Blog do Romilson Cuiabá, 23 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

CPI da Saúde

Deputado quer separar doentes mentais e dependentes químicos

Sérgio Ricardo   Em visita técnica ao Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho nesta quinta (2), o presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo (PR), afirmou que o Governo do Estado precisa criar políticas públicas para o tratamento de doentes mentais e dependentes químicos. O republicano defendeu ainda a remoção dos dependentes para outra unidade e a implantação de um hospital especializado nesse tipo de tratamento para melhorar o atendimento para ambos os casos. “Não podemos permitir que dependentes químicos convivam com pessoas com distúrbios mentais”, disse.

   O Adauto Botelho é mantido pela secretaria estadual de Saúde e é uma referência no tratamento de pessoas com distúrbios mentais, mas há algum tempo passou a acumular a função de também prestar atendimento a pacientes que sofrem de alguma dependencia química, como álcool e drogas. A unidade possui atualmente 120 leitos, boa parte deles ocupada por dependentes como o respaldo de determinação judicial.

   De acordo com a diretora do hospital, Janes Pimenta, outro problema é a situação dos pacientes que precisam morar dentro do hospital. A maior parte deles foi transferida do antigo Hospital Neuropsiquiátrico e depois de terem perdido o contato com a família passaram a residir no Adauto Botelho. A gestora disse que já enviou uma solicitação à Prefeitura de Cuiabá para que sejam criadas residências terapêuticas com acompanhamento de enfermeiras para o tratamento desses pacientes.

   Sérgio Ricardo afirmou que a criação de medidas específicas para o tratamento de deficientes mentais e dependentes químicos já faz parte do plano de 19 recomendações apontadas no relatório da CPI da Saúde, que foi entregue ao Governo do Estado recentemente. Entre as soluções apontadas está a participação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no atendimento básico aos pacientes para que não haja superlotação no Adauto Botelho.

   Além do parlamentar, participaram da vistoria o secretário estadual de Saúde, Augusto Amaral, a diretora do hospital, Janes Pimenta, e a coordenadora de Políticas de Saúde Mental, Áurea Assis. Atualmente, o Centro de Atenção Psicossocial Adauto Botelho é formado pelo Hospital Dia, Centro de Apoio Psicossocial para Dependentes Químicos (CapsAD), Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Capsi), unidade II Pascoal Ramos, Internação Feminina e Masculina, Pronto Atendimento, unidade de tratamento a portadores de deficiência físico-mental Lar Doce Lar, unidade III José Eduardo Vaz Curvo e o Ambulatório.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • CLODOALDO ALVES MOREIRA | Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2010, 21h58
    0
    0

    POIS É NA ÉPOCA DO RODRIGO RODRIGUES QUANDO DIRETOR GERAL ELE ABRIU O ALCOOL E DROGAS E SEPAROU A CLIENTELA,ALEM DE CONSTRUIR O CAPS INFANTIL,REFORMAR E DOBRAR O CAPS AD,CONSTRUIR A UNIDADE FEMININA,SEPARANDO HOMENS E MULHERES,ASSUMIU O LAR DOCE LAR,REFORMOU O LAR DOCE LAR,CONSEGUIU CHAMAR MAIS 220 PROFISSIONAIS DO CONCURSO,OU SEJA REVOLUCIONOU O SERVIÇO E AINDA FALARAM MAU DELE,VAI ENTENDER NÉ? PARABENS AUGUSTINHO MORO PELA PIOR GESTÃO DA SAUDE NA ESTÓRIA DE MT!!

SOJICULTORES

Aprosoja vai renovar diretoria e, por enquanto, um se lança à presidência

Por 23/09/2020, 20h:01 - Atualizado: 02h atrás

fernando cadore 680

Com cerca de 7 mil associados, a Aprosoja-MT, entidade que representa a categoria de sojicultores que detém o maior peso da economia estadual, escolherá seu novo presidente e outros 11 da diretoria em 9 de novembro.

Postar um novo comentário

PLANTAÇÃO E COLHEITA

A estratégia de Mauro para 2021

Por 23/09/2020, 15h:25 - Atualizado: 06h atrás

mauro mendes 680

Independente da busca ou não da reeleição, Mauro Mendes está convicto de que, a partir do próximo ano, irá elevar a popularidade, inclusive em setores, como do funcionalismo público e do agronegócio, que torceram o nariz e fizeram protesto contra o governo por causa das reformas implementadas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Marlan | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 20h15
    2
    2

    ...QUE OS ANJOS DIGAM AMEM...

  • Rafael | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 19h34
    4
    3

    Oportunista.... Usou do poder público para ressuscitar as suas empresas.... O povo tá de olho...

  • O ATALAIA | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 19h27
    7
    2

    Se não fosse em época de campanha política já era dificil de acreditar. Como MM tem. Interesse na eleição de seu senador e de prefeito aí, fica muito difícil de o eleitor acreditat, aliás, ele, ja tem a fama de prometer durante a campanha e virar as costas apos vitória. Quem quiser acredite!...

MARKETING ELEITORAL

Efeito-Selma afasta candidatos do marqueteiro Brasa; veja contratados

Por 23/09/2020, 07h:34 - Atualizado: 23/09/2020, 07h:39

junior brasa 680

Mesmo com o mercado do marketing eleitoral aquecido em MT com duas campanhas majoritárias paralelas, de prefeito e de senador, Junior Basa, até então bastante requisitado, não fechou contrato ainda com nenhum dos principais candidatos.

Postar um novo comentário

TUDO DE NOVO

Nova votação do relatório da CPI na 5ª e base do prefeito tem desfalque

Por 22/09/2020, 20h:31 - Atualizado: 22/09/2020, 20h:36

chico 2000

A nova votação em plenário do relatório da CPI do Paletó pode acontecer já na quinta (24) e, desta vez, em pleno período eleitoral e sob risco do prefeito investigado Emanuel Pinheiro ter um voto a menos entre os vereadores. É que Chico 2000 saiu de licença e o substituto Ralf Leite está impedido pela Justiça de assumir a cadeira.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Francisco Antonio de Almeida | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 09h40
    3
    1

    É hora destes vereadores pensarem melhor e refazer seus votos pela aplicação da moralidade e derrubada da corrupção. Orgulhen-se de um dia poderem contar aos seus filhos que lutaram por um Cuiabá e um BRASIL melhor.

  • carol dantas | Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020, 08h42
    3
    0

    companheiro é companheiro.. e fdp é fdp !

SAINDO DA RESERVA

3 vice das maiores cidades agora querem cadeira de titular

Por 22/09/2020, 17h:44 - Atualizado: 22/09/2020, 17h:52

welinton marcos 680

Três vice-prefeitos que ocupam mandatos entre as 10 maiores cidades mato-grossenses agora querem a cadeira de chefe do Executivo, com ou sem apoio dos atuais prefeitos.

Postar um novo comentário

PATRIMÔNIO

Os bens do milionário Júlio Campos

Por 22/09/2020, 06h:39 - Atualizado: 22/09/2020, 06h:42

julio campos 680

O folclórico e populista Júlio Campos, candidato a primeiro-suplente ao Senado na chapa de Nilson Leitão, costuma dizer, quando perguntado sobre bens patrimoniais, que "não é pobre, graças a Deus".

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Dra Consolação Morada do Ouro | Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020, 15h13
    22
    2

    Continue sendo manso d votando nesse milionário que tá se lixando com menos afortunados.

  • Beto | Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020, 15h05
    16
    1

    E o q ainda quer mexer com política. Vai jogar dama.

  • marta | Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020, 14h41
    11
    3

    vou dizer não gostei na epoca que jaime coligou com blairo maggi pra ajudar ele a ganhar , rolou muito coisa, blairo regassou cuiaba com chico galindo, ai agora a população esta mais atenta, blairo sumiu, junto com pagot, novack, o eder esta ai tentando se livrar, assim é a politica fora silval delação premiada, sumiu de mt, foi curtir pra são paulo,

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2604