Blog do Romilson Cuiabá, 29 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

ANÁLISE

Com troca de equipe e demissões, Galindo sai das amarras de Wilson

  Mesmo pressionado pelo tucanato, o prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) começa a dar demonstração na prática de autonomia administrativa, com mudanças na equipe do primeiro escalão desvinculada, em parte, do antecessor Wilson Santos (PSDB) e também com medidas austeras, como exoneração de 500 pessoas em cargos DAS e contratadas. Havia compromisso entre ambos do secretariado do tucano ser mantido até as eleições de 3 de outubro. Mesmo assim, Wilson passou a cobrar espaço de Galindo na gestão para os aliados que, assim como ele, também foram reprovados nas urnas, como Carlos Carlão do Nascimento, que tentou, sem êxito, cadeira de deputado estadual. Wilson ainda insiste com lobby junto ao petebista em defesa da renomeação de Carlão na Educação. Galindo, por sua vez, pretende manter no posto Permínio Pinto.

   O prefeito vem se mostrando fiel ao extremo a Wilson. Até bancou financeiramente parte da campanha do tucano. Seis meses após assumir como prefeito, decidiu comunicar ao velho aliado que precisa mudar a equipe, sob pena de entrar na fila dos piores gestores que já passaram pelo Palácio Alencastro. Galindo ficou preocupado depois que recebeu um diagóstico sobre a atuação de cada um dos 14 secretários. Ouviu de tudo. Uns foram definidos como preguiçosos, ineficientes e até taxados de corruptos. Poucos receberam elogios.

    Como tem um perfil mais técnico que político, Chico Galindo, empresário e que exerce o segundo cargo eletivo (o primeiro foi de deputado estadual), começa a trazer para o governo pessoas que, embora não tenham "peso" técnico e político, são de sua extrema confiança, como Sívio Fidélis, que conduz agora o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Dilemário Alencar, que assume o Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e Moisés Dias, que vai para Esporte e Cidadania. Eles fazem parte do seu grupo e seguem-no como petebistas.

    Na Sanecap, onde "estouraram" escândalos do PAC, que ajudaram a destruir o conceito de gestor de Wilson Santos, e da máfia da seca, Galindo tratou de trocar o presidente Carlos Roberto, o Nezinho, ex-prefeito de Nossa Senhora do Livramento. Colocou no comando da companhia Antonio Carlos Ventura, que já faz parte da administração.

    O vereador cassado Ivan Evangelista, por mais que tem se movimentado nos bastidores, ainda não encontrou espaço na gestão, apesar das promessas. Wilson é outro que vê as portas do Alencastro se fechar. O único nome até agora que teve o seu reforço para entrar na nova equipe é o da adjunta de Educação Julieta Domingues, ligada ao ex-secretário Carlos Carlão. Ela vai assumir a Ação Social e Desenvolvimento Humano.

    As mudanças são sinais de que Galindo está saindo das amarras do tucanato, principalmente com a disposição de colocar em prática também um plano de enxugamento da máquina. Adiantou que vai exonerar 500 ocupantes de cargos comissionados e contratados. A meta é chegar a mil. Isso já é uma conquista, principalmente para a população cuiabana, que já está tão descrente de governos demagogos e populistas, como foi o de Wilson Santos. Galindo segue no Alencastro até dezembro de 2012, disposto até a ganhar condições de buscar a reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Ana Julia | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 10h54
    0
    0

    olha prefeito ja que o senhor tirou os das tem que tirar pessoas que nao respeita o povo nao e so a atendente do psf renascer que mal educada tem a digitadora que ameaças as pessoas pois ameaçou uma paciente que reclamou do antigo medico nao era so para tirar so o medico tinha que tirar ela tambem cade a cordenadora da atenção basica que nao tomou providencia pois ela sabe de todo o caso o psf esta localizado no bairro pedregal mas pertence ao renascer tem que acabar com os cargo de indicação pois a digitadora tem padrinho politico e falou que nimguem consegue tirar ela mais eu confio no nosso secretario de saude que nem sabe das coisa que acontece.queremos providencia

  • Cristina maria de oliveira | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 07h30
    0
    0

    Vendo estas mudanças todas, nos dá ainda mais saudades dos tempos do ROBERTO FRANÇA, em que, apesar das sacanagens montadas em desfavor do gestor pelo VIVALDO LOPES, então Secretário de Finanças, deixou a marca inconfundível e marcada por êxitos de um social nota dez, onde, a Dona IRACI FRANÇA e seu escudeiro de primeira e leal companheiro DITO RUBENS, conhecido entre os comunitários e as comunidades como DITO DO LEITE, fizeram a diferença do SOCIAL antes e pós ROBERTO FRANÇA, tanto que, IRACI FRANÇA foi a primeira Vice-Governadora e Governadora da história de MATO GROSSO, agora CHICO GALINDO, continuar com EDIVÁ ALVES e GUILHERME MÜLLER é pedir para sofrer abates e desgastes, estes dois, só fazem o que WILSON SANTOS manda, e WS está com ódio de sua mulher não ter voltado pro IPDU e CARLÃO para a EDUCAÇÃO, atente-se a isto, e depois veras se não tinha razão meu comentário! Abra o olho, GALINDO, cuida com a sacanagem do GALINHO!

  • DILCEU ROCHA | Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, 02h26
    0
    0

    O VICE PREFEITO GALINDO DO PTB COLOCOU DILEMÁRIO PRA CUIDAR DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO??? E DIZ QUE O CRITÉRIO É TÉCNICO??? CUIABÁ NÃO MERECE ISSO!!!

FAMILIOCRACIA

7 deputados têm esposas, irmãos e tio candidatos - saiba quem

Por 28/09/2020, 19h:05 - Atualizado: 28/09/2020, 19h:09

max andreia 680

Dos 24 deputados estaduais, sete contam com algum familiar na disputa eleitoral de 15 de novembro, seja a prefeito, vice e/ou a vereador.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

8 ex-vereadores querem voltar

luiz pocao 680

Oito ex-vereadores pela Capital se inscreveram para o teste das urnas, na esperança de reconquistar mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • marta | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h04
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INVESTIGAÇÃO

Pela 2ª vez, Câmara de Cuiabá vota amanhã relatório da CPI do Paletó

Por 28/09/2020, 10h:01 - Atualizado: 28/09/2020, 10h:09

convocacao cpi 680

A Câmara de Cuiabá realiza amanhã, às 9h, uma sessão extraordinária por videoconferência para votar, de novo, o relatório da CPI do Paletó. A convocação já foi feita pelo presidente Misael Galvão - veja documento acima.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eloi Wanderley da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 10h35
    12
    2

    Se for arquivado novamente será uma desonra a classe política municipal de Cuiabá. Contra imagens não há argumentos, vamos ficar de olho na corja que pedirá arquivamento da CPI do paletó.

CASANDO A IMAGEM

A segunda "senadora de Bolsonaro"

Por 28/09/2020, 09h:38 - Atualizado: 28/09/2020, 09h:40

fernanda adesivo 680

Em 2018, Selma Arruda fez campanha como "senadora de Bolsonaro". Todo material publicitário trazia imagem dela colada à do presidente.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Dra Alice Albuquerque | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h01
    5
    5

    Patético. Uma mulher sendo capacho de um incapaz.

  • Antonio Miguel da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 13h04
    5
    2

    Só uma pergunta, ela está mentindo ou o povo tem que aceitar realmente que ela é de fato a candidata escolhido pelo presidente

UM VICE DESCARTADO

Queria tudo, ficou sem nada

Por 27/09/2020, 18h:46 - Atualizado: 27/09/2020, 18h:51

niuan ribeiro 680

Alçado vice-prefeito de Cuiabá a partir de 2017, Niuan Ribeiro se sentiu grande. Achou que atingira tamanha envergadura que lhe possibilitaria ocupar todos espaços políticos possíveis que viriam pela frente, seja de prefeito, de senador, seja de dirigente partidário.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Carlos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 17h01
    2
    0

    ...e para sempre!!!

DERROCADA

Desacreditado e isolado, PT disputa em 4 pólos apenas com chapa pura

Por 27/09/2020, 13h:48 - Atualizado: 27/09/2020, 13h:51

julier 680

Nocauteado pela chegada da direita ao poder, o PT ficou tão fragilizado e desacreditado que, nos 10 maiores municípios de MT, só lançou candidato a prefeito em quatro (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Cáceres). E, mesmo assim, com chapa pura.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Janio carlos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 05h06
    0
    0

    Janio carlos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro Laurin | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 22h36
    10
    28

    Espera pra ver. O PT é quem defende trabalhadores.

  • Beto | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 20h44
    27
    8

    pt NUNCA MAIS.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2607