Blog do Romilson Cuiabá, 27 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

PALÁCIO PAIAGUÁS

Indicado do PP, Palma assume pasta do Desenvolvimento Rural

Com aval do PP, ex-prefeito assume a pasta do Desenvolvimento Rural

Ex-deputado Rodrigues Palma   A 26 dias de assumir a cadeira de governador, o peemedebista Silval Barbosa definiu mais um secretário. Trata-se do ex-deputado federal e ex-prefeito de Cuiabá Rodrigues Palma. Ele vai comandar, a partir de 1º de abril, a pasta do Desenvolvimento Rural (Seder), em substituição a Neldo Egon, pré-candidato a deputado estadual pelo PR. Palma já integra a administração hoje. Responde como adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia. Na gestão Maggi, o ex-deputado teve também uma passagem relâmpago pela Seder, onde foi adjunto de Agronegócios e respondeu como titular da pasta por alguns dias.

   O nome de Palma chegou a entrar no jogo político do grupo de Silval como espécie de "carta na manga". Foi cogitado para ser o candidato a vice-governador do peemedebista para contrapor os concorrentes que, a exemplo de Palma, possuem base eleitoral na Capital, como o prefeito tucano Wilson Santos e o empresário Mauro Mendes (PSB). Como surgiram outras alternativas da Baixada Cuiabana para vir a ser seu companheiro de chapa na corrida ao Palácio Paiaguás, Silval acertou para Palma integrar o primeiro escalão. É mais uma indicação do PP dos deputados José Riva e Pedro Henry. Os progressistas já emplacaram também o nome do procurador do Estado Jenz Prochnow Júnior, hoje subprocurador-geral fiscal da PGE, na secretaria de Meio Ambiente, no lugar de Luís Daldegan.

   Palma será espécie de porta-voz da Cuiabania no governo Silval, que foi prefeito de Matupá (Nortão) e busca melhor inserção política na Grande Cuiabá. O futuro secretário teve passagem por vários partidos, como PTB e PR. Foi prefeito (75/79), deputado estadual (83/87) e federal por dois mandatos (87/95). No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, Palma chegou a atuar como secretário-executivo do Ministério da Agricultura, então sob Pratini de Moraes.

   Outro nome que havia surgido nos bastidores como opção para a Seder é do adjunto de Agricultura Familiar, Jilson de Oliveira, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-MT). Nas negociações políticas, Silval acabou por escolher Palma.

    Mudanças

   O blog apurou que já são nove os nomes definidos para compor o staff de Silval, que toma posse no lugar de Blairo Maggi em 31 de março. Para a Comunicação Social, será mantido o jornalista Osmar de Carvalho, nomeado no final do ano passado. Silval "segura" no staff o secretário Diógenes Curado (Justiça e Segurança Pública), mas já acertou a troca do comando-geral da PM, com a saída do coronel Campos Filho e a entrada do também coronel Osmar Lino de Farias, hoje coordenador militar do Tribunal de Justiça - saiba mais aqui. Éder de Moraes será mantido na Fazenda, assim como Vilceu Marchetti na Infraestrutura. No Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social assume Roseli Barbosa, esposa de Silval, no lugar de Terezinha Maggi, que está no posto há mais de sete anos. O PT continuará com a Educação. O nome já acertado para o lugar de Ságuas Moraes é de Rosa Neide Sandes de Almeida, hoje adjunta de Políticas Educacionais.

   São 22 secretarias. O futuro governador pretende promover várias mudanças, mas dentro do pacote das alianças políticas visando sua candidatura ao Paiaguás. De vários partidos governistas, alguns devem se distanciar, como o DEM, PDT e PSB. Por outro lado, Silval conseguiu "amarrar" não apenas o seu PMDB, mas também o PR de Maggi, que será candidato ao Senado, o PT e alguns partidos nanicos.

Alguns nomes do staff que serão mantidos
ou vão entrar na gestão Silval Barbosa

Comunicação - Osmar de Carvalho
Meio Ambiente - Jenz Prochnow
Educação - Rosa Neide Sandes
Desenvolvimento Rural - Rodrigues Palma
Infraestrutura - Vilceu Marchetti
Fazenda - Éder de Moraes
Justiça e Segurança Pública - Diógenes Curado
Comando-Geral da PM - Osmar Lino de Farias
Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social -
Roseli Barbosa

 

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • ivan de mattos | Sábado, 06 de Março de 2010, 12h36
    0
    0

    Janyna Melo, será que a senhorita não tem conhecimento que PEDRO HENRY e LINO ROSSI são filiados ao PP, enquanto o senhor Dep. Carlos Bezerra pertence ao PMDB, mesmo partido do vice governador SILVAL BARBOSA. Com relação ao senhor MAURO CARVALHO não tenho conhecimento de sua filiação partidária.

  • marcos negão | Sábado, 06 de Março de 2010, 07h50
    0
    0

    parabens silval por manter um cuibano que sabe o que quer sempre soube bem representar este estado , com seriedade , competencia e mais quando mt não tinha projessão nacional foi um dos que começou a colocar mt no trilho do desenvolvimento , prefeito jovem , mas cumoriu com o papel de administrador , deputado estadual fez sua história no parlamento de mt, deputado federal constituinte marcou definitivamente sua liderança e compromisso com mt, desenvolveu vários e vários projetos de impacto para o nosso crescimento , ajudou nosso saudoso jonas pinheiro fazer deste serrado do nortão de mt ser o maior produtor de soja por equitares do pais , ajudando aqueles que sempre carregaram mt para ser o que somos hoje em produtividade que são os guerreiros da região sul acreditando neles que no serrrado de mt poderiamos ser o maior produtor de grãos do brasil ,quando na sua passagem pelo ministértio da agricultura insentivou várias industrias de alimento , possso sitar em sinop tem industria que hoje não só vende para mt , mas para o brasil inteiro , ajudou guerreiros da produção de novas variedades de sementes , principalmente de arroz de terras altas , por tanto silval sua escolha não poderia ser melhor homem honrrado ,tem familia , nunca esteve em paginas de jornais metido em escandalos a não ser falar de trabalho prestado pelo nosso estado , para finalizar por que se ficar falando deste lider acho que este site talvez não nos daria todo espaço , por que vou escrever algumas paginas de serviço prestado por ele , mas não poderia de dizer para não só para o proximo governador silval , para este outro grande lider do nortão dep riva o palma dária para este proximo governo tranquilidade tambem na secretária da casa civil ,pela sua esperiencia ,seriedade e transito livre com todas as agremiações que irão compor este governo que vai dar continuidade de desenvolvimento deste estado, com muito mais asfalto, casas populares saude , educação com sua esperiencia ajudar silval a desenvolver os grandes projetos extrategicos em andamento e criação de novos . ele cai como uma luva no seu governo silval na cas civil , pense nisso .

  • Janayna Mello | Sexta-Feira, 05 de Março de 2010, 19h42
    0
    0

    Tomara que o PP fique mesmo com o Silval, afinal, foi o Riva quem fez dele Presidente. Ja imaginaram um palanque com Mauro Carvalho, Riva, Pedro Henry, Lino Rossi, Carlos Bezerra e mais uma meia dúzia de ratazanas que estão vindo por aí?

EM LUCAS DO RIO VERDE

De última hora, Binotti troca vice da chapa

Por 26/09/2020, 18h:47 - Atualizado: 26/09/2020, 18h:49

luiz binotti 680

Em meio à crise interna, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), trocou, de última hora, nome para vice de sua chapa à reeleição.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO AO SENADO

Pivetta abandona Euclides e sinaliza para apoio a Leitão

Por 26/09/2020, 10h:30 - Atualizado: 26/09/2020, 10h:32

nilson leit�o 680

O vice-governador Otaviano Pivetta dá sinais de que apoiará Nilson Leitão (PSDB) ao Senado e não mais Euclides Ribeiro (Avante). O curioso é que foi o próprio Pivetta quem apresentou Euclides ao presidente regional do PDT, Allan Kardec, na expectativa de ambos construírem aliança para o pleito de 15 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luiz Eduardo | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 17h55
    2
    1

    O Nilson Leitão, só conseguiu o apoio do DEM de Jaime Campos, após ter a confirmação de que o PIVETA iria desistir da candidatura ao SENADO, pois o DEM estava disposto a apoia-lo contra o Favaro. Nilson já está tendo o apoio politico e financeiro de todo Grupo do Piveta em Lucas,Mutum e região do Médio Norte, e o bestalhão do Euclides jamais terá o apoio dos Pededista-Autenticos, que não aceitam negociatas como a praticada pelo safado do Alan Kardes, que desmoraliza a memória de Leonel de Moura Brizolla.

CHAPA PROPORCIONAL

Ivan desiste e enfraquece DEM, que só deverá eleger um na Capital

Por 25/09/2020, 20h:15 - Atualizado: 25/09/2020, 20h:20

ivan evangelista 680

O pecuarista Ivan Evangelista, que foi vereador por 13 anos e teve mandato cassado em 2010, jogou mesmo a toalha. Após contestar este Blog por ter revelado que ele recuaria da disputa, o ex-vereador acabou "enrolando" a cúpula do DEM até a última hora. E decidiu, enfim, não concorrer às eleições.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Elias | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 18h01
    0
    0

    Elias , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Luiza de Jaciara | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 09h21
    0
    0

    Luiza de Jaciara, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joaoderondonopolis | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 20h38
    15
    6

    Único caminho certo do DEM/Jayme e Júlio foi apoiar Leitão ao senado, pois será vitorioso. E se o DEM apoiasse Emanuel, com certeza faria de 4 a 5 vereadores. MM está afundando o DEM, até parece que após a eleição irá mudar de partido.

REFORÇO ELEITORAL

A esperança de França em 2 apoios graúdos

Por 25/09/2020, 14h:28 - Atualizado: 25/09/2020, 14h:30

roberto franca 680

Pela primeira vez, Roberto França (Patriota) entra numa disputa eleitoral ao Executivo num cenário nem tanto favorável, como nos pleitos em que se elegeu prefeito de Cuiabá, em 1996 e 2000.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ocuiabano | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 16h34
    23
    4

    INFELIZMENTE COM. MAURO MENDES.....MAL. ACOMPANADO.....NÃO TEM O NOSSO VOTO.

  • Adaildo | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 15h46
    13
    2

    A culpa do Bolsonaro não apoiar o Roberto França é da Tenente Coronel Fernanda, que rebelou e não aceitou o que o presidente Bolsonaro pediu que fizesse, isso vai custar muito caro para o Patriota e principalmente para o Roberto França! Isso só mostrou que pessoas com interesses próprios, não pensou em Cuiabá e muito menos no partido, ganância pelo poder!

CORRIDO À PREFEITURA

Pela 2ª vez, governador e vice em palanques diferentes em Lucas

Por 25/09/2020, 10h:52 - Atualizado: 25/09/2020, 10h:54

mauro mendes otaviano pivetta 680

Governador Mauro Mendes, que apoia Binotti em Lucas do Rio Verde, enquanto Otaviano Pivetta lança Miguel Vaz

Pela segunda vez, vice e governador estão em palanques diferentes nas eleições em Lucas do Rio Verde. E repetindo alguns dos personagens.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Rodolfo Schinaider | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 09h25
    2
    2

    Aqui em Lucas e Nova Mutum, e nos municipios proximos, todos os amigos,aliados e familiares do PIVETA estão incorporados na campanha de Nilson Leitão para o Senado, se brincar o Nilson sai com 70% dos votos da região, aguardem....

  • João da Costa Monteiro | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 19h20
    4
    0

    Esses dois ai (Mauro Mendes e Otáviano Piveta), continuam se desentendendo em decisões politicas, tanto para Prefeito de Lucas ,quanto pata eleição ao Senado, pois o Mauro apoia o Favaro, e o Piveta apoia o Nilson Leitão. E o paú vai quebrar agora em 2020, e na proxima em 2022, aguardem.....

  • joao | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 14h34
    4
    0

    Roberto não a lugar algum.

VAIDADES

Disputa de ego entre 2 entidades faz ministra cancelar agenda em Cuiabá

Por 24/09/2020, 16h:25 - Atualizado: 24/09/2020, 16h:29

antonio galvan normando corral

Antonio Galvan, da Associação dos Produtores de Soja, e Normando Corral, que dirige a Federação da Agricultura

Uma disputa pelo protagonista do que seria a construção de uma agenda para a ministra Tereza Cristina (Agricultura) em Cuiabá, envolvendo a Famato e Aprosoja, as duas maiores entidades do agronegócio, acabou jogando por água abaixo a tal programação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Israel Borges | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 07h00
    11
    4

    Antonio Galvan foi ele quem arrumou um pessoal para ficar vaindo gov mauro em sinop ... ele e disreipeitoso eos agricultores de mt nao mereçe ter um cara desse representando o nosso agro fora galvan

  • Sem terra de Poconé | Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, 21h20
    18
    2

    02 pessoas que usam às instituições em benefício próprio. Normando Corral toca a FAMATO dando mordomia e beneficies a seus “amigos”, já Galvan é tido como louco é extremamente vaidoso.... O agro tá muito mal representado nesse momento...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2606