Blog do Romilson Cuiabá, 21 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

AL busca recursos da União para MT Prev

Por 09/04/2014, 20h:44 - Atualizado: 09/04/2014, 20h:47

O governador Silval Barbosa (PMDB) deve receber, nos próximos dias, da Comissão Especial da Assembleia responsável pela implantação do sistema único de Previdência em Mato Grosso, uma proposta para que o governo federal ajude o Fundo Previdenciário de Mato Grosso (MT Prev) com aporte financeiro, como forma de compensação pelas perdas do Estado com a Lei Kandir, que somam aproximadamente R$ 2 bilhões todos os anos. 

De acordo com o presidente da Comissão, deputado José Riva (PSD), o peemedebista e a bancada federal devem promover esta intermediação junto à presidente Dilma Rousseff (PT). “Esta seria uma excelente forma do governo federal ajudar para dar mais segurança e tranquilidade aos servidores”, disse o parlamentar que sugeriu a proposta. Riva avalia ainda que, caso a União conceda, este aporte financeiro seria a compensação em virtude das perdas com a desoneração. O social-democrata afirma que se o governo federal concordar em passar 50% do repasse seria R$ 1 bilhão a mais no Fundo, sobrando recursos da Fonte 100 para investimento. “Precisamos é de condução política da nossa bancada e do governador no sentido de recuperar parte dessa verba”.

Como pedido de ressarcimento, segundo o deputado, o Estado mostraria à União a dificuldade de fazer aporte para a composição do MT Prev, tendo em vista que o Ministério da Previdência tem sido presente na discussão, bem como acompanhando os contratempos que Mato Grosso tem de compor o Fundo, fazendo frente às demandas.

Reunião

Nesta quarta (9), a Comissão Especial se reuniu com representantes do governo estadual, Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum Sindical, sindicatos e associações representativas dos servidores, além do Banco do Brasil e Banco de Brasília, que fizeram exposição sobre o fundo imobiliário, composição dos fundos e aportes que podem ser feitos através dos imóveis do Estado.

O relator da Comissão, deputado Alexandre Cesar (PT), explica que o próximo passo é voltar a analisar a matéria ponto a ponto com a representação dos Poderes e Fórum Sindical, bem como instituições autônomas com o intuito de construir um projeto com entendimentos de todas as partes. “Alguns pontos ficam destacados para que a Comissão delibere e encaminhe a fim de que os deputados possam apresentar emendas. Caso os Poderes e Fórum Sindical não estejam contemplados, podem sugerir emendas aos demais parlamentares”. (Com Assessoria

 

 

 

Postar um novo comentário

CONTESTAÇÃO

Taques reage e diz não ser ladrão

Por 21/01/2020, 11h:54 - Atualizado: 02h atrás

pedro taques 680

Como um leão que acaba de acordar de um sono profundo, o hoje advogado Pedro Taques (PSDB), que deixou a cadeira de governador há um ano, decidiu partir pra cima e contrapor quem lhe vincular à corrupção. Afirma que ficou um ano sabático e só apanhando. Agora, reagirá.

Postar um novo comentário

EM SORRISO

Rossato tem 5 opções e deve lançar ex-vereador para duelo com prefeito

Por 21/01/2020, 11h:44 - Atualizado: 06h atrás

rossato 680 sorriso

Dilceu Rossato (centro) e aliados Cesar Schevinski, Silvana Faccio, Alei Fernandes, Cláudio Oliveira e Ilton Polizello

O ex-prefeito de Sorriso, empresário Dilceu Rossato, não vai à reeleição, para pretende mergulhar na campanha do aliado que definir para o confronto nas urnas com o prefeito Ari Lafin (PSDB), que buscará novo mandato.

Postar um novo comentário

EDUCAÇÃO

MEC credencia 3 faculdades de MT

Por 21/01/2020, 09h:00 - Atualizado: 21/01/2020, 01h:02

curso mec 680

Em sessão no mês passado, a Câmara de Educação Superior, vinculada ao MEC, aprovou o credenciamento da Faculdade Saber de Cuiabá (FASC), a ser instalada na rua Tenente Thogo da Silva Pereira. O relator Francisco Cesar de Sá se manifestou contra, mas foi voto vencido.

Postar um novo comentário

FRAUDES E CASSAÇÃO

Ex-vereador alertou Selma ainda no início da campanha sobre cassação

Por 20/01/2020, 20h:13 - Atualizado: 20/01/2020, 20h:20

Rdnews/arquivo

yuri bastos 680

O ex-vereador por Cuiabá, ex-diretor da extinta Secopa e ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, uma figura emblemática, encrencada com a Justiça e que hoje está entregue ao ostracismo político, foi o primeiro a alertar Selma Arruda sobre o risco de cassação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Big John | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 08h45
    3
    0

    Com um conselheiro desse, se fosse agora... seria depois a cassação.

  • Ramon | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 07h08
    8
    0

    Com um " conselheiro" como Yuri , pode- se ter em mente uma série de equívocos.

TRIBUNAL DE CONTAS

2 desafios de Maluf na presidênica

maluf 680 tce

Com menos de um ano no quadro vitalício de conselheiro, Guilherme Maluf está determinado a cumprir, na presidência do Tribunal de Contas do Estado, dois grandes desafios. E inicia este trabalho já na próxima semana.

Postar um novo comentário

PALÁCIO PAIAGUÁS

Mauro inicia 2º ano sem trocar staff; Taques mudou 7 no mesmo período

Por 20/01/2020, 10h:18 - Atualizado: 20/01/2020, 10h:27

mauro mendes posse 680

Mauro Mendes (DEM) entra o segundo ano de mandato sem promover uma mudança no secretariado. Todos 16, incluindo os que tocam a PGE e a Controladoria, estão nos postos desde 1º de janeiro de 2019.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • andreia | Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020, 15h19
    3
    5

    Jesus não agradou todo mundo, mas a sec. marioneide, vem desenvolvendo um trabalho, não é facil pegar as escolas todas arrebentada, aos poucos vai se arrumando, temos que ter esperança.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2478