Blog do Romilson Cuiabá, 31 de Maio DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Escolha de vice racha grupos políticos

É de praxe candidato ao Governo definir companheiro de chapa seguindo tese da representatividade regional; disputa é acirrada

Por 09/01/2014, 19h:50 - Atualizado: 09/01/2014, 20h:17

Se está difícil e complicado para partidos e seus líderes definirem cabeças de chapas majoritárias, imagine, então, para fechar chapa completa. A escolha de vice de cada futuro concorrente ao governo estadual será outra “guerra” que deve se estender até as convenções de junho. Para a primeira-suplência ao Senado a discussão é menos acalorada, mas também demanda tempo e muita articulação. Ainda bem que foi abolida a figura do segundo-suplente.

Os principais nomes que podem disputar o Palácio Paiaguás enfrentam brigas dentro do grupo para indicação de vice. O senador pedetista Pedro Taques, nome mais consolidado para a corrida sucessória do governador Silval, recebeu sugestão para ter como companheira de chapa a primeira-dama e secretária de Educação de Rondonópolis, Ana Carla Muniz, esposa do prefeito Percival, que comanda o PPS no Estado. Se não for feito a vontade de Percival, é possível que ele faça "corpo mole" na campanha. O PSB do prefeito cuiabano Mauro Mendes entende que também deve ficar com a cadeira de vice. Pensam igual outros possíveis aliados de Taques que estão no DEM, no PTB, no PSDB e até no PV.

As discussões afloram para além dos campos ideológicos e partidários. Entra interesse pessoal de cada líder. E nessa hora não se importa muita com perfil. Cada um impõe suas condições. Se aceitar uma indicação, desagrada outros.

Um dos poucos argumentos consistentes na hora da escolha é a representatividade regional. Se Taques mora na capital e representa a Baixada Cuiabana, tem-se como regra partir para escolha de alguém de outra região para compor a chapa. E quanto à candidatura governista? Se o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) ou o quase petista Julier Sebastião for candidato a governador, quem seria vice? Ambos também são de Cuiabá. Lúdio até conversou com o empresário Rogério Ferrarim (PMDB), de Lucas do Rio Verde, sobre uma possível composição. Julier foi na mesma linha e deseja também alguém do PMDB de vice, que seria o prefeito de Sinop, Juarez Costa, ou o presidente da Assembleia, deputdo Romoaldo Júnior, ambos do Nortão.

E se, em meio a essa reviravolta, Blairo Maggi aceitar entrar no páreo, ele teria representante de que região na chapa? Como se identifica como da Grande Rondonópolis (Sul), na primeira eleição, em 2002, o hoje senador do PR teve de vice Iraci França, de Cuiabá. Na reeleição, em 2006, escolheu Silval, do Nortão. São discussões e debates que vão pautar as lideranças e a imprensa pelos próximos cinco meses.

Última eleição 

No pleito de 2010, o vitorioso Silval, ex-prefeito de Matupá (Norte) e que ganhou força porque foi carregado por Blairo e já ocupava cadeira de governador, definiu como vice Chico Daltro, que é da Grande Cuiabá.  Mauro Mendes, da Capital, para contrapor a chapa do peemedebista, escolheu um vice também da região do governador, que é Otaviano Pivetta, hoje prefeito de Lucas do Rio Verde. Wilson Santos, que havia renunciado ao mandato de prefeito de Cuiabá, teve como vice outro do Nortão, o ex-deputado Dilceu Dal Bosco. Como se vê, os principais candidatos a governador costumam ficar na trincheira nesta época e atentos à movimentação da concorrência. Seguem como nuvens. A cada momento podem avançar para uma região.

Postar um novo comentário

FORA DA LISTA

Senador leva reclamação a ministro por constrangimento sofrido em MT

Por 30/05/2020, 21h:33 - Atualizado: 06h atrás

carlos favaro 680

Inconformado por ter sido ignorado na solenidade da última quinta, em Rondonópolis, com a presença da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), o senador Carlos Fávaro levou o caso para Brasília.

Postar um novo comentário

EM SINOP

Pré-candidato passa por cirurgia

Por 30/05/2020, 20h:07 - Atualizado: 07h atrás

roberto dorner 680

Aos 72 anos, o empresário e pré-candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner, está hospitalizado. Se recupera de uma cirurgia.

Postar um novo comentário

EM RONDONÓPOLIS

10 metros de pizza em protesto à Câmara por não abrir investigação

Por 30/05/2020, 19h:01 - Atualizado: 06h atrás

protesto cei rondonopolis 680

Saiu mesmo a pizza de 10 metros de comprimentos e servida em praça pública em Rondonópolis, neste sábado.

Postar um novo comentário

EFEITO-PANDEMIA

Prefeitos e as máscaras sem licitar

Por 30/05/2020, 10h:32 - Atualizado: 06h atrás

francis maris 680

Na correria para adquirir equipamentos e produtos de proteção, em tempos de pandemia, prefeitos partiram para compras com dispensa de licitação. E estão amparados por leis.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Adão Gomes | Sábado, 30 de Maio de 2020, 19h25
    2
    0

    O povo morrendo

  • Monica Santos | Sábado, 30 de Maio de 2020, 19h23
    2
    0

    Vergonhoso essas compras sem licitação e nada que melhora a saúde

HOMENAGEM

Turma do Pedal e 64 anos de Blairo

Por 29/05/2020, 19h:48 - Atualizado: 29/05/2020, 19h:54

pedal blairo 680

Mesmo fora da vida pública, Blairo Maggi continua bastante prestigiado, carrega conceito de bom gestor e se tornou referência para muitos políticos de MT.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Henrique Dias | Sábado, 30 de Maio de 2020, 15h29
    1
    2

    Quando que esse super-corrupto do Blairo Maggi vai ser preso ? Aprontou demais como Governador de MT, continuou aprontando como Senador e Ministro da Agricultura, e até hoje tá solto. Realmene no Brasil, a Justiça só PUNE os pobres,pretos,e desqualificados. Os ricos nunca são punidos, MORO nelle.

  • Neto | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 22h42
    7
    2

    Matéria Lamentável .

Rondonópolis

Ato anti-vereadores por enterro de CEI terá pizza de 10 metros

Por 29/05/2020, 17h:45 - Atualizado: 29/05/2020, 17h:53

cei rondonpolis 10

Vereadores de Rondonópolis, uma das cidades mais politizadas do Estado, enterraram no último dia 22 um pedido de investigação contra o prefeito Zé do Pátio e, com isso, provocaram a ira do Movimento Popular, que neste sábado realiza um ato de protesto na praça Brasil.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • jao | Sábado, 30 de Maio de 2020, 09h08
    0
    0

    É o Zé que o povo quer. Tapinha nas costas, Lulista, demagogo, populista, anti empresariado, enfim, roo cada vez mais indo pro buraco. Literalmente.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2549