Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

CONFRONTO

Jayme tenta enquadrar prefeitos e vice; há resistência a Wilson


Senador Jayme Campos, que não se empenhou na campanha dos candidatos do DEM em 2008, com exceção do caso do  irmão Júlio Campos, cobra comprometimento e fidelidade dos gestores ao nome de Wilson ao governo
Foto: Edson Rodrigues

   O senador Jayme Campos, cacique do DEM, dará ultimato aos prefeitos e vice da legenda no sentido de "abraçar" a pré-candidatura a governador do ex-adversário político dos anos 1990 e 2000 Wilson Santos (PSDB). Ele convocou reunião para esta segunda (3) à noite, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O ex-governador tenta empolgar os filiados a se envolver no projeto majoritário. O problema é que muitos resistem. Não declaram publicamente porque, sob á égide da lei pró-fidelidade partidária, temem contrariar a sigla e enfrentar processo de expulsão, o que culminaria até na perda do mandato. Apesar disso, nos bastidores, vários dos 23 prefeitos democratas eleitos em 2008 assumem que vão apoiar o projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB).

   Jayme está diante de uma missão árdua. Ele assumiu compromisso de, dentro do arco de alianças com PSDB, DEM e PTB, reforçar a candidatura de Wilson à sucessão estadual. Caberá ao DEM, inclusive, indicar o vice da chapa. Há dois desafios internos para o cacique do antigo PFL, que "morreu" para provocar o nascimento do DEM: convencer os filiados de que as divergências do grupo com Wilson são coisas do passado e encorajar os gestores a se contrapor ao nome de Silval, que detém o poder da máquina estadual.

    Como o senador pouco ajudou seus então candidatos a prefeito no pleito de 2008, agora se mostra impotente para cobrar empenho e fidelidade. Os prefeitos eleitos e/ou reeleitos pelo DEM argumentam que não tiveram apoio da cúpula, principalmente de Jayme, que preferiu permanecer praticamente toda a campanha no palanque do irmão em Várzea Grande, o ex-governador Júlio Campos, que acabou derrotado pelo hoje prefeito de dois mandatos Murilo Domingos (PR). Democratas que se mostram rebeldes acham que agora é o momento certo de dar o troco ao cacique do partido e, de quebra, enfraquecer a candidatura tucana ao Paiaguás.

    Minguado

    Na última eleição, o DEM saiu menor. Seus 23 prefeitos que conquistaram êxito nas urnas são de municípios pequenos. Juntos, eles representam 139,7 mil eleitores. Dentro do mapa eleitoral que emergiu do pleito de 2008, o DEM ficou com a quinta maior fatia do eleitorado mato-grossense. Está atrás do PT, que elegeu 18 prefeitos de municípios com 153,7 mil eleitores; do PP, com 213,8 mil eleitores distribuídos em 21 municípios; e do PMDB, que tem 22 prefeituras de municípios que, juntos, reunem 376,5 mil eleitores. O PR é o maior, com 32 prefeitos em municípios que representam 525,3 mil eleitores. O PSDB, que até 2002, sob o então governador Dante de Oliveira, era a maior sigla, tem 5 prefeituras. O PPS registra 8 prefeitos cujos municípios somam 56 mil eleitores e, o PDT, 4 municípios com 73 mil.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Renato Mello | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 18h17
    0
    0

    É eu duvido que o Jaime consiga mudar a cabeça desses prefeitos do DEM, eles estão fazendo um bom trabalho e com o apôio de Blairo e agora Silval...não vai na onda de Jaime, essa liderança de Jaime a muito se foi...agora quero pedir pemisão a meu amigo Luiz Antonio, gostei tanto do seu comentário, pois tudo eu tinha vontade de falar vc colocou muito bem porisso copiei, mais é para uma boa causa, essa Vanessa é uma grande PUXA SACO (Minha cara Vanessa Sumaia, só vota em WS quem deve favor a ele, quem morre de paixão por ele, quem será beneficiado diretamente, ou indiretamente com a eleição dele, ou o eleitor que é totalmente ignorante e acredita em qualquer mentira que os politicos dizem. A cidade de Cuiabá esta um LIXO, WS fez uma péssima administração e ainda se juntou com Jayme, conhecido politico de carreira sem compromisso com a população. Cada um fala o que quer e tem direito para isso, mas dizer que o WS é um bom candidato é no minimo chamar o eleitor de BURRO!) UM GRANDE ABRAÇO lUIZ FERNANDO FALOU TUDO.

  • Catarino | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 12h27
    0
    0

    Adeptos do pinóquio Jaime não enquadra mais ninguem,os Prefeitos e vices não são loucos de entrar numa canoa furada. Só louco e burro que vota em Wilson pinóquio.Cuiabá está pior do que vulcão, só burracos. Sem saúde, sem educação , sem transporte, dinheiro do Pac roubado, Eta Tijucal um engodo, Av. das Torres recursos do Lula e do Maggi. A Extrema direita adora crise economica, pois eles se benificiam da desgraça alheia. Pois é, voces lembram do Wilson pinóquio gastando uma montanha de dinheiro público para promover a crise que o Lula não deixou acontecer?Eles queriam a crise. Pois na crise eles podem demitir, não pagar, não investir,não fazer nada, não gerar renda e sómente especular com o dinheiro já ganho as custas do trabalho alheio.Fora vendedores do Brasil, fara lascaios do mal.

  • luiz fernando | Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010, 11h59
    0
    0

    Minha cara Vanessa Sumaia, só vota em WS quem deve a favor a ele, quem morre de paixão por ele, quem será beneficiado diretamente ou indiretamente com a eleição dele, ou o eleitor que é totalmente ignorante e acredita em qualquer mentira que os politicos dizem. A cidade de Cuiabá esta um LIXO, WS fez uma péssima administração e ainda se juntou com Jayme, conhecido politico de carreira sem compromisso com a população. Cada um fala o que quer e tem direito para isso, mas dizer que o WS é um bom candidato é no minimo chamar o eleitor de BURRO!

UM VICE DESCARTADO

Queria tudo, ficou sem nada

Por 27/09/2020, 18h:46 - Atualizado: 27/09/2020, 18h:51

niuan ribeiro 680

Alçado vice-prefeito de Cuiabá a partir de 2017, Niuan Ribeiro se sentiu grande. Achou que atingira tamanha envergadura que lhe possibilitaria ocupar todos espaços políticos possíveis que viriam pela frente, seja de prefeito, de senador, seja de dirigente partidário.

Postar um novo comentário

DERROCADA

Desacreditado e isolado, PT disputa em 4 pólos apenas com chapa pura

Por 27/09/2020, 13h:48 - Atualizado: 27/09/2020, 13h:51

julier 680

Nocauteado pela chegada da direita ao poder, o PT ficou tão fragilizado e desacreditado que, nos 10 maiores municípios de MT, só lançou candidato a prefeito em quatro (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Cáceres). E, mesmo assim, com chapa pura.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Pedro Laurin | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 22h36
    2
    8

    Espera pra ver. O PT é quem defende trabalhadores.

  • Beto | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 20h44
    7
    1

    pt NUNCA MAIS.

  • Felipe Matos | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 19h55
    3
    7

    O PT pegará os votos anti-Bolsonaro. Tem tudo para crescer nesta eleição.

DISPUTA ELEITORAL

Nada a perder, só a ganhar

Por 27/09/2020, 08h:53 - Atualizado: 27/09/2020, 08h:55

emanuelzinho 680

Mesmo entrando na disputa de última hora, o jovem deputado federal Emanuelzinho (PTB), de 25 anos, ainda conseguiu fechar aliança com seis partidos na corrida à Prefeitura de Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Felipe Matos | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 19h54
    3
    1

    Essa familiocracia com laços no Ministério Público e no Poder Judiciário é uma vergonha. É a velha política que ainda reina em Mato Grosso. Esse rapaz só virou deputado por causa da máquina da prefeitura de Cuiabá. Agora quer pegar o orçamento da segunda maior cidade do Estado? O que é isso? Monarquia? Empresa política? O povo de Várzea Grande não pode aceitar esse absurdo.

  • Ubirajara | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 13h20
    0
    0

    Ubirajara , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • O ATALAIA | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 12h48
    0
    0

    O ATALAIA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

EM LUCAS DO RIO VERDE

De última hora, Binotti troca vice da chapa

Por 26/09/2020, 18h:47 - Atualizado: 26/09/2020, 18h:49

luiz binotti 680

Em meio à crise interna, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), trocou, de última hora, nome para vice de sua chapa à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ricardo | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 08h37
    1
    4

    Binotti está junto somente com picaretas: ele próprio, Neri Geller, Fávaro, e turma do bolinha.. usam o povo na cara dura.. a hora de vocês está chegando bando de velhacos

ELEIÇÃO AO SENADO

Pivetta abandona Euclides e sinaliza para apoio a Leitão

Por 26/09/2020, 10h:30 - Atualizado: 26/09/2020, 10h:32

nilson leit�o 680

O vice-governador Otaviano Pivetta dá sinais de que apoiará Nilson Leitão (PSDB) ao Senado e não mais Euclides Ribeiro (Avante). O curioso é que foi o próprio Pivetta quem apresentou Euclides ao presidente regional do PDT, Allan Kardec, na expectativa de ambos construírem aliança para o pleito de 15 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luiz Eduardo | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 17h55
    8
    2

    O Nilson Leitão, só conseguiu o apoio do DEM de Jaime Campos, após ter a confirmação de que o PIVETA iria desistir da candidatura ao SENADO, pois o DEM estava disposto a apoia-lo contra o Favaro. Nilson já está tendo o apoio politico e financeiro de todo Grupo do Piveta em Lucas,Mutum e região do Médio Norte, e o bestalhão do Euclides jamais terá o apoio dos Pededista-Autenticos, que não aceitam negociatas como a praticada pelo safado do Alan Kardes, que desmoraliza a memória de Leonel de Moura Brizolla.

CHAPA PROPORCIONAL

Ivan desiste e enfraquece DEM, que só deverá eleger um na Capital

Por 25/09/2020, 20h:15 - Atualizado: 25/09/2020, 20h:20

ivan evangelista 680

O pecuarista Ivan Evangelista, que foi vereador por 13 anos e teve mandato cassado em 2010, jogou mesmo a toalha. Após contestar este Blog por ter revelado que ele recuaria da disputa, o ex-vereador acabou "enrolando" a cúpula do DEM até a última hora. E decidiu, enfim, não concorrer às eleições.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Elias | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 18h01
    0
    0

    Elias , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Luiza de Jaciara | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 09h21
    0
    0

    Luiza de Jaciara, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joaoderondonopolis | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 20h38
    16
    7

    Único caminho certo do DEM/Jayme e Júlio foi apoiar Leitão ao senado, pois será vitorioso. E se o DEM apoiasse Emanuel, com certeza faria de 4 a 5 vereadores. MM está afundando o DEM, até parece que após a eleição irá mudar de partido.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2606