Blog do Romilson Cuiabá, 21 de Outubro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Notre Dame: mais um incêndio que consome nossa memória cultural

Por 16/04/2019, 07h:26 - Atualizado: 16/04/2019, 07h:40

henrique maluf colunista espa�o fixo

Henrique Maluf

Obra prima da arquitetura gótica, a Catedral Notre Dame de Paris inspirou “réplicas” pelo mundo todo, como a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá e a majestosa Catedral São Luis de Cáceres.

Minha primeira reação frente à Notre Dame foi olhar até o seu topo, me senti um pouco tonto, pois é muito alta. A segunda foi o tamanho da fila que teria que enfrentar para entrar nela, mas valeu a espera.

Minha primeira reação frente à Notre Dame foi olhar até o seu topo, me senti um pouco tonto, pois é muito alta. A segunda foi o tamanho da fila que teria que enfrentar para entrar nela, mas valeu a espera

A sensação de dentro é única, é bem iluminada devido às rosáceas - que são um espetáculo à parte -, o que traz um ar místico. A via sacra enche os olhos, contraste com seu exterior “duro” com gárgulas a nos vigiar.

Ela foi cenário do clássico romance de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, e de filmes como "A Travessia", "Meia-noite em Paris" e "A invenção de Hugo Cabret", dentre muitos outros, uma perfeita paisagem para qualquer história.

Impossível contabilizar a perda que o trágico incêndio na Catedral Notre Dame de Paris traz para a humanidade, que evidentemente não é só religiosa, já foi dito que relíquias da Paixão de Cristo e uma parte da coroa de espinhos de Jesus Cristo estavam ali, inestimáveis em valor histórico. A catedral estava passando por obras de restauração, com isso várias estatuas tinham sido retiradas por conta da reforma.

Porém o que caiu em chamas é muito mais do que podemos enxergar, um patrimônio cultural da humanidade. Conseguimos imaginar quantas histórias a Notre Dame já vivenciou ao longo de seus 856 anos? Execuções de templários na praça a sua frente, coroações de reis, revoluções, guerras, uma grande página do mundo qual conhecemos.

No ano passado um incêndio destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, dentro mais de 20 milhões de itens como fosseis, múmias, livros raros, peças indígenas e o crânio de Luiza, outra perda irreparável para o mundo, deixando uma lacuna nas histórias a serem contadas. O Museu tinha mais de 200 anos.

Recordo também de outro triste incêndio, esse em Cáceres, no ano de 2015 num prédio que já foi a prefeitura e câmara municipal, sem dúvida uma das construções mais belas da cidade, construída em 1929.

O sentimento que me toma é de tristeza, estamos perdendo nossa memória

Diferente da catedral e do museu, esse estava abandonado há muito tempo, cheio de lixo e aonde moradores de rua se amontoavam, até que concretadas portas e janelas sofreram  um verdadeiro ataque ao patrimônio cultural, pelo fogo e pelo abandono público.

Imagino que num futuro não muito distante perderemos mais lugares como a Notre Dame, o Museu Nacional e o prédio antigo em Cáceres, são lugares completamente distintos, porém com seus valores para o mundo, a história, a cultura, o sentimento que me toma é de tristeza, estamos perdendo nossa memória.

Quem são os responsáveis por esses incêndios? Impossível dizer, mas as cinzas pairarão por um longo tempo no ar da história, porém grande parte da memória cultural, histórica e física desses lugares o fogo queimou.

Henrique Maluf é músico, produtor cultural e pesquisador em Cuiabá. Escreve nesta coluna com exclusividade às terças-feiras. E-mail: herojama@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • https://www.em.com.br/app/noticia/intern | Quarta-Feira, 17 de Abril de 2019, 09h12
    0
    0

    Vamos ter que pagar a reconstrução via empréstimo banco Mondial realizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso; se são precisos R$ 4,20 pra comprar cada Euro, até ano que vem a cotação já desvalorizou nossa moeda nacional em R$ 4,50!

CASO INUSITADO

Apenas 2 vão votar e neles próprios

Por 21/10/2019, 19h:40 - Atualizado: 44min atrás

guilherme maluf 680

Embora com colegiado formado por sete conselheiros titulares, apenas dois vão votar e, curiosamente, neles próprios. Sob um cenário inédito e inusitado, a eleição para renovar a diretoria do TCE-MT acontece em 5 de novembro.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

2 figurões nacionais brigam pela concessão do transporte coletivo

Por 21/10/2019, 15h:47 - Atualizado: 04h atrás

Assis Marcos Gurgacz 680

Após 20 anos, a Prefeitura de Cuiabá abriu disputa para concessão do transporte coletivo. E, entre as cinco empresas concorrentes, duas têm como donos familiares de figurões nacionais.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luciano | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 18h33
    1
    0

    E você não comenta das empresas do Botey e do Jayme porque?

ALTO PARAGUAI

Pivô da prisão de desembargador, casal ainda segue firme no poder

Por 21/10/2019, 11h:19 - Atualizado: 08h atrás

diane e alcenor 680

Em Alto Paraguai, o ex-prefeito Alcenor Alves se tornou o prefeito de fato, mas não de direito. Embora a esposa Diane Alves seja a chefe do Executivo, quem dita as regras administrativas é Alcenor, que se envolveu num escândalo em 2010, chegando a ser preso.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Antônio Joaquim do nascimento neto | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 21h06
    0
    0

    Tem um matérial aqui sobre as calamidade de alto paraguai 93443569 chama eu passo pra vc

  • Joadir | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 15h20
    5
    1

    Na VG aconteceu o mesmo e ninguém foi preso. Mas está tudo cristalino.

RUMO À REELEIÇÃO

Com 13 siglas e podendo atrair o PSL

Por 20/10/2019, 20h:41 - Atualizado: 20/10/2019, 21h:50

emanuel pinheiro deputados 680

Emanuel com os deputados Sílvio Fávero (PSL), Paulo (PP), Avalone (PSDB), Janaína (MDB) e seu esposo Diógenes

A um ano das eleições, o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro já conta com apoio pré-estabelecido ao projeto de reeleição de nada menos que 13 partidos. E tende a aglutinar outros, inclusive o PSL do presidente Bolsonaro.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Pedro José Cruz | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 16h45
    0
    0

    Pedro José Cruz , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Maria F. Albuquerque | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 10h16
    5
    6

    Desse jeito vai ganhar no primeiro turno. Até agora não apareceu adversário à altura para derrotar Emanuel. Juntando todos os pré-candidatos da oposição não dá um.

  • Claudiomario | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 09h31
    8
    8

    Neste quase três anos de mandato, o prefeito tem conseguido vencer as demandas, e tem buscado recursos pra continuar viabilizando esforços respeitando todas as possíveis diferenças politicas e partidárias que possam existir, , tudo dentro da normalidade!!

  • Pedro luis | Domingo, 20 de Outubro de 2019, 21h59
    17
    9

    Se o eleitor Cuiabano votar no Emanuel, mesmo depois de vídeo do paletó, estará demonstrado que o eleitor não se importa com corrupção, e quem tem atitudes duvidosas é aplaudido. Estará demonstrando também que corrupção não é problema, que não se importa. Estará provado ao mundo que é um exemplo de eleitor, que vota sem se importar com a índole do candidato.

SOB INVESTIGAÇÃO

Promotor denunciado segue do Núcleo de Patrimônio e Probidade

Por 20/10/2019, 10h:44 - Atualizado: 20/10/2019, 13h:37

marco aurelio 680

Denunciado criminalmente pelo MPE por quebra de segredo de Justiça, após investigações do Naco, o promotor Marco Aurélio, ex-coordenador do Gaeco, não deve ser afastado do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Postar um novo comentário

RUMO AO ALENCASTRO

Sem espaço no PDT, Julier sinaliza retorno ao PT para disputar Cuiabá

Por 19/10/2019, 10h:32 - Atualizado: 19/10/2019, 10h:39

julier ludio pt 680

Petistas, entre eles o deputado Lúdio Cabral e presidente municipal Bob Almeida, após reunião com Julier, nesta 6ª

De um lado, um partido sem opção de candidatura a prefeito de Cuiabá. De outro, um ex-candidato sufocado e sem espaço na legenda onde está filiado desde dezembro de 2015.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Davi | Sábado, 19 de Outubro de 2019, 19h32
    7
    4

    Sai de um pequeno partido no Estado para um partido inexistente com o peso de ter patrocinado o maior esquema de desvios da história.

  • joaoderondonopolis | Sábado, 19 de Outubro de 2019, 19h05
    9
    1

    Dr Julier o senhor pode não gostar do meu comentário, mas vou falar, abra mão de candidatura a prefeitura, pois pessoas maldosas lhe tirou da magistratura, e comece do começo, candidate a vereador, com certeza o senhor será eleito, daí pra frente só depende de você. Vai por mim.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2438