Blog do Romilson Cuiabá, 22 de Outubro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Exclusivo

Frederico Muller assume Sanecap

Frederico Muller   O ex-presidente da extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema e hoje Sema), Frederico Muller, será o novo diretor-presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Ele aceitou o convite tanto do prefeito Wilson Santos (PSDB) quanto do vice Chico Galindo (PTB), que já se prepara para comandar a Capital a partir de 3 de abril com a renúncia do titular para poder concorrer à cadeira de governador. Frederico já tem o irmão Guilherme Muller que compõe o staff do Palácio Alencastro, como secretário de Finanças. Ambos foram da administração Dante de Oliveira (1995/2002). O novo diretor-presidente visita a Companhia na quinta. Sua posse está prevista para segunda (25).

   Hoje a Sanecap está sob o ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá Frederico Campos, que acumula as funções de diretor-administrativo e financeiro e de presidente. Integram também o comando da empresa responsável pelos serviços de saneamento Édio Ferraz, como diretor-técnico, e Cilbene Lobão, ex-chefe de gabinete de Wilson e hoje no cargo de diretora comercial.

   Uma série de "pepinos" administrativos aguardam por Frederico Muller na Sanecap, que possui orçamento superior a R$ 65 milhões por ano, mas "vive no vermelho". O prejuízo acumulado é de cerca de R$ 70 milhões, maior que o capital social, o que demonstra a fragilidade da situação econômica da Companhia. O passivo a descoberto chega a R$ 10,2 milhões. Para se ter uma ideia, a Sanecap pagou R$ 1,7 milhão em juros e taxas somente no decorrer de 2008. De 92 servidores, 74 são efetivos. Uma das alternativas para torná-la viável apresentada pelo prefeito é de transformá-la em S/A, a fim de ampliar o ramo de atuação, inclusive em outros municípios. Projetos nesse sentido foram aprovados pela Câmara Municipal

    Na gestão Wilson Santos, que começou em janeiro de 2005, passaram pela presidência da Sanecap o advogado José Antônio Rosa e a engenheira sanitarista e professora universitária Eliana Rondon. O nome do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Chico Galindo chegou a ser anunciado por Wilson como novo presidente da empresa, mas, uma semana depois, recuou da ideia porque o petebista já acumula funções e vive expectativa de assumir o cargo de chefe do Executivo para concluir mais de dois anos de mandato.

   As obras do PAC em Cuiabá, cujos investimentos previstos da União superam a R$ 200 milhões, estão vinculadas à Sanecap. Por conta disso, o ex-presidente José Rosa foi até preso, junto com outras 10 pessoas sob acusação de envolvimento em fraudes nas licitações acerca do Programa de Aceleração do Crescimento. São recursos destinados a construção de asfalto, água encanada e rede de esgoto. As obras estão empacadas. Com a saída de José Rosa da Sanecap e seu retorno à Procuradoria-Geral do Município, o prefeito conseguiu convencer Eliana a reassumir a Companhia. No ano passado, ainda assustada com o escândalo, Eliana pediu exoneração. Wilson nomeou então à presidência o antigo adversário político Frederico Campos.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Adriana Gomes | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 12h34
    0
    0

    Competência é o que não falta a Frederico Müller. Ele é engenheiro-sanitarista e tem vasto currículo na antiga Fema com ideias inovadoras como o sistema de monitoramento de queimadas por satélite, que hoje é referência para o Brasil. A pessoa certa no lugar certo. Agora a Sanecap vai!

  • Revoltado | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 11h38
    0
    0

    De volta os Muller, mamando

  • cuiabano ligado | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 11h21
    0
    0

    Queridos amigos!!! que votaram no nosso querido Prefeito. Esse é o grande motivo da nossa querida Cuiaba estar vivendo a pior administração da historia!!! Vcs lembram de uma pior??? O troca troca de secretarios constante, sai uma amigo entra outro, sai um politico do grupo entra outro sem qualificação nenhuma. Nunca nossa Cuiaba esteve tão maltratada, sucateada, cambalida e sem direção. DENGUE, BURACOS, CARAMUJOS, LOTES SUJOS, MATAGAL, POLICLINICAS LOTADAS, PRONTO SOCORRO, PAC, PACENAS, AVENIDA DAS TORRES, RODO ANEL, VENDA DE RUA, QUALIX, LIXO HOSPITALAR, POLICIA FEDERAL, AMIGOS NO PODER, NÃO COMPLETAR O MANDATO, SANECAP, ROSA, PRISÃO, PAGAMENTOS A FORNECEDORES UUFAAA!!! Todas essas palavras tem algum sentido. É AMIGOS GRAÇAS A DEUS TEMOS ESSE BLOGUE PRA DESABAFAR!!! GRAÇAS A DEUS!!!

  • SABÓIA | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 11h03
    0
    0

    OLHA PRA ESTAR Á FRENTE DE UMA EMPRESA COMO A SANECAP, TEM Q SER PESSOAS TÉCNICAS...AGORA SÓ ACHAM DE COLOCAR PESSOAS Q FAÇAM PARTE DE GRUPO POLITICO SEM PREPARO NENHUM...MAS ISSO É SÓ ESPERAR Q ELE ESTA VINDO PRA GOVERNANDO E COMEÇA TUDO DE NOVO...

  • RMurilo | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 09h21
    0
    0

    Agradeço a minha sabedoria por nunca ter me deixado votar nesse.... Nessa pessoa que sequer merece ser adjetivada por mim. Mas oque mais me deixa indignado é saber que a maioria ainda vota nesse..... Esse é o preço que se paga pela democracia.

  • augusto cesar Martins de Siqueira Júnior | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 08h29
    0
    0

    A troca troca de secretários na administração municipal de cuiabá demonstra infelizmente que o nobre alcaíde vem privilegiando critérios políticos em detrimento de critérios técnicos para om exercício de função nos orgãos do município, e infelizmente isso vem prejudicando a população de cuiabá que vem sofrendo com as constantes falta d` água nos bairros, acho que para exercer uma função pública, o secretário deve ter conhecimentos técnicos e experiência, por que caso contrário, serão mais dez secretários

  • Rodrigo Ormond de Avelar | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010, 08h25
    0
    0

    Ai! não estou falando, são as mesmas figurinhas de sempre que se alternam no poder das pastas administrativas. Sai um e entra outro, são só os amiguinhos de longa data, que vivem da política e que não conseguem trazem mudanças e nehuma progreção nenhuma para nossa Capital. Já estou cansado desse povinho ai (Campos, Muller, Oliveiras, Santos, Paes de barros, Arurdas, Pinheiros, Bezerras, etc...) revesando no poder. Ao invés de colocar profissionais qualificados, capacitados e especializados da área, compromissados em alcançarem metas, não o prefeito prefere colocar lá um coleguinha. CHEGAAAAAAA!!!!

ESQUEMÃO NO CEPROMAT

Auditoria já citava rombo milionário sob Dentinho, que foi preso hoje

Por 22/10/2019, 11h:10 - Atualizado: 55min atrás

dentinho 680

O cerco já vinha se fechando contra o ex-presidente da Câmara de Cuiabá, ex-deputado estadual e ex-presidente do antigo Cepromat (hoje MTI), Wilson Celso Teixeira, o Dentinho, que foi preso nesta terça na operação Quadro Negro, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção.

Postar um novo comentário

CASO INUSITADO

Apenas 2 vão votar e neles próprios

Por 21/10/2019, 19h:40 - Atualizado: 21/10/2019, 20h:46

guilherme maluf 680

Embora com colegiado formado por sete conselheiros titulares, apenas dois vão votar e, curiosamente, neles próprios. Sob um cenário inédito e inusitado, a eleição para renovar a diretoria do TCE-MT acontece em 5 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • joana | Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 10h16
    0
    0

    Simples assim, e ponto final .

  • Seminina | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 22h52
    2
    0

    Caro jornalista, a situação em MT será a mesma o vice acumulará também a corregedoria !

EM CUIABÁ

2 figurões nacionais brigam pela concessão do transporte coletivo

Por 21/10/2019, 15h:47 - Atualizado: 21/10/2019, 16h:54

Assis Marcos Gurgacz 680

Após 20 anos, a Prefeitura de Cuiabá abriu disputa para concessão do transporte coletivo. E, entre as cinco empresas concorrentes, duas têm como donos familiares de figurões nacionais.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luciano | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 18h33
    1
    0

    E você não comenta das empresas do Botey e do Jayme porque?

ALTO PARAGUAI

Pivô da prisão de desembargador, casal ainda segue firme no poder

Por 21/10/2019, 11h:19 - Atualizado: 21/10/2019, 12h:56

diane e alcenor 680

Em Alto Paraguai, o ex-prefeito Alcenor Alves se tornou o prefeito de fato, mas não de direito. Embora a esposa Diane Alves seja a chefe do Executivo, quem dita as regras administrativas é Alcenor, que se envolveu num escândalo em 2010, chegando a ser preso.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Antônio Joaquim do nascimento neto | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 21h06
    0
    0

    Tem um matérial aqui sobre as calamidade de alto paraguai 93443569 chama eu passo pra vc

  • Joadir | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 15h20
    5
    1

    Na VG aconteceu o mesmo e ninguém foi preso. Mas está tudo cristalino.

RUMO À REELEIÇÃO

Com 13 siglas e podendo atrair o PSL

Por 20/10/2019, 20h:41 - Atualizado: 20/10/2019, 21h:50

emanuel pinheiro deputados 680

Emanuel com os deputados Sílvio Fávero (PSL), Paulo (PP), Avalone (PSDB), Janaína (MDB) e seu esposo Diógenes

A um ano das eleições, o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro já conta com apoio pré-estabelecido ao projeto de reeleição de nada menos que 13 partidos. E tende a aglutinar outros, inclusive o PSL do presidente Bolsonaro.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Pedro José Cruz | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 16h45
    0
    0

    Pedro José Cruz , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Maria F. Albuquerque | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 10h16
    5
    7

    Desse jeito vai ganhar no primeiro turno. Até agora não apareceu adversário à altura para derrotar Emanuel. Juntando todos os pré-candidatos da oposição não dá um.

  • Claudiomario | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 09h31
    8
    10

    Neste quase três anos de mandato, o prefeito tem conseguido vencer as demandas, e tem buscado recursos pra continuar viabilizando esforços respeitando todas as possíveis diferenças politicas e partidárias que possam existir, , tudo dentro da normalidade!!

  • Pedro luis | Domingo, 20 de Outubro de 2019, 21h59
    20
    9

    Se o eleitor Cuiabano votar no Emanuel, mesmo depois de vídeo do paletó, estará demonstrado que o eleitor não se importa com corrupção, e quem tem atitudes duvidosas é aplaudido. Estará demonstrando também que corrupção não é problema, que não se importa. Estará provado ao mundo que é um exemplo de eleitor, que vota sem se importar com a índole do candidato.

SOB INVESTIGAÇÃO

Promotor denunciado segue do Núcleo de Patrimônio e Probidade

Por 20/10/2019, 10h:44 - Atualizado: 20/10/2019, 13h:37

marco aurelio 680

Denunciado criminalmente pelo MPE por quebra de segredo de Justiça, após investigações do Naco, o promotor Marco Aurélio, ex-coordenador do Gaeco, não deve ser afastado do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.