Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Cinco secretários da Capital "ensaiam" candidatura; Fábio Garcia avalia o cenário

Por 03/03/2014, 08h:22 - Atualizado: 03/03/2014, 08h:28

Rodinei Crescêncio/Rdnews

8-montagem-brito-fabio-suelme-fabrico-beto.jpg

Além de Carlos Brito (à esquerda) e Fábio Garcia, os secretários Suelme Evagelista, Marcus Fabrício e Alberto Machado, possivelmente deverão deixar seus cargos para encarar as urnas nestas eleições

Cinco secretários de Cuiabá “ensaiam” candidatura a deputados estadual ou federal nestas eleições. Apesar de o prefeito, Mauro Mendes (PSB), sempre citar como possíveis candidatos apenas o seu braço-direito, secretário de Governo Fábio Garcia, e o de Esportes e Cidadania Carlos Brito (PSB), há outras possibilidades, tais como os secretários de Cidades, Suelme Evangelista (PSB), o de Turismo, Marcus Fabrício (PTB), e o de Cultura, Alberto Machado (PHS), mais conhecido como Beto, da dupla sertaneja Dois a Um.

Neste cenário, é muito difícil para eles tomar a decisão de assumir candidatura, porque se forem reprovados pelas urnas possivelmente não teriam chance de retornar à administração municipal. Eles partem para uma disputa extremamente complicada. Alguns não têm chances nenhuma de se eleger. De todos, o que tem mais experiência é Brito, pois já foi deputado, presidente da extinta Agecopa e candidato a prefeito no pleito de 2012.

As eleições estaduais são bastante acirradas, o quociente eleitoral para se eleger deputado é de 70 mil votos. Além disso, eles vão para o enfrentamento com pelo menos quatro deputados da Baixada Cuiabana que vão à reeleição, sendo eles Guilherme Maluf (PSDB), Walter Rabelo (PSD), líder nas pesquisas, Emanuel Pinheiro e João Malheiros, ambos PR. A favor deles tem a janela deixada por Sérgio Ricardo (PR), que era campeão de votos e agora está no Tribunal de Contas do Estado. Fábio Garcia destaca que dentre os secretários, nem todos podem ir com o objetivo de se eleger, mas sim para atender apelo do grupo partidário visando fazer legenda. Eles são cobiçados porque são puxadores de votos e podem aumentar as chances daqueles que estão no topo da chapa.

Vindo da iniciativa privada, tendo apenas um ano na gestão pública e incentivado pelo prefeito, Fábio se prepara para a primeira candidatura. Avalia que a experiência política não é fator determinante da força de um candidato. Pondera que o eleitor de hoje está procurando postulantes com perfil diferente dos políticos profissionais e desejando renovação. “Esta questão de ser conhecido não é fundamental. Não tenho medo do desafio”.

De todo modo, ele ainda não assumiu oficialmente que é pré-candidato e explica o porquê da resistência. “Não tenho medo de ser cedo ou tarde para encarar uma candidatura. O que me interessa é saber se o projeto é do grupo ou só do Fábio Garcia”. 

O secretário conta também que assim como Mauro, ele tem muito pouco tempo para fazer política, apenas o fim de semana. E apenas aos sábados e domingos tem acompanhado o pré-candidato do grupo ao Governo, o senador Pedro Taques (PDT), em algumas viagens pelo interior. Fábio diz que se sair candidato será a federal, devido o partido querer preencher lacuna na Câmara Federal com a migração de Valtenir Pereira para o Pros. Além dele, o PSB especula para a chapa federal o vereador cuiabano Faissal Calil, bem como os ex-prefeitos de Juara, Cáceres e Rondonópolis, Oscar Bezerra, Túlio Fontes e Adilton Sachetti, respectivamente.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • laura lima | Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 13h17
    2
    0

    Sr.Dorneles,não vou ficar usando este espaço para bater boca com o senhor, até porque não conheço nenhum Cabrito.

  • Dornele$ | Quarta-Feira, 05 de Março de 2014, 23h22
    2
    2

    laura lima. minha filha, você esqueceu de citar, que Cabrito responde por um processo de só 8 milhões de reais. Por excesso de onestidade!

  • laura lima | Terça-Feira, 04 de Março de 2014, 10h17
    3
    5

    Experiência conta sim.Conta também SABEDORIA,HONESTIDADE,COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO E COM A COISA PÚBLICA.Estes predicados CARLOS BRITO tem e de sobra.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

DEM abre prazo até 16 de fevereiro e Júlio será único a se lançar à disputa

Por 27/01/2020, 23h:42 - Atualizado: 02h atrás

julio campos 680

A direção estadual do DEM abriu prazo até 16 de fevereiro, ou seja, daqui a 18 dias, para quem desejar ser candidato à suplementar de 26 de abril para o Senado se manifestar oficialmente.

Postar um novo comentário

EM PRIMEIRA MÃO

DEM prioriza 10 maiores, sobe pra 5 opções em Cuiabá e define em maio

Por 27/01/2020, 22h:11 - Atualizado: 03h atrás

rogerio gallo 680 dem

Rogério Gallo, secretário de Fazenda, se filiará ao DEM, se tornando uma das 5 opções da sigla a prefeito de Cuiabá

Em reunião de cúpula há pouco, no Palácio Paiaguás, o DEM do governador Mauro Mendes decidiu que terá candidatura a prefeito prioritariamente nos 10 maiores municípios do Estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. E, no caso da Capital, ampliou-se para cinco o número de pré-candidatos.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • jose | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 23h39
    2
    0

    nenhum vale nada

  • AUDITOR SENIOR | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 23h04
    1
    3

    marcelo Padeiro bom nome

  • Diego A L | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 22h27
    4
    2

    De todos o menos ruim é o Marcelo padeiro, queira sim queira não tem serviço prestado em Cuiabá, mas não voto nele tbem...

COM OU SEM MAURO

Consultando sobre o que já decidiu

Por 27/01/2020, 21h:34 - Atualizado: 04h atrás

Romilson Dourado

wilson santos 680

Mesmo já tendo decidido se aliar a um governo sobre o qual vinha fazendo oposição dura, o deputado Wilson Santos (PSDB) resolveu fazer espécie de um plebiscito entre seus correligionários sobre apoiar ou não a gestão Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

GUERRA SANTA

A mesma que prega harmonia no TCE, persegue e dissemina discórdia

Por 27/01/2020, 19h:59 - Atualizado: 06h atrás

jaqueline jacobsen 350

 

A  conselheira substituta Jaqueline Jacobsen, que nesta segunda participou de culto ecumênico no TCE, invocou a palavra de Deus, defendeu união, amor, harmonia e pregou que se deve fazer as coisas sempre pela Glória de Deus, é a mesma que tentou, por mais de uma vez, desgraçar com a vida de José Carlos Novelli, um dos cinco conselheiros afastados do Pleno.

Postar um novo comentário

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Governo abre em março quase 3 mil vagas para estágio saiba os valores

Por 27/01/2020, 13h:47 - Atualizado: 27/01/2020, 13h:54

André Romeu

fachada pal�cio paiguas 1200

O governo estadual está abrindo 2.664 vagas de estágios em diversos órgãos e secretarias para contratação a partir de 1º de março. A bolsa remuneratória tem dois valores.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ahiga Zurac | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 16h07
    5
    0

    Será que dessa vez vai? Vale lembra que em julho do ano passado foi publicado a mesma noticia das vagas do estágio e até então não saiu do papel

  • jj | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 14h50
    4
    1

    BOA

Rondonópolis

Prefeito diz que Santa Casa é buraco sem fundo; gestão desmente assista

Por 27/01/2020, 09h:00 - Atualizado: 26/01/2020, 22h:24

ernando patio 680 santa casa

Empresário Ernando Cabral, da Acir, uma das entidades que ajudam na gestão da Santa Casa, e prefeito Zé do Pátio

Recursos federais destinados à Santa Casa de Rondonópolis, por meio de emendas parlamentares, estão sendo travados pela burocracia imposta pelo prefeito Zé do Pátio, propositalmente ou não.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Crítico | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 11h00
    1
    3

    MANE DO PALETÓ nunca mais

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2482