Blog do Romilson Cuiabá, 09 de Abril DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Educação

Justiça obriga Taisir a convocar Conselho para debater estatuto da Unemat

   O juiz Adauto dos Santos Reis, plantonista da Comarca de Cáceres, concedeu liminar obrigando o reitor da Unemat, Taisir Karim, a convocar, no prazo de 10 dias, o Conselho Curador da instituição para que seja debatido o estatuto da universidade, que poderá ser aprovado ou não. No caso da rejeição do estatuto, o Congresso Universitário (Consuni) deve ser convocado para analisar o caso.

   Na decisão, o magistrado cita a “inércia do magnífico reitor” em encaminhar o estatuto da Unemat, já aprovado pelo Consuni, ao Conselho Curador, conforme determina a Lei Complementar Estadual 319/2008 (artigo 15). Para a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Taisir "contamina a credibilidade de toda a Unemat". “A homologação do Estatuto deveria ter acontecido há meses e isso não ocorreu devido justamente, a essa inércia, que a própria Justiça identifica na administração da Unemat”, diz Otávio Ribeiro Chaves, presidente da Adunemat.

  Segundo a Associação, é necessário que a administração da Unemat deixe de ter uma postura omissa, silenciosa e desrespeitosa no que diz respeito à Lei 319/2008 e ao estatuto da universidade, não convocando o Conselho Curador. O magistrado entendeu, conforme a Adunemat, que a postura do reitor configura um ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública devido à violação dos deveres a ele atribuídos legalmente.

   Eleito reitor da Unemat com 87% dos votos e reeleito com 75%, Taisir fica à frente da Unemat até 2010. Ele está impedido legalmente de disputar um terceiro mandato consecutivo e, por isso, articula não apenas a candidatura a deputado estadual pelo PP, como a eleição de seu sucessor no comando da instituição. Para isso, Taisir vem preparando o coordenador do campus de Cáceres, professor Adriano Silva, para disputar o pleito, marcado para junho de 2010. Com postura de candidato, Adriano já vem participando da inauguração de obras ao lado de Taisir, que tem como padrinho político o deputado federal Pedro Henry (PP).

   A oposição, concentrada principalmente na Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), também se articula para o embate. Desde o início do ano, a entidade vem denunciando sistematicamente supostos desmandos do reitor, perseguição a professores, boicotes a projetos de pesquisa e ao Congresso Universitário II, que deliberou pela desvinculação da Fundação de Apoio ao Ensino Público Superior (Faesp) da universidade.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Orlandir Cavalcante | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 12h40
    1
    1

    Na verdade este é o preço de entregar a UNEMAT a acordos politicos partidários. Esta história de que o Reitor deva estar do lado de quem está com o poder politico nas mãos ( tese sustentada pelos defensores de Taisir) é uma verdadeira trapalhada. Enfraquece a instituição e descredencia o Reitor em sua ações.

  • Marcos | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 19h12
    1
    1

    Afinal pq esse reitorzinho teima em não cumprir a lei? O Congresso Universitário foi uma exigência da lei 319 aprovada pela Assembléia Legislativa, que por sinal é presidida pelo padrinho do reitor Riva. O Estatuto foi aprovado no Congresso Universitário por mais de 250 Delegados de todos os campi e núcleos da Unemat. Mesmo assim o reitor ditador insiste em não cumprir a lei, pois não homologa o Estatuto já aprovado pelas três categorias da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes). Por que não homologar logo a criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil?? A descentralização administrativa?? A paridade nos Conselhos??? A exigência de doutorado para ser reitor, assim como já ocorre nas Universidades Federais em todo Brasil??? O fim da reeleição?? Enfim, tudo que foi aprovado pela ampla maioria no Congresso sem dúvida que vai melhorar e muito a administração da Unemat, tornando-a enfim democrática e transparente, evitando que futuros projetos de ditadores imcompetentes maculem ainda mais o nome desta tão importante instituição. Ahh esqueci.. parece que o candidato do Riva/Pedro Henry/ Taisir não estudou e não possui Doutorado, então é este o motivo da resistência?? Será que o grupo que está no comando há 7 anos não possui um Doutor sequer para concorrer???? Mais uma prova da incompetência!

  • manga rosa | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h53
    2
    0

    Concordo com a Maria Cristina quando fala no porte físico do magnífico reitor e realmente ele é forte, aliás diria até que ele, TAISIR, é bastante forte. Talvez por isso ele criou a CONSTRUTORA BRAÇO FORTE.Só uma charada: Taisir é do PP;O padrinho dele PH é do PP, será por isso que a construtora BRAÇO FORTE é a responsável pela reforma da Câmara Municipal de Cáceres, cujo presidente também é do PP? Por falar em Câmara de Cáceres o presidente Vereador Leomar Mota, contruiu de maneira meteórica uma mansão na Cidade Alta/Cáceres. Sabem qual a Contrutora de realizou a obra? Ganha uma passagem de ida e volta para Vila Aparecida quem acertar.

VAGA DE SELMA

Calvário de Fávaro pra virar senador

Por 09/04/2020, 19h:16 - Atualizado: 49min atrás

José Medeiros

carlos f�varo 680 senado

Decepcionado com a falta de apoio do PSD nacional para tirar a senadora Selma Arruda do cargo, Carlos Fávaro pediu para o presidente nacional Gilberto Kassab pressionar os senadores do partido no sentido de acelerar a saída da parlamentar e, então, poder tomar posse.

Postar um novo comentário

NINHO TUCANO

Filiação de empresário em Cuiabá provoca crise no PSDB

Por 09/04/2020, 12h:59 - Atualizado: 44min atrás

dorileo leal 680

A filiação do empresário João Dorileo Leal ao PSDB causou um mal-estar dentro do partido, em especial com o empresário Luiz Carlos Nigro.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Carlos Abranches | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 16h26
    6
    4

    Esse Dorileo se acha o dono da verdade. Vive de coação com os políticos. Tomara que ele seja candidato e verás que ninguem gosta dele

  • Tereza Cristina | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 15h33
    6
    4

    Como o PSDB municipal sempre apoiou o Emanuel, o PSDB ganha força para indicar o vice o Dorilleo Leal, dupla muito difícil de perder. Não é 51 mais é uma boa ideia.

  • Rodrigo | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 14h44
    6
    3

    Dorileo eterno candidato.

SERVIÇO NOTARIAL

4º Ofício supera o 6º e fatura R$ 7,2 mi só nos 3 primeiros meses do ano

Por 08/04/2020, 21h:22 - Atualizado: 06h atrás

cartorio 4 oficio 680

O Cartório do 4º Ofício de Cuiabá fechou o primeiro trimestre deste ano com a maior arrecadação de todos, superando até o 6º Ofício, que somente em 2019 movimentou R$ 23 milhões.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Cidadão | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 13h25
    8
    2

    Quando é que vamos estatizar os cartorios e reverter o $ para a população?????? Dono de cartorio tinha que ser servidor, ganhar igual juiz e ponto. Esse lucro desmedido nao é certo.

  • Ideraldo | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 12h34
    6
    2

    Ganham dinheiro como água, sem muito esforço. Esse dinheiro deveria ir para um órgão público pouco burocratizado, e servir diretamente a Saúde e Educação, e não cair no bolso de particulares.

  • ILDO PEREIRA | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 07h02
    13
    3

    Este alto faturamento do Cartorio, esta ligado a Prefeitura de Cuiaba que encaminha toda a divida ativa do Municipio para cobrança, porem nao da retorno para o Municipio e so o Cartorio ganha com isso, pois as taxas para protestar e fazer baixas sao altissimas, sendo em alguns casos maior que a divida. nao sei a qual interesses esta a servir.

FAMILIOCRACIA

2 deputados lançam irmãos para vereador na Capital

Por 08/04/2020, 12h:04 - Atualizado: 08/04/2020, 21h:30

cezinha nascimento e elizeu 680

O comunitário e pré-candidato a vereador pela Capital, Cezinha Nascimento, em pose com o irmão-deputado Elizeu

Dois ex-vereadores e atuais deputados estaduais estão apostando em candidatura de irmãos por assento na Câmara de Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Paulo servidor | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 06h14
    8
    1

    Agora que virou a mania a turma da bala disputar eleições até pra síndico de condomínio segura ..... Mas a realidade que eles têm muitos desejos e bons projetos kkkkkk MAS SÃO ENGOLIDOS PELAS VELHAS RAPOSAS veja quanta decepção os militares e aos agentes prisionais e o servidores da SEGURANÇA PUBLICA me diz oque os 5 ou 6 entre Câmara Municipal e assembléia legislativa e Câmara Federal e senado fizeram de real para as classes...... Sim entraram na lista de receber o bom salário e verbas e FICAR DE CONVERSA FIADA E FALSAS PROMESSAS em bairros de seus municípios e na capital ....Antes de serem políticos faziam muito mais ...... E os assessores que sonham ou sonhavam com apoio de seus eleitos podem esquecer kkkkk estão sendo enganado .... Entre um familiar e um amigo Vc acha que o político eleito vai apoiar quem .......?

  • Anderson borges | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 01h16
    12
    1

    Elizeu está se achando demais, não pensa mais. O povo e sim nas mordomias. Uma pena!!

  • Vigilante QAP | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 00h17
    9
    2

    Só que esse Elizeu e o mano dele vão levar o troco pela traição que fizeram com o povo, são muito poucos os policiais que moram la na periferia, mas tem muito Vigilante e familiares lá, e muito Vigilante em Cuiabá-VG, o povo não é mais otario não SEUS TRAÍRAS !

BENEFÍCIOS

Maioria dos deputados não aceita proposta de cortar 50% da VI

Por 07/04/2020, 23h:01 - Atualizado: 07h atrás

Fablicio Rodrigues

eduardo botelho 680

Eduardo Botelho, presidente da Assembleia, propôs aos colegas cortar ao menos 50% da verba indenizatória de todos neste período de pandemia em que as atividades parlamentares estão restritas às sessões virtuais.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Nascimento | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 10h02
    13
    0

    Na realidade realmente este corte deveria ser permanente, mas num patamar de 75% e não os 50% em pauta.

  • walter liz | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 08h54
    14
    0

    eles estão pensando assim, " daqui a pouco Pandemia é noticia velha" dai o povo como sempre esqueçe então vamos manter as mordomias que não da nada não. verdade nua e crua.

  • Thomas Morus | Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 08h49
    8
    0

    Nesse caso Parabéns ao Deputado Ulysses Moraes, esse jovem deputado desde o primeiro mês de mandato já economiza mais de 70% da VI, aliás de tudo que tem direito. Sozinho já economizou mais de $2.000.000,00 - Infelizmente os demais não ligam pra sociedade. Você solteiro com 30 anos de idade teria coragem de abrir mão de $2.000.000,00 de verba LEGAL. teria??? Ulysses Moraes devolveu isso para o erário público...

SEM ACORDO

Deputado Xuxu acha que pode mais

Por 07/04/2020, 18h:00 - Atualizado: 07/04/2020, 00h:08

xuxu 680

A vitória em 2018 de Xuxu Dal Molin (PSC) para deputado estadual o deixou anestesiado e encantado pelo poder. Acha que pode mais, mesmo com atuação pífia até aqui.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • EDERSON MATOS | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 22h17
    14
    0

    Esse "PICOLÉ DE XUXU" não sabe nem onde está, muito menos o que está fazendo..... Tá se achando pela sorte que teve... vai entra e sair do mesmo jeito.... desconhecido

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2526