Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Suiá Missu

Cidinho faz apelo ao governo federal sobre retirada de famílias e pede "bom senso"

Por 27/03/2014, 18h:33 - Atualizado: 27/03/2014, 18h:40

Da tribuna, nesta quinta (27), o senador Cidinho Santos (PR) cobrou providências do governo federal em relação às 271 famílias retiradas da gleba Suiá Missu, em Alto da Boa Vista. Após quase dois anos da primeira desintrusão, a reintegração de posse, sentenciada pelo juiz federal Ilan Presser, teve início hoje, na qual policias federais e rodoviários federais conduziram o egresso dos produtores rurais que reocuparam a área, em fevereiro.

Segundo Cidinho, por falta de resolução por parte do governo federal, a região voltou a ser alvo de tumulto e tensão. O republicano destaca que são quase 7 mil pessoas, sendo cerca de 900 crianças, envolvidas. “São pais e mães desesperados sem condição de sustento, pois não há emprego na região para toda esta demanda. Até hoje não foram indenizadas ou realocadas”.

Na tentativa de reverter a situação, Cidinho apresentou levantamento feito no local, e a conclusão, segundo ele, é que para cada família Xavante há disponível 25 mil hectares de terra. Isso porque a região onde os colonos foram forçados a sair, a reserva Marãiwatsédé, tem 165.241 hectares, sendo habitada por 928 indígenas Xavantes, que ocupam apenas uma pequena parte desta extensão. 

Além disso, o senador aponta que existe, na Funai, a informação de que  há um montante de praticamente 110 milhões de hectares arrolado nos diversos estágios do processo de demarcação de território indígena. Apesar disso, os números não são definitivos, tendo em vista que há outras 15 iniciativas semelhantes ainda em estudo.

O parlamentar também defende a efetivação da portaria 303/2012, da AGU, que normatiza os critérios para demarcação de terras indígenas, limitando a ampliação de áreas já abalizadas. “Defendo a efetivação da 303, pois sou grande defensor do direito de propriedade, e contra o abuso na criação de reservas indígenas. Espero que o bom senso recaia sobre todos e que o senso de responsabilidade e retidão do governo federal fale mais alto”. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Pedro Mendes | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 13h59
    0
    0

    Parabéns ao Gaeco, mas o trabalho deve continuar, e se querem uma dica passem pela CuiabáPrev e com certeza chegaram em mais um vereador, Gaeco passe por lá, só uma passadinha para tomar um guaraná.

  • manuel mamehd | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 12h51
    0
    0

    CIdinho parabens por sua postura o governo deveria ouvir mais o povo brasileiro que trabalha pra manter este estado e nao dar enfase a estas ongs internacionais que na verdade nao tao neim ai com a natureza e indios só querem barrar o progresso do nosso pais, que alias é rotulado o pais do carnaval e do futebol, como se só fosse isso que fazemos

  • Antonio joão de Barros Neto | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 11h59
    1
    0

    Com a palavra o pároco se nova Marilandia, e aí Padre? o que achas do nobre Senador Defender grileiros?

  • Antonio Júnior | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 09h08
    0
    0

    E sobre a CPI da Petrobras votou contra ou a favor? Fala ai que o povão quer saber.

  • Nill Peçanha Mendes | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 05h05
    0
    0

    De Novo !!! vira o disco amigo, você noutro mandato que assumiu como Senador Tampão , falou a mesma coisa, O brasil em especial ao MT está cheio de problemas e você ignora !!! Fale por exemplo, sobre seus processos e sobre os sanguessugas !!!

  • laura lima | Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 19h48
    0
    0

    São terras indígenas, os invasores tem que sair.É preciso respeito neste Brasil de baderna.

  • nelson fleury | Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 19h31
    0
    0

    o sr falou tudo que eu gostaria de falar parabens, senador CIDINHO

EM GRUPO

Aniversário junta futuros candidatos

Por 25/01/2020, 22h:08 - Atualizado: 02h atrás

adilton sachetti, pivetta, paulo araujo e gilberto

Adilton Sachetti, Otaviano Pivetta, Paulo Araújo e Gilberto Figueiredo, hoje, em bate-papo no aniversário de Viviane

O vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, reuniu neste sábado, em sua casa em Cuiabá, um seleto grupo de políticos e amigos para comemorar o aniversário da esposa Viviane.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Rodrigo | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 23h01
    0
    0

    Rodrigo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

SUPLEMENTAR AO SENADO

Antero conduz marketing de Pivetta

Por 25/01/2020, 21h:45 - Atualizado: 03h atrás

antero de barros 680

Otaviano Pivetta já acertou a condução do marketing de sua campanha ao Senado, na suplementar de 26 de abril. Será o ex-senador Antero de Barros, que carrega histórico de várias campanhas vitoriosas, sendo as últimas delas de Mauro Mendes a governador, em 2018, de Emanuel Pinheiro à Prefeitura de Cuiabá, em 2016, e de Pedro Taques ao governo estadual, em 2014.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • naldo | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 23h23
    0
    1

    Este Antero foi o presidente da CPI do Banestado, Nossa Caixa, no governo FHC. Na época, o rombo nos cofres públicos foi em torno de 100 bilhões de dólares. No entanto, tudo foi engavetado!!!!

FRASE PLAGIADA

Um Alvin mato-grossense de direita que copia texto da esquerda

Por 25/01/2020, 08h:32 - Atualizado: 25/01/2020, 08h:44

piccoli 680 publicacao tangara psc

Texto assinado e publicado numa rede por Jean Piccoli, que se lançou pré-candidato a prefeito de Tangará da Serra 

Em Tangará da Serra, Jean Piccoli, filiado ao PSC local e pretenso candidato a prefeito, se declarou de direita. Achou que isso chamaria atenção nas redes sociais.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Davi | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 20h51
    0
    0

    Armararam para o Alvin, mas no caso de Tangará?

  • Revoltado | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 09h46
    7
    2

    São os intelectuais deste século, não conseguem se quer, elaborar uma frasse.

  • Luciano | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 09h01
    1
    2

    Porque ele seria demitido?

ANO ELEITORAL

Retorno de férias em ano desafiador

Por 24/01/2020, 20h:29 - Atualizado: 24/01/2020, 20h:35

emanuel pinheiro 680

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que retorna a Cuiabá neste domingo, após uma semana de "férias" com a família no litoral nordestino, só vai despachar no sétimo andar do Palácio Alencastro na próxima quarta (29).

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • octavio augusto regis de oliveira | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 22h06
    8
    4

    Baterias recarregadas partir firme para reeleiçao

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Bolsonaro não cita Selma e diz que apoia bom candidato em MT assista

Por 24/01/2020, 09h:22 - Atualizado: 24/01/2020, 09h:30

bolsonaro 680

Presidente Bolsonaro, em live ontem ao lado do ministro dos Transportes Tarcísio Gomes, fala sobre eleição em MT

O presidente Bolsonaro disse que está em dúvida se entra ou não com apoio a alguma candidatura na briga pela cadeira ao Senado por Mato Grosso. Mas, em seguida, deixa claro que deve se envolver no pleito.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Irene Lopes tga🥰 | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 10h12
    0
    0

    Bom porque é difícil as pessoas realmente entender que não queremos matar ninguém a pena de morte é para intimidar somente!! Só não cometer crimes ediondos que não morrerá!!!

  • Maria Augusta | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 18h47
    4
    4

    Aposto que ao ver a lista dos candidatos ao Senado por Mato Grosso, o Presidente Bolsonaro vai apoiar o Julio Campos, que foi seu colega de Camara, é seu amigo e foi um dos politicos do DEM que apoiou abertamente a sua campanha, e gravou pedido de votos para o 17. Aguardem...para conferir.

  • Gilston | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 14h03
    11
    2

    Os dois pucha saco do bolsonaro, o tal de Barbudo e esta Sra aí ex-senadora, ta levando um chute na bunda, por bolsonaro. isso é que dá puxar saco. detesto homem puxa saco. Deus me livre.

  • Luciano | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 10h40
    0
    0

    Luciano, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

ONTEM E HOJE

Wilson vai pra base da gestão Mauro

Por 24/01/2020, 09h:00 - Atualizado: 24/01/2020, 09h:46

wilson mauro 680

Ex-prefeitos de Cuiabá, o hoje deputado Wilson Santos e o governador Mauro Mendes se aproximam politicamente

Wilson Santos está prestes a aceitar o convite do governador Mauro Mendes para compor a base.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • jose | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 08h19
    0
    0

    jose, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Miriam | Sábado, 25 de Janeiro de 2020, 02h11
    0
    0

    Esse nunca me enganou.

  • Saulo | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 23h22
    2
    0

    Na minha opinião deveria continuar na oposição. Vai rasgar seu discurso.

  • Cuiabana | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 18h29
    8
    2

    Já votei várias vezes em Wilson Santos, quando o vi apoiando a reforma da previdência social, e ferrando os servidores públicos do executivo estadual, arrependi amargamente de ter votado nele. Se depender do meu voto, nunca mais será eleito. Traidor do povo...

  • celio ferreira macedo | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 16h39
    7
    0

    Na política, os ódios comuns são a base das alianças. - Alexis de Tocqueville

  • Servidor | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 16h12
    15
    2

    Os dois se merecem e vai morrer abraçados em 2022, os servidores já tem as metas definidas daqueles que serão humilhados nas urnas e estes dois são alguns dos que serão derrotados!!

  • Nilza | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 14h24
    18
    2

    POR ISSO QUE MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE OS POLÍTICOS SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO.

  • Maria | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 13h47
    19
    1

    ESSE SUJEITO WILSON SANTOS VEIO DA CLASSE HUMILDE QUE É A DE PROFESSORES E O MAURO MALVADEZA CHEGOU AQUI NA DÉCADA DE 70 COM UMA MÃO NA FRENTE E A OUTRA ATRÁS PARA ESTUDAR NA UFMT, OS DOIS JUNTOS SÃO GRANDE TRAIDORES DOS SERVIDORES DESTE ESTADO, POR ISSO QUE MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE COM POLÍTICO NEM O DIABO PODE.

  • Marcelo | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020, 13h35
    11
    2

    Política é isso o que vale é dinheiro no bolso, e mel na boca dos bobos, não votei e nunca votarei nessa corja; Papagaio depirata