Blog do Romilson Cuiabá, 23 de Abril DE 2021 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

CÂMARA DE CUIABÁ

Borges e Adevair travam "briga" rumo à sucessão de Deucimar

23/08/2010, 12h:22 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

    A menos de 48 horas para a escolha do novo presidente da Mesa Diretora de Cuiabá, o clima é tenso e as articulações em torno das chapas de Adevair Cabral (PDT) e Paulo Borges (PSDB) são cada vez mais intensas. Os dois parlamentares conversam com os colegas na tentativa de manter os apoios já existentes e conquistar novas adesões que viabilizem a consagração de um deles como o novo sucessor de Deucimar Silva (PP). A tendência é que, a exemplo do que aconteceu em janeiro de 2008 quando o progressista foi escolhido, uma definição quanto aos apoios ocorra mesmo na última hora e que alguns parlamentares até mudem de opinião instantes antes da escolha marcada para quarta (25) às 17h.

   Adevair foi o primeiro a colocar seu nome na disputa. Desde abril, quando saiu da secretaria de Cultura, o pedetista já afirmava que queria ser o novo presidente da Câmara. De lá para cá, com a ajuda do ex-vereador Ivan Evangelista (PPS), cassado por compra de votos no pleito de 2008, Adevair construiu um grupo que parecia inabalável. Tinha o apoio de 14 dos 18 vereadores que hoje atuam no parlamento, mas a saída de Ivan e, principalmente, a entrada de Júlio Pinheiro (PTB), fez com que o pedetista perdesse o sono. Ocorre que Júlio chegou na Câmara com a intenção de mobilizar uma segunda via, que pudesse pelo menos desequilibrar o grupo de Adevair.

   Ele pretendia ser o cabeça de chapa, mas após muitas conversas e reuniões chegou-se ao entendimento que o nome deveria vir do PSDB porque, somente assim, o grupo conseguiria trazer os tucanos Antônio Fernandes e Lueci Ramos para seu lado. Os dois querem ficar com Adevair porque compõem a Mesa como 2º vice-presidente e 1ª secretária, respectivamente, mas são pressionados por uma resolução do diretório do PSDB a votar em bloco. Em princípio, Lueci chegou a afirmar que então gostaria de ser a cabeça de chapa, mas o grupo teria chegado ao consenso de trabalhar o nome do líder do prefeito Chico Galindo (PTB), Paulo Borges (PSDB), que é avalizado pelo candidato ao Governo e ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos.

   Lueci e Fernandes ainda relutam, mas a tendência é que cedam e acompanhem o partido. De todo modo, uma definição deve ocorrer nesta terça (24), quando os três tucanos devem se reunir novamente com os membros da executiva municipal do PSDB, presidida por Ussiel Tavares. Além dos três, já teriam fechado com Borges, Júlio Pinheiro, Clovito Hugueney, Washington Barbosa, Domingos Sávio e Arnaldo Penha.

   Já com Adevair estariam Toninho de Souza (PDT), Everton Pop (PP), Chico 2000 (PR), Deucimar, Juca do Guaraná (PP), Ademir Xavier (PRTB) e Totó César (PRTB). Já Lúdio Cabral (PT) e Francisco Vuolo (PR) ainda não definiram quem vão apoiar e são os mais "assediados". Hoje Adevair ainda é o que possui mais apoio e possibilidades de vencer, mas a escolha do novo presidente da Casa passou a ser uma incógnita. Até quarta, quando tudo vai ser sacramentado, muita coisa deve acontecer e os bastidores da Câmara devem ser permeados por muitas conversas e acordos, firmados num ambiente tenso. A situação está tão imprevisível que já se fala até em confinamento para que os apoios conseguidos não mudem de ideia e troquem de lado.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Nina Butaca | Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010, 09h22
    0
    0

    Bom Dia .... ComO digo Novamente, Vcs não conhece mesmo o nosso Vereador Adevair Cabral, não sabe dos serviços dele prestado na nossa Cuiabá.... nem viu o que ele e capaz de fazer para melhorar .... Olha Agusto Cesar fica tranquilo que não havera Confusão nenhuma, e SIM melhoria para todos nessa casa de lei... Pode ter certeza disso !!!! ATÉ a VITORIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..... COMPANHEIROS E INVEJOSOS

  • augusto cesar | Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2010, 16h33
    0
    0

    Até q enfim uma boa notícia pra Cuiabá! Só o vereador Paulo Borges significa a mudança q tanto queremos. Infelizmente o Adevair coligou com o Deucimar e vai continuar a "confusão" na Câmara.

  • paulo cesar | Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2010, 16h28
    0
    0

    paulo cesar, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

CHANTAGEM POLÍTICA

3 vereadores de Cáceres, tentativa de cargos e agora pedido de CPI

Por 22/04/2021, 21h:34 - Atualizado: 22/04/2021, 21h:37

vereadores marcos ribeiro, negacao e aki 680

Vereadores Marcos Ribeiro, Flávio Negação e Lacerda do Aki, em posições isoladas, defendem CPI contra prefeita

Numa ação orquestrada para tentar deixar acuada a prefeita cacerense Eliene Liberato, após tentativas frustradas de emplacar cargos na administração, três vereadores resolveram, então, propor criação da CPI de Recursos da Covid-19. Mas não tem apoio dos demais colegas.

Postar um novo comentário

RUMO À REELEIÇÃO

Mauro é candidatíssimo e 4 já entram na pré-disputa a vice

Por 22/04/2021, 17h:07 - Atualizado: 22/04/2021, 17h:08

cidinho 680

Embora evite tocar publicamente no projeto de reeleição, ainda mais neste momento de pandemia, Mauro Mendes, que só irá se definir oficialmente em março do próximo ano, é candidatíssimo à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Elson Oliveira | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 20h39
    7
    2

    Mauro não dá, Jaime Campos tbm não... Na atual conjuntura senador Wellington Fagundes é minha opção! Eita, rimou!! Dá até um jingle de campanha

  • Servidor público concursado | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 18h43
    17
    2

    MM será enterrado nas urnas pelos servidores públicos estaduais

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 17h32
    10
    29

    MT quer Jayme Campos governador a partir de janeiro de 2023. Jayme é imbatível.

PECUÁRIA

Virtual, megaleilão se auto-supera e comercializa mais de 25 mil animais

Por 22/04/2021, 08h:07 - Atualizado: 22/04/2021, 08h:14

mauricao tonh� 680

Conduzido por Maurício Tonhá, o Maurição, o tradicional megaleilão deste ano da Estância Bahia, realizado virtualmente por causa da pandemia, no último dia 17, superou todas as expectativas, com valores expressivos de comercialização de animais.

Postar um novo comentário

SOCORRO JURÍDICO

A sacada de um escritório-container instalado na frente do Cisc Verdão

Por 21/04/2021, 16h:48 - Atualizado: 21/04/2021, 16h:51

cristiany guirra advogada 680

Determinada a ampliar o quadro de clientes, a advogada Cristiany Guirra teve a sacada de, não só transformar um container marítimo num escritório, como instalá-lo estrategicamente em terreno de esquina com boa visibilidade e de frente para prédio que abriga a Central de Flagrantes e a Derf, no chamado Cisc Verdão, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Fernando Silveira | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 16h57
    4
    0

    Dr servidor, se instalarem escritórios de advocacia na frente da ALMT e do TCE, o advogado ficará milionário, viu!

  • Chico Bento | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 15h52
    2
    0

    Interessante!

  • Dr servidor | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 23h09
    23
    5

    Aguardem! EM BREVE UM 2 NOVOS PONTOS: 01 na frente da ALMT e outro ao lado do TCE

RUMO A 2022

Direita se reúne e já tem nomes articulados para Governo e Senado

Por 20/04/2021, 20h:38 - Atualizado: 20/04/2021, 20h:51

deputados direita reuniao

A um ano e seis meses das eleições gerais, a direita já se articula por candidaturas proporcionais e majoritárias em Mato Grosso.

Postar um novo comentário

Comentários (29)

  • Sheik | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021, 02h51
    1
    0

    Minininhooo.....

  • Luciano | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 23h22
    4
    2

    Hahahahahahaha, que piada...

  • Comunista e ppkista | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 21h37
    7
    3

    Estão pedindo voto para quem, vossas excelências desavergonhadas? Não chega o que já estão fazendo com o País?

RUMO A 2022

Quem são os nomes do Araguaia na pré-disputa para deputado federal

Por 20/04/2021, 18h:48 - Atualizado: 20/04/2021, 18h:49

antonio bosaipo 680

O Grande Araguaia, com seus 35 municípios, apresenta uma "inflação" de pré-candidatos para 2022 não só a deputado estadual, mas também para federal.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Florentina da Silva | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 15h54
    0
    1

    eu vou com Japa, Nakamoto 2022

  • Bainho | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 09h17
    0
    0

    O que quer dizer Grande Araguaia? Não seria melhor dizer a grande região do Araguaia?

  • Margareth Barros | Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021, 08h07
    2
    7

    Aposto no jovem Antonio Bosaipo, pra cima, tammo junto.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2697