Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

MÁFIA DA SECA

CPI "derrapa" e não sai do papel

   Apesar do relatório final da comissão processante ter apontado a existência de uma série de irregularidades na Sanecap, os vereadores da Capital decidiram não criar, ao menos por enquanto, a CPI da "máfia da seca". O documento final relativo foi lido na sessão desta quinta (18) pelo relator da comissão Antônio Fernandes (PSDB), que juntamente com Chico 2000 votaram pela não instauração da CPI e delimitaram um prazo de 90 dias para que a companhia de saneamento tome algumas providências necessárias para regularizar a situação.

  O único a votar a favor da continuidade das investigações foi o apresentador de TV Toninho de Souza (PDT). Ele pontua que o relatório apontou uma série de fragilidades e que, por isso, o Legislativo deveria investigar o caso mais a fundo. "Acho que em 90 dias a prefeitura não vai conseguir cumprir todos os pedidos. Defendo a CPI por entender que seria um ponto de esclarecimento", ressaltou Toninho.

  O curioso é que Fernandes, por exemplo, era um dos mais enfáticos ao defender a instauração da CPI, mas acabou recuando na última hora após participar de reuniões com membros do diretório municipal do PSDB. Nos bastidores corre a informação de que ele teria sido pressionado para mudar de ideia. Caso desrespeitasse a determinação do partido, estaria infringido a lei de fidelidade partidária.

  Apesar do tucano confirmar os encontros e orientações, ele argumenta que em verdade decidiu não se empenhar na criação da CPI tendo em vista que o prefeito Chico Galindo (PTB) tem dado "sinais concretos" de que está preocupado com a situação e que está empenhado em resolver a "pendenga", eliminando as irregularidades. "Já trocou, por exemplo, toda a diretoria da Sanecap. Tenho certeza de que haverá maior controle", argumentou Fernandes.

   Os trabalhos da comissão formada terminaram no último dia 15, mas os vereadores não conseguiram ouvir alguns empresários, funcionários da Sanecap e até presidentes de bairros que são tidos como "peças chave" para a conclusão das investigações relativas à existência de um suposto esquema, que envolve o pagamento de propina para que não haja corte de água nas residências, chaves de manobras em poder de presidentes de bairros e a venda de água à população por meio de caminhões-pipas particulares.

  Desde que as apurações começaram, inclusive, populares revelaram um esquema de pagamento de propina que culminou na demissão de 75 funcionários responsáveis pela realização de corte de água na Capital. Nesta quinta o presidente do sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Saneamento, Idueno Fernandes de Souza, utilizou a tribuna livre para reclamar da situação da classe, que estaria sendo atacada pela população devido as investigações.

  Ele defendeu a instauração da CPI para separar o "joio do trigo" e salientou que muitas pessoas inocentes acabaram sendo punidas até com demissões, enquanto, que alguns dos verdadeiros responsáveis continuam atuando na Sanecap. De todo modo a Sanecap e a prefeitura de Cuiabá tem 90 dias para reestruturar, por exemplo, o controle sobre a distribuição de água, a qualidade do produto, além do combate a cobrança de propina.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Teodoro Donato | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 22h16
    0
    0

    Caro vereador, vc ganha mto bem,para legislar para o povo. O Sr. Como relator jamais poderia abandonar a situação. Vc ficou em maus lençois. Acho que vc deveria soltar uns planfletos pedindo desculpa no ALVORADA. Repercutiu mto mau,concordo plemamente com a comunidade,que não mediram esforços para te eleger. Não é feio vereador ser humilde,mas a mentira,a falsidade não combina com Ministro da Igreja Catolica. por isso que religião e politica não da certo. Paciência vereador, vc está cavando sua própria saída da Câmara.

  • Patricia Vilela | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 17h58
    0
    0

    Eu do Bairro J. Vitoria, só quero lamentar. Gostaria de não ler,o que sempre leio. Eu cheguei a conclusão que os moradores do Bairro Alvorada tem razão de sobra para odiar esse vereadorzinho. só nos resta meus nobres vizinhos, espera 2012 e dá o troco. com muita raiva,tô ai prá soma com vcs comunidade Alvoradense.

  • Rossi da Silva | Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010, 17h42
    0
    0

    Vereador: Antônio Fernandes, o semhor prometeu que seria diferente. Nós do cangica acreditamos, mas não é real. Não posso fazer mais nada por vc aqui no Bairro. Quem diria até vc de familia humilde,achei que tinha votado certo. mas não! prá mim vc é pior do que os outros. Por favor não peça voto para minha familia.

ENGENHARIA E AGRONOMIA

Sob clima tenso, Crea-MT elege presidente nesta 5ª

Por 30/09/2020, 21h:51 - Atualizado: 01h atrás

joao valente 680

Sob clima tenso, marcado por embates na Justiça, ameaças e acusações mútuas, quatro candidatos disputam nesta quinta, 1º de outubro, a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Postar um novo comentário

CORRIDA AO SENADO

Agro rachado em 3 candidaturas; os Maggi e Mauro reforçam Fávaro

Por 30/09/2020, 16h:51 - Atualizado: 06h atrás

Leopoldo Silva

carlos favaro 680

Os primos Blairo e Eraí Maggi se juntaram ao governador Mauro Mendes para reforçar a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro, do PSD.

Postar um novo comentário

BASE NA CÂMARA

Bolsonaro recompõe quadro de vice-líderes e mantém Medeiros

Por 30/09/2020, 10h:53 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:55

bolsonaro vice-lideres 680

O presidente Jair Bolsonaro e os novos vice-líderes do Governo na Câmara Federal, entre eles José Medeiros

O presidente Bolsonaro deu mostras de que continua tendo o deputado mato-grossense José Medeiros, candidato a senador pelo Podemos, na cota de aliados fiéis e de confiança.

Postar um novo comentário

LERO-LERO

Copiando bordão do irmão na campanha à vereadora

Por 30/09/2020, 10h:04 - Atualizado: 30/09/2020, 10h:06

giseli almeida 680

A apresentadora de TV Giseli Almeida usa em sua campanha à vereadora por Cuiabá o mesmo bordão explorado por vários anos pelo irmão Sérgio Ricardo, na época em que também concorreu à Câmara Municipal e a prefeito.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos aleluia santos | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 21h49
    0
    0

    Carlos aleluia santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CABEÇÃO | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 14h02
    2
    1

    O QUE INOJA NA POLÍTICA SÃO INDIVÍDUOS COMO ESSE SERGIO RICAÇO, QUANDO FOI DEPUTADO FAZIA UM MONTE DE AÇÕES EM BENEFÍCIO DOS POBRES, ATÉ CASA ELE DAVA, DEPOIS DE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS NUNCA MAS FEZ NADA,RAÇA INFAME

VÁRZEA GRANDE

Para Jayme, é normal chegar água nas torneiras a cada 2 dias

Por 29/09/2020, 20h:51 - Atualizado: 29/09/2020, 20h:55

Geraldo Magela

jayme campos 680

O senador Jayme Campos, prefeito de fato, mas não de direito, tem passado apurado em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • mario | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h16
    6
    2

    normal com os problemas que esta ai no dae de vg né,ga,biarras, instalaçoes clandestinas etc... pq voces campos tiveram decadas no poder e não consertaram esse negocio da agua, não vem com desculpas djaime e nem djulinho, vcs foram incompetentes, hoje vg poderia estar livre desse problemas, mas vcs só olhao para vcs mesmos.

  • eve | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 09h09
    7
    1

    Quem mandou eleger esses tipos de politicos que so pensão em poder. Aprende Varzea Grande, foi eleito pelo povo .

  • antonio da silva | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 08h38
    9
    1

    Agora é a hora de tirar esses campos do poder.

EM CUIABÁ

Partido que negociava com 2 a prefeito se torna mula sem cabeça

Por 29/09/2020, 15h:06 - Atualizado: 29/09/2020, 15h:10

adilson levante 680

O PSB, que estava namorando os dois principais candidatos a prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e Roberto França, não avançou para casamento com nenhum deles. E virou mula sem cabeça.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Piada pronta | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 22h13
    0
    0

    Quem falou isso sob coordenação de Levante??? Kkkkk ele é ao mais um na chapa. Ali quem preside e decide se chama MAX RUSSI e a executiva.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2608