Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Notre Dame: mais um incêndio que consome nossa memória cultural

Por 16/04/2019, 07h:26 - Atualizado: 16/04/2019, 07h:40

henrique maluf colunista espa�o fixo

Henrique Maluf

Obra prima da arquitetura gótica, a Catedral Notre Dame de Paris inspirou “réplicas” pelo mundo todo, como a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá e a majestosa Catedral São Luis de Cáceres.

Minha primeira reação frente à Notre Dame foi olhar até o seu topo, me senti um pouco tonto, pois é muito alta. A segunda foi o tamanho da fila que teria que enfrentar para entrar nela, mas valeu a espera.

Minha primeira reação frente à Notre Dame foi olhar até o seu topo, me senti um pouco tonto, pois é muito alta. A segunda foi o tamanho da fila que teria que enfrentar para entrar nela, mas valeu a espera

A sensação de dentro é única, é bem iluminada devido às rosáceas - que são um espetáculo à parte -, o que traz um ar místico. A via sacra enche os olhos, contraste com seu exterior “duro” com gárgulas a nos vigiar.

Ela foi cenário do clássico romance de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, e de filmes como "A Travessia", "Meia-noite em Paris" e "A invenção de Hugo Cabret", dentre muitos outros, uma perfeita paisagem para qualquer história.

Impossível contabilizar a perda que o trágico incêndio na Catedral Notre Dame de Paris traz para a humanidade, que evidentemente não é só religiosa, já foi dito que relíquias da Paixão de Cristo e uma parte da coroa de espinhos de Jesus Cristo estavam ali, inestimáveis em valor histórico. A catedral estava passando por obras de restauração, com isso várias estatuas tinham sido retiradas por conta da reforma.

Porém o que caiu em chamas é muito mais do que podemos enxergar, um patrimônio cultural da humanidade. Conseguimos imaginar quantas histórias a Notre Dame já vivenciou ao longo de seus 856 anos? Execuções de templários na praça a sua frente, coroações de reis, revoluções, guerras, uma grande página do mundo qual conhecemos.

No ano passado um incêndio destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, dentro mais de 20 milhões de itens como fosseis, múmias, livros raros, peças indígenas e o crânio de Luiza, outra perda irreparável para o mundo, deixando uma lacuna nas histórias a serem contadas. O Museu tinha mais de 200 anos.

Recordo também de outro triste incêndio, esse em Cáceres, no ano de 2015 num prédio que já foi a prefeitura e câmara municipal, sem dúvida uma das construções mais belas da cidade, construída em 1929.

O sentimento que me toma é de tristeza, estamos perdendo nossa memória

Diferente da catedral e do museu, esse estava abandonado há muito tempo, cheio de lixo e aonde moradores de rua se amontoavam, até que concretadas portas e janelas sofreram  um verdadeiro ataque ao patrimônio cultural, pelo fogo e pelo abandono público.

Imagino que num futuro não muito distante perderemos mais lugares como a Notre Dame, o Museu Nacional e o prédio antigo em Cáceres, são lugares completamente distintos, porém com seus valores para o mundo, a história, a cultura, o sentimento que me toma é de tristeza, estamos perdendo nossa memória.

Quem são os responsáveis por esses incêndios? Impossível dizer, mas as cinzas pairarão por um longo tempo no ar da história, porém grande parte da memória cultural, histórica e física desses lugares o fogo queimou.

Henrique Maluf é músico, produtor cultural e pesquisador em Cuiabá. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças-feiras. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • https://www.em.com.br/app/noticia/intern | Quarta-Feira, 17 de Abril de 2019, 09h12
    0
    0

    Vamos ter que pagar a reconstrução via empréstimo banco Mondial realizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso; se são precisos R$ 4,20 pra comprar cada Euro, até ano que vem a cotação já desvalorizou nossa moeda nacional em R$ 4,50!

LÁ E CÁ

A esperteza de Galvan em 2 partidos

Por 26/02/2020, 20h:30 - Atualizado: 01h atrás

antonio galvan 680

Mesmo inexperiente, Antonio Galvan, presidente da Aprosoja, tentou jogar como matreiro político. E se deu mal. Foi atropelado assim que entrou em campo e teve de sair do time do PDT.

Postar um novo comentário

EMENDA PARLAMENTAR

MPE vai apurar porque Peladão recebeu verba e não foi realizado

Por 26/02/2020, 18h:44 - Atualizado: 02h atrás

planilha peladao

Planilha com detalhe das supostas despesas do Pedalão 2019; evento teve verba liberada, mas só ficou no papel 

Vem bomba aí contra Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB).

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Barbudo na pressão pelo Senado

Por 26/02/2020, 14h:56 - Atualizado: 07h atrás

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

nelson barbudo 680

Nelson Barbudo continua pressionando para ser o candidato do PSL ao Senado.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • alto taquari | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 15h57
    8
    0

    tem que avisar esse peludo, felpudo, fidido que ele é produto com data de validade, ele ganhou pra deputo federal porque pegou beirão tanto com a selma e bolsonaro, falar como jayme campos fala toda via o presidente boisonharo, ele tem tratar de pagar a divida dele com celso bala lá da região dele, quebra milho.

  • Tamires Lima Silva | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 15h32
    5
    0

    perdeu para a vaga para o Aécio, rapaz sem mandato, anonimo, que tá colocando o PSL no esvaziamento, virou politicagem o PSL, partido do fundão de quase meio bilhão de reais. SEM MORAL! CADE O DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO, VÃO DEVOLVER?

RUMO AO ALENCASTRO

Fabio desanimado pra ir a prefeito

Por 26/02/2020, 10h:33 - Atualizado: 26/02/2020, 10h:52

fabio garcia 680

Fábio Garcia não está muito entusiasmado para disputar a Prefeitura de Cuiabá, mesmo sendo o nome de preferência do governador Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

RECEPTIVIDADE

Prefeito testa e vê boa popularidade

Por 25/02/2020, 22h:33 - Atualizado: 25/02/2020, 22h:53

emanuel 680

Iniciando o quarto e último ano de mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro resolveu testar a popularidade no meio dos foliões em Chapada dos Guimarães, que foi tomada neste Carnaval por milhares de cuiabanos.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • raulf | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 19h27
    0
    2

    kkkkkkkkkkkk conta outra prefeito.... vai pagar a pereculosidade dos vigilantes, vai cumprir a lei Organica do municipio, vai cumprir a implantação do plano de carreira dos agentes de saude/endemias.....

  • Bianca Rocha | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 18h36
    1
    1

    Já ganhou prefeito 👏👏👏👏👏

  • Sérgio Ricardo | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 16h55
    1
    1

    Espero que seja só seu mesmo. O prefeito do PALETÓ não será eleito nem para síndico de condomínio em Cuiabá. O difícil é perceber que os vereadores de Cuiabá nada fizeram contra as ações - gravadas - do prefeito escondendo dinheiro no paletó.

RUMO AO ALENCASTRO

Senadora cassada vai apoiar agente da PF para prefeito de Cuiabá

Por 25/02/2020, 22h:01 - Atualizado: 05h atrás

selma rafael galvan 680

Rafael Ranalli, agora no PRTB, com senadora cassada Selma Arruda e presidente da Aprosoja Antonio Galvan, hoje

Mesmo cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico e ainda ocupando a cadeira no Senado, Selma Arruda (Podemos) segue de pé e disposta a marcar posição nas eleições municipais, nem que seja como cabo eleitoral.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Sérgio Sampaio | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 17h04
    6
    1

    Ranalli é a melhor opção dentre todos esses políticos de carreira e, que vimos, que não adiantar nada continuarmos com eles. Temos que mudar o jeito de fazer política, nosso não aguenta mais tanto escárnio politiqueiro em nosso país. Não dá mais para continuarmos, como está!!!!! Excelente solução!!! Votei uma vez e votarei de novo.

  • Florinda | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 12h52
    7
    13

    Ranalli no apoio certo, pra frente que atrás vem mta gente.

  • Benedito costa | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 10h06
    19
    13

    Senadora cassada: parece que a senhora não entende de politica, entendia de magistratura. A senhora está perdida no tiroteio. Quem é esse agente? Só bandido deve conhecer ele. Pensa em outro nome de peso, este é só pra preencher vaga.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2498