Educação
Justiça obriga Taisir a convocar Conselho para debater estatuto da Unemat
06/01/2010, 14h:14 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
O juiz Adauto dos Santos Reis, plantonista da Comarca de Cáceres, concedeu liminar obrigando o reitor da Unemat, Taisir Karim, a convocar, no prazo de 10 dias, o Conselho Curador da instituição para que seja debatido o estatuto da universidade, que poderá ser aprovado ou não. No caso da rejeição do estatuto, o Congresso Universitário (Consuni) deve ser convocado para analisar o caso.
Na decisão, o magistrado cita a “inércia do magnífico reitor” em encaminhar o estatuto da Unemat, já aprovado pelo Consuni, ao Conselho Curador, conforme determina a Lei Complementar Estadual 319/2008 (artigo 15). Para a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Taisir "contamina a credibilidade de toda a Unemat". “A homologação do Estatuto deveria ter acontecido há meses e isso não ocorreu devido justamente, a essa inércia, que a própria Justiça identifica na administração da Unemat”, diz Otávio Ribeiro Chaves, presidente da Adunemat.
Segundo a Associação, é necessário que a administração da Unemat deixe de ter uma postura omissa, silenciosa e desrespeitosa no que diz respeito à Lei 319/2008 e ao estatuto da universidade, não convocando o Conselho Curador. O magistrado entendeu, conforme a Adunemat, que a postura do reitor configura um ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública devido à violação dos deveres a ele atribuídos legalmente.
Eleito reitor da Unemat com 87% dos votos e reeleito com 75%, Taisir fica à frente da Unemat até 2010. Ele está impedido legalmente de disputar um terceiro mandato consecutivo e, por isso, articula não apenas a candidatura a deputado estadual pelo PP, como a eleição de seu sucessor no comando da instituição. Para isso, Taisir vem preparando o coordenador do campus de Cáceres, professor Adriano Silva, para disputar o pleito, marcado para junho de 2010. Com postura de candidato, Adriano já vem participando da inauguração de obras ao lado de Taisir, que tem como padrinho político o deputado federal Pedro Henry (PP).
A oposição, concentrada principalmente na Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), também se articula para o embate. Desde o início do ano, a entidade vem denunciando sistematicamente supostos desmandos do reitor, perseguição a professores, boicotes a projetos de pesquisa e ao Congresso Universitário II, que deliberou pela desvinculação da Fundação de Apoio ao Ensino Público Superior (Faesp) da universidade.
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Orlandir Cavalcante | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 12h4011
Na verdade este é o preço de entregar a UNEMAT a acordos politicos partidários. Esta história de que o Reitor deva estar do lado de quem está com o poder politico nas mãos ( tese sustentada pelos defensores de Taisir) é uma verdadeira trapalhada. Enfraquece a instituição e descredencia o Reitor em sua ações.
-
Marcos | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 19h1211
Afinal pq esse reitorzinho teima em não cumprir a lei? O Congresso Universitário foi uma exigência da lei 319 aprovada pela Assembléia Legislativa, que por sinal é presidida pelo padrinho do reitor Riva. O Estatuto foi aprovado no Congresso Universitário por mais de 250 Delegados de todos os campi e núcleos da Unemat. Mesmo assim o reitor ditador insiste em não cumprir a lei, pois não homologa o Estatuto já aprovado pelas três categorias da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes). Por que não homologar logo a criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil?? A descentralização administrativa?? A paridade nos Conselhos??? A exigência de doutorado para ser reitor, assim como já ocorre nas Universidades Federais em todo Brasil??? O fim da reeleição?? Enfim, tudo que foi aprovado pela ampla maioria no Congresso sem dúvida que vai melhorar e muito a administração da Unemat, tornando-a enfim democrática e transparente, evitando que futuros projetos de ditadores imcompetentes maculem ainda mais o nome desta tão importante instituição. Ahh esqueci.. parece que o candidato do Riva/Pedro Henry/ Taisir não estudou e não possui Doutorado, então é este o motivo da resistência?? Será que o grupo que está no comando há 7 anos não possui um Doutor sequer para concorrer???? Mais uma prova da incompetência!
-
manga rosa | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h5320
Concordo com a Maria Cristina quando fala no porte físico do magnífico reitor e realmente ele é forte, aliás diria até que ele, TAISIR, é bastante forte. Talvez por isso ele criou a CONSTRUTORA BRAÇO FORTE.Só uma charada: Taisir é do PP;O padrinho dele PH é do PP, será por isso que a construtora BRAÇO FORTE é a responsável pela reforma da Câmara Municipal de Cáceres, cujo presidente também é do PP? Por falar em Câmara de Cáceres o presidente Vereador Leomar Mota, contruiu de maneira meteórica uma mansão na Cidade Alta/Cáceres. Sabem qual a Contrutora de realizou a obra? Ganha uma passagem de ida e volta para Vila Aparecida quem acertar.