Blog do Romilson Cuiabá, 20 de Abril DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Selma Arruda: cassada, mas tranquila

Por 15/04/2019, 07h:50 - Atualizado: 15/04/2019, 18h:26

sirlei theis colunista fixo lateral

Sirlei Theis

Na última semana fiquei fora de Cuiabá num curso. Imersão total, pois nem internet funcionava no hotel onde aconteceu o evento. Fiquei literalmente desconectada e tão logo voltei, fiquei sabendo da decisão do TRE/MT acerca da cassação, por unanimidade, do mandato da senadora Selma Arruda, por isso, decidi falar sobre como esse caso prejudica a democracia e também a proposta do novo na política.

A juíza Selma Arruda construiu a sua vida profissional calcada no combate a corrupção, pelo menos, ficou conhecida a partir do momento que começou a mandar prender grandes figuras da política mato-grossense. É no mínimo incongruente ver o seu nome envolvido em caixa 2 e abuso de poder econômico, pois vai contra tudo que ela sempre pregou.

A juíza Selma Arruda (...) ficou conhecida a partir do momento que começou a mandar prender grandes figuras da política mato-grossense. É no mínimo incongruente ver o seu nome envolvido em caixa 2 e abuso de poder econômico, pois vai contra tudo que ela sempre pregou.

Aqui cabe uma reflexão sobre a congruência, ou seja, a coerência no que se diz e no que se faz. A congruência reflete exatamente o que você de fato é. Na política brasileira estamos acostumados a ver pessoas incongruentes. Possuem ótimos discursos, falam com facilidade, influenciam pessoas, mas na prática agem de forma bem diferente e é exatamente isso que tem provocado um movimento no Brasil em busca do novo na política.

Ver o nome da novata Selma Arruda, envolvido em corrupção é decepcionante para o cidadão mato-grossense, que votou acreditando que ela seria diferente. Uma ex juíza, conhecedora da legislação, que usou como discurso para sua eleição o combate a corrupção, mas que de acordo com a denuncia que a cassou, para se eleger optou por jogar o mesmo jogo dos corruptos que tanto combateu, perseguiu e prendeu. Era fake, casca nova, velhos comportamentos.

E pensar, que a nossa senadora, com a história profissional que tinha e com o apoio do então candidato a presidente Jair Bolsonaro, teria sido eleita facilmente, até sem dinheiro, só com as mídias sociais, assim como tantos outros conseguiram.

O fenômeno de votos tem tudo para sair da politica direto para o esquecimento, perdeu para si mesma.

A congruência é a marca da grande maioria dos líderes que marcaram a história. O maior deles resistiu as tentações, uma firmeza de caráter e posição que o levaram a dividir a história em antes e depois. Posso ainda citar muitos outros, Gandhi por exemplo não mudou suas convicções de como seria pacífica a libertação da Índia. Quando provocado para reagir violentamente contra os ingleses, ele simplesmente escolheu e buscou a paz.

Tranquilidade é o caminho de todos aqueles que no final acabaram atrás das grades

Selma, já anunciou que vai recorrer do sete a zero que levou do TRE/MT. Disse estar tranquila e isso de fato preocupa ainda mais, afinal, qualquer ser humano ético estaria transtornado, arrasado pela injustiça cometida. Não podemos esquecer que nestes casos, tranquilidade é o caminho de todos aqueles que no final acabaram atrás das grades. Posso até te propor um teste. Leia a frase a seguir e com certeza você ira lembrar de alguém que falou isso em alto e bom tom: “Eu tenho plena convicção da minha inocência”. 

Uma pena para a politica, um prejuízo para a democracia, uma lástima para o estado de Mato Grosso e com certeza uma tristeza muito grande para todos aqueles que acreditaram que Selma fazia parte da mudança esperada.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas-feiras. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • alex r | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h24
    2
    0

    So sei que as leis devem funcionar ao rigor da lei pros meus inimigos e pra mim só direitos... Demagogia pura...

  • Bruno | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h06
    2
    0

    "calçada"? Não seria calcada?

  • Maria | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h16
    2
    2

    Dra. Sirlei, gosto muito de ler seus artigos, pois consegue por no papel a angústia das pessoas. Parabéns pela sua serenidade ao escrever. Bela reflexão

  • Roberto Almeida | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 10h47
    6
    3

    Infelizmente a Ex juíza, a Ex Moro de saias e ex senadora (sim, porque esta chegando a hora) ignorou tudo que aprendeu e aplicou na magistratura. Trocou os pés pelas mãos, se cercou de gente inconsequente(Yuri, etc) e pior ainda, achou que estava acima do bem e do mau

  • Jasson Borralho Paes de Barros | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 09h04
    8
    3

    Bom dia Drª. Sirlei Theis, suas ponderadas palavras soam como balsamo na consciência dos eleitores, pois de fato, se tem alguém a se arrepender é só a Senadora, que de certa forma pregava a "mudança", de fato uma lástima p\ MT, que fique aí o exemplo... aos Candidatos de plantão... Parabéns pela nota...

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

De novo, lobista Eraí Maggi racha o agronegócio sobre nome ao Senado

Por 20/04/2019, 14h:31 - Atualizado: 04h atrás

erai maggi 680

Megaempresário Eraí Maggi tenta, em vão, transformar Carlos Fávaro (PSD) em candidato único do agronegócio

A eleição suplementar que deve ocorrer até outubro para a vaga da senadora Selma Arruda (PSL), cassada por caixa 2, caminha para reedição de candidatos já derrotados nas urnas do ano passado. Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB), por exemplo, se animaram com a possibilidade de nova disputa, assim como Carlos Fávaro (PSD), que já está em pré-campanha.

Postar um novo comentário

Cerveja e chocolate? Experiências para fazer na Páscoa

Por 20/04/2019, 10h:55 - Atualizado: 09h atrás

vinicius Masutti colunista lateral fixo

Vinícius Masutti

Provavelmente você nunca imaginou comer chocolate com cerveja né? Pois saiba que isso não tão incomum como parece porque os dois podem fazer combinações incríveis no paladar e vou te contar como.

Postar um novo comentário

CARGO COMISSIONADO

Após perder estabilidade, ex-prefeito volta à AL e com salário de R$ 18 mil

Por 20/04/2019, 08h:34 - Atualizado: 20/04/2019, 08h:43

demilson nogueira 680

Filiado ao PP, Demilson Nogueira, que foi prefeito de Ponte Branca, vereador por Cuiabá e presidente do Intermat

A Assembleia Legislativa saiu com Demilson Nogueira, mas ele não saiu dela.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Jésus Barra do Garças | Sábado, 20 de Abril de 2019, 11h25
    5
    1

    qUERIA SABER O QUE FAZ UM SECRETÁRIO DE CONTROLE INTERNO DA AL? ISSSO É PRÁ MAMAR OS 18,5 DE SALÁRIO DO NOSSO DINHEIRO. CAMBADA, UMA HORA ISSO ACABA

  • jose carlos | Sábado, 20 de Abril de 2019, 09h43
    5
    1

    Não adianta trocar, os velhos lobos voltam todos, temos é que parar de votar... é um tal de compromisso politico e nada de compromisso com o eleitor.

BRIGA FISCAL

Malai var ser protestado por calote

Por 19/04/2019, 17h:10 - Atualizado: 19/04/2019, 17h:17

malai manso 680

 

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães decidiu protestar em cartório o luxuoso Malai Manso Resort, que ocupa uma área de 117 hectares no lago de Manso, um local paradisíaco que atrai turistas de dentro e fora do país.

Postar um novo comentário

mundo das redes

Primeira-dama por mais seguidores

Por 19/04/2019, 08h:00 - Atualizado: 18/04/2019, 22h:16

Mayke Toscano

virginia mendes 680

 

A primeira-dama do Estado Virgínia Mendes, que não aceitou assumir secretaria e faz trabalho voluntário, resolveu explorar, de forma mais intensa, as redes sociais. Está a um passo de, se assim entender, se tornar uma blogueira. E quer atrair centenas de seguidores, principalmente no Instagram, cuja conta já registra quase 30 mil, e no Facebook, com 20 mil.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • tukinha netto de Cuiabá mt | Sábado, 20 de Abril de 2019, 14h10
    1
    0

    Parabéns e segue em frente . Desejo com realização de uns e como sempre é necessário a oposição de outros ... democracia total ..... Estamos lhe apoiando e a resposta vêm com trabalho as pessoas que precisam de verdade e são muitos e muitas ... Parabenizo a assessoria em buscar novidade virtual atingindo a todos ... Eu Sou tukinha netto de Cuiabá - MT e respeitando a todos em um Brasil democrático .... liberdade de viver ..... PRIMEIRA DAMA VOU INDICAR MAIS UNS 250 MIL AMIGOS E AMIGAS QUE ME SEGUEM ESPALHADO NO BRASIL E NO PLANETA .... LEMBRANDO SÓ NO ZAP ZAP SÃO MAIS 35 GRUPOS ATIVOS E MAIS 680 AMIGOS E AMIGAS INTERAGINDO NO MUNDO VIRTUAL ... E assim segue nossas VIDAS

  • Jefferson Neves | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 16h02
    1
    1

    Em economia Rogerio Mendes...

  • José Ítalo de Oliveira Bonini | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 12h20
    0
    2

    fora OAB extinta usurpadora, chega de enganação a verdade veio a tona acabou, vc OAB não existe, foi extinta pello Dec. nº11 de 1991 por Collor de Mello; e viva a liberdade

  • Viviam | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 11h29
    3
    4

    O estado tava órfão de uma liderança sensível às causas sociais e ela tem mesmo com todos os problemas de saúde se dedicado ao lado do governador. Eu sigo e adoro os looks

  • Rogério Mendes | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 10h39
    4
    3

    Ela é formada em que mesmo ? 😳😳😳

  • Felipe amore | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 10h33
    0
    1

    Felipe amore , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Celso abunde | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 10h33
    0
    1

    Celso abunde , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

O porquê das vaias do baronato rural contra Mendes!

Por 19/04/2019, 00h:00 - Atualizado: 18/04/2019, 22h:45

edesio do carmo artigo 400

Edésio Adorno

A elite abastada do agronegócio da região Norte voltou a desferir ofensas ao governador Mauro Mendes (DEM). As agressões, desta vez, pipocaram durante a Norte Show, que acontece de 15 a 17 de abril, em Sinop. Um grupo de produtores rurais aproveitou a presença no evento da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para hostilizar Mendes e combater a política fiscal adotada pelo governo.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • José | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 13h14
    3
    1

    Deixou de ser comentarista para ser militante. Perdeu a oportunidade de discutir um tema importante, jogando-o na vala comum do ódio social.

  • Jhorge | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 08h13
    5
    3

    Opinião carregada de preconceito, considera todos a partir da visão que tem de uma meia dúzia. No Brasil temos a péssima cultura de dar voz a imbecis que se utilizam de palavras rebuscadas para promover comportamentos separatistas na sociedade, uma pena.

  • Zé Ferreira | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 07h43
    4
    0

    Imaginem só toda a produção agropecuária desde 1990 que foi destinada para exportação sem pagar impostos. O Estado tem que ter a capacidade de fiscalização para verificar se os produtos agropecuários que estão sendo industrializados e consumidos dentro do Brasil não estão também recebendo os benefícios da Lei Kandir. Aí que tá o rombo das finanças do Estado e no início do Governo Mauro/Piveta essa responsabilidade recaiu sobre o Servidor Público. Teria que trabalhar o Congresso Nacional para mudar essa Lei Kandir, mas a maioria dos que estão lá em Brasília são compromissados com o agronegócio.

MARAJÁ DO ALENCASTRO

Supersalário terá de ser devolvido para pagamento sair em parcelas

Por 18/04/2019, 18h:36 - Atualizado: 19/04/2019, 09h:28

Andréa Lobo/CMT

ozenira felix gest�o 680

Secretária de Gestão Ozenira Félix estuda forma de Antenor devolver para depois receber direitos em parcelas

Para demonstrar que não teria havido privilégio, mas sim falha na hora de autorizar pagamento de R$ 142,3 mil, de uma só vez, a Antenor de Figueiredo, a secretaria de Gestão de Cuiabá anunciou que está buscando uma forma do valor ser devolvido ao erário para, então, ser liberado em parcelas, assim como vem ocorrendo com dezenas de outros servidores que acumulam direitos adquiridos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Gilston | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 20h17
    7
    0

    Eu creio que este pessoal ai da prefeitura , só vai devolver por que foi descoberto pela mídia e o povo, caso contrario, eles não iria se manisfestar em devolver, inham ficar bem quetinhos kkkk

  • Tereza Cristina | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 08h10
    7
    0

    Sou servidora Público Municipal também, mais tem algo equivocado ai nessa explicação da Ozenira. primeira tem dois pagamento um é referente ao 13º salario que é pago no mês de aniversario( respeitando o Teto Constitucional) e outro deve ser vencimento ( respeitando o Teto Constitucional) + diferença de passivos retroativos. Isso não é vencimento, Pois todos aqueles que tem um salario maior no mês de aniversario terá um super salario , que não é a realidade. Acho que esse Antenor deveria explicar melhor se e isso mesmo.

Agro MT e Expoagro ainda incertos no calendário deste ano em Cuiabá

Por 18/04/2019, 17h:05 - Atualizado: 18/04/2019, 17h:18

Edson Rodrigues/arquivo

parque jonas pinheiro 680

Vista aérea do parque de exposições Jonas Pinheiro, com 170 mil metros quadrados, na região central de Cuiabá

A diretoria do Sindicato Rural, que não viu prosperar o projeto de construção de um novo parque de 40 hectares numa área doada pelo Estado, fora do centro de Cuiabá, decide na próxima semana se realiza ou não neste ano o Agro MT, que entrou no calendário de eventos da Capital no ano passado, e também se retoma a Expoagro, interrompida em sua 53ª edição. Uma reunião foi convocada para debater o assunto.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2158