Blog do Romilson Cuiabá, 06 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Selma Arruda: cassada, mas tranquila

Por 15/04/2019, 07h:50 - Atualizado: 15/04/2019, 18h:26

sirlei theis colunista fixo lateral

Sirlei Theis

Na última semana fiquei fora de Cuiabá num curso. Imersão total, pois nem internet funcionava no hotel onde aconteceu o evento. Fiquei literalmente desconectada e tão logo voltei, fiquei sabendo da decisão do TRE/MT acerca da cassação, por unanimidade, do mandato da senadora Selma Arruda, por isso, decidi falar sobre como esse caso prejudica a democracia e também a proposta do novo na política.

A juíza Selma Arruda construiu a sua vida profissional calcada no combate a corrupção, pelo menos, ficou conhecida a partir do momento que começou a mandar prender grandes figuras da política mato-grossense. É no mínimo incongruente ver o seu nome envolvido em caixa 2 e abuso de poder econômico, pois vai contra tudo que ela sempre pregou.

A juíza Selma Arruda (...) ficou conhecida a partir do momento que começou a mandar prender grandes figuras da política mato-grossense. É no mínimo incongruente ver o seu nome envolvido em caixa 2 e abuso de poder econômico, pois vai contra tudo que ela sempre pregou.

Aqui cabe uma reflexão sobre a congruência, ou seja, a coerência no que se diz e no que se faz. A congruência reflete exatamente o que você de fato é. Na política brasileira estamos acostumados a ver pessoas incongruentes. Possuem ótimos discursos, falam com facilidade, influenciam pessoas, mas na prática agem de forma bem diferente e é exatamente isso que tem provocado um movimento no Brasil em busca do novo na política.

Ver o nome da novata Selma Arruda, envolvido em corrupção é decepcionante para o cidadão mato-grossense, que votou acreditando que ela seria diferente. Uma ex juíza, conhecedora da legislação, que usou como discurso para sua eleição o combate a corrupção, mas que de acordo com a denuncia que a cassou, para se eleger optou por jogar o mesmo jogo dos corruptos que tanto combateu, perseguiu e prendeu. Era fake, casca nova, velhos comportamentos.

E pensar, que a nossa senadora, com a história profissional que tinha e com o apoio do então candidato a presidente Jair Bolsonaro, teria sido eleita facilmente, até sem dinheiro, só com as mídias sociais, assim como tantos outros conseguiram.

O fenômeno de votos tem tudo para sair da politica direto para o esquecimento, perdeu para si mesma.

A congruência é a marca da grande maioria dos líderes que marcaram a história. O maior deles resistiu as tentações, uma firmeza de caráter e posição que o levaram a dividir a história em antes e depois. Posso ainda citar muitos outros, Gandhi por exemplo não mudou suas convicções de como seria pacífica a libertação da Índia. Quando provocado para reagir violentamente contra os ingleses, ele simplesmente escolheu e buscou a paz.

Tranquilidade é o caminho de todos aqueles que no final acabaram atrás das grades

Selma, já anunciou que vai recorrer do sete a zero que levou do TRE/MT. Disse estar tranquila e isso de fato preocupa ainda mais, afinal, qualquer ser humano ético estaria transtornado, arrasado pela injustiça cometida. Não podemos esquecer que nestes casos, tranquilidade é o caminho de todos aqueles que no final acabaram atrás das grades. Posso até te propor um teste. Leia a frase a seguir e com certeza você ira lembrar de alguém que falou isso em alto e bom tom: “Eu tenho plena convicção da minha inocência”. 

Uma pena para a politica, um prejuízo para a democracia, uma lástima para o estado de Mato Grosso e com certeza uma tristeza muito grande para todos aqueles que acreditaram que Selma fazia parte da mudança esperada.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas-feiras. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • alex r | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h24
    2
    0

    So sei que as leis devem funcionar ao rigor da lei pros meus inimigos e pra mim só direitos... Demagogia pura...

  • Bruno | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h06
    2
    0

    "calçada"? Não seria calcada?

  • Maria | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h16
    2
    2

    Dra. Sirlei, gosto muito de ler seus artigos, pois consegue por no papel a angústia das pessoas. Parabéns pela sua serenidade ao escrever. Bela reflexão

  • Roberto Almeida | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 10h47
    6
    3

    Infelizmente a Ex juíza, a Ex Moro de saias e ex senadora (sim, porque esta chegando a hora) ignorou tudo que aprendeu e aplicou na magistratura. Trocou os pés pelas mãos, se cercou de gente inconsequente(Yuri, etc) e pior ainda, achou que estava acima do bem e do mau

  • Jasson Borralho Paes de Barros | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 09h04
    8
    3

    Bom dia Drª. Sirlei Theis, suas ponderadas palavras soam como balsamo na consciência dos eleitores, pois de fato, se tem alguém a se arrepender é só a Senadora, que de certa forma pregava a "mudança", de fato uma lástima p\ MT, que fique aí o exemplo... aos Candidatos de plantão... Parabéns pela nota...

EM NORTELÂNDIA

Presidente da AMM deixa PSD e vai disputar prefeitura contra ex-aliado

Por 06/12/2019, 12h:53 - Atualizado: 03h atrás

neurilan 680

O presidente da AMM Neurilan Fraga oficializou hoje sua saída do PSD em caráter irrevogável e irretratável. Protocolou o comunicado na 17ª Zona Eleitoral de Nortelândia e também junto ao diretório municipal.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Gutemberg Abreu | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 15h23
    0
    0

    não quer largar o osso!

  • Birma | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h01
    0
    0

    Oi...em caso de uma dívida grande renegociada...não paga em tempo e novamente acumulada, e então tendo pago mais da metade da dívida...que juram não renegociar mais, pode_ se cortar a luz sabendo-se que na casa há criança pequena e um casal de idoso já com bastante limitações? O que resta da dívida precisa mesmo, obrigatoriamente, ser pago de forma integral? Estou tentando ajudar uma amiga...mas os argumentos não me convencem...e gostaria de entender melhor como funciona! Obrigada.

ARMAÇÃO DOCUMENTADA

Quem é a mulher da falsa denúncia que mobilizou a polícia e os políticos

Por 05/12/2019, 22h:57 - Atualizado: 05/12/2019, 23h:04

elizabete 300

 

Esta é Elizabete Maria de Almeida, falsa testemunha de um escândalo narrado por ela, mas que não existiu. Enquanto não foi desmascarado por uma semana, fez estragos.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Luiz | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h57
    0
    0

    Pelo que vi as imagens mostram o encontro entre a testemunhas e algumas pessoas. É possível a partir daí saber o conteúdo da conversa? É possível saber que estavam tramando uma denúncia falsa, arquitetada pelo Vereador Abílio? Temos o áudio da conversa? Pra este periódico fazer essas graves acusações deve ter todas estas provas, do contrário terão, por certo, alguns problemas.

  • Gilson | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h57
    5
    4

    Quem disse que a denuncia é falsa??????

  • jUCA | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h36
    4
    4

    Julgam a pessoa por ser evangélica e não pelo seu ato. É o fim dos tempos mesmo.

  • Só na observação | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 11h10
    10
    4

    Evangélico, sendo evangélico. Após a disseminação dessas seitas de crentes neo-pentecostais no nosso país, se misturando com a politica, o que vemos é um cenário de terra arrasada. Os pobres cada vez mais pobres, alienados, e ignorantes, pagando para entrar no céu; e gente tipo Edir Maucedo, Silas Malacheia , Valdemiro Santotrago e afins, cada vez mais poderoso . Triste Brasil. Tudo isso porque na nossa Constituição Federal o Brasil é um estado laico.

  • Gilston | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 10h32
    4
    3

    Será que ela teria então, recebido este material da denúncia de outra pessoa que efetivamente esteve lá na casa do vereador, e que está traindo a confiança do Juca, e teria repassado as informações para esta sra Elizabete fazer o estrago?

  • Luciano | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 08h42
    13
    3

    Não entendi, vai lá no presídio do Carumbé que tá cheio de evangélico...

  • Cuiabano | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 07h29
    20
    18

    Sinceramente não vi nada nestes vídeos que comprovem que ela tenha mentido. Aliás, esta sangria em querer tirar a credibilidade dela, só aumenta minha crença que tem mais coisa escondida aí envolvendo esses vereadores e o prefeito.

  • jose pedro | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 06h35
    23
    6

    Evangelica?? tem tanto safado que carrega a biblia e fala em Deus todo dia...A começar por assembléia, congresso e camaras municipais....corruptos com titulo de especialização.

INVESTIGAÇÃO

TCE afirma que verbas secretas no Gaeco foram aplicadas legalmente

Por 05/12/2019, 16h:45 - Atualizado: 05/12/2019, 16h:54

luiz henrique 680

Dois meses depois do procurador-geral de Justiça do Estado, promotor José Antonio Borges, solicitar ao TCE-MT abertura de uma auditoria para apurar e checar a legalidade ou não da prestação de contas das chamadas verbas secretas do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado de Mato Grosso, o relator Luiz Henrique Lima já emitiu parecer.

Postar um novo comentário

EM SINOP

Prefeitura contrata dupla por R$ 185 mil e quer 30 mil na festa da virada

Por 05/12/2019, 12h:31 - Atualizado: 05/12/2019, 12h:44

rosana sinop 680

Disposta a promover o maior réveillon do Nortão, a prefeita de Sinop Rosana Martinelli não só autorizou a montagem de uma grande estrutura dentro do estádio Gigante do Norte, como contratou, por um cachê de R$ 185 mil, a dupla sertaneja Munhoz & Mariano, para comandar o show da virada.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • ELIETE PAIM | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 16h29
    1
    0

    AVE MARIA LOLO

Cáceres

Após empréstimo, prefeito agradece e promete churrasco aos vereadores

Por 05/12/2019, 08h:51 - Atualizado: 05/12/2019, 08h:58

francis 680

Feliz da vida com aprovação pela Câmara de Cáceres, na última segunda, do projeto pelo financiamento de R$ 130 milhões, o prefeito Francis Maris, em um áudio enviado aos vereadores da base, faz agradecimentos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • JORGE LUIZ | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 12h19
    5
    0

    CHURRASCO? MUITAS MARACUTAIAS VEM COM FRASES SUBLIMINARES QUE SÓ QUEM ESTÁ DENTRO DO CÍRCULO SABE O QUE SIGNIFICA, MPE PRESTA ATENÇÃO NISSO

  • Thaisstefanieferreiradoamaral | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 09h54
    0
    1

    Preciso muito

EMISSÁRIO DA DISCÓRDIA

Saiba quem barrou julgamento com petição carregada de erros e ilações

Por 04/12/2019, 18h:08 - Atualizado: 04/12/2019, 18h:21

luciano aurelio oliveira 680

Luciano Aurélio de Oliveira, morador no bairro Verdão, em Cuiabá, foi o emissário da discórdia que levou o STJ a tirar de pauta o julgamento de um recurso, que estava na pauta nesta quarta e que poderia resultar no retorno dos cinco conselheiros ao Pleno do TCE-MT.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Renan Oliveira | Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 18h23
    24
    19

    Parabéns Luciano Aurélio de Oliveira,pela coragem, não podemos deixar que estes afastados voltem para um órgão que fiscaliza as contas públicas do estado de Mato Grosso, o tribunal precisa ser um exemplo para todos os Matogrossenses,porque estamos envergonhados com tanta corrupção no Brasil

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2457