Blog do Romilson Cuiabá, 14 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Senado

Sob desgaste, Serys não recua da reeleição

 Fernando Ordakowski 
  
Serys Marly enfrenta embate no PT com Abicalil para garantir direito à recandidatura, mesmo atrás nas pesquisas


   A senadora Serys Marly (PT) chega aos 65 anos, a serem completados no próximo 4 de abril, determinada a enfrentar nas urnas de outubro deste ano um desafio político tão difícil quanto o que resultou na sua eleição para senadora, em 2002. Ela insiste na tese da reeleição, mas há dois complicadores no seu caminho. Primeiro, figura entre as "lanternas" nas pesquisas de intenção de voto, ou seja, hoje não teria a mínima chance de reconquistar o mandato. Ela costuma contrapor essa tese ao lembrar que em 2002 não era lembrada pelos institutos como favorita e conseguiu garantir a segunda vaga ao Senado. Segundo, no embate interno por uma das duas cadeiras no Congresso Nacional, Serys perde para o colega, deputado federal Carlos Abicalil, presidente estadual do PT.

    Como não abre mão da recandidatura, a tendência é que os petistas tenham que decidir nas prévias quem lançará para o Senado, se Abicalil ou se Serys novamente. A senadora se encantou com Brasília, onde detém poder e bom trânsito nos Ministérios e junto ao Palácio do Planalto. Por outro lado, acabou se distanciando das bases. Não consegue levar mais a rotina de quando era deputada estadual. Mudou também a postura política. Foi-se aquela Serys combativa. Na pele de deputada, ela liderava as massas junto com os sem-terra na luta pela reforma agrária, com bancários e servidores grevistas, enfim, com as minorias. Da tribuna na Assembléia Legislativa, Serys denunciava o governo do Estado. Fez oposição dura aos governos Jayme Campos (91/94) e Dante de Oliveira (1995/2002) e também no primeiro mandato da gestão Blairo Maggi (2003/2006). Costumava apresentar dossiê, cobrava reivindicações da classe operária e partia para o ataque a qualquer crítica que recebesse.

   Primeira mulher a ser eleita senadora por Mato Grosso, em 2002, quando obteve 574.563 votos, Serys está mais presente na burguesia, expressão muito utilizada nos movimentos de esquerda quando se referem aos abastados. Foi derrotada ao governo do Estado em 2006 e agora só pensa em esticar o mandato de senadora. Daqui a 10 meses os eleitores vão dizer "sim" ou "não" ao pleito de Serys, mas, claro, se ela conseguir consolidar seu projeto político, "patrolando" Abicalil.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • Joao Paulo Pedroso | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2010, 21h51
    1
    0

    A Senadora Serys foi uma das maiores decepcoes do povo de Mato Grosso! Nao eh concebivel suas atitudes em defesa de CALHEIROS E SARNEY. Ser derrotada em seu proprio ninho e um castigo muito pequeno. Fora traira......

  • epaminondas | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 13h17
    1
    0

    A participação dessa Senadora em Brasilia foi pífia. Tentou defender o indefensável e se lambuzou.

  • epaminondas | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 13h14
    1
    0

    Essa Senadora nada contribuiu para Mato Grosso. Tá passando da hora de se aposentar.

  • azappa | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 20h02
    1
    0

    Ao chegar ao poder, por conta de um casuísmo que não se repetirá novamente, a Sra. Serys negou de forma grotesca tudo o que pregou enquanto oposição. Pouco me importa o que a Sra. Serys tem feito pelos municípios ou pelo Estado. Além de ser obrigação, todos sabem do fisiologismo que cerca as tais emendas parlamentares e demais intermediações na capital da República. A questão é que a mesma demonstrou na prática um oportunismo burguês sem igual. Pela sua incoerência ideológica entre o discurso e a prática, considero muito oportuno que a mesma se candidate a re-eleição, pois quero ter o prazer de exercer meu direito cívico de não votar mais nesta Sra. Do ponto de vista ideológico a Sra. Serys não honrou a minha confiança nela depositada a partir do meu voto. Da minha parte, estelionato eleitoral nunca mais.

  • Roberto Pereira (eu protesto) | Terça-Feira, 05 de Janeiro de 2010, 17h18
    1
    0

    Viva vovo serys na corrida au senado federal a senhara esta no par. mais para chegar em terceiro lugar não leva,mais não e ruin. senadores (eu protesto) roberto pereira 92040133

  • Edson silva | Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010, 18h55
    1
    0

    A nobre senadora tem que entender que foi eleita através de votos de protesto, pode até ser que seja reeleita mas com certeza não será pelo seu "ótimo" trabalho junto a bancada em brasilia.

  • Marcos | Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010, 18h26
    1
    0

    Só pra recordar a atuação da nobre senadora: votou contra os trabalhadores na reforma da previdência, esteve envolvida no escandalo dos sanguessugas, ajudar a livrar Renan da cassação, defendeu com unhas e dentes o Sarney... Ufa!!! Essa cidadã é uma vergonha para Mato Grosso.

  • Luiz Silva | Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010, 18h19
    1
    0

    Como na vida tudo passa, a nobre senadora Serys tbém já teve seu reinado, nada contribuiu para Mato Grosso, a não ser que os prefeitos estão no esquema de emenda novamente. Quando era deputada era combatente, agora faz de tudo para fazer graça ao governo Maggi e Cia. Um abraço senadora vai cuidar dos netos e da conta poupançuda que adquiriu nesse 8 anos de absolutamente nada feito.

  • Mauro Gomes Piauí | Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010, 15h37
    1
    0

    Quem está criticando a Senadora Serys, certamente não sabe o papel de um(a) Senado(a) que é representar o Estado e o Brasil. Com certeza a Sen. Serys muito contribuiu para o engradecimento de nosso Estado e Municípios. Deveriam informar antes de criticar sem saber como é que as coisas funcionam.

  • NElson Marques | Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010, 14h13
    1
    0

    A Senadora Serys merece todo o nosso respeito, pois muita gente não sabe o quanto ela ajuda os prefeitos, principalmente do interior, com emendas e a participação direta para solução dos problemas destes municípios. Ela merece a reeleição,pois está trabalhando muito.

SUPLEMENTAR

Agora no PL, Neurilan usa estrutura da AMM para se cacifar ao Senado

Por 14/12/2019, 18h:42 - Atualizado: 51min atrás

neurilan 680

Neurilan Fraga se empolgou com o incentivo recebido de meia dúzia de prefeitos, trocou o PSD pelo PL e agora quer concorrer ao Senado na suplementar para a cadeira de Selma Arruda.

Postar um novo comentário

ENCONTRO

Até em confraternização, líderes do DEM medem força sobre o Senado

Por 14/12/2019, 12h:55 - Atualizado: 06h atrás

julio campos 680

Júlio Campos cumprimenta aliado na confraternização do DEM, com direito até a faixas por candidatura ao Senado

Mesmo numa clima de confraternização, nesta sexta à noite, no Espaço Vip, em Cuiabá, com boi no rolete e cerca de 400 presentes, três líderes regionais do DEM mediram força política, motivados pela possibilidade de candidatura ao Senado.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Israel | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 14h11
    0
    1

    Nhenhum dos deputados estaduais do Partido, Dilmar Dalbosco e Eduardo Botelho, que estão eleito para até 31 de Janeiro de 2023 ( daqui a mais de 3 anos), terão a petulancia de querer sabotar a pre-candidatura do nosso Lider maior Julio José de Campos, ao Senado Federal na eleição Suplementar de 2020. Isso é incomcebivel perante os militantes do DEM do interior e da Baixada Cuiabana.

VÁRZEA GRANDE

DEM fará consulta na esperança de aval para lançar Lucimar à reeleição

Por 14/12/2019, 06h:05 - Atualizado: 14/12/2019, 06h:14

lucimar campos 680

O senador Jayme Campos não consegue segurar a empolgação da esposa, prefeita Lucimar Campos (DEM), que detém boa aprovação popular e deseja buscar novo mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Glória Silva | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 13h33
    1
    0

    Lucimar Campos será a nossa futura Governadora do Estado de Mato Grosso.

  • Cristiane Souza | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 08h51
    3
    4

    Em VG não tem outro nome melhor a não de D.Lucimar Campos, estamos confiantes que ela comandará mais uma gestão na Prefeitura Municipal de Várzea Grande, estamos todos juntos por uma VG cada vez melhor.

  • Mulheres de VG | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 08h46
    3
    4

    Prefeita Lucimar Campos é uma mulher guerreira e muito dinâmica,por isso nós mulheres de VG Clamamos pelo nome dela mais 4 anos no comando da nossa cidade Industrial!!!!

  • Os Varzeagrandenses | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 08h05
    2
    3

    Queremos D.Lucimar Campos novamente como nossa Prefeita de VG, é a melhor Prefeita do Estado de MT, durante estes anos que está no comando da Prefeitura Municipal tem feito muito pela nossa cidade, mulher que todos moram em VG temos que tirar o chapéu para a mesma,

  • Leonésio | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 08h02
    3
    3

    Ela não poderá ser candidata isso seria reeleição porque no primeiro mandato ela foi eleita na chapa majoritária.

NOS BASTIDORES

Álvaro e Moro tentaram salvar Selma

Por 13/12/2019, 16h:50 - Atualizado: 13/12/2019, 16h:56

Marcos Oliveira

selma 680

Cadeira que acomoda Selma Arruda vazia na sessão de quarta, um dia após o Pleno do TSE cassar o seu mandato

Selma Arruda, que não apareceu na sessão no dia seguinte à cassação do mandato pelo TSE, se movimentou forte nos bastidores em Brasília, toda esperançosa no trabalho de emissários para tentar "convencer" ministros a mantê-la na cadeira de senadora.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • walter liz | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 20h56
    4
    2

    Tem alguma prova que MORO fez o que a facção criminosa de parte da imprensa quer alardear ?

DINHEIRO PÚBLICO

Na virada, Prefeitura de Paranaíta mandará R$ 133 mil para os ares

Por 13/12/2019, 08h:50 - Atualizado: 12/12/2019, 22h:25

tony rufatto 680 paranaita prefeito

O prefeito de segundo mandato de Paranaíta (no Nortão, a 840 km de Cuiabá), Antonio Rufatto, o Tony, ex-PSDB e hoje no PSL, vai gastar nada menos que R$ 133 mil em queimas de fogos na festa popular da virada.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Jaime Siqueira | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 15h20
    0
    0

    Com certeza em Paranaíta não falta nada, a saúde vai muito bem, educação, estradas, saneamento, etc... tudo mil e uma maravilhas

  • Jaime Siqueira | Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 15h19
    0
    0

    Com certeza em Paranaíta não falta nada, a saúde vai muito bem, educação, estradas, saneamento, etc... tudo mil e uma maravilhas

  • Armindo de Figueiredo Filho | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 15h27
    4
    1

    QUE VERGONHA!!!AINDA HÁ PESSOAS QUE ADORA QUEIMAR ""DINHEIRO PÚBLICO"". Onde está o BOM SENSO????? O país tá mudando!!!! Este senhor está CEGO??? Que faça devolver essa dinheirama, e colocar na SAÚDE. Setorque está na UTI, HÁ MUITO....Fim de papo .....

NO PALÁCIO ALENCASTRO

O vice que prega corte de gastos, mas aluga carros de alto padrão

Por 12/12/2019, 19h:03 - Atualizado: 12/12/2019, 19h:13

niuan ribeiro 680 carro

Considerado líder emergente de uma "nova política", Niuan Ribeiro, pré-candidato a prefeito da Capital pelo Podemos e defensor intransigente da contenção de gastos públicos, não tem feito o dever de casa.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Lucas Castro | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 09h26
    10
    0

    A Hilux zerada que o prefeito comprou para a 1ª dama passear ninguém fala nda né???

  • marta | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 08h25
    8
    2

    todos alugam carros , e de alto padrao. entao segue o fluxo.

  • lucas | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 08h16
    0
    0

    lucas, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • pedro luis | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 07h24
    0
    0

    pedro luis, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 01h07
    21
    9

    É uma piada ver esse tipo de notícia, pelo menos Niuan Ribeiro não utiliza o carro para churrasquinho na casa de vereador e transporta amante, conforme algumas notícias que circulam em nossa cidade!

  • Ivan Deluqui | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 23h30
    15
    0

    Pois e, não fiz nenhum comentário agressivo e sim o que ta ocorrendo, agora se falei a verdade tem imprensa que se encomendou e porque tem verdade no meu comentário, mas ta valendo , viva a liberdade de expressão.

  • Maria Figueiredo Gonçalves | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 22h29
    24
    15

    Esse Niuan não tem desconfiômetro. Vai passar a maior vergonha como candidato a prefeito.

  • MAURO | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h36
    0
    0

    MAURO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Mário Figueiredo | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h18
    18
    10

    Filho de Peixe! O pai chegou com uma mão na frente e outra atras aqui em MT, hoje são milionários, teve um tino empresarial de fazer inveja à Bil Gates!!!

  • Ivan Deluqui | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h07
    2
    0