Blog do Romilson Cuiabá, 21 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RUMO ÀS URNAS

Há muitos anos não há uma disputa tão acirrada como agora, diz analista político

Há muitos anos não há disputa tão acirrada como agora, diz analista

    A disputa ao Palácio Paiaguás vai ser extremamente acirrada e não é possivel apontar favoritismo. A afirmação é do analista político Manoel Motta. Segundo ele, há muitos anos não se via um cenário tão indefinido como o que vem sendo confirmado pelos resultados das pesquisas de intenção de voto. Acredita que será possível saber quem tem mais chances de vencer o pleito apenas em agosto. "Uma coisa é certa. Não vai ser uma disputa simples como a que Blairo Maggi enfrentou. As coligações são amplas e vão continuar aparando divergências até o final do processo eleitoral", pontuou Menezes, numa referência, por exemplo, às brigas existentes no PPS e PT.

   Os petistas então divididos entre os grupos da senadora Serys Marly e o deputado federal Carlos Abicalil, que estão em pé de guerra. Serys defende apoio ao pré-candidato Mauro Mendes (PSB). Já Abicalil "bate duro" para que o PT fique com o governador Silval Barbosa (PMDB), que tenta a reeleição. O PPS está rachado entre Mendes e o ex-prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB). Os três vão disputar o Paiaguás e percorrem o Estado em busca de apoio político e dos eleitores.

  Uma pesquisa estimulada feita pelo Instituto Ibope apontou nesta sexta (7) Silval como líder nas intenções de voto com 31%. Já Wilson, figura em segundo lugar com 27% e Mendes em último com 15%. Para o analista, o crescimento de Silval se deve a forte articulação política que o peemedebista tem feito junto a prefeitos e lideranças de todo o Estado. Ele acredita que o escândalo do suposto superfaturamento praticamente não abalou a imagem do governador que possui uma "raiz" diferente da "turma da botina", que seria a maior prejudicada. "Tudo isso colocou em xeque a ideia de que os empresários da turma da botina não precisavam usar o Estado, se apropriar indevidamente de recursos. Desgasta essa imagem e não a de Silval", avalia. Apesar disso, ele pontua que o peemedebista pode ser prejudicado dependendo do desenrolar dos fatos. Pondera ainda que é difícil saber seSilval vai conseguir manter o ritmo de crescimento que teve até agora.

   Numa rápida análise sobre o desempenho de Wilson, Manoel acredita que o crescimento dele depende principalmente do declínio de Mendes. "Caso Mauro continue crescendo, Wilson pode cair mais", avalia. Por outro lado, o cientista político fez questão de frisar que os eleitores mato-grossenses são bastante conservadores e que tendem a votar no presidenciável José Serra (PSDB) e são contra o PT. Os petistas nunca elegeram nenhum governador do Estado e a pré-candidatura de Serra deve ser bem articulada no Estado, o que fortalecerá o nome de Wilson ao Paiaguás. No próximo dia 15, Serra virá a Capital lançar Wilson ao governo. "Temos um eleitorado muito parecido com o de São Paulo e isso pode favorecer Wilson".

   Já o desempenho de Mauro Mendes surpreendeu o especialista. Para ele, o empresário alcançou uma marca significativa ao obter 15% das intenções de voto. "Se o Mauro continuar crescendo assim, Wilson vai perder espaço", pontua. Apesar de ressaltar o crescimento do socialista, Manoel Motta, pondera que o fato dele estar em uma aliança com três palanques de presidente poderá prejudicá-lo. Apoiam o empresário o PV de Marina Silva, o PPS, que caminha com Serra, e o PSB dele que deve coligar com o PT de Dilma Rousseff. "Isso pode ser um complicador que fragilizará o nome dele ou até fortalecer sua candidatura. Tudo dependerá de como os eleitores vão ver essa aliança. A política não é uma ciência exata".

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • ADACIR | Domingo, 09 de Maio de 2010, 08h48
    0
    0

    Parabens SILVAL!O povo de MT conhece seu carater de homem íntegro, honesto e um grande ser humano não se abale com os comentario do comite do MAL" confie em DEUS que vai dar certo"votar ao atraso nunca mais!!!!!

  • Pedro Gardes | Sábado, 08 de Maio de 2010, 16h42
    0
    0

    É precisos ser cientista politico para falar tanto e nao dizer nada, esse senhor ai que me stressa, nao tem conteudo nem coragem......é do time dos demagogos e falastroes da politica mato grossensse, vive como os urubus das carniças. Vire essa pagina e escreva uma nova historia, diga a sociedade como explica-se a popularidade e perpetuação dos megas politicos corruptos de mato grosso, como pode e porque os partidos se tornaram quadrilhas.......e porque a exigencia básica para até entrar na massonaria (ficha limpa) não é aprovado pela classe politica......CONTRIBUA AMIGO......

  • jacyara | Sábado, 08 de Maio de 2010, 13h37
    0
    0

    Silval ja esta recebendo o desgaste decorrente da sua falta de sensibilidade em observar o querer da população e a necessidade de sumprir promessas feitas com o antigo governador. A negatividade em demitir Eder Morais, a dificuldade em demitir De Vito e Marchetti, o veto de mais da metade do PR em apoia-lo de forma decissiva, mesmo pela insistencia feita por Blairo. Acredito que a reeleição de Silval está seriamente comprometida pelas ações contidas de Silval, vamos observar que a sociedade constituida, pela primeira vez em sete anos FARÁ amanhã um ato publico contra um governante e pela saida imediata de Morais. Ja Wilson depende apenas do crescimento de SERRA, nada mais, os aliados virão pela necessidade da conservação dos empregos federais.

Rondonópolis

Maior número de candidaturas dos últimos 20 anos beneficia Pátio

Por 21/09/2020, 19h:41 - Atualizado: 01h atrás

ze do patio 680

Com 8 no páreo, Rondonópolis registra o maior número de candidaturas a prefeito dos últimos 20 anos. A maior quantidade de concorrentes nestas duas décadas se deu em 2004 e 2016, em ambos pleitos com quatro na disputa ao Executivo.

Postar um novo comentário

VÁRZEA GRANDE

Após leilão, ex-prefeito anuncia apoio a Kalil

Por 21/09/2020, 17h:17 - Atualizado: 04h atrás

wallace 680

Depois de se lançar a prefeito, valorizar o passe e entrar num verdadeiro leilão, o ex-prefeito varzea-grandense, médico Wallace Guimarães (PV), enfim, anunciou quem vai apoiar ao Executivo.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Everaldo | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 19h24
    1
    0

    Não foi Jaime Campos, coisa alguma que convenceu o Dr.Wallace Guimarães, ex-Prefeito e ex-Deputado e ex-Vereador a apoiar o candidato do MDB Kalil Baracat,oque de fato pesou foi que Kalil foi Vereador e apoiou a gestão de Wallace entre 2013/15 e eram do mesmo partido PMDB,hoje MDB. Coincidentemente o habil Kalil conseguiu o apoio do DEM e da Prefeita Lucimar Campos, que realmente vem fazendo uma excelente admistração em VG. E isso...ok

NA ASSEMBLEIA

Esforço e pressão de um suplente pra não perder foro

Por 21/09/2020, 14h:44 - Atualizado: 06h atrás

romoaldo 680

Encrencado na Justiça, com várias ações criminais no lombo ainda da época em que presidiu e foi ordenador de despesas da Assembleia, o suplente Romoaldo Júnior tem feito esforço para não deixar a cadeira de deputado.

Postar um novo comentário

MARKETING

Marqueteiro Rayel conduz Emanuel à reeleição

Por 21/09/2020, 09h:29 - Atualizado: 21/09/2020, 09h:32

carlos rayel 680

O prefeito Emanuel Pinheiro, empurrado à reeleição por 12 partidos, formando o maior arco de alianças de todas as candidaturas, fechou contrato para a campanha com Carlos Rayel.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • ANTONIO | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 14h53
    1
    2

    ESTE POLITICO AINDA ACREDITAM QUE O POVO TEM MEMÓRIA CURTA, IMENSO ENGANO,A RESPOSTA HUMILHANTE SERA DAS UNAS

  • joaoderondonopolis | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 10h03
    13
    5

    Não vai ter trabalho, vai ajudar Emanuel ganhar já no primeiro turno.

Antero conduz 3 campanhas

Por 21/09/2020, 09h:16 - Atualizado: 21/09/2020, 09h:20

antero de barros 680

O ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros não vai atuar na campanha de Roberto França a prefeito de Cuiabá, como citado por este Blog. É que lhe falta tempo. Estará à frente de três outros projetos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Maria da gloria | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 10h56
    6
    0

    Comitê da maldade,vai tar SORRTO....AGUENTA

Sorje e Antero no marketing de França

Por 20/09/2020, 17h:27 - Atualizado: 20/09/2020, 17h:44

lucio sorje 680

O jornalista, empresário e apresentador de TV Lúcio Sorje será o marqueteiro da campanha de Roberto França a prefeito de Cuiabá. E vai contar com consultoria e suporte de Antero de Barros.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • marta | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 09h30
    4
    2

    não elegendo o prefeito do video ja esta bom

  • Eleitor | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 09h00
    4
    2

    Grandes profissionais de comunicação mais é dificil remar contra a maré, além do candidato ter sido pessímo gestor inclusive fazendo imprestimos em nome dos servidores para pagar salários ela ainda esta apoiado pelo Governador que tem a maior rejeição na Historia de Mato Grosso é tão rejeitado que foi vaiado incessante na Cidade de Sinop na frente do Presidente. Portanto, estão trabalhando e recebendo por isso e não estão fazendo campanha para o melhor! Vencendo ou perdendo as eleições eles vao receber pelo trabalho árduo que defender quem tem uma rejeição monstruosa.

  • Carlos | Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020, 08h58
    4
    2

    Como diz aquele ditado: quem bate esquece mas quem apanha sempre irá se lembrar! Os servidores guardam muitas lembranças do Roberto França e vão retribuir nas urnas as muitas coisas boas que receberam dele!

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2603