Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Novembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Palácio Paiaguás

Silval não dá trégua e se desvincula de Bezerra para evitar ter desgaste

02/04/2010, 09h:30 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

 Fernando Ordakowski

Governador Silval Barbosa conseguiu impor a sua liderança e se distanciar do cacique do PMDB Carlos Bezerra

   Silval Barbosa conseguiu até agora, para surpresa geral, impor sua liderança dentro de um PMDB que há quase duas décadas é controlado pelo cacique Carlos Bezerra, que costuma dificultar o surgimento de novos líderes. Agora no Palácio Paiaguás, o governador ganhou força e até colocou o cacique do partido na "geladeira". Silval ouviu os pleitos do dirigente peeemedebista, principalmente quanto à indicação de nomes para composição do secretariado, mas não acatou nenhuma sugestão, com exceção do advogado e ex-superintendente do Incra-MT Clovis Cardoso, que será nomeado secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural.

    O governador sabe que Bezerra traria desgaste tanto para a administração quanto para a campanha à reeleição se vier a mandar no Paiaguás. Ao frear essa possibilidade, Silval anula o discurso da oposição. O tucanato, que empurra o ex-prefeito cuiabano Wilson Santos para a corrida à sucessão estadual, já havia aprovado a estratégia de vincular a imagem de Bezerra com a de Silval, se o cacique viesse a emplacar alguns nomes da velha guarda no primeiro escalão, o que não aconteceu. De forma estratégica, o novo governador se mantém um tanto distanciado do cacique, o que lhe tem rendimento apoios políticos, principalmente de empresários, até então temerosos em Silval "entregar" o governo para a chamada velha guarda do PMDB.

   Bezerra é chamado de político "carreirista". Foi prefeito de Rondonópolis por dois mandatos, deputado estadual, federal, governador e senador. Em 2007, com 75.215 votos, assumiu a cadeira na Câmara Federal, após amargar duas derrotas seguidas (em 1998 e 2002, todas como candidato ao Senado). Neste ano, busca a reeleição, numa dobradinha com a esposa Teté, pré-candidata a deputada estadual. Ela também já foi exerceu mandato na Câmara Federal.

    Silval decidiu não confrontar o cacique. Sabe que poderia ser boicotado, o que inviabilizaria partidariamente o seu projeto à reeleição. Nas últimas três eleições gerais, Bezerra se transformou em saco de pancada dos opositores, sempre vinculando-o com imagem negativa ao do candidato apoiado pelo deputado. Mesmo assim, o dirigente peemedebista impõe seu poder de articulação e de mando por duas situações. Primeira, porque atrai para sim as negociações sobre lançamento de candidaturas majoritárias e proporcionais e para as alianças. Segunda, porque usa o partido e o poder de barganha para montar estrutura de campanha.

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • joao pereira | Domingo, 04 de Abril de 2010, 14h53
    0
    0

    O pessoal que não gostou do meu comentário achando que sou eleitor do WS , fique sabendo que nunca votei e nem voto nele. Acontece que o Bezerra , quando muita gente nem sabia que existia MT, já era do PMDB velho de guerra que lutava contra a ditadura .Pela sua história deveria ser mais respeitado. afinal os INCENTIVOS FISCAIS responsáveis pelo crescimento agro-industrial de MT começou justamente no governo dele . agora , ele não serve mais de modelo?, ultrapassado? respeite-o pelo menos. quer dizer que o PMDB serve , mas o Bezerra não serve?

  • Jacyara | Sábado, 03 de Abril de 2010, 16h45
    0
    0

    Se sua excelencia Silval Barbosa, não se desvincular de Blairo Maggi, continuará a governar como um capacho e seu governo será o continuismo sem graça deste governo que ja se acabou. Vamos observar que se os secretários abandonarem o poder, muito poucos, terão visualização publica. Pense nisso Dr.Silval e SE TORNE DETERMINANTE.

  • ALELUIA elaine cristina | Sábado, 03 de Abril de 2010, 09h03
    0
    0

    É ISSO AI BEZERRA DÊ BASTANTE CORDA PRA ESSE SILVAL TE FERRAR BASTANTE, OU ESTAH ACHANDO QUE ELE TEM ALGUMA CONSIDERANÇÃO POR BEZERRA OU POR QUEM QUER QUE SEJA DESSE PARTIDO??? ELE ESTAH COLOCACANDO O PMDB COMO O PR OU OUTRO PARTIDO QUALQUER, O PMDB TEM HISTÓRIA DE LUTA, SUOR E SANGUE DE MUITOS CUIABANOS INCLUSIVE A MINHA LUTA PESSOAL.PRESTA ATENÇÃO .....

MUNICIPALISMO

Prefeitos revoltados com manobras na AMM

Por 28/11/2020, 13h:46 - Atualizado: 07h atrás

adair 680

Prefeitos eleitos e/ou reeleitos estão inconformados com a manobra arquitetada por Neurilan Fraga, de não só prolongar de dois para três anos o mandato de presidente da AMM, como antecipar o pleito de janeiro para dezembro, o que impossibilita de votar 87 gestores recém-eleitos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Kleber Gonçalves | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 15h56
    3
    0

    Gente é muito simples senhores prefeito dos municípios que é filiado a associação entre com uma ação no ministério público faz valer seus direitos ou todos estão acoloiado com em presidente

  • Henrique Lima | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 15h49
    2
    0

    Parabéns Adair! Sempre sábio em sua palavras, ninguém aguenta mais esse Fidel Castro. Sempre pensando em si e em seus paus rodados

RUMO A 2022

Fortalecidos em Várzea Grande, Tião e Frical vão concorrer a deputado

Por 27/11/2020, 21h:00 - Atualizado: 27/11/2020, 21h:04

flavio vargas tiao da zaeli 680

Ex-prefeito várzea-grandense Tião da Zaeli e Flávio Vargas, que foi bem votado, agora vão a deputado estadual

O empresário Flávio Vargas, o Frical, que saiu bastante fortalecido das eleições para prefeito de Várzea Grande, está disposto a encarar outro desafio eleitoral e, desta vez, em parceria com seu coordenador da campanha, o ex-prefeito Tião da Zaeli.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Kleber Gonçalves | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 12h50
    0
    2

    Esse povo de vc, juntos com esse (maninho )tem que sofrer mesmo ñ desgruda da turma dos Campos

  • Bia Siqueira | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 10h14
    0
    0

    Bia Siqueira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro Henrique Cruz | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 07h14
    9
    1

    Fortalecido? Esses aí sem R$ não tem voto nenhum. Vão ter que gastar muito para tentar eleger vereador.

FUTURA MESA

Sob Emanuel, Marcrean pode vir a presidir Câmara; com Abílio, Diego

Por 27/11/2020, 16h:19 - Atualizado: 27/11/2020, 16h:22

marcrean santos 680

O futuro presidente da Câmara da Capital, como historicamente acontece, será aquele sintonizado com o Palácio Alencastro, que indiretamente interfere no processo.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • winx | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 17h16
    0
    0

    winx, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

TESTADO E REPROVADO

Julinho absorve rápido mais uma derrota

Por 27/11/2020, 08h:49 - Atualizado: 27/11/2020, 09h:10

julio campos 680

Aos 73 anos, Júlio Campos segue tranquilo, curtinho suas três aposentadorias. Absorveu rápido a derrota eleitoral no último dia 15.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Luiz Dutra | Sábado, 28 de Novembro de 2020, 07h32
    3
    1

    Que bom ver o nosso amigo e líder Júlio Campos, de bem com a vida, com saúde e disposição para fazer diariamente a sua caminhada civica-militar como sempre fez desde jovem aqui da 24 de Outubro . Fomos colegas de escola e sempre carismático. Não esqueci que no dia 11 próximo você Julinho fará 74 anos de idade e dando inveja para muitos adversários e até amigos da onça da política. Vá enfrente meu JOVEM....

  • Maria do Carmo Silva | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 18h22
    5
    3

    Júlio José de Campos ou simplesmente Julinho, não precisa de mandato para ser prestigiado e querido pelo povo, ele será sempre respeitado e querido por todos nós Cuiabanos e Matogrossense por ser um cara simples, honrado e amigo de todos. Sou mesmo um admirador do Dr.Julio, e muito tem inveja da sua pessoa e até do seu patrimônio e da família. Nunca vc viu os seus 4 filhos denegrir a imagem dos CAMPOS.

  • Mario Márcio | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 18h08
    5
    2

    O Dr.Julio Campos, aceitou a 1° Suplencia ao Senado do Nilson Leitão, apenas para colaborar e se reclicar com os politicos do Interior de MT. O derrotado foi Leitão,e não Julio, ele está demais de preocupado com os invejosos, esta´muito bem de saude, empresarialmente o Grupo Futurista (radios,Tvs, Loteamentos e Condominios,Mineração, Reserva Ecologica e outros seus empreendimentos tá faturando e crescendo muito já sob comando dos Filhos), então vai curtir o seu poder,sua simpatia, e seu prestigio que é muito grande entre nós Matogrossenses.

ONTEM E HOJE

Coronel que ajudou a eleger Abílio hoje quer distância do ex-aliado

Por 26/11/2020, 19h:16 - Atualizado: 26/11/2020, 19h:19

leovaldo sales 680

O coronel PM da reserva Leovaldo Sales, secretário de Ordem Pública de Cuiabá, foi o coordenador e braço fundamental da campanha vitoriosa de Abílio Júnior a vereador, em 2016. Ajudou a arregimentar votos de centenas de fiéis. 

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Felipe Matos | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 13h54
    11
    2

    Com todo respeito, religião tem que ser tratada dentro da igreja. Misturar igreja com política dá nisso. Vejam esses candidatos eleitos com os votos dos fiéis das igrejas evangélicas. Vejam o nível desses vereadores. O que esse Abílio, eleito com os votos da Assembleia de Deus fez pelo povo de Cuiabá ao longo do seu mandato? Cuiabá é grande demais, tem várias religiões, que a fé de cada um seja respeitada, mas não usem a fé para ganhar voto e ficar 4 anos sem fazer nada.

  • LUIZ ANTONIO NOGUEIRA GARCIA | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 09h51
    23
    16

    Não conheço pessoalmente o Coronel Sales, mas já tive a oportunidade de ouvi-lo e conviver com pessoas que o conhece bem, e as informações que me repassaram tratar-se de um pessoa honesta, integra, de um caráter ilibado.

  • DE OLHO | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 09h07
    0
    0

    DE OLHO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Rumo às urnas

Abílio avalia se vai ao debate da TV Vila Real

Por 26/11/2020, 16h:52 - Atualizado: 26/11/2020, 17h:24

abilio_680

Abílio Júnior (Pode) está refletindo se comparece ou não ao debate, nesta sexta (27), na TV Vila Real, do grupo Gazeta de Comunicação.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Ze da roça | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 10h11
    0
    0

    Ze da roça , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ze da roça | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 08h48
    0
    0

    Ze da roça , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Angelo | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020, 08h04
    12
    0

    Só participa de debates quem têm ideias e sabe expor com clareza seus pensamentos ... o que, obviamente, não é o caso desse bravateiro evangélico ... esse tipo de gente só sabe citar a bíblia, ainda assim, mal e porcamente, de acordo com suas conveniências ... pobre povo de Cuiabá se colocar esse ignorante no paço municipal ...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2633