Blog do Romilson Cuiabá, 20 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

TCE

Bosaipo é acusado de crimes de peculato e lavagem de dinheiro

   A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o conselheiro Humberto Bosaipo por um ano do cargo no TCE ao acatar a denúncia de peculato e lavagem de dinheiro, em decisão unânime, proferida nesta quarta (16).

   Segundo o relator, ministro Francisco Falcão, merece respaldo a acusação de que Bosaipo incorreu em peculato ao emitir cheques em favor de um fornecedor inexistente, endossá-los e entregá-los à Confiança Factoring como pagamento por empréstimos pessoais realizados.

   “Seja pelo fato de que a denúncia descreve detidamente a conduta do denunciado ou porque a jurisprudência tem admitido nos crimes de autoria coletiva o oferecimento de acusação geral, dúvidas não restam que a denúncia em apreço não merece a pecha de inepta por ausência de descrição pormenorizada da conduta do agente”, concluiu o relator.

   O ministro também acatou a denúncia de lavagem de dinheiro num suposto esquema envolvendo Bosaipo e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, por meio da mesma factoring, de propriedade do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro. Falcão não acatou a acusação de formação de quadrilha.

   Bosaipo, Riva e mais nove pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual por 34 vezes, cada um, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro mediante pagamentos supostamente liberados pela Assembleia Legislativa. Segundo a denúncia, os cheques da Casa foram apreendidos na Confiança Factoring, pela Polícia Federal, durante a operação “Arca de Noé”.

   No STJ, o relator determinou o desmembramento do processo. Devido ao cargo de conselheiro, Bosaipo teve a denúncia apreciada pela própria corte. Já Riva e os demais denunciados serão sentenciados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e pelas varas criminais de Cuiabá. Segundo o ministro, o desmembramento era necessário “dada a multiplicidade de réus e motivo relevante residente no fato da possibilidade de, nas condições citadas, procrastinar-se feito em que há réu preso, além da clara possibilidade de transcurso do prazo prescricional durante a instrução criminal”.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Maurício de Nassau | Quinta-Feira, 17 de Março de 2011, 14h08
    0
    0

    Dona Maria Clara Martins deve ser mais uma fantasminha do inferninho dos capetas Riva e Bosaipo ... É inconcebível colocar um "corrupto contumaz" como o tal Bosaipo prá relatar contas públicas e o chefe mais corrupto ainda, que atende pelo nome de José Riva, prá fiscalizar e aprovar contas ... Sinceramente confio mais no Muamar, o Kaddafizinho !!!

  • jozimar | Quarta-Feira, 16 de Março de 2011, 22h54
    0
    0

    a dona maria deve ser beneficiada por jose riva, para defendelo assim, porque na razao social da assembleia legislativa de mato grosso esta assim, de propriedade de jose riva!!! o cara manda e desmanda mas o que me envergonha é os outros frocho dos deputados que se cala é isso mesmo frocho todos!

  • Maria clara martins | Quarta-Feira, 16 de Março de 2011, 21h48
    0
    0

    Agora voltou o casas as bruxas. A justiça brasileira so julga o que lhe e conviniente. Ao senador Pedro Taques porque não investiga as terras do seu avô, será que foram licitas??????????

REFORÇO AO SENADO

Bolsonaro virá a Cuiabá prestigiar candidata Fernanda

Por 20/10/2020, 10h:00 - Atualizado: 03h atrás

jair bolsonaro 680

O presidente Jair Bolsonaro virá mesmo a Cuiabá para participar de um ato em apoio à candidata ao Senado, coronel PM Rúbia Fernanda, do Patriota.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Kleber Ferreira Mendes | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 12h59
    2
    4

    José Augusto, eu até gosto do procurador Mauro, mas só por ele ser do psol, eu já fico com o pé atrás. Margarida Alves, também sou fã do Bolsonaro, mas poderíamos dar uma chance à coronel Rúbia, mesmo todo mundo falando que ela é uma militar de escritório.

  • Julia | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 12h49
    4
    5

    Fora bolsonaro, chega da ditadura, da censura, dos tempos sombrios, queremos ser feliz de novo, é julier e Lula Livre.

  • Daniel | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 11h19
    6
    4

    Vai perder tempo, Medeiros 191.q

DOAÇÕES

Com R$ 1 mi, Kalil é o candidato que mais arrecada em Várzea Grande

Por 19/10/2020, 20h:00 - Atualizado: 19/10/2020, 20h:05

kalil baracat 680

Kalil Baracat é o candidato a prefeito de Várzea Grande que mais recebeu doações nestes primeiros dias de campanha.

Postar um novo comentário

POLARIZAÇÃO

Duelo Juarez x Dorner em Sinop

Por 19/10/2020, 16h:08 - Atualizado: 19/10/2020, 16h:13

juarez costa roberto dorner 680

Mesmo Sinop, a Capital do Nortão com quase 200 mil habitantes, tendo seis candidatos a prefeito, a disputa se polariza entre o deputado e ex-prefeito Juarez Costa (MDB) e o empresário Roberto Dorner (Republicanos).

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Itamar Barros Filho | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 01h00
    0
    0

    TÁ DIFÍCIL DE ESCOLHER UM CANDIDATO PROMISSOR ANTE A ESSES QUE DESFILAM NA MÍDIA LOCAL.

RISCO DE EXPULSÃO

PSL exige Barbudo de "bico calado" sobre Senado

Por 19/10/2020, 08h:45 - Atualizado: 19/10/2020, 08h:45

nelson barbudo 680

Nelson Barbudo (PSL), deputado federal mais votado em MT em 2018, se viu obrigado a pisar no freio nesta eleição majoritária para o Senado, sob pena de ser atropelado pela direção nacional do seu partido.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Povo otario | Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020, 20h48
    2
    1

    Grande pecuaristas...assim afirmou um repórter aqui do estado

  • jose alves silva | Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020, 19h51
    5
    1

    esse é uma vergonha para mt espero que o povo abra bem o olho e não caiam mais em armadilha como essa

  • joaoderondonopolis | Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020, 10h50
    24
    3

    Quando vejo este homem, lembro que perdi meu voto quando votei nele. Me enganou bonitinho mesmo. Só que não me engana mais.

SEM MÁCULA

As explicações de Pivetta para apoiar Fernanda ao Senado

Por 18/10/2020, 18h:25 - Atualizado: 18/10/2020, 18h:28

Rodinei Crescêncio/Rdnews

otaviano pivetta 680

Do vice-governador, empresário Otaviano Pivetta (PDT), sobre a coronel Fernanda, a quem declarou apoio na disputa para o Senado:

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jose alves silva | Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020, 19h53
    1
    0

    esse é uma vergonha para mt espero que o povo abra bem o olho e não caiam mais em armadilha como essa esse tambem foi mais um decepção bom nesse eu nunca acreditei mesmo ele não me engana não

  • Santiago | Domingo, 18 de Outubro de 2020, 19h39
    1
    0

    Santiago , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

CAMPANHA

Já com R$ 1 mi em doações, Gisela é a que mais arrecada em Cuiabá

Por 17/10/2020, 22h:23 - Atualizado: 17/10/2020, 22h:28

gisela simona 680

Das oito candidaturas à Prefeitura de Cuiabá, duas registram as maiores receitas neste início de campanha.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Ernane | Domingo, 18 de Outubro de 2020, 17h05
    9
    6

    Leandro, Moreira, por acaso vocês sabem o que significa "comunista"? Estão dizendo isto só porque o Carluxo mandou? Estão ganhando seu fardo de capim com esses comentários esdrúxulos?

  • josiel Batista | Domingo, 18 de Outubro de 2020, 11h52
    12
    11

    Claro que arrecadaria , só os barões do funcionalismo autoritário e de novo não tem nada Ela tanto que faliu o procon tá ali o prédio abandonado e deteriorado essa se diz mãos limpas eu eim

  • LEANDRO | Domingo, 18 de Outubro de 2020, 10h31
    14
    17

    SÓ DOIDO PRA VOTAR NESSA COMUNISTA.....SÓ FALA EM SOCIAL, MESMA CONVERSA DA ESQUERDALHA.....DEPOIS OQUE VÊ É SÓ ROUBALHEIRA.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2616