer muito pelo Mato Grosso

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2602