Blog do Romilson Cuiabá, 01 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RUMO ÀS URNAS

Com Taques, são 6 em pré-campanha para o Senado

    A decisão de Pedro Taques de entrar na disputa eleitoral acirra ainda mais a briga pelas duas cadeiras ao Senado, principalmente quanto à segunda vaga. Hoje, a considerar o resultado das pesquisas de intenção de voto, o governador Blairo Maggi garantiria a primeira cadeira. Figura na liderança isolada tanto na amostragem estimulada quanto na espontânea. Na próxima semana, Taques, que já deixou de vez o cargo de procurador da República, deve ingressar no PDT determinado a encarar qualquer adversário na briga por espaço no Congresso Nacional.

    A disputa pelo Senado será tão dura quanto para governador. Seis figuram no páreo pelas vagas ocupadas hoje pelos senadores Gilberto Goellner (DEM) e Serys Marly (PT): Maggi, Taques, os tucanos Luiz Soares e Antero de Barros e ainda os petistas Serys e Carlos Abicalil. Destes, as convenções de junho devem confirmar quatro, já que PSDB, se mantiver o projeto, escolherá um nome, assim como a legenda petista.

   O que mais tem empolgado os pré-candidatos a senador é o fato de haver abertura de duas cadeiras para representação de Mato Grosso no Congresso. A outra vaga pertence a Jayme Campos, cujo mandato que se iniciou em 2007 se estende até 2014. Os grupos tentam fechar composição. Como vai para o PDT, Taques deve fazer "dobradinha" eleitoral ou com o tucano Wilson Santos, pré-candidato a governador, ou com Mauro Mendes (PSB). Como o tucanato passou a admitir a possibilidade de também lançar candidatura à senatória, tende a lançar Antero ou Soares em  parceria com o ex-procurador da República. Já no PT, com Serys ou com Abicalil, a dobradinha será com Blairo Maggi, no palanque do peemedebista Silval Barbosa, que assume a cadeira de governador no próximo dia 31 e buscará a reeleição.

     Senador tem mandato de oito anos, o que corresponde a duas legislaturas. Ao todo são 81, sendo três por Estado. A cada quatro anos, quando ocorrem as eleições em nível nacional, o Senado é renovado em um terço (27 senadores) e dois terços (54 senadores), alternadamente. No pleito de outubro deste ano, a Casa será renovada em dois terços, daí os eleitores de cada Estado e do Distrito Federal votarem em dois candidatos. Os mandatos de Serys e Goellner vencem em 31 de janeiro de 2011. Goellner ganhou condição de titular com a morte de Jonas Pinheiro, em fevereiro de 2008.

    Como legislador, cabe ao senador propor, discutir e deliberar sobre a estrutura legislativa do país. Um dos pontos mais importantes e que demandam a maior parte de seu trabalho são as leis orçamentárias, que indicam como e quanto o governo gastará o dinheiro público. Também é papel do senador a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e com apoio do Tribunal de Contas da União. Compete privativamente aos senadores, entre outras atribuições, processar e julgar o presidente e vice-presidente da República, ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União nos crimes de responsabilidade.

Enquete: Quem dos nomes abaixo você escolheria para o Senad

Quem dos nomes abaixo você escolheria para o Senado?

Antero de Barros (PSDB) ( Votos: = 19.68% )
 
 
Blairo Maggi (PR) ( Votos: = 30.95% )
 
 
Carlos Abicalil (PT) ( Votos: = 7.51% )
 
 
Luiz Soares (PSDB) ( Votos: = 3.04% )
 
 
Pedro Taques (deve ir para PDT) ( Votos: = 31.31% )
 
 
Serys Marly (PT) ( Votos: = 4.65% )
 
 
Nenhum deles ( Votos: = 2.50% )
 
 
Voto em branco ou nulo ( Votos: = 0.36% )
 

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • INDIGNADO | Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, 15h31
    0
    0

    ROMILSON, DÁ UMA MELHORADA NESSAS CORES DO GRÁFICO, COLOCA CORES DIFERENTES, NAO TOM SOBRE TOM, FICA BEM CONFUSO, A NÃO SER QUE ESTAS ENQUETES SEJAM PRA NINGUÉM ENTENDER NADA MESMO...

  • LOBSANG RAMPA | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 18h28
    0
    0

    Acredito que grande maioria do eleitorado dara seu primeiro voto para Senador ao Dr. Pedro Taques, mas o segundo voto poderão pensar em Blairo, mas ao pensar na falta de saude, educação e segurança que afeta a ampla maioria do eleitorado, poderão não votar em Blairo. So apos as eleições para saber, pois afinal pesquisas não elegem.

  • julio cezar | Quinta-Feira, 25 de Março de 2010, 10h35
    0
    0

    dos nomes listados, claro que vai dar Blairo Maggi e Taques, que têm serviço opúblico de qualidade prestado à sociedade os demais serão meros coadjuvantes do processo, principalmente Antero e Soares, pois os dois prestaram um grande desserviço ao estado e ao município de Cuiabá. A dupla petista se encarrega de um comer ao outro na arena do diretório do PT

ESTRATÉGIA

Emanuel não irá aos debates

Por 01/10/2020, 16h:42 - Atualizado: 02h atrás

emanuel pinheiro 680

Repetindo a tradicional estratégia de vários candidatos líderes nas pesquisas, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro já foi orientado pela equipe de marketing a não participar de debates eleitorais. Só de entrevistas.

Postar um novo comentário

VAGA NA CÂMARA

Maiores apostas do DEM em Cuiabá

Por 01/10/2020, 10h:38 - Atualizado: 08h atrás

michelly alencar 680

Michelly Alencar no lançamento de sua campanha à vereadora pela Capital, com a primeira-dama Virgínia Mendes

O DEM de Cuiabá tem 25 no páreo a vereador e, por não lançar candidato a prefeito, o que enfraquece a chapa de proporcionais, a projeção é de eleger no máximo dois à Câmara.

Postar um novo comentário

ENGENHARIA E AGRONOMIA

Sob clima tenso, Crea-MT elege presidente nesta 5ª

Por 30/09/2020, 21h:51 - Atualizado: 30/09/2020, 21h:53

joao valente 680

Sob clima tenso, marcado por embates na Justiça, ameaças e acusações mútuas, quatro candidatos disputam nesta quinta, 1º de outubro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Postar um novo comentário

CORRIDA AO SENADO

Agro rachado em 3 candidaturas; os Maggi e Mauro reforçam Fávaro

Por 30/09/2020, 16h:51 - Atualizado: 30/09/2020, 16h:53

Leopoldo Silva

carlos favaro 680

Os primos Blairo e Eraí Maggi se juntaram ao governador Mauro Mendes para reforçar a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro, do PSD.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luiz Dutra | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h40
    4
    3

    Realmente os Grupos Maggi e Bom Futuro e as multinacionais do Agronegocios apoiam o Favaro, mais 80% dos pequenos e médios produtores de MT, estão apoiando o Nilson Leitão, que sempre os defendeu contra os Barões.

BASE NA CÂMARA

Bolsonaro recompõe quadro de vice-líderes e mantém Medeiros

Por 30/09/2020, 10h:53 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:55

bolsonaro vice-lideres 680

O presidente Jair Bolsonaro e os novos vice-líderes do Governo na Câmara Federal, entre eles José Medeiros

O presidente Bolsonaro deu mostras de que continua tendo o deputado mato-grossense José Medeiros, candidato a senador pelo Podemos, na cota de aliados fiéis e de confiança.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Geniltom Malheiros | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h42
    0
    1

    Sempre encherido, querendo aparecer perto do Bolsonaro, que apoia a Cel.Fernanda pra o Senado e não o Medeiros, puxa-sacos.

LERO-LERO

Copiando bordão do irmão na campanha à vereadora

Por 30/09/2020, 10h:04 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:06

giseli almeida 680

A apresentadora de TV Giseli Almeida usa em sua campanha à vereadora por Cuiabá o mesmo bordão explorado por vários anos pelo irmão Sérgio Ricardo, na época em que também concorreu à Câmara Municipal e a prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos aleluia santos | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 21h49
    0
    1

    Carlos aleluia santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CABEÇÃO | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 14h02
    6
    2

    O QUE INOJA NA POLÍTICA SÃO INDIVÍDUOS COMO ESSE SERGIO RICAÇO, QUANDO FOI DEPUTADO FAZIA UM MONTE DE AÇÕES EM BENEFÍCIO DOS POBRES, ATÉ CASA ELE DAVA, DEPOIS DE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS NUNCA MAS FEZ NADA,RAÇA INFAME

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2609