Blog do Romilson Cuiabá, 24 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

PALÁCIO ALENCASTRO

Vereador cassado, Ivan pressiona e assume secretaria na gestão Galindo

Vereador cassado, Ivan pressiona e assume pasta na gestão Galindo

  Fernando Ordakowski

Após ficar desempregado devido à cassação, Ivan Evangelista pressiona e vai substituir Elismar Bezerra no staff

   O prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) começa na próxima semana, quando estará ainda sob a ressaca da campanha eleitoral e do resultado do pleito, as mudanças no quadro de secretários e uma das novidades será a presença do vereador cassado Ivan Evangelista no primeiro escalão. Ele será nomeado para a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Substituirá o colega do PPS, ex-sindicalista Elismar Bezerra. O acordão já foi fechado.

  Ivan está desempregado há dois meses, desde quando perdeu o mandato após quase 20 anos exercendo cargo na Câmara Municipal. Ele decidiu, então, cobrar a "fatura" do seu empenho pessoal enquanto presidente do PPS da Capital nas eleições de 2008. Na época, liderou movimento para a coligação vir a confirmar o nome de Galindo como vice do então candidato à reeleição Wilson Santos (PSDB). Havia um forte momento para o tucano ter como companheira de chapa a deputada federal Thelma de Oliveira. Ivan reuniu um bloco de pequenos partidos e chegou a ameaçar romper se Galindo não fosse escolhido.

   Dois anos depois, o ex-parlamentar se gaba em dizer que o petebista só está prefeito hoje por causa de suas articulações políticas. Galindo cedeu às pressões e, mesmo considerando que Ivan não possui o perfil ideal para o cargo, concordou em nomeá-lo. Elismar, que foi secretário de Trânsito e Transporte Urbano e hoje está no Desenvolvimento Econômico por indicação do próprio Ivan, deixa a administração e pretende ficar afastado das atividades político-partidárias. Vai se dedicar aos estudos. Quer fazer doutorado e, enquanto isso, está disposto a sair do PPS e aguardar, dentro da nova reengenharia política, o surgimento de um novo partido para aderí-lo.

   Ivan é pecuarista. Era considerado um exemplo de impunidade até ser punido pela Justiça Eleitoral por compra de votos. Estava no quarto mandato de vereador. Em quase todas as suas campanhas surgiam denúncias de supostas práticas de crimes eleitorais. A SMTU foi uma das estruturas da máquina da Capital onde o vereador "emplacou" uma série de apadrinhados. É na base da pressão que o ex-vereador nomeia parentes, membros da família e cabos eleitorais em cargos públicos. Teve por mais de três anos a esposa Ana Alencar de Barros no controle do Fundo Municipal de Assistência Social, órgão vinculado à secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e que movimenta mais de R$ 30 milhões por ano. Na Câmara, conta com o irmão Odenil Evangelista, o Quincas, como secretário e com salário de aproximadamente R$ 5 mil. Em 2004, Ivan garantiu seu retorno à cadeira no Legislativo cuiabano ao conquistar 5.098 votos. Quatro anos depois, sua votação caiu para 4.145.
 

      "Independência"

   Agora sem as "amarras" do antecessor Wilson Santos, Chico Galindo planeja uma série de mudanças na equipe. Ele já confirmou, por exemplo, o nome do professor Sílvio Fidélis, ex-presidente da extinta Fundação de Promoção Social (Prosol) no primeiro mandato do governo Blairo Maggi (PR), na secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humanol. O advogado e contabilista Jader Martins Moraes deixa a pasta que ficará com Fidélis para comandar a Agência de Habitação. A tendência é que o advogado João Emanuel deixe o staff, assim como Euclides Santos, secretário de Infraestrutura. Ao todo são 14 secretarias. Galindo está disposto a mudar o comando de ao menos 8 delas, embora sofra pressão do grupo de Wilson que não aceita perder espaço no Palácio Alencastro.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • GEAN CARLO | Sexta-Feira, 01 de Outubro de 2010, 00h13
    0
    0

    Este Ivan não consegue nem tocar os boizinhos da qual fala que é pecuarista, sempre viveu e sempre viverá de política, pois competência é pra poucos da qual ele nunca teve. Galindo se tiver que nomear então nomeie, mas lembre o seu Governo é que será avaliado, então não deu certo não prolongue, manda embora, ok... pois o favor já foi feito, lembre...

  • Pedro | Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2010, 23h39
    0
    0

    Pedro, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • GENESIO MINERVINO | Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2010, 23h05
    0
    0

    O PREFEITO CHICO GALINDO COMEÇA A DEMONSTRAR O QUE SERÁ O SEU GOVERNO,DANDO PREMIO DE CONSOLAÇÃO A NOTORIO CORRUPTO E FRAUDADOR QUE É O IVAN EVANGELISTA. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA,JULGA E CONDENA,DIANTE DE ROBUSTA PROVAS E AI VEM O CHICO GALINDO E LHE DÁ UM PREMIO,OU SEJA UMA SECRETARIA.

EM CUIABÁ

PSB deixa Emanuel e espera sim do Paiaguás para fechar com França

Por 24/09/2020, 09h:54 - Atualizado: 01h atrás

adilson levante 680

O PSB pulou do palanque à reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro, deixou a chapa de 38 candidatos a vereador numa saia-justa e está esperando sinalização do Palácio Paiaguás para ver se fecha mesmo aliança com Roberto França (Patriota).

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Pexoto | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 11h11
    0
    0

    Tá correndo do lado. Os candidatos apoiado pelo governo já estão derrotados antes da eleição começar.

VISITA

Ministra em agenda do agro em Cuiabá

Por 23/09/2020, 22h:46 - Atualizado: 23/09/2020, 22h:50

tereza cristina 680

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visita Cuiabá na próxima segunda (28).

Postar um novo comentário

SOJICULTORES

Aprosoja vai renovar diretoria e, por enquanto, um se lança à presidência

Por 23/09/2020, 20h:01 - Atualizado: 23/09/2020, 20h:07

fernando cadore 680

Com cerca de 7 mil associados, a Aprosoja-MT, entidade que representa a categoria de sojicultores que detém o maior peso da economia estadual, escolherá seu novo presidente e outros 11 da diretoria em 9 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Caio Oliveira | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 21h06
    3
    0

    Aproenoja...

  • Jose | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 20h55
    3
    1

    A aprosoja ao invés de se preocupar com as queimadas fica fazendo propaganda pra reforma administrativa

PLANTAÇÃO E COLHEITA

A estratégia de Mauro para 2021

Por 23/09/2020, 15h:25 - Atualizado: 23/09/2020, 15h:30

mauro mendes 680

Independente da busca ou não da reeleição, Mauro Mendes está convicto de que, a partir do próximo ano, irá elevar a popularidade, inclusive em setores, como do funcionalismo público e do agronegócio, que torceram o nariz e fizeram protesto contra o governo por causa das reformas implementadas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Marlan | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 20h15
    3
    6

    ...QUE OS ANJOS DIGAM AMEM...

  • Rafael | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 19h34
    9
    4

    Oportunista.... Usou do poder público para ressuscitar as suas empresas.... O povo tá de olho...

  • O ATALAIA | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 19h27
    11
    4

    Se não fosse em época de campanha política já era dificil de acreditar. Como MM tem. Interesse na eleição de seu senador e de prefeito aí, fica muito difícil de o eleitor acreditat, aliás, ele, ja tem a fama de prometer durante a campanha e virar as costas apos vitória. Quem quiser acredite!...

MARKETING ELEITORAL

Efeito-Selma afasta candidatos do marqueteiro Brasa; veja contratados

Por 23/09/2020, 07h:34 - Atualizado: 23/09/2020, 07h:39

junior brasa 680

Mesmo com o mercado do marketing eleitoral aquecido em MT com duas campanhas majoritárias paralelas, de prefeito e de senador, Junior Basa, até então bastante requisitado, não fechou contrato ainda com nenhum dos principais candidatos.

Postar um novo comentário

TUDO DE NOVO

Nova votação do relatório da CPI na 5ª e base do prefeito tem desfalque

Por 22/09/2020, 20h:31 - Atualizado: 22/09/2020, 20h:36

chico 2000

A nova votação em plenário do relatório da CPI do Paletó pode acontecer já na quinta (24) e, desta vez, em pleno período eleitoral e sob risco do prefeito investigado Emanuel Pinheiro ter um voto a menos entre os vereadores. É que Chico 2000 saiu de licença e o substituto Ralf Leite está impedido pela Justiça de assumir a cadeira.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Francisco Antonio de Almeida | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 09h40
    4
    1

    É hora destes vereadores pensarem melhor e refazer seus votos pela aplicação da moralidade e derrubada da corrupção. Orgulhen-se de um dia poderem contar aos seus filhos que lutaram por um Cuiabá e um BRASIL melhor.

  • carol dantas | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 08h42
    3
    0

    companheiro é companheiro.. e fdp é fdp !

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2605