Blog do Romilson Cuiabá, 01 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Assembleia Legislativa

Com 22 votos, Riva se elege presidente; só Luciane contra

Com chapa única, deputados elegem nova Mesa Diretora

Por 01/02/2011, 11h:11 - Atualizado: 01/02/2011, 18h:07


Deputado José Riva é eleito para presidir a Assembleia durante o biênio 2011/2012
Foto: Widson Maradona

   Após a cerimônia de posse, os deputados que integram a 17ª legislatura dão início, em sessão especial, à eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012. A votação é individual e apenas uma chapa disputa o comando da Assembleia. Apesar de contar com novos nomes em seu quadro, a presidência não deve causar surpresa.

   Isso porque a chapa é encabeçada pelo deputado José Geraldo Riva (PP), que presidiu a Casa no último biênio e só deixou o cargo quando teve seu mandato cassado, no final do ano passado. Reeleito pela quinta vez, agora como deputado estadual mais votado de Mato Grosso, o progressista, que já provou seu poder de articulação, conta com cinco partidos em seu grupo.

   Com Riva na presidência e Sérgio Ricardo no cargo de primeiro secretário, um dos mais importantes da Mesa Diretora, a dobradinha se repete nessa legislatura. A chapa ainda conta com a participação de deputados estreantes e outros já destacados no cenário político. Para isso, o grupo conta com cinco partidos em sua formação.

   O cargo de primeiro vice-presidente ficará com Romoaldo Junior (PMDB). Ele já atuou na Casa por três mandatos e agora volta ao Legislativo depois de dez anos. O peemdebista, que se candidatou a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB) chegou a pensar em disputar a presidência numa chapa de oposição a Riva, mas acabou compondo com o progressista.

   Entre os novatos, estão o ex-vereador por Cuiabá Luiz Marinho (PTB), que faz sua estréia na Assembleia com reconhecida experiência no Legislativo, integrando o cargo de 2º vice-presidente da nova Mesa Diretora e o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que assume, pela primeira vez, um cargo político e integra a mesa como 3º secretário.

   Completam a diretoria dois deputados reeleitos Airton Rondina, o Português (PR), na 4ª secretaria e Mauro Savi (PR), que até então atuava como presidente da Assembleia. Ele assumiu o comando da Casa depois que Riva teve seu mandato cassado e teve que deixar o Legislativo. Mesmo com a posição de destaque, na nova formação, o republicano ficará apenas com a 2ª secretaria.

Confira como ficará o comando da Assembleia:
Presidente – José Riva (PP)
1º vice-presidente – Romoaldo Junior (PMDB)
2º vice-presidente – Luiz Marinho (PTB)
1º secretário – Sérgio Ricardo (PR)
2º secretário – Mauro Savi (PR)
3º secretário – Dilmar Dal Bosco (DEM)
4º secretário – Airton Português (PR)

Às 11h19 - Percival avisa que prefere se abster

   Percival subiu à tribuna para lembrar que está em seu 4º mandato como deputado e que sempre se absteve de votar em eleições da Mesa Diretora, porque acredita que ao votar num determinado colega, poderia ficar "devendo favores". "Nós não somos um clube de bons amigos", disse. O socialista ressalta que prefere manter o posicionamento. "Nunca tive nada contra a Mesa escolhida. Ambos são de partidos que apoiaram o governador Silval Barbosa (PMDB) nas últimas eleições".

   Citando a experiência de Riva e Sérgio Ricardo, Percival afirma que faz parte da oposição e que, por isso, prefere não participar da votação da eleição. "Mesmo admirando o trabalho de vocês, me reservo o direito de abster à votação, mas desejo que a chapa eleita conduza esta Casa assim como fez nos últimos anos".

Às 11h27 - Romoaldo diz que gostaria de ser como Riva

   Romoaldo Júnior afirmou que retorna à Assembleia após dez anos e que se sentiu surpreso com as mudanças e melhorias que foram feitas na Casa. "Não chega a ser inveja, mas uma vontade de ser igual ao deputado Riva, que chega aqui às 6h e, as vezes, fica até as 22h", afirmou.

Às 11h35 - Deputados iniciam votação

   Os deputados estaduais iniciaram a pouco a votação para escolha da nova Mesa Diretora. Um a um, são chamados por ordem alfabética para depositar o voto na urna. Como existe apenas uma chapa registrada, eles têm as opções de votar sim, não ou em branco.Às 11h57 - Inicia contagem dos votos

Com chapa única, a votação q ue durou cerca de 15 minutos já foi encerrada. A contagem dos votos foi conduzida pelos deputados Sebastião Rezende e Teté Bezerra. Em seguida, o presidente conferiu o número de cartas com o número de votantes.

Às 11h57 - Inicia contagem dos votos

   Com chapa única, a votação que durou cerca de 15 minutos já foi encerrada. A contagem dos votos foi conduzida pelos deputados Sebastião Rezende e Teté Bezerra. Em seguida, o presidente conferiu o número de cartas com o número de votantes.

Às 11h58 - Termina a abertura de votos; Mesa é eleita com maioria

   A chapa única para a Mesa Diretora da Assembleia foi eleita com 22 votos favoráveis. A abertura da 16ª carta de votação, a única que teve voto contrário ao grupo, foi vaiada pelos parlamentares presentes. Além destes votos, a eleiçao contou com absteção previamente anunciada de Percival. O resultado garante o retorno da Riva à presidência da Casa, na dobradinha que tem Sérgio Ricardo como primeiro secretário.

Às 12h - Eleito, Riva agradece e convida colegas para assumir Mesa

   Reeleito para a presidência da Assembleia em chapa única, Riva convidou os colegas de chapa para compor a Mesa e os declarou empossados. Ao receber o resultado, o deputado agradeceu a Deus pela oportundade de participar de um momento, considerado por ele, tão importante na história do Estado.

Às 12h14 - Após votação, Riva manda recado a Luciane

   Em seu discurso como presidente reeleito da Assembleia, Riva fez questão de mandar um recado diretamente à deputada Luciane Bezerra (PSB), única a votar contra à eleição da chapa. “Dirijo-me especialmente à Luciane para dizer que sua posição, não só será respeitada, como terá todas as condições para exercer seu mandato dentro desta Casa”.

   Conterrâneos de Juara, ele fez questão de ratificar apoio à parlamentar nos projetos voltados à região. “Conte sempre comigo na defesa dos interesses de Mato Grosso, em especial de nossa Juara e da região Norte”, finalizou.

Às 12h18 Não comandarei sozinho, diz Riva

   Diante do resultado da eleição da Mesa Diretora, Riva convocou os colegas a trabalharem em conjunto. “Vocês terão à frente desse Poder um presidente que não comandará esta Casa sozinho. Nós trabalharemos, como sempre, em colegiado, não somente composto por este sete deputados, mas pelos 24 que compõem a Assembleia”, explicou.

   Para ele, a partir deste momento, o Legislativo deve mostrar unidade em suas ações. “Acho extremamente importante que este Poder dialogue com toda a sociedade, mas em especial com os Poderes constituídos”, destacou.

    Riva também lembrou que, por muitas vezes, oposição e situação chegam a confundir seus papéis dentro da Assembleia, mas os deputados precisam ter bem claro o papel do parlamentar. “Cada um de nós temos a obrigação de fiscalizar as ações do Executivo, das secretarias, da Agecopa e cumprir a missão que a população nos deu que é de legislar e fiscalizar”, concluiu.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • RONALDO NEVES COSTA | Terça-Feira, 01 de Fevereiro de 2011, 19h30
    0
    0

    Parabéns Deputada Luciene, você mostrou que é muito mulher e que não é como esses deputados que diz amem ao sr Riva em troca de mensalinho !!! Continue assim que você ira longe. Conte com minha simpatia meu respeito, minha admiração e com meu apoio daqui pra frente, pois estamos carentes de Gente de personalidade de carater de honestidade como você !!! Que Deus te abencoe e proteja. Sucesso.

  • Dito Gonçalo | Terça-Feira, 01 de Fevereiro de 2011, 18h59
    0
    0

    O dificil é ver que nada muda no legislativo, massa de manobra, cordeiros de soga!!!Riva, podes diminuir a ração!...alem de tudo , medrosos!!!!

  • Luiz Bacanelo | Terça-Feira, 01 de Fevereiro de 2011, 15h36
    0
    0

    Falem o que quiserem, mas o RDNews é sinônimo de informação, Parabéns. Falem o que quiserem, mas Riva é sinônimo de Liderança e é por isto que só a Luciene foi contra, quem sabe, um dia ela chega lá, e para isto é simples: Chegar cedo na AL, ser o ultimo a sair, retornar os telefonemas dos eleitores, visitar e ajudar a maioria dos municípios do estado, enfim participar e conhecer a vida dos eleitores que votaram nela, e é isto que Riva faz...O resto é resto.........

ENGENHARIA E AGRONOMIA

Sob clima tenso, Crea-MT elege presidente nesta 5ª

Por 30/09/2020, 21h:51 - Atualizado: 03h atrás

joao valente 680

Sob clima tenso, marcado por embates na Justiça, ameaças e acusações mútuas, quatro candidatos disputam nesta quinta, 1º de outubro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Postar um novo comentário

CORRIDA AO SENADO

Agro rachado em 3 candidaturas; os Maggi e Mauro reforçam Fávaro

Por 30/09/2020, 16h:51 - Atualizado: 08h atrás

Leopoldo Silva

carlos favaro 680

Os primos Blairo e Eraí Maggi se juntaram ao governador Mauro Mendes para reforçar a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro, do PSD.

Postar um novo comentário

BASE NA CÂMARA

Bolsonaro recompõe quadro de vice-líderes e mantém Medeiros

Por 30/09/2020, 10h:53 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:55

bolsonaro vice-lideres 680

O presidente Jair Bolsonaro e os novos vice-líderes do Governo na Câmara Federal, entre eles José Medeiros

O presidente Bolsonaro deu mostras de que continua tendo o deputado mato-grossense José Medeiros, candidato a senador pelo Podemos, na cota de aliados fiéis e de confiança.

Postar um novo comentário

LERO-LERO

Copiando bordão do irmão na campanha à vereadora

Por 30/09/2020, 10h:04 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:06

giseli almeida 680

A apresentadora de TV Giseli Almeida usa em sua campanha à vereadora por Cuiabá o mesmo bordão explorado por vários anos pelo irmão Sérgio Ricardo, na época em que também concorreu à Câmara Municipal e a prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos aleluia santos | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 21h49
    0
    1

    Carlos aleluia santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CABEÇÃO | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 14h02
    2
    2

    O QUE INOJA NA POLÍTICA SÃO INDIVÍDUOS COMO ESSE SERGIO RICAÇO, QUANDO FOI DEPUTADO FAZIA UM MONTE DE AÇÕES EM BENEFÍCIO DOS POBRES, ATÉ CASA ELE DAVA, DEPOIS DE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS NUNCA MAS FEZ NADA,RAÇA INFAME

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 29/09/2020, 20h:55

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • mario | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h16
    6
    2

    normal com os problemas que esta ai no dae de vg né,ga,biarras, instalaçoes clandestinas etc... pq voces campos tiveram decadas no poder e não consertaram esse negocio da agua, não vem com desculpas djaime e nem djulinho, vcs foram incompetentes, hoje vg poderia estar livre desse problemas, mas vcs só olhao para vcs mesmos.

  • eve | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h09
    7
    1

    Quem mandou eleger esses tipos de politicos que so pensão em poder. Aprende Varzea Grande, foi eleito pelo povo .

  • antonio da silva | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 08h38
    9
    1

    Agora é a hora de tirar esses campos do poder.

EM CUIABÁ

Partido que negociava com 2 a prefeito se torna mula sem cabeça

Por 29/09/2020, 15h:06 - Atualizado: 29/09/2020, 15h:10

adilson levante 680

O PSB, que estava namorando os dois principais candidatos a prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e Roberto França, não avançou para casamento com nenhum deles. E virou mula sem cabeça.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Piada pronta | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 22h13
    0
    0

    Quem falou isso sob coordenação de Levante??? Kkkkk ele é ao mais um na chapa. Ali quem preside e decide se chama MAX RUSSI e a executiva.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608