Saúde
Ex-vereador que lançou proposta de divisão do Estado está na UTI
18/01/2010, 21h:20 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
O ex-vereador por quatro mandatos e hoje no cargo de ouvidor-geral do Município de Sinop, Valdemar Brandão, está hospitalizado no Vita-BR, em Curitiba (PR). Foi submetido a procedimento de cateterismo cardiovascular nesta segunda. Os médicos orientaram esse exame cardiológico invasivo para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. Constaram que Brandão, que integra o primeiro escalão da gestão Juarez Costa (PMDB), possui artérias obstruídas. Será necessária, então, ser submetido a novo procedimento, a chamada angioplastia, na tentativa de reverter o quadro. Aos 69 anos completados nesta segunda (18), Brandão está na UTI do hospital paranaense. Trata-se de um paciente de risco, já que possui um histórico de problemas cardíacos. Em 2002, após sofrer infarto, fez uma cirurgia e, na época, colocou 5 pontes safenas.
Valdemar Brandão é um dos pioneiros de Sinop, cidade-pólo do Nortão. Presidiu a Câmara Municipal por duas vezes e hoje comanda o nanico PSC sinopense. É considerado um político polêmico. Foi dele a ideia de nova divisão territorial de Mato Grosso. Fundou até a Sociedade de Desenvolvimento para o Norte do Estado (Sudenorte). Nos anos 1980, Brandão fazia discursos inflamados em defesa da separação nas visitas aos municípios, principalmente como presidente da Ucemmat, entidade que representa as câmaras municipais mato-grossenses e que na época era denominada de Uvemat. A Sodenorte fazia oposição ao governo Dante de Oliveira (1995/2002), criticado por abandonar regiões, como o Nortão.
O então deputado estadual Jorge Abreu, que era de Sinop, também encampou a luta pela divisão. Com sua morte prematura num acidente aéreo, coube a Silval Barbosa assumir o espólio da divisão. O grupo alegava que o Nortão sofria com o descaso e esquecimento do governo estadual. Foi com essa proposta que Silval, ex-prefeito de Matupá, se elegeu deputado estadual. Depois que assumiu como vice-governador, em 2007, o peemedebista não quis nem ouvir falar em separação territorial, assim como Brandão. Ambos argumentam que "o governo Blairo Maggi integrou as regiões, com investimentos em vários setores, principalmente em infraestrutura".
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Samir Ribeiro | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 15h3700
Gostaria de esclarecer que Vereador não tem como trabalhar na esfera Estadual. Então a verdadeira proposta foi sim do atua vice-governadorl e ex-deputado estadual Sival Barbosa.
-
Altair Mombach | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 13h3700
Primeiramente precisamos torcer pelo reestabelecimento do seu Brandão que precisa de nossas orações. Em segundo lugar é bom que fique claro, que o próprio Brandão diz em alto e bom tom que não existe mais o sentimento divisionista, a idéia de dividir morreu. Nem mesmo Brandão quer mais que o estado seja dividido, ouvi isso dele, pois agora, este governo tem trabalhado e muuuito em todo o nortão, o que é preciso, é que o próximo governador, seja, Silval, seja Wilson ou Jaime, continuem apoiando e investindo no nortão, como vem acontecendo no governo Blairo Maggi. Acho que ficou bem claro a questão né. Força Brandão.
-
nonato | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010, 12h0400
Acredito não haver mais motivos para discussão ou debates sobre redivisão do nosso Estado, o que ocorre, na minha opnião é o fato de não terem algo a fala sobre este gestor, assim o que resta é este falido e morto assunto. Por isso aguardarei para analiza-lo e ai sim tecer o meu juizo de avaliação política. Se for competente poderá ter o meu voto,do contrario não preciso nem dizer. Assim aguardemos