Blog do Romilson Cuiabá, 08 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Educação

Justiça obriga Taisir a convocar Conselho para debater estatuto da Unemat

   O juiz Adauto dos Santos Reis, plantonista da Comarca de Cáceres, concedeu liminar obrigando o reitor da Unemat, Taisir Karim, a convocar, no prazo de 10 dias, o Conselho Curador da instituição para que seja debatido o estatuto da universidade, que poderá ser aprovado ou não. No caso da rejeição do estatuto, o Congresso Universitário (Consuni) deve ser convocado para analisar o caso.

   Na decisão, o magistrado cita a “inércia do magnífico reitor” em encaminhar o estatuto da Unemat, já aprovado pelo Consuni, ao Conselho Curador, conforme determina a Lei Complementar Estadual 319/2008 (artigo 15). Para a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Taisir "contamina a credibilidade de toda a Unemat". “A homologação do Estatuto deveria ter acontecido há meses e isso não ocorreu devido justamente, a essa inércia, que a própria Justiça identifica na administração da Unemat”, diz Otávio Ribeiro Chaves, presidente da Adunemat.

  Segundo a Associação, é necessário que a administração da Unemat deixe de ter uma postura omissa, silenciosa e desrespeitosa no que diz respeito à Lei 319/2008 e ao estatuto da universidade, não convocando o Conselho Curador. O magistrado entendeu, conforme a Adunemat, que a postura do reitor configura um ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública devido à violação dos deveres a ele atribuídos legalmente.

   Eleito reitor da Unemat com 87% dos votos e reeleito com 75%, Taisir fica à frente da Unemat até 2010. Ele está impedido legalmente de disputar um terceiro mandato consecutivo e, por isso, articula não apenas a candidatura a deputado estadual pelo PP, como a eleição de seu sucessor no comando da instituição. Para isso, Taisir vem preparando o coordenador do campus de Cáceres, professor Adriano Silva, para disputar o pleito, marcado para junho de 2010. Com postura de candidato, Adriano já vem participando da inauguração de obras ao lado de Taisir, que tem como padrinho político o deputado federal Pedro Henry (PP).

   A oposição, concentrada principalmente na Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), também se articula para o embate. Desde o início do ano, a entidade vem denunciando sistematicamente supostos desmandos do reitor, perseguição a professores, boicotes a projetos de pesquisa e ao Congresso Universitário II, que deliberou pela desvinculação da Fundação de Apoio ao Ensino Público Superior (Faesp) da universidade.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Orlandir Cavalcante | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 12h40
    1
    1

    Na verdade este é o preço de entregar a UNEMAT a acordos politicos partidários. Esta história de que o Reitor deva estar do lado de quem está com o poder politico nas mãos ( tese sustentada pelos defensores de Taisir) é uma verdadeira trapalhada. Enfraquece a instituição e descredencia o Reitor em sua ações.

  • Marcos | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 19h12
    1
    1

    Afinal pq esse reitorzinho teima em não cumprir a lei? O Congresso Universitário foi uma exigência da lei 319 aprovada pela Assembléia Legislativa, que por sinal é presidida pelo padrinho do reitor Riva. O Estatuto foi aprovado no Congresso Universitário por mais de 250 Delegados de todos os campi e núcleos da Unemat. Mesmo assim o reitor ditador insiste em não cumprir a lei, pois não homologa o Estatuto já aprovado pelas três categorias da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes). Por que não homologar logo a criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil?? A descentralização administrativa?? A paridade nos Conselhos??? A exigência de doutorado para ser reitor, assim como já ocorre nas Universidades Federais em todo Brasil??? O fim da reeleição?? Enfim, tudo que foi aprovado pela ampla maioria no Congresso sem dúvida que vai melhorar e muito a administração da Unemat, tornando-a enfim democrática e transparente, evitando que futuros projetos de ditadores imcompetentes maculem ainda mais o nome desta tão importante instituição. Ahh esqueci.. parece que o candidato do Riva/Pedro Henry/ Taisir não estudou e não possui Doutorado, então é este o motivo da resistência?? Será que o grupo que está no comando há 7 anos não possui um Doutor sequer para concorrer???? Mais uma prova da incompetência!

  • manga rosa | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h53
    2
    0

    Concordo com a Maria Cristina quando fala no porte físico do magnífico reitor e realmente ele é forte, aliás diria até que ele, TAISIR, é bastante forte. Talvez por isso ele criou a CONSTRUTORA BRAÇO FORTE.Só uma charada: Taisir é do PP;O padrinho dele PH é do PP, será por isso que a construtora BRAÇO FORTE é a responsável pela reforma da Câmara Municipal de Cáceres, cujo presidente também é do PP? Por falar em Câmara de Cáceres o presidente Vereador Leomar Mota, contruiu de maneira meteórica uma mansão na Cidade Alta/Cáceres. Sabem qual a Contrutora de realizou a obra? Ganha uma passagem de ida e volta para Vila Aparecida quem acertar.

  • soraia | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h39
    0
    2

    DEIXA O HOMEM TRABALHA PESSOAL CHEGA DE PALHAÇADA. SE O REITOR NÃO TIVESSE O AVAL DOS ALUNOS NÃO SERIA ELEITO. AGORA VCS QUE NÃO CONSEGUEM NADA A NÃO SER MEMBROS DA ADUNEMAT FAZ FAVOR OTAVIO E CIA.. VOLTEM PRAS SALAS DE AULA.. FAÇAM JUS AO SALARIO QUE RECEBEM

  • maria cristina santana | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h23
    2
    0

    acho que esse pessoal da adunemat deve estar louco, nunca se viu na historia da unemat tantos recursos e tantas coisas boas acontecendo como no brasil a oposição sempre e uma M que quer desarticular tudo que ha de bom eles deveriam voltar pra sala de aula pq esse membros da adunemat nem estão em sala de aula e ganham seus salarios de professores eles deveriam trabalhar ao inves de ficar inventando moda a cidade ja e uma M e ainda por falta do que fazer ficando aprontando com o unico trunfo do nosso municipio não vendo que com isso estão manchando a reputação de nossa cidade que la por essas coisa ja não e mto boa obrigado e outra COISA DA-LHE TAISIR KARIM MAGRO DE NATUREZA E FORTE ATE DEMAIS PELO SEUS ESPAÇO CONFIE EM DEUS E PODE SAIR CANDIDATO O MEU VOTO VC JA TEM.... TAISIR KARIM 2010

EM ALTO TAQUARI

Trunfo de prefeito e shows da virada

Por 08/12/2019, 10h:11 - Atualizado: 02h atrás

fabio alto taquari 680 prefeito

O prefeito de Alto Taquari Fábio Mauri Garbugio resolveu usar o trunfo do réveillon para, com dinheiro público, tentar recuperar a popularidade.

Postar um novo comentário

CONFRATERNIZAÇÃO

Blairo junta 3 grupos, governador e 4 ex e avisa que não será candidato

Por 07/12/2019, 17h:59 - Atualizado: 03h atrás

ex-governadores 680 blairo mauro

Os ex-governadores Osvaldo Sobrinho, Blairo Maggi, Mauro Mendes, Júlio Campos e Moisés Feltrin, neste sábado

Blairo Maggi reuniu neste sábado, numa confraternização em sua chácara, em Cuiabá, cerca de 100 pessoas, incluindo quatro que ocuparam, mesmo que por alguns dias, a cadeira de governador (Júlio Campos, Moisés Feltrin, Oswaldo Sobrinho e o próprio Blairo), e ainda o atual Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Antônio CPA | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h27
    2
    0

    Ueee cadé o X...9..DO DELATOR....sinvallllllduuuuu

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h24
    0
    1

    Tudo mala...e puxa....faltou o bobo cheira..cheira

  • O pensador | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h18
    2
    0

    O título está contrário, convocou todos pra dizer que é super candidato.

VÁRZEA GRANDE

Hazama de volta ao jogo pra prefeito

Por 07/12/2019, 14h:00 - Atualizado: 07/12/2019, 09h:19

jose hazama 680

O empresário e vice-prefeito José Hazama (PRTB) voltou à bolsa de aposta dos Campos como uma das poucas opções do grupo à sucessão da prefeita Lucimar Campos (DEM).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joao pancada | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h30
    0
    0

    Ratazana....

  • Jorge | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 09h09
    1
    0

    QUEM PODERIA SER PREFEITA DE VG ERA DRA MARIA EROTIDES. MULHER SERIA. HONESTAI,CAPACITADA.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

3 do agro derrotados querem nova disputa e só recuam se Blairo entrar

Por 06/12/2019, 20h:19 - Atualizado: 06/12/2019, 20h:29

blairo maggi 680

Os três candidatos que dividiram o agronegócio e amargaram derrota ao Senado em 2018, sendo eles Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB), voltaram a se movimentar nesta semana, disposto a concorrer de novo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h44
    0
    0

    Está é sua hora Gisela, você merece.

  • Davi | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h13
    9
    1

    Blairo Maggi já começou a percorrer o Estado alegando pré-campanha ao senado. Mas todos próximos já sabem que ele será candidato ao governo chancelado pelo clã Campos que quer garantir apoio à prefeitura de VG e ao senado e já desconfiam da grande perda de capital político do Mauro Pinóquio. A base do governador já começa a demonstrar sinais de desgaste e tende a aguardar o momento certo para o esfacelamento, como aconteceu com o Pedro Taques.

EM NORTELÂNDIA

Presidente da AMM deixa PSD e vai disputar prefeitura contra ex-aliado

Por 06/12/2019, 12h:53 - Atualizado: 06/12/2019, 12h:59

neurilan 680

O presidente da AMM Neurilan Fraga oficializou hoje sua saída do PSD em caráter irrevogável e irretratável. Protocolou o comunicado na 17ª Zona Eleitoral de Nortelândia e também junto ao diretório municipal.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • SEVERO GOMES SANTOS | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h17
    1
    0

    MT mais transparente, quem é esse WALDOMIRO?, temos sim, fazer um limpa no EXECUTIVO e no LEGISLATIVO, no Executivo tem assessor que ja está a mais de 15 anos, só serve pra fazer FUXICO e ficar na Porta da Prefeitura e no LEGISLATIVO tem vereador que já vai aposentar sem exercer realmente a função do VEREADOR, fiscalizar, e outros parecem que ganharam na Loteria, reforma e construção de casa, carro novo, etc.......

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h58
    1
    0

    E hora de mudança, pra nossa cidade Waldomiro este sim fará mudança e parcerias visando modernizar município. Viabilizar polo do IFMT ou unemat no município.

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 19h52
    3
    0

    Acredito que está hora de outras opções como por exemplo senhor Waldomiro em nortelândia. Vamos la pessoal compartilhar com amigos e nas redes queremos Waldomiro na prefeitura.

  • Gutemberg Abreu | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 15h23
    4
    0

    não quer largar o osso!

  • Birma | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h01
    0
    1

    Oi...em caso de uma dívida grande renegociada...não paga em tempo e novamente acumulada, e então tendo pago mais da metade da dívida...que juram não renegociar mais, pode_ se cortar a luz sabendo-se que na casa há criança pequena e um casal de idoso já com bastante limitações? O que resta da dívida precisa mesmo, obrigatoriamente, ser pago de forma integral? Estou tentando ajudar uma amiga...mas os argumentos não me convencem...e gostaria de entender melhor como funciona! Obrigada.

ARMAÇÃO DOCUMENTADA

Quem é a mulher da falsa denúncia que mobilizou a polícia e os políticos

Por 05/12/2019, 22h:57 - Atualizado: 05/12/2019, 23h:04

elizabete 300

 

Esta é Elizabete Maria de Almeida, falsa testemunha de um escândalo narrado por ela, mas que não existiu. Enquanto não foi desmascarado por uma semana, fez estragos.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • José Carlos dos Santos | Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 06h35
    0
    0

    José Carlos dos Santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Thiago | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 20h21
    0
    0

    Thiago, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Thiago | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 20h20
    0
    0

    Thiago, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ronaldo | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 18h49
    6
    3

    Deu ruimmmmm pra Abílio. Essa senhora poderá ser presa e consequentemente entregará os envolvidos. Mentir para o GAECO é muito amadorismo. A casa caiu Xomano

  • Luiz | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h57
    11
    0

    Pelo que vi as imagens mostram o encontro entre a testemunhas e algumas pessoas. É possível a partir daí saber o conteúdo da conversa? É possível saber que estavam tramando uma denúncia falsa, arquitetada pelo Vereador Abílio? Temos o áudio da conversa? Pra este periódico fazer essas graves acusações deve ter todas estas provas, do contrário terão, por certo, alguns problemas.

  • Gilson | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h57
    17
    6

    Quem disse que a denuncia é falsa??????

  • jUCA | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h36
    13
    7

    Julgam a pessoa por ser evangélica e não pelo seu ato. É o fim dos tempos mesmo.

  • Só na observação | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 11h10
    15
    6

    Evangélico, sendo evangélico. Após a disseminação dessas seitas de crentes neo-pentecostais no nosso país, se misturando com a politica, o que vemos é um cenário de terra arrasada. Os pobres cada vez mais pobres, alienados, e ignorantes, pagando para entrar no céu; e gente tipo Edir Maucedo, Silas Malacheia , Valdemiro Santotrago e afins, cada vez mais poderoso . Triste Brasil. Tudo isso porque na nossa Constituição Federal o Brasil é um estado laico.

  • Gilston | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 10h32
    7
    3

    Será que ela teria então, recebido este material da denúncia de outra pessoa que efetivamente esteve lá na casa do vereador, e que está traindo a confiança do Juca, e teria repassado as informações para esta sra Elizabete fazer o estrago?

  • Luciano | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 08h42
    17
    3

    Não entendi, vai lá no presídio do Carumbé que tá cheio de evangélico...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2458