Blog do Romilson Cuiabá, 23 de Agosto DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Arte, política e empatia #forçaandredlucca

Por 19/03/2019, 07h:26 - Atualizado: 19/03/2019, 07h:36

henrique maluf colunista espa�o fixo

Henrique Maluf

O inesperado convite para ser um articulista/colunista do RdNews veio como uma grata surpresa e, de prontidão, aceitei esse novo e instigante desafio. Cada semana um novo pensamento, uma nova pergunta, uma nova opinião, trazer minhas ideias, filosofia, modo de viver será um oportunidade de expansão e aprendizado.

Pensamentos, antes soltos em saborosos bate-papos, podem alçar novos ares e trazer ao leitor um diálogo instigante, que envolva cultura, música, arte, curiosidades, assuntando sobre o que nos rodeia no dia-a-dia. Espero aqui ter você como leitor.

A arte é vista por muitas pessoas apenas como entretenimento e, enquanto artista, eu também não fujo disso. A grande diferença é que podemos usá-la para transformar o mundo

Nesse primeiro artigo farei considerações sobre o ator André DLucca, que foi internado com quadro grave de desnutrição, ocasionado pela depressão e acredito que o acumulo de inúmeros desgastes que seus posicionamentos políticos sociais causaram, afetando sua saúde física, mental e espiritual.

Poucos dias antes da internação o ator postou em suas redes sociais que não fará mais denúncias políticas pois os mesmos nomes são reeleitos e ele vive uma incessante perseguição.

Nesse sobe e desce de governos, já são 19 anos. As vozes de seus personagens, em destaque a socialite Almerinda Lowsby, estão sempre falando sobre política, corrupção, hora em tons leves, noutras ácidas, de Almerinda ou “de cara limpa”, vestido apenas como André DLucca.

Desde que começamos a trabalhar juntos em 2014, eu e o André tivemos ótimas parcerias e firmamos uma boa amizade. Inicialmente a minha função de diretor musical foi primorosa, até passarmos a compor paródias juntos e somar nossos talentos nas produções dos espetáculos. Quando em algum refrão soltávamos o nome de algum político “enrolado”, a plateia delirava. Não seria diferente. Nesses anos, aprendi muito com sua coragem e noção de cidadania.

A arte é vista por muitas pessoas apenas como entretenimento e, enquanto artista, eu também não fujo disso. A grande diferença é que podemos usá-la para transformar o mundo, dar nosso recado, gerar reflexão e consciência coletiva e nisso André é expertise, tanto que nessa publicação teve inúmeros comentários com os dizeres: “Você é nossa voz”, “Quem nos representará?” e “Não se cale”. Realmente André DLucca representa a voz de muitas pessoas, inclusive a minha.

É preciso que mais vozes gritem nos dias de hoje, mais artistas, professores, agentes culturais, pensadores, jornalistas

Recém completado 1 ano do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, temos hoje a voz de uma líder que ecoa mundo a fora, recebendo homenagens, sendo reconhecida e memorada por suas causas e lutas, que, independentemente de sua posição partidária, reflete as ações de ideais de igualdade e justiça social. Vejo uma paridade de artistas, seja nos palcos plenários, seja em salas de teatro.

A voz de André não calará, mesmo que pare de fazer denúncias, a onda que ele causou agitará os mares políticos de nosso Estado por um bom tempo. É preciso que mais vozes gritem nos dias de hoje, mais artistas, professores, agentes culturais, pensadores, jornalistas, assim, reforçando e reafirmando nossa liberdade, senso crítico, para que vozes como de Marielles e Andrés não se calem, nem sejam caladas.

Um grande espetáculo está sendo produzido pra este domingo, dia 24, no Cine Teatro Cuiabá, terá mais de 19 atrações artísticas divididas entre exposições de artistas plásticos, músicos, atores, poetas, mais de 100 pessoas envolvidas numa ação de pura solidariedade e empatia. Reverteremos a portaria para o tratamento que André precisará fazer.

Henrique Maluf é músico, produtor cultural e pesquisador em Cuiabá. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças-feiras. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Clarice Helena Navarro | Terça-Feira, 19 de Março de 2019, 11h43
    3
    0

    Muito bem colocado e oportuno o artigo, Henrique. Empatia, esse é o caminho. Parabéns. Muito carinho por você.

  • Vitérico Jabur Maluf | Terça-Feira, 19 de Março de 2019, 10h01
    6
    0

    Toda e qq ação para calar a voz daqueles que lutam por respeito e igualdade se transforma suas lutas em nossas. Hj os gritos da Marielle é ouvida no mundo todo, da mesma forma q a voz do André D'Lucca vai ecoar nos 4 cantos de MT. BELO TEXTO FILHOTE!

RUMO A 2020

Sachetti mantém a pré-candidatura

Por 23/08/2019, 10h:01 - Atualizado: 1min atrás

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

adilton sachetti 680

O ex-prefeito e ex-deputado federal Adilton Sachetti (PRB), derrotado ao Senado no ano passado, mantém firme o propósito de concorrer novamente à sucessão em Rondonópolis. Acredita-se que a tragédia envolvendo sua nova esposa Lidiane Campos, que matou uma criança numa acidente automobilístico e teria omitido socorro, não traga impacto negativo em sua campanha.

Postar um novo comentário

RUMO AO ALENCASTRO

PT quer empurrar Lúdio à disputa

Por 22/08/2019, 15h:44 - Atualizado: 22/08/2019, 15h:48

ludio cabral 680

Por mais que Lúdio Cabral diga "não", a cúpula do PT vem se movimentando para convencê-lo a aceitar disputar, de novo, a Prefeitura de Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Crítico | Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019, 09h54
    0
    0

    PT nunca +. Agora é PSL.

  • Crítico | Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019, 09h54
    0
    0

    PT nunca +. Agora é PSL.

  • JULY | Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019, 08h05
    2
    3

    vem ludio vem cristiane vem adalia tudo do pt vão tomar fumo

  • Elson Oliveira | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 21h25
    4
    4

    Vem lúdio, vem... O que é seu tá guardado! Quando a quadrilha tava no poder, não conseguiu. Imagine agora

  • kleber | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 16h51
    5
    4

    ludio fica na assembleia, pois vc so vai ganhar eleição fora do pt , esse partido ja era

  • alexandre | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 16h48
    1
    4

    alexandre, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

LIGAÇÕES PERIGOSAS

As conexões de 2 derrotados à Câmara; um preso e outro indiciado

Por 22/08/2019, 09h:47 - Atualizado: 22/08/2019, 09h:52

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

gaspar lazzari 680

Gaspar Lazzari, fundador e ex-prefeito de Confresa, preso pela Polícia Federal por desvio de recursos da União...

O ex-prefeito de Confresa Gaspar Lazzari (PSD), preso hoje pela Polícia Federal por desvios milionários de verbas da União, e o ex-deputado federal e defensor público do Estado Valtenir Pereira (MDB), que teve celular e vários documentos recolhidos na operação, têm relações próximas, disputaram juntos a última eleição e com três coisas em comum.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • OLIVEIRA | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 10h11
    5
    1

    Só faltam dizerem que a culpa é do PT.

AGÊNCIA REGULADORA

Governo muda lei para diretor de Transporte não ser mais de carreira

Por 21/08/2019, 17h:20 - Atualizado: 21/08/2019, 17h:29

ager 680

Fachada do prédio da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Delegados do Estado, composta por 3 diretores

O governo estadual encaminhou um requerimento à Assembleia, inclusive com dispensa de pauta, para mudar critérios na indicação de nome ao cargo de diretor de Transportes da Ager-MT, tornando-o de livre nomeação e não mais limitado a servidor de carreira, no caso, analista regulador.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • JORGE LUIZ | Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 14h04
    2
    0

    MAURO MENTE QUERENDO ARRUMAR UMA TETA PARA UM CABO ELEITORAL SEU, ASSIM É A POLÍTICA

EQUILÍBRIO FISCAL

Tesouro atesta que MT é um dos 9 que conseguiram reduzir despesas

Despacho de Paulo Guedes diz que Estado cumpriu metas do ajuste fiscal

Por 21/08/2019, 11h:52 - Atualizado: 21/08/2019, 12h:00

André Romeu

fachada palacio paiaguas 680

No complexo do CPA, a fachada do Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso, hoje sob Mauro Mendes

As medidas austeras adotadas pelo governador Mauro Mendes logo no primeiro semestre de mandato, com reformas administrativas e tributária, reduzindo número de secretarias e órgãos, cargos comissionados e impedindo reajustes salariais e, por outro lado, aumentando as receitas, ajudaram o Estado a não só cortar gastos como se aproximar do equilíbrio fiscal.

Postar um novo comentário

MOEDA DE TROCA

Senadores atiçam para depois reprovar Eduardo à Embaixada

Por 20/08/2019, 22h:30 - Atualizado: 20/08/2019, 22h:40

eduardo bolsonaro jair 680

Deputado Eduardo Bolsonaro insiste em se tornar embaixador e tem respaldo do pai-presidente Jair Bolsonaro

Senadores preparam um golpe político contra o presidente Jair Bolsonaro. Vão jurar que apoiarão a indicação do filho, deputado Eduardo (PSL-SP), para a Embaixada do Brasil em Washington. Mas, como o voto é secreto, irão reprová-lo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • alexandre | Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 08h57
    8
    1

    a politica é suja, tem fechar tudo....

  • AUGUSTO | Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 07h26
    13
    2

    QUANTA INGENUIDADE DESSA MATÉRIA - AO INVÉS DE RELATAR QUANTOS VALORES SERAO LIBERADOS DAS EMENDAS PARLAMENTARES, QUANTOS SERÃO NOMEADOS - AI SERIA UMA MATÉRIA, NO MAIS MERA FOFOCA.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2412