Blog do Romilson Cuiabá, 19 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

POXORÉU

Alunos "comemoram" aniversário de reforma inacabada em escola

   Indignados com a situação da escola estadual Coronel Júlio Müller, mais de 500 professores, funcionários, pais, alunos, ex-alunos e ex-professores, inclusive de outras três escolas estaduais de Poxoréu, saíram em passeata pelas ruas do município nesta segunda (17) de manhã em protesto aos dois anos em que a unidade de ensino está em reforma, inviabilizando as condições de ensino e aprendizagem.

   Desde 13 de maio de 2008 a instituição funciona de maneira improvisada na sede da Assessoria Pedagógica do município, no espaço destinado à Biblioteca Municipal, em condições que, segundo a diretora Luzinei Oliveira Vilela, culimaram escolar. “Antes tínhamos cerca de 370 alunos, agora não passa de 170. No ano passado nem conseguimos fechar turmas de 1º ano, pois os pais não quiseram matricular seus filhos aqui”, explicou.

   Em meio a faixas e até um bolo simbólico para comemoração do aniversário dos dois anos em que o prédio encontra-se em obras, a população procurou chamar a atenção das autoridades para que a primeira escola de Poxoréu não seja abandonada por completo, como aconteceu com a escola Barão do Rio Branco, como citou a coordenadora da escola Coronel Julio Muller, Suizi Ana Fernandes.

   O objetivo, no entanto, foi frustrado, pois segundo Suizi, tanto a Prefeitura de Poxoréu como a secretaria de Estado de Educação não emitiram qualquer reação ao protesto e continuam sem estipular um prazo final para que os alunos possam retornar à escola. Ela ainda garante que se não houver nenhuma sinalização por parte das autoridades, a comunidade se unirá em um protesto na sede da Seduc, em Cuiabá. “Respeitamos muito esta atitude e não vamos cruzar os braços. Nossos técnicos estiveram na escola e retornam amanhã com o relatório. Se for o caso, poderemos até entrar com medida contra a prefeitura”, informou o secretário-adjunto de Infraestrutura Escolar da Seduc, José Ricardo Elias.

   “Se nesses dois anos estivéssemos assistindo uma construção, vendo a nossa escola se transformando, estaríamos mais conformados. O problema é que nesse tempo só o que vemos é uma reforma que começa e pára sem avanços”, explicou a coordenadora.

   Enquanto aguardam a conclusão, os alunos que permanecem matriculados na instituição que carrega em seu uniforme o lema “Escola de Tradição”, estão privados das aulas de informática e do acesso ao acervo de livros, pois os 20 computadores e todo o material da biblioteca estão empilhados em uma sala por falta de espaço próprio para alocá-los.

   O prédio em obras ainda é frequentado pelos alunos de 1º a 8º ano do ensino fundamental, pois é lá que são realizadas as aulas de Educação Física. A coordenadora ainda ressalta que até semana passada, antes de anunciarem o manifesto, os estudantes precisavam atravessar uma trilha de entulhos para chegar até a quadra poliesportiva.

   A reforma foi anunciada em janeiro de 2007 e é realizada por meio de convênio entre o município e o governo do Estado, no qual a prefeitura seria responsável por contratar, executar e fiscalizar a obra, enquanto a Seduc repassaria os recursos no valor de R$ 297 mil. As obras tiveram início no ano seguinte, quando Poxoréu teve acesso aos recursos. No mês de maio, quando a empreiteira contratada se apresentou para iniciar as obras, os alunos foram transferidos. Somente em agosto do ano passado, a placa com as informações pertinentes à obra foi colocada no prédio, com o prazo estipulado para conclusão de 90 dias.

  De acordo com Elias, apenas no final do ano passado a Prefeitura de Poxoréu informou a necessidade de um aditivo de valor para a conclusão da reforma. “Nesta época não pudemos incluir o aditivo no orçamento de 2009, mas neste ano já aprovamos a liberação dos recursos”, explicou. O valor do novo repasse é de R$ 74 mil.

   Ele ainda ressaltou que até o próximo dia 30 o dinheiro estará na conta do Executivo. “Após o repasse, a prefeitura deve quitar suas obrigações com a empresa contratada que, por sua vez, deve retomar imediatamente o ritmo da obra”, alertou. Ainda, conforme a legislação, a empresa tem obrigação de manter em todo o período que vigora o contrato, funcionários atuando na reforma, mesmo que abaixo de sua capacidade.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • DONATO FELIX | Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2010, 16h32
    0
    0

    Caro Marcio Campos, as três escolas de Nortelandia a que se refere forão todas reformadas durante o governo de Blairo, se não tem o que escrever nao escreve, pois mentir é feio.

  • MARCIO CAMPOS | Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 17h13
    0
    0

    Aqui em Nortelandia nao e diferente. Tem 03 escolas do estado que estao caindo. Desde o ano passado o Governo do Estado vem prometendo reforma-las, mais so enganacao. Tem uma outra obra inacabada do governo BLAIRO, que e o calcamento de uma uma rua. A empresa pegou o dinheiro e sumiu daqui. Que vergonha.....

  • MARCIO CAMPOS | Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 17h13
    0
    0

    Aqui em Nortelandia nao e diferente. Tem 03 escolas do estado que estao caindo. Desde o ano passado o Governo do Estado vem prometendo reforma-las, mais so enganacao. Tem uma outra obra inacabada do governo BLAIRO, que e o calcamento de uma uma rua. A empresa pegou o dinheiro e sumiu daqui. Que vergonha.....

PAUTAS E PATERNIDADE

Deputado chama senador de cara de pau, mentiroso e demagogo

Por 18/09/2020, 21h:26 - Atualizado: 07h atrás

bolsonaro carlos favaro 680

Presidente Jair Bolsonaro conversa com o senador tampão Carlos Fávaro, nesta sexta, na visita a Sinop e Sorriso

O deputado federal bolsonarista José Medeiros chamou de cara de pau, demagogo e mentiroso o senador tampão Carlos Fávaro.

Postar um novo comentário

VISITA PRESIDENCIAL

Na visita ao Nortão, Bolsonaro é ovacionado e abraça até cachorro

Por 18/09/2020, 16h:12 - Atualizado: 18/09/2020, 16h:14

bolsonaro sinop cachorro

Surfando na onda do populismo e da popularidade, Jair Bolsonaro foi ovacionado em sua terceira visita a Mato Grosso como presidente da República, hoje, tanto em Sinop quanto em Sorriso, no Nortão.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Said Joseph | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 17h28
    9
    5

    Um cachorro sempre reconhece o outro.

ANTI-ESQUERDA

Pode rejeita aliança com esquerda em Barra e deve dissolver diretório

Por 18/09/2020, 08h:49 - Atualizado: 18/09/2020, 08h:53

jose medeiros 680

O presidente estadual do Podemos, deputado e candidato a senador José Medeiros, reagiu de imediato contra o encaminhamento feito por Sandro Saggin, que levou o Pode para uma coligação com a esquerda em Barra do Garças.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • xOMANO | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 20h43
    2
    6

    Voto no Medeiros, fez e vai fazer muito pelo Mato Grosso

  • Diego | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 14h16
    13
    10

    Demagogo esse Medeiros..ele se elegeu na coligação com o PT...para ele pode tudo...para os outros não

  • Rosino Manoel de Bonfim bonfim | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h29
    16
    9

    QUEM SE JUNTAR A ESSES PARTIDOS DE ESQUERDA....TA FADADO AO FRACASSO !! #PTNuncamais.

rumo às urnas

Juarez leva vantagem na "largada" em Sinop

Por 17/09/2020, 19h:32 - Atualizado: 17/09/2020, 22h:14

juarez costa 680

Candidato à Prefeitura de Sinop, Juarez Costa (MDB) está sorrindo à toa.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Robson Oliveira | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 13h00
    3
    0

    Junta tudo e leva taca de Juaarez e Billy. Juarez é quem o povo quê.

  • Amaral antunes | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 21h16
    4
    0

    BILLY e não DILLY

  • Leonardo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 20h28
    0
    12

    Muito se engana o site! Meio tendencioso, Dorner e Dalton tem muitos votos. Cuidado com essas matérias!

Rumo às urnas

Pai e filho disputam comando das 2 maiores cidades de MT

Por 17/09/2020, 14h:23 - Atualizado: 17/09/2020, 14h:35

emanuel emanuelzinho 680

Com a decisão de Emanuel Pinheiro (MDB) de concorrer à reeleição, pai e filho disputam o comando das 2 maiores cidades de MT.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Amarildo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 19h33
    8
    1

    TUDO PELO PODER...infelizmente ainda encontra pessoas que votam...espero que os eleitores acordem ate dia 15...

  • Carlos Alberto | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 18h31
    7
    6

    Errou feio, foi a lua pensando que é queijo, vai sair politicamente queimado e vai sofrer duas derrotas, lá na VG e aqui em Cuiabá. O pior de tudo, sai com TRAIDOR, do seu partido o MDB que tem um seu militante autentico Kalil Baracat como candidato, dos velhos amigos Julio e Jaime Campos que desgastaram com o Governador Mauro Mendes em defende-lo, e com o povo Cuiabano e Varzeagrandense. Que pena, jogou fora uma grande opurtunidade de até um dia chegar a ser Governador do Estado. O Povo adora uma traição, mais não perdoa um traidor.

  • Zé Alves | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 17h24
    4
    7

    Vamos ganha nus dois municipio ,mane pai ganhando no cba,vai a governo

Rumo às urnas

Estrategista, Fávaro agrada Mauro e Emanuel nas municipais

Por 17/09/2020, 10h:38 - Atualizado: 17/09/2020, 20h:15

carlos favaro 680

O senador tampão Carlos Fávaro (PSD), ao fechar coligação nas duas principais cidades de MT, conseguiu agradar o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB).

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Carlos Alberto | Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 20h15
    0
    2

    Eu e muito amigos vamos votar no Emanuelzinho para Prefeito de VG, mas para Senador eu apoio o Nilson Leitão, por causa do Julio Campos, ser seu suplente. Aqui é 456 na cabeça.

  • Francisco | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 18h59
    3
    0

    Nunca vote em candidato que não cumpriu o mandato pelo qual foi eleito: traiu seu voto!

  • Paulo | Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 16h00
    10
    3

    Estrategista não oportunista quer poder a qualquer preço vai levar tacada

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2602