Blog do Romilson Cuiabá, 04 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Cinco secretários da Capital "ensaiam" candidatura; Fábio Garcia avalia o cenário

Por 03/03/2014, 08h:22 - Atualizado: 03/03/2014, 08h:28

Rodinei Crescêncio/Rdnews

8-montagem-brito-fabio-suelme-fabrico-beto.jpg

Além de Carlos Brito (à esquerda) e Fábio Garcia, os secretários Suelme Evagelista, Marcus Fabrício e Alberto Machado, possivelmente deverão deixar seus cargos para encarar as urnas nestas eleições

Cinco secretários de Cuiabá “ensaiam” candidatura a deputados estadual ou federal nestas eleições. Apesar de o prefeito, Mauro Mendes (PSB), sempre citar como possíveis candidatos apenas o seu braço-direito, secretário de Governo Fábio Garcia, e o de Esportes e Cidadania Carlos Brito (PSB), há outras possibilidades, tais como os secretários de Cidades, Suelme Evangelista (PSB), o de Turismo, Marcus Fabrício (PTB), e o de Cultura, Alberto Machado (PHS), mais conhecido como Beto, da dupla sertaneja Dois a Um.

Neste cenário, é muito difícil para eles tomar a decisão de assumir candidatura, porque se forem reprovados pelas urnas possivelmente não teriam chance de retornar à administração municipal. Eles partem para uma disputa extremamente complicada. Alguns não têm chances nenhuma de se eleger. De todos, o que tem mais experiência é Brito, pois já foi deputado, presidente da extinta Agecopa e candidato a prefeito no pleito de 2012.

As eleições estaduais são bastante acirradas, o quociente eleitoral para se eleger deputado é de 70 mil votos. Além disso, eles vão para o enfrentamento com pelo menos quatro deputados da Baixada Cuiabana que vão à reeleição, sendo eles Guilherme Maluf (PSDB), Walter Rabelo (PSD), líder nas pesquisas, Emanuel Pinheiro e João Malheiros, ambos PR. A favor deles tem a janela deixada por Sérgio Ricardo (PR), que era campeão de votos e agora está no Tribunal de Contas do Estado. Fábio Garcia destaca que dentre os secretários, nem todos podem ir com o objetivo de se eleger, mas sim para atender apelo do grupo partidário visando fazer legenda. Eles são cobiçados porque são puxadores de votos e podem aumentar as chances daqueles que estão no topo da chapa.

Vindo da iniciativa privada, tendo apenas um ano na gestão pública e incentivado pelo prefeito, Fábio se prepara para a primeira candidatura. Avalia que a experiência política não é fator determinante da força de um candidato. Pondera que o eleitor de hoje está procurando postulantes com perfil diferente dos políticos profissionais e desejando renovação. “Esta questão de ser conhecido não é fundamental. Não tenho medo do desafio”.

De todo modo, ele ainda não assumiu oficialmente que é pré-candidato e explica o porquê da resistência. “Não tenho medo de ser cedo ou tarde para encarar uma candidatura. O que me interessa é saber se o projeto é do grupo ou só do Fábio Garcia”. 

O secretário conta também que assim como Mauro, ele tem muito pouco tempo para fazer política, apenas o fim de semana. E apenas aos sábados e domingos tem acompanhado o pré-candidato do grupo ao Governo, o senador Pedro Taques (PDT), em algumas viagens pelo interior. Fábio diz que se sair candidato será a federal, devido o partido querer preencher lacuna na Câmara Federal com a migração de Valtenir Pereira para o Pros. Além dele, o PSB especula para a chapa federal o vereador cuiabano Faissal Calil, bem como os ex-prefeitos de Juara, Cáceres e Rondonópolis, Oscar Bezerra, Túlio Fontes e Adilton Sachetti, respectivamente.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • laura lima | Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 13h17
    2
    0

    Sr.Dorneles,não vou ficar usando este espaço para bater boca com o senhor, até porque não conheço nenhum Cabrito.

  • Dornele$ | Quarta-Feira, 05 de Março de 2014, 23h22
    2
    2

    laura lima. minha filha, você esqueceu de citar, que Cabrito responde por um processo de só 8 milhões de reais. Por excesso de onestidade!

  • laura lima | Terça-Feira, 04 de Março de 2014, 10h17
    3
    5

    Experiência conta sim.Conta também SABEDORIA,HONESTIDADE,COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO E COM A COISA PÚBLICA.Estes predicados CARLOS BRITO tem e de sobra.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 19min atrás

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

INICIATIVA INÉDITA

Reeducandos em Cuiabá produzem saneantes e álcool em gel

Por 04/06/2020, 10h:42 - Atualizado: 01h atrás

deiver ifmt producao 680

Cerca de 30 reeducandos em Cuiabá estão fabricando saneantes, substâncias destinadas à higienização e desinfecção, como água sanitária, detergente e desinfetantes, e ainda álcool em gel para distribuição nos presídios.

Postar um novo comentário

REPERCUSSÃO

Governo e AL vão decretar luto oficial; Adriano sonhava ser prefeito

Sem velório, corpo será transladado a Cáceres nesta 5ª e direto para cemitério

Por 03/06/2020, 21h:44 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:04

adriano silva 680

O governador Mauro Mendes vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento nesta quarta do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia Legislativa também fará igual.

Postar um novo comentário

PODER SEM PODER

Mesmo sem mandato, Selma quer manter controle de cargos federais

Por 03/06/2020, 19h:13 - Atualizado: 03/06/2020, 19h:19

selma arruda 680

A briga entre o senador tampão Carlos Fávaro (PSD) e a cassada Selma Arruda (Pode) tem um novo round. Nos bastidores, Selma tenta impedir que Fávaro assuma o controle de "seus" cargos federais.

Postar um novo comentário

CARGO VITALÍCIO

Botelho deve ir mesmo para o TCE

Por 03/06/2020, 16h:16 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:11

Maurício Barbant

eduardo botelho 680

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), que na próxima semana será reeleito para mais dois anos de gestão no Legislativo, deve mesmo ir para o TCE.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • alexandre | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 08h20
    3
    0

    não precisa gastar com campanha eleitoral, 70 mil de proventos e verbas...

  • Janio carlos | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h40
    7
    1

    Senhor prefeito de Primavera do Leste, se as condições se sua cidade está ótima por que os moradores com covid está vindo para Rondonópolis tem alguma coisa errada.

EFEITO-PANDEMIA

Prefeito de Primavera reage e afirma que Pátio é omisso e mentiroso

Por 03/06/2020, 16h:00 - Atualizado: 03/06/2020, 16h:06

leonardo bortolini 1200

Leonardo Bortolini, de Primavera do Leste, reage às críticas de Zé do Pátio, de Rondonópolis, sobre leitos de UTI

O prefeito Leonardo Bortolini (MDB) se mostrou indignado com as declarações do colega de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), que afirmou que municípios vizinhos não estão dando respaldo às vítimas da Covid-19 e citou, como exemplo, Primavera do Leste.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joaquim Silva | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 20h02
    3
    0

    Zé Carlos, vergonha alheia tem limites. Procura se informar melhor antes de proferir um disparate desses, certas coisas é muito fácil checar.

  • Adaildon E M Costa | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h12
    10
    3

    Esse José Carlos do Pátio é um trapalhão. Fico imaginando como que o povo esclarecido de Rondonópolis vota num sujeito populista como Esse.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2552