Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

ANÁLISE

Com a Copa, pré-candidatos ficam de escanteio pelos próximos 30 dias

  Pelos próximos 30 dias, o Brasil ficará atento ao que rola na África do Sul. À medida que a Seleção Brasileira ganha e prolonga sua estadia no país da Copa, mais o brasileiro se prenderá ao futebol. Ninguém pensa em outra coisa. São empresas liberando funcionários. As repartições publicas, então, nem se fala. O Mundial só sairá da cabeça mesmo a partir de 11 de julho. Aí, começam outros jogos, os das eleições gerais, quando serão escolhidos, em 3 de outubro, nome para Presidência da República, dois terços das 81 vagas de senador, 24 cadeiras na Assembleia e mais 8 na Câmara Federal como representantes de Mato Grosso.

    Muitos acreditam que o impacto da Copa do Mundo nas eleições é capaz de mudar cenários na corrida presidencial e também para governador. Embora o eleitor brasileiro costuma mudar o astral neste período e existam muitos candidatos que se aproveitam do interesse que as pessoas têm pelo futebol e busquem se promover, em meio aos exageros e incentivos da mídia junto aos torcedores, essas emoções não mudam o placar eleitoral. A história prova isso. Quem mais tentam tirar proveito das vitorias são os candidatos que representam o governo.

    Em 1994, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato em cima da Itália, Dante de Oliveira, então no PDT, era candidato de oposição é ganhou o Palácio Paiaguás contra Oswaldo Sobrinho (PTB), que tinha apoio do então governador Jayme Campos (então PFL e hoje DEM). Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chega à Presidência, derrotando o petista Lula.

   Quatro anos depois, o Brasil perde na final para a França, enquanto Dante, dois meses depois, reconquista o mandato, já pelo PSDB, contra Júlio Campos (PFL). FHC também garante mais quatro anos de gestão à frente do Palácio do Planalto. Em 2002, a Seleção ganha o penta realizada na Coréia do Sul e no Japão, na final contra Alemanha, enquanto, por aqui, Blairo Maggi chega ao Paiaguás 60 dias depois, liquidando a briga já no primeiro turno. Na época, o empresário estava no PPS. Nacionalmente, foi a vez de Lula vencer José Serra e conquistar a Presidência. Naquele ano, a euforia no futebol não trouxe nenhum benefício para Serra, candidato de FHC, e muito menos para Antero de Barros, nome empurrado pelo tucanato que estava no poder.

    Em 2006, o Brasil perde nas quartas de final para a França e, em Mato Grosso, Maggi reconquista a cadeira de governador no primeiro turno, assim como Lula no comando do país. Desta vez, Maggi e Lula abateram dois tucanos, Antero e Geraldo Alckmin.

   Agora, há três principais pré-candidatos colocados na corrida à sucessão estadual. Eles se mostram entusiasmados com a Seleção Brasileira nesta Copa e não poderiam se manifestar diferentes, sob pena de não ter a simpatia dos torcedores-eleitores. Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB) vão assistir aos jogos da Seleção com camiseta com as cores verde e amarela. Entram no clima de euforia acreditando que os eleitores estão com um olho na eleição e outro na Copa. Os candidatos natos não querem ficar perdidos de vista. Quando a bola da Copa parar de rolar na África do Sul, eles entram em campo como protagonistas da disputa ao Paiaguás. Só um, ao final, não levará cartão vermelho do eleitor.

Postar um novo comentário

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 07h atrás

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Kleber | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 21h29
    2
    0

    Aqui no Costa Verde não tem força pra subir na caixa, pode ser de 5 mil litros, vai ficar sem água, isso não é de agora, já são vários anos.

EM CUIABÁ

Partido que negociava com 2 a prefeito se torna mula sem cabeça

Por 29/09/2020, 15h:06 - Atualizado: 29/09/2020, 15h:10

adilson levante 680

O PSB, que estava namorando os dois principais candidatos a prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e Roberto França, não avançou para casamento com nenhum deles. E virou mula sem cabeça.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

Marketing de Emanuel aposta em reeleição logo no 1º turno

Por 29/09/2020, 08h:25 - Atualizado: 29/09/2020, 08h:27

emanuel pinheiro 680

O marketing da campanha de Emanuel Pinheiro, sob Carlos Rayel, estuda intensificar as ações estratégicas, apostando numa reeleição logo no primeiro turno, mesmo numa disputa com oito candidaturas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Pexoto | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 20h57
    0
    0

    O maior cabo eleitoral de Emanuel Pinheiro é o governador kkkkk. Por isso vai ganhar no 1° turno.

  • FRANK SABIÁ | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 11h32
    3
    10

    todas as pesquisas Colocam o Atual Prefeito em Vantagem. Tem feito um bom trabalho , sim, tem feito...porém sempre haverá o Contraditório. EU iria de 12, Agora vou de 50 (Gilberto Cachorrão Neles !) - por enquanto é o que há !

  • marcos | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 09h55
    10
    15

    o episodio do video não foi resolvida nem finalizada, eu penso que se a justiça não der um absolvido ou condenado, eu não votarei em emanoel pinheiro.pois é um video comprometedor.

FAMILIOCRACIA

7 deputados têm esposas, irmãos e tio candidatos - saiba quem

Por 28/09/2020, 19h:05 - Atualizado: 28/09/2020, 19h:09

max andreia 680

Dos 24 deputados estaduais, sete contam com algum familiar na disputa eleitoral de 15 de novembro, seja a prefeito, vice e/ou a vereador.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudinei Aguiar | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 06h31
    7
    0

    Lamentável principalmente em Juara, segundo informações Priminho foi assessor do DR.Leonardo e até que a população saiba nada veio de emendas pra região. O homem só esperou vencer o período ficha suja pra voltar de novo.

  • Jucinéia da umbanda | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 23h32
    7
    0

    Fora aqueles que tão parados e que tão tentando empurrar parentes lá, como o Sérgio Ricardo colocando parentes dele lá, só pq apresentam programa de TV. Mas nós eleitores estamos de olho e só votaremos em quem realmente pode contribuir pra cidade.

EM CUIABÁ

8 ex-vereadores querem voltar

luiz pocao 680

Oito ex-vereadores pela Capital se inscreveram para o teste das urnas, na esperança de reconquistar mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jose ari de lima | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 10h13
    0
    0

    Vejo com tristeza o q esta acontecendo em MT, esses politico tranqueiras querendo voltar, outra coisa feia aqui em sinop, o cara ganha voto de todo mundo da redondeza pra ser representante na câmara federal e deixa o cargo pra tentar ser prefeito de novo da pra entender?

  • marta | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h04
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INVESTIGAÇÃO

Pela 2ª vez, Câmara de Cuiabá vota amanhã relatório da CPI do Paletó

Por 28/09/2020, 10h:01 - Atualizado: 28/09/2020, 10h:09

convocacao cpi 680

A Câmara de Cuiabá realiza amanhã, às 9h, uma sessão extraordinária por videoconferência para votar, de novo, o relatório da CPI do Paletó. A convocação já foi feita pelo presidente Misael Galvão - veja documento acima.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eloi Wanderley da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 10h35
    16
    2

    Se for arquivado novamente será uma desonra a classe política municipal de Cuiabá. Contra imagens não há argumentos, vamos ficar de olho na corja que pedirá arquivamento da CPI do paletó.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608