Blog do Romilson Cuiabá, 21 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Devido chuvas, Barra do Bugres decreta emergência; mais 5 na mesma situação

Por 25/02/2014, 10h:35 - Atualizado: 25/02/2014, 12h:00

Sindicato Rural/Sorriso

soja_sorriso_5.jpg

Sorriso é uma das cidades priorizadas pela defesa civil a entrar na lista de ajuda

Barra do Bugres já decretou estado de emergência e outras cinco estão prestes a fazer o mesmo - Mirassol D´Oeste, Cláudia, Sorriso,  Santo Antônio do Leverger e Poconé - devido às fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas. Os principais motivos são as cheias com alagamento, além de problemas em escoamento de produção e recebimento de produtos de fora.

De acordo com a prefeitura de Barra do Bugres, o Rio Paraguai alagou e passou do limite máximo de segurança, que é de sete metros. Famílias ribeirinhas tiveram que abandonar residências, comunidades rurais e pastos foram alagados, aldeias indígenas estão isoladas e das 25 linhas de transporte da cidade, 10 tiveram que ser suspensas pela inviabilidade das estradas. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso, coronel Sérgio Roberto Delamônica, duas equipes já foram enviadas para o auxílio da região.

O governo do Estado, em reunião realizada ontem (24), tratou com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, sobre a situação dos municípios da região Norte. O governador Silval Barbosa (PMDB) acionou mobilização de força-tarefa e vem distribuindo cinco milhões de litros de óleo diesel para as máquinas que trabalham em todos os municípios do Estado. Na lista de prioridades, contudo, das cinco citadas acima, duas não estão na lista do Governo: Mirassol D´Oeste e Cláudia. Os municípios a serem ajudados pelo Estado são Sorriso, Nova Ubiratan, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá, Tapurah e Ipiranga do Norte. O governador também determinou ação da Defesa Civil nos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barra do Bugres que estão em situação crítica.

Em Mirassol D’Oeste as constantes chuvas já causaram estragos em aproximadamente 70% da área tanto rural quanto urbana, sendo a primeira a mais afetada. Centenas de agricultores familiares de assentamentos estão isolados devido às péssimas condições das estradas e da queda de cinco pontes. Além disso, muitas lavouras foram devastadas pelas águas. Dentro do perímetro urbano, um córrego subiu além dos limites e alagou casas, transbordou fossas e abriu crateras em vias públicas.

Na sexta (21), o prefeito Elias Leal (PSD) acionou o Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC) de Mirassol D´Oeste, para realizar in loco um levantamento da situação e contabilizar os prejuízos causados pelas chuvas. “Na medida do possível estamos ajudando os moradores atingidos tanto na cidade quanto nas comunidades rurais. Uma força tarefa foi montada pelo nosso governo por meio da Secretaria de Assistência Social e Obras”, diz o gestor.

Sorriso e Claudia também podem decretar estado de emergência. Nesse caso, há risco iminente de produtores perderem a safra por problemas de escoamento, já que pontes e estradas estão com pouco ou nenhuma condições de trafegabilidade. Dentro dos perímetros urbanos também há problemas com alagamentos nas duas cidades.

O coronel Delamônica ainda destaca que a baixada cuiabana, principalmente Santo Antônio do Leverger e Poconé, também está em alerta. “O nível do rio baixou, então talvez não seja necessário decretar estado de emergência”. De qualquer modo, a Defesa Civil está prestando atenção.

Postar um novo comentário

ADVOCACIA

Cria de Blairo se torna lobista no DF

Por 21/01/2020, 19h:49 - Atualizado: 03h atrás

novacki 680

Aos 46 anos e já aposentado como coronel PM-MT, recebendo proventos de R$ 30 mil, Eumar Novacki, hoje advogado, vai montar um escritório em Brasília, onde já reside há mais de 10 anos.

Postar um novo comentário

CONTESTAÇÃO

Taques reage e diz não ser ladrão

Por 21/01/2020, 11h:54 - Atualizado: 02h atrás

pedro taques 680

Como um leão que acaba de acordar de um sono profundo, o hoje advogado Pedro Taques (PSDB), que deixou a cadeira de governador há um ano, decidiu partir pra cima e contrapor quem lhe vincular à corrupção. Afirma que ficou um ano sabático e só apanhando. Agora, reagirá.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • jediel lemes | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 19h23
    2
    0

    Experimentando uma dose do seu próprio veneno ex. promotor Pedro Taques.

EM SORRISO

Rossato tem 5 opções e deve lançar ex-vereador para duelo com prefeito

Por 21/01/2020, 11h:44 - Atualizado: 21/01/2020, 11h:52

rossato 680 sorriso

Dilceu Rossato (centro) e aliados Cesar Schevinski, Silvana Faccio, Alei Fernandes, Cláudio Oliveira e Ilton Polizello

O ex-prefeito de Sorriso, empresário Dilceu Rossato, não vai à reeleição, para pretende mergulhar na campanha do aliado que definir para o confronto nas urnas com o prefeito Ari Lafin (PSDB), que buscará novo mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • RICARDO BRAZ | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 18h56
    0
    0

    QUEM É O CANTO SERTANEJO, O PRIMEIRO DA FOTO?

  • CARLOS | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 18h53
    1
    0

    CERTINHO MEU LÍDER ROSSATO, SOMENTE A SILVANA QUE NÃO DEVE SER CANDIDATA NÃO FEZ NADA QUANDO FOI SUA SECRETÁRIA, BORA DE #CLAUDIO

EDUCAÇÃO

MEC credencia 3 faculdades de MT

Por 21/01/2020, 09h:00 - Atualizado: 21/01/2020, 01h:02

curso mec 680

Em sessão no mês passado, a Câmara de Educação Superior, vinculada ao MEC, aprovou o credenciamento da Faculdade Saber de Cuiabá (FASC), a ser instalada na rua Tenente Thogo da Silva Pereira. O relator Francisco Cesar de Sá se manifestou contra, mas foi voto vencido.

Postar um novo comentário

FRAUDES E CASSAÇÃO

Ex-vereador alertou Selma ainda no início da campanha sobre cassação

Por 20/01/2020, 20h:13 - Atualizado: 20/01/2020, 20h:20

Rdnews/arquivo

yuri bastos 680

O ex-vereador por Cuiabá, ex-diretor da extinta Secopa e ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, uma figura emblemática, encrencada com a Justiça e que hoje está entregue ao ostracismo político, foi o primeiro a alertar Selma Arruda sobre o risco de cassação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Big John | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 08h45
    3
    0

    Com um conselheiro desse, se fosse agora... seria depois a cassação.

  • Ramon | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 07h08
    8
    0

    Com um " conselheiro" como Yuri , pode- se ter em mente uma série de equívocos.

TRIBUNAL DE CONTAS

2 desafios de Maluf na presidênica

maluf 680 tce

Com menos de um ano no quadro vitalício de conselheiro, Guilherme Maluf está determinado a cumprir, na presidência do Tribunal de Contas do Estado, dois grandes desafios. E inicia este trabalho já na próxima semana.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2478