Blog do Romilson Cuiabá, 24 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

CAOS

Com atendimento tumultuado, reforma será inaugurada na 2ª

   A reforma do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, denominada pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) como a maior já realizada na história, deve ser inaugurada na segunda (31), mas sem a garantia de melhoria considerável no atendimento à população. Em entrevista à imprensa nesta quarta (26), convocada para falar sobre o relatório divulgado no Conselho Regional de Medicina do Estado e que trata das condições precárias da unidade de saúde, o secretário-adjunto de Assistência e ex-diretor do Pronto-Socorro, Euze Carvalho, explicou que as reclamações da entidade são antigas. Segundo Euze, os problemas evidenciados pelo CRM vão ser resolvidos gradativamente. "Na saúde é difícil contarmos com um cronograma, mas são problemas que pretendemos resolver tão logo inauguremos a parte superior da unidade".

   O relatório do CRM apontou entre outros fatos, problemas como superlotação, pacientes sendo atendidos em colchonetes no chão e até mesmo remédios sendo guardados em potes que deveriam ser destinados para recolher amostras para exames clínicos. A falta de locais apropriados para lavar as mãos também foi identificado. Segundo Euze, muitos dos fatos evidenciados no relatório, como pacientes sendo atendidos no chão, é resultado da reforma. A obra que já está em andamento há aproximadamente cinco meses levou todos os pacientes do setor de média e alta complexidade para um ambiente localizado no subsolo, deixando o local pequenos para muitos atendimentos.

   O secretário não soube informar quantos pacientes estão sendo atendidos nestas condições hoje, mas ressaltou que na inauguração da reforma serão apresentados todos os dados. "De imediato, o Pronto-Socorro contará com 32 leitos", disse. Outro ponto realçado diz respeito à nova forma de atendimento. "Salas terão diferentes cores, cada uma com uma classificação. Os pacientes com traumas de alta complexidade, por exemplo, serão encaminhados para a sala vermelha", explicou. Os doentes que chegarem no local passarão primeiro por uma espécie de triagem e, segundo o secretário, boa parte deles poderão ser reencaminhados às policlínicas ou mesmo às unidades que atendem ao Programa de Saúde Familiar.

   Mesmo com a inauguração marcada para esta segunda, ainda não foram instalados todos os equipamentos. "Já foram comprados e estão chegando aos poucos", afirmou o adjunto. "O atendimento oscila. Hoje pode estar mais tranquilo e amanhã pode estar mais corrido", acrescentou. A avaliação de Euze só confirma o cenário desolador em relação à saúde pública na Capital. Ainda nesta semana, chegou uma denúncia ao RDNews de que as cirurgias de emergência não estão sendo marcadas. Sobre isso, o secretário ressaltou que há uma fila de espera que não será resolvida de imediato.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos Gouvea | Quinta-Feira, 27 de Maio de 2010, 12h22
    0
    0

    Caro Antonio Carlos Cuiabano, a coisa não é bem assim...Durante mais de dois anos o Ex-Prefeito Wilson Santos esteve no Ministério da Saúde tentando liberar os recursos federais do Programa Qualisus para a reforma do Pronto Socorro de Cuiabá. Um recurso bastante razoavel que daria para fazer uma reforma que mudaria a situação da saúde em Cuiabá. O recurso estava empenhado, pronto para a liberação. Acontece que: o terreno onde está edificado o Pronto Socorro Municipal foi desapropriado pelo governo do estado, não pela prefeitura. O governo do estado até hoje não pagou o valor da desapropriação aos legítimos proprietários. Deu calote, a ação está no Supremo Tribunal Federal. O Procurador-Chefe do Ministério da Saúde vetou a liberação dos recursos pois o terreno não estava matriculado no nome da prefeitura de Cuiabá, como preceitua IN 001/93. Portanto a culpa da situação da saúde em Cuiabá é do governo do estado, sim! O governo do estado desapropiou e não pagou, o governo federal disponibilizou o recurso para a reforma, o prefeito tentou desesperadamente liberar o recurso e não conseguiu, pois o governo do estado não havia pago o terreno. De quem é a culpa? Graças a Deus e a Wilson Santos o Pronto Socorro será reinaugurado, se dependesse do governo do estado...Meu irmão Antonio Carlos, se você é realmente Cuiabano, abra os olhos, reflita sobre o que relatei e faça o seu juízo. Pelo andar da carruagem, o apelido Pinóquio passa longe do príncipe, mas se encaixa como uma luva no rei.

  • Antoniuo Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010, 19h46
    0
    0

    Meu Deus!!!! esse Pronto socorro de Cuiabá já foi inalgurado duas veses pelo Wilson Pinoquio.... Que pouca vergonha... ainda quer ser governador!!! dá licença pinoquio.

MORTE OU VIDA POLÍTICA

A incógnita Pedro Taques

Por 24/09/2020, 11h:49 - Atualizado: 03h atrás

pedro taques 680

A resposta das urnas a ser dada a Pedro Taques em 15 de novembro, como um dos 11 candidatos a senador, representará a sua morte política ou então o consagrará como aquele que conseguiu dar a volta por cima.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • luizitosales@gmail.com | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 14h18
    0
    1

    Sou servidor público e tive o desprazer de participar de uma reunião com esse indivíduo quando ela estava (ainda bem) governador. Impressionante a arrogância, prepotência e falta de humildade. Se depender do meu voto, vai continuar no ostracismo político.

  • Joaquim Silva | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 13h42
    1
    1

    Eu voto nele, um dos destaques no Congresso nacional entre 2010 a 2014. Não foi um governador eficiente, mas a eleição aqui é para Senador, cargo que ele já ocupou com tanto brilhantismo que o alçou a Governador. Perfis diferentes, não dá para confundir as atribuições de um e de outro. Ele é político do Legislativo, não executivo, igual Welington Fagundes.

  • Joaquim Silva | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 13h42
    1
    1

    Eu voto nele, um dos destaques no Congresso nacional entre 2010 a 2014. Não foi um governador eficiente, mas a eleição aqui é para Senador, cargo que ele já ocupou com tanto brilhantismo que o alçou a Governador. Perfis diferentes, não dá para confundir as atribuições de um e de outro. Ele é político do Legislativo, não executivo, igual Welington Fagundes.

EM CUIABÁ

PSB deixa Emanuel e espera sim do Paiaguás para fechar com França

Por 24/09/2020, 09h:54 - Atualizado: 05h atrás

adilson levante 680

O PSB pulou do palanque à reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro, deixou a chapa de 38 candidatos a vereador numa saia-justa e está esperando sinalização do Palácio Paiaguás para ver se fecha mesmo aliança com Roberto França (Patriota).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Candidata | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 13h32
    0
    1

    Candidata , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pexoto | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 11h11
    6
    1

    Tá correndo do lado. Os candidatos apoiado pelo governo já estão derrotados antes da eleição começar.

VISITA

Ministra em agenda do agro em Cuiabá

Por 23/09/2020, 22h:46 - Atualizado: 23/09/2020, 22h:50

tereza cristina 680

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visita Cuiabá na próxima segunda (28).

Postar um novo comentário

SOJICULTORES

Aprosoja vai renovar diretoria e, por enquanto, um se lança à presidência

Por 23/09/2020, 20h:01 - Atualizado: 23/09/2020, 20h:07

fernando cadore 680

Com cerca de 7 mil associados, a Aprosoja-MT, entidade que representa a categoria de sojicultores que detém o maior peso da economia estadual, escolherá seu novo presidente e outros 11 da diretoria em 9 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Caio Oliveira | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 21h06
    5
    0

    Aproenoja...

  • Jose | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 20h55
    5
    1

    A aprosoja ao invés de se preocupar com as queimadas fica fazendo propaganda pra reforma administrativa

PLANTAÇÃO E COLHEITA

A estratégia de Mauro para 2021

Por 23/09/2020, 15h:25 - Atualizado: 23/09/2020, 15h:30

mauro mendes 680

Independente da busca ou não da reeleição, Mauro Mendes está convicto de que, a partir do próximo ano, irá elevar a popularidade, inclusive em setores, como do funcionalismo público e do agronegócio, que torceram o nariz e fizeram protesto contra o governo por causa das reformas implementadas.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • ROGERIO SENA DA SILVA | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 13h25
    0
    0

    Tá achando que o servidor público é bobó chera chera. Perdemos poder de compra sem RGA e agora diminuiu nosso salário com aumento da alicota previdenciária. Muitos estão com dificuldades pra comprar remédios e entrando em empréstimos. Não esqueceremos terá o mesmo fim de Pedro

  • Charles Dias | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 11h53
    2
    0

    Nunca mais terá o meu voto, enganou os servidores público, não taxou o agronegócio e ainda taxou os Pensionista e Aposentados 14% na alíquota previdenciária. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Se o Roberto França eleger para Prefeito vai acontecer a mesma coisa, apoiado por Mauro MENTE!!! ABRE O OLHO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL!!!

  • Marlan | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 20h15
    3
    8

    ...QUE OS ANJOS DIGAM AMEM...

MARKETING ELEITORAL

Efeito-Selma afasta candidatos do marqueteiro Brasa; veja contratados

Por 23/09/2020, 07h:34 - Atualizado: 23/09/2020, 07h:39

junior brasa 680

Mesmo com o mercado do marketing eleitoral aquecido em MT com duas campanhas majoritárias paralelas, de prefeito e de senador, Junior Basa, até então bastante requisitado, não fechou contrato ainda com nenhum dos principais candidatos.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2605