Blog do Romilson Cuiabá, 06 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Suiá Missu

Cidinho faz apelo ao governo federal sobre retirada de famílias e pede "bom senso"

Por 27/03/2014, 18h:33 - Atualizado: 27/03/2014, 18h:40

Da tribuna, nesta quinta (27), o senador Cidinho Santos (PR) cobrou providências do governo federal em relação às 271 famílias retiradas da gleba Suiá Missu, em Alto da Boa Vista. Após quase dois anos da primeira desintrusão, a reintegração de posse, sentenciada pelo juiz federal Ilan Presser, teve início hoje, na qual policias federais e rodoviários federais conduziram o egresso dos produtores rurais que reocuparam a área, em fevereiro.

Segundo Cidinho, por falta de resolução por parte do governo federal, a região voltou a ser alvo de tumulto e tensão. O republicano destaca que são quase 7 mil pessoas, sendo cerca de 900 crianças, envolvidas. “São pais e mães desesperados sem condição de sustento, pois não há emprego na região para toda esta demanda. Até hoje não foram indenizadas ou realocadas”.

Na tentativa de reverter a situação, Cidinho apresentou levantamento feito no local, e a conclusão, segundo ele, é que para cada família Xavante há disponível 25 mil hectares de terra. Isso porque a região onde os colonos foram forçados a sair, a reserva Marãiwatsédé, tem 165.241 hectares, sendo habitada por 928 indígenas Xavantes, que ocupam apenas uma pequena parte desta extensão. 

Além disso, o senador aponta que existe, na Funai, a informação de que  há um montante de praticamente 110 milhões de hectares arrolado nos diversos estágios do processo de demarcação de território indígena. Apesar disso, os números não são definitivos, tendo em vista que há outras 15 iniciativas semelhantes ainda em estudo.

O parlamentar também defende a efetivação da portaria 303/2012, da AGU, que normatiza os critérios para demarcação de terras indígenas, limitando a ampliação de áreas já abalizadas. “Defendo a efetivação da 303, pois sou grande defensor do direito de propriedade, e contra o abuso na criação de reservas indígenas. Espero que o bom senso recaia sobre todos e que o senso de responsabilidade e retidão do governo federal fale mais alto”. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Pedro Mendes | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 13h59
    0
    0

    Parabéns ao Gaeco, mas o trabalho deve continuar, e se querem uma dica passem pela CuiabáPrev e com certeza chegaram em mais um vereador, Gaeco passe por lá, só uma passadinha para tomar um guaraná.

  • manuel mamehd | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 12h51
    0
    0

    CIdinho parabens por sua postura o governo deveria ouvir mais o povo brasileiro que trabalha pra manter este estado e nao dar enfase a estas ongs internacionais que na verdade nao tao neim ai com a natureza e indios só querem barrar o progresso do nosso pais, que alias é rotulado o pais do carnaval e do futebol, como se só fosse isso que fazemos

  • Antonio joão de Barros Neto | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 11h59
    1
    0

    Com a palavra o pároco se nova Marilandia, e aí Padre? o que achas do nobre Senador Defender grileiros?

EM CHAPADA

Prefeita comunica estar com câncer veja

Por 06/06/2020, 12h:25 - Atualizado: 19min atrás

thelma 680

A ex-deputada federal e hoje prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, anunciou hoje que, após tratamento de trombose, foi diagnosticada com câncer de mama.

Postar um novo comentário

RUMO À APOSENTADORIA

Ex-deputado vai "arrastado" pra sala

Por 05/06/2020, 20h:02 - Atualizado: 05/06/2020, 20h:08

ellene lima 680

Aos 65 anos e já cansadão, Eliene Lima, que voltou à sala de aula após quase 30 anos de vida pública, estava indo arrastado para o IFMT, onde é lotado como professor de matemática, até antes da pandemia. 

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • MT mais transparente | Sábado, 06 de Junho de 2020, 08h31
    2
    0

    Engraçado como servidor sem titulação de mestre e está fora sala de aula mais 20 anos e aposentar como mestre é irregular. O RDC impede qualquer tipo de aproveitamento sem estar em sala de aula. Sendo assim devemos realizar uma apuração junto CGE esta situação.

  • Juca | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h42
    15
    0

    Esse tem histórico de m...

  • Mário Figueiredo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h31
    16
    1

    He Mato Grosso....mais um que se deu bem!!!!

MORTE PREMATURA

1º exame em Adriano dá negativo para Covid-19

Por 05/06/2020, 12h:42 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:45

adriano silva 680

O exame feito em Cáceres em Adriano Silva, que faleceu na última quarta (4), deu negativo para Covid-19.

Postar um novo comentário

PRECAUÇÃO

Governador deixa residência para fazer exame e nega viagem para SP

Por 05/06/2020, 11h:52 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:26

mauro mendes 680

O governador Mauro Mendes, por meio da Secretaria de Comunicação, assegura que continua em casa e desmente a informação de que teria viajado a São Paulo, nesta madrugada, para continuar tratamento contra coronavírus no hospital Sírio-Libanês.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Mauro | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h39
    9
    2

    Num momento de dificuldades pelo qual todos nós estamos passando na minha opinião faz-se necessário todo órgão de impressa ter cuidado e checar primeiro a informação antes de divulgá-la, sob pena de produzir e publicar algo inverídico o que de nada contribui no momento atual

  • Eve | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 17h16
    29
    4

    Vocês publicaram que ele tinha viajado para Sao Paulo se tratar no Sírio. Qual é a noticia verdadeira ? Ou voces espalham FAKES NEWS?

  • fabinn | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 14h39
    36
    3

    Isso ai governador, não lhe desejo mal, porém, peço que mostre a qualidade dos hospitais públicos em Cuiabá. Por favor, não pensem errado sobre minha opinião, mas será que o governador iria para o Metropolitano? Santa Casa? Mostre que confia no serviço desses hospitais sr governador. Por favor, eu peço perdão pela fala, não desejo mal de ninguém, não estou usando a doença do governador, só uma curiosidade minha. Desejo melhoras ao nosso chefe de estado.

PROCESSO ELEITORAL

Mesmo sob pandemia, reitor da UFMT já convoca Colégio Eleitoral

Por 04/06/2020, 20h:43 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:48

evandro ufmt 680

Mesmo com as atividades da UFMT suspensas por causa da pandemia, o reitor Evandro Soares da Silva, que já se movimenta pela recondução ao cargo, convocou reunião do Colégio Eleitoral Especial.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Antonio Carlos jaudy | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h47
    5
    1

    Quero saber quem disse que ele é candidato único? Quero saber se consulta a instituição se faz através de uma Live? Se esse pleito não tiver transparência, justiça e legalidade será motivo de demanda jurídica e responsabilização dos que não cumprirem os ditames legais. A professora Danieli Backes é também candidata e está muito bem cotada quero ver se o nome dela não irá constar da lista tríplice.

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h34
    3
    4

    Antônio, quem é você que fala em nome da UFMT? De onde parte sua informação de que os pre-candidatos retiraram sua candidatura? E esse consenso, foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h30
    3
    1

    Antônio, esse consenso foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

ANTES E DEPOIS

Prefeito de Cáceres agora elogia Adriano; pura falsidade assista

Por 04/06/2020, 15h:46 - Atualizado: 04/06/2020, 16h:43

francis maris 680

O prefeito de Cáceres Francis Maris, que desde a campanha de 2016 vinha fazendo ataques e denúncias contra Adriano Silva, gravou um vídeo, classificando o ex-adversário político de "líder", de "filho ilustre de Cáceres", para quem prestou grande serviço, seja junto à comunidade acadêmica, como professor e reitor da Unemat, seja pelos trabalhos prestados na região.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudomiro | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h00
    11
    2

    Politicamente nunca fui fã dos dois como politico, mas inoportuno e falso e esse comentário do rdnews.

  • O cara | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 17h04
    17
    1