Blog do Romilson Cuiabá, 08 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RESGATE HISTÓRICO

Banana na TV em 85 foi para Dante e não para professores, explica Júlio

Por 21/07/2019, 14h:21 - Atualizado: 21/07/2019, 14h:28

Reprodução

julio campos banana tv

Então governador Júlio Campos dá banana a Dante de Oliveira, que, na disputa a prefeito, em 85, lhe provocara

O ex-governador Júlio Campos carrega há décadas uma carga jogada pela oposição sobre seus ombros que não lhe pertence. Tudo por causa do gesto de uma banana diante das câmeras de tv, em 1985, no pico das eleições para Prefeitura de Cuiabá. Essa banana foi para Dante de Oliveira, mas, espalhou-se, maldosamente, que fora para os professores. E até hoje ele carrega essa pecha.

Júlio explica que naquela primeira eleição direta para prefeito, pós-regime militar, o MDB lançou para prefeito o então deputado Dante, o homem das Diretas Já, tendo como vice o coronel Torquato. O prefeito nomeado na época era Anildo Lima Barros.

Então governador, Júlio apoiou o ex-reitor da UFMT e secretário estadual de Saúde Gabriel Novis Neves (PDS). O vice era o poeta Silva Freire (PDT), formando uma coligação sui generis que, pela primeira vez, juntou no mesmo palanque lideranças nacionais como Roberto Campos e Leonel Brizola.

Dante, que fazia ataques ao Governo Júlio, acusando-o de usar dinheiro público na campanha de seu candidato, conduziu uma passeata, a cavalo, pelo centro da Capital e, ao passar em frente à residência oficial do governador, na rua Barão de Melgaço, alguém jogou ali um cacho de banana verde. Seria um provocação a Júlio, que estava despachando no palácio Paiaguás.

O governador ficou irritado com isso e aproveitou que a TV Manchete faria um debate entre os candidatos naquele mesmo dia e gravou um recado ao próprio Dante. Voltou-se para a câmara e, fazendo gesto de quem dá uma banana, disse: "Dante, aqui pra você, ó!".

Júlio conserva uma edição da revista Veja, que traz texto e fotos do episódio, comprovando que a banana fora para Dante, que naquele pleito venceu para prefeito.

O ex-governador, que completa 73 anos no próximo 11 de dezembro, veio a ser depois deputado federal, senador e se aposentou como conselheiro do TCE-MT. Antes, exerceu mandato de prefeito de Várzea Grande. Para Júlio, o episódio da banana foi uma invenção do velho MDB e da oposição e se "eternizou" injustamente como sendo um ataque aos profissionais da educação.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

julio campos 680

Júlio Campos afirma que MDB e outros opositores a seu governo espalharam que a banana seria para professores

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Paulo Barth | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 18h21
    2
    1

    Mato Grosso tbm tem história... o gesto da banana pode decair...mas a derrota do Candidato o então governador a época, " Julio" , isso ficou e vai ficar para posteridade!

  • mario | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 08h03
    6
    3

    e ai julinho o mauro mendes esta irredutivel? quando os companheiros que ajudaram ele nas eleiçoes do ano passado vão ajudar ele a governar?cade a força dos campos?

  • FM | Domingo, 21 de Julho de 2019, 20h37
    9
    6

    E a caneta cheia de tinta" que intimidou professores que ameaçavam greve por melhores salários, o que foi aquilo? Por sinal naquele ano a inflação começou a disparar, e no final do governo do Julinho a defasagem era muito maior do que agora. Pesquise e constate, mas não caia da cadeira por tamanha disparidade.

  • joao | Domingo, 21 de Julho de 2019, 19h41
    5
    9

    ENTERREM ESSA MUMIA

  • Orlandir Cavalcante | Domingo, 21 de Julho de 2019, 18h43
    10
    4

    Olha se a pecha pegou nao sei mas que o apadrinhado dele, o Mauro Mendes , está agindo igual..... logo esta historia parece mimimi

  • Maria Helena | Domingo, 21 de Julho de 2019, 16h48
    12
    15

    Meu DEUS, como o Julinho está de novo, com saúde, corado e mais bonito. Felizmente o transplante do figado já fez efeito, fico contente, pois sou sua admiradora, e minha mãe e minha avô me recomendava: votar sempre no Julio, esse é amigo do povo, e dos pobres. Que bom estar removendo um ponto negativo da sua biografia. Parabéns JJC.

  • Mariano de Souza Almeida | Domingo, 21 de Julho de 2019, 16h29
    15
    12

    Júlio Campos foi muito injustiçado com essa história da banana. Aliás, até hoje rotulam ele como o responsável pelo gesto contra os professores

  • Maria F. Albuquerque | Domingo, 21 de Julho de 2019, 16h28
    13
    9

    A verdade foi restabelecida. Mesmo tardiamente.

  • Roberto | Domingo, 21 de Julho de 2019, 16h07
    13
    7

    Tudo que o ex-Governador Julio Campos, explicou e esclareceu é verdade, pois era cinegrafista de TV na epóca e nesse Debate há 34 anos atraz, ocorreu esse gesto,que não tinha nada haver com greve de professores, mais sim era vespera da primeira eleição direta a Prefeito da Capital , e numa disputa renhida entre o PSD de Julio,com o seu candidato o Médico e ex-Reitor da UFMT Gabriel Novis Neves, e o MDB de Bezerra, com o seu candidato o Deputado Federal Dante de Oliveira ( direta já)as coisas se radicalizaram, e ocorreu esse incidente "diplomatico " hoje relembrado e esclarecido pelo RDNews. A verdada do fato, foi esclarecido hoje.

RUMO A 2020

Oposição se une, mas bate cabeça, e Pátio surfa livre em Rondonópolis

Por 08/12/2019, 17h:00 - Atualizado: 08/12/2019, 11h:07

Wheverton Barros

ze do patio 680

Enquanto o chamado grupo dos nove quebra cabeça para definir entre eles uma candidatura forte de oposição e que seja capaz de manter depois todos dentro do barco, Zé do Pátio (SD) rema tranquilamente pela reeleição em Rondonópolis.

Postar um novo comentário

EM ALTO TAQUARI

Trunfo de prefeito e shows da virada

Por 08/12/2019, 10h:11 - Atualizado: 08/12/2019, 10h:17

fabio alto taquari 680 prefeito

O prefeito de Alto Taquari Fábio Mauri Garbugio resolveu usar o trunfo do réveillon para, com dinheiro público, tentar recuperar a popularidade.

Postar um novo comentário

CONFRATERNIZAÇÃO

Blairo junta 3 grupos, governador e 4 ex e avisa que não será candidato

Por 07/12/2019, 17h:59 - Atualizado: 08/12/2019, 09h:26

ex-governadores 680 blairo mauro

Os ex-governadores Osvaldo Sobrinho, Blairo Maggi, Mauro Mendes, Júlio Campos e Moisés Feltrin, neste sábado

Blairo Maggi reuniu neste sábado, numa confraternização em sua chácara, em Cuiabá, cerca de 100 pessoas, incluindo quatro que ocuparam, mesmo que por alguns dias, a cadeira de governador (Júlio Campos, Moisés Feltrin, Oswaldo Sobrinho e o próprio Blairo), e ainda o atual Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Antônio CPA | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h27
    2
    0

    Ueee cadé o X...9..DO DELATOR....sinvallllllduuuuu

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h24
    0
    1

    Tudo mala...e puxa....faltou o bobo cheira..cheira

  • O pensador | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h18
    2
    0

    O título está contrário, convocou todos pra dizer que é super candidato.

VÁRZEA GRANDE

Hazama de volta ao jogo pra prefeito

Por 07/12/2019, 14h:00 - Atualizado: 07/12/2019, 09h:19

jose hazama 680

O empresário e vice-prefeito José Hazama (PRTB) voltou à bolsa de aposta dos Campos como uma das poucas opções do grupo à sucessão da prefeita Lucimar Campos (DEM).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h30
    0
    0

    Ratazana....

  • Jorge | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h09
    1
    0

    QUEM PODERIA SER PREFEITA DE VG ERA DRA MARIA EROTIDES. MULHER SERIA. HONESTAI,CAPACITADA.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

3 do agro derrotados querem nova disputa e só recuam se Blairo entrar

Por 06/12/2019, 20h:19 - Atualizado: 06/12/2019, 20h:29

blairo maggi 680

Os três candidatos que dividiram o agronegócio e amargaram derrota ao Senado em 2018, sendo eles Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB), voltaram a se movimentar nesta semana, disposto a concorrer de novo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h44
    0
    0

    Está é sua hora Gisela, você merece.

  • Davi | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h13
    9
    1

    Blairo Maggi já começou a percorrer o Estado alegando pré-campanha ao senado. Mas todos próximos já sabem que ele será candidato ao governo chancelado pelo clã Campos que quer garantir apoio à prefeitura de VG e ao senado e já desconfiam da grande perda de capital político do Mauro Pinóquio. A base do governador já começa a demonstrar sinais de desgaste e tende a aguardar o momento certo para o esfacelamento, como aconteceu com o Pedro Taques.

EM NORTELÂNDIA

Presidente da AMM deixa PSD e vai disputar prefeitura contra ex-aliado

Por 06/12/2019, 12h:53 - Atualizado: 06/12/2019, 12h:59

neurilan 680

O presidente da AMM Neurilan Fraga oficializou hoje sua saída do PSD em caráter irrevogável e irretratável. Protocolou o comunicado na 17ª Zona Eleitoral de Nortelândia e também junto ao diretório municipal.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • SEVERO GOMES SANTOS | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h17
    1
    0

    MT mais transparente, quem é esse WALDOMIRO?, temos sim, fazer um limpa no EXECUTIVO e no LEGISLATIVO, no Executivo tem assessor que ja está a mais de 15 anos, só serve pra fazer FUXICO e ficar na Porta da Prefeitura e no LEGISLATIVO tem vereador que já vai aposentar sem exercer realmente a função do VEREADOR, fiscalizar, e outros parecem que ganharam na Loteria, reforma e construção de casa, carro novo, etc.......

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h58
    1
    0

    E hora de mudança, pra nossa cidade Waldomiro este sim fará mudança e parcerias visando modernizar município. Viabilizar polo do IFMT ou unemat no município.

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 19h52
    3
    0

    Acredito que está hora de outras opções como por exemplo senhor Waldomiro em nortelândia. Vamos la pessoal compartilhar com amigos e nas redes queremos Waldomiro na prefeitura.

  • Gutemberg Abreu | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 15h23
    4
    0

    não quer largar o osso!

  • Birma | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h01
    0
    1

    Oi...em caso de uma dívida grande renegociada...não paga em tempo e novamente acumulada, e então tendo pago mais da metade da dívida...que juram não renegociar mais, pode_ se cortar a luz sabendo-se que na casa há criança pequena e um casal de idoso já com bastante limitações? O que resta da dívida precisa mesmo, obrigatoriamente, ser pago de forma integral? Estou tentando ajudar uma amiga...mas os argumentos não me convencem...e gostaria de entender melhor como funciona! Obrigada.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2458