Blog do Romilson Cuiabá, 09 de Agosto DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Educação

Justiça obriga Taisir a convocar Conselho para debater estatuto da Unemat

   O juiz Adauto dos Santos Reis, plantonista da Comarca de Cáceres, concedeu liminar obrigando o reitor da Unemat, Taisir Karim, a convocar, no prazo de 10 dias, o Conselho Curador da instituição para que seja debatido o estatuto da universidade, que poderá ser aprovado ou não. No caso da rejeição do estatuto, o Congresso Universitário (Consuni) deve ser convocado para analisar o caso.

   Na decisão, o magistrado cita a “inércia do magnífico reitor” em encaminhar o estatuto da Unemat, já aprovado pelo Consuni, ao Conselho Curador, conforme determina a Lei Complementar Estadual 319/2008 (artigo 15). Para a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Taisir "contamina a credibilidade de toda a Unemat". “A homologação do Estatuto deveria ter acontecido há meses e isso não ocorreu devido justamente, a essa inércia, que a própria Justiça identifica na administração da Unemat”, diz Otávio Ribeiro Chaves, presidente da Adunemat.

  Segundo a Associação, é necessário que a administração da Unemat deixe de ter uma postura omissa, silenciosa e desrespeitosa no que diz respeito à Lei 319/2008 e ao estatuto da universidade, não convocando o Conselho Curador. O magistrado entendeu, conforme a Adunemat, que a postura do reitor configura um ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública devido à violação dos deveres a ele atribuídos legalmente.

   Eleito reitor da Unemat com 87% dos votos e reeleito com 75%, Taisir fica à frente da Unemat até 2010. Ele está impedido legalmente de disputar um terceiro mandato consecutivo e, por isso, articula não apenas a candidatura a deputado estadual pelo PP, como a eleição de seu sucessor no comando da instituição. Para isso, Taisir vem preparando o coordenador do campus de Cáceres, professor Adriano Silva, para disputar o pleito, marcado para junho de 2010. Com postura de candidato, Adriano já vem participando da inauguração de obras ao lado de Taisir, que tem como padrinho político o deputado federal Pedro Henry (PP).

   A oposição, concentrada principalmente na Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), também se articula para o embate. Desde o início do ano, a entidade vem denunciando sistematicamente supostos desmandos do reitor, perseguição a professores, boicotes a projetos de pesquisa e ao Congresso Universitário II, que deliberou pela desvinculação da Fundação de Apoio ao Ensino Público Superior (Faesp) da universidade.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Orlandir Cavalcante | Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2010, 12h40
    1
    1

    Na verdade este é o preço de entregar a UNEMAT a acordos politicos partidários. Esta história de que o Reitor deva estar do lado de quem está com o poder politico nas mãos ( tese sustentada pelos defensores de Taisir) é uma verdadeira trapalhada. Enfraquece a instituição e descredencia o Reitor em sua ações.

  • Marcos | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 19h12
    1
    1

    Afinal pq esse reitorzinho teima em não cumprir a lei? O Congresso Universitário foi uma exigência da lei 319 aprovada pela Assembléia Legislativa, que por sinal é presidida pelo padrinho do reitor Riva. O Estatuto foi aprovado no Congresso Universitário por mais de 250 Delegados de todos os campi e núcleos da Unemat. Mesmo assim o reitor ditador insiste em não cumprir a lei, pois não homologa o Estatuto já aprovado pelas três categorias da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes). Por que não homologar logo a criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil?? A descentralização administrativa?? A paridade nos Conselhos??? A exigência de doutorado para ser reitor, assim como já ocorre nas Universidades Federais em todo Brasil??? O fim da reeleição?? Enfim, tudo que foi aprovado pela ampla maioria no Congresso sem dúvida que vai melhorar e muito a administração da Unemat, tornando-a enfim democrática e transparente, evitando que futuros projetos de ditadores imcompetentes maculem ainda mais o nome desta tão importante instituição. Ahh esqueci.. parece que o candidato do Riva/Pedro Henry/ Taisir não estudou e não possui Doutorado, então é este o motivo da resistência?? Será que o grupo que está no comando há 7 anos não possui um Doutor sequer para concorrer???? Mais uma prova da incompetência!

  • manga rosa | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2010, 16h53
    2
    0

    Concordo com a Maria Cristina quando fala no porte físico do magnífico reitor e realmente ele é forte, aliás diria até que ele, TAISIR, é bastante forte. Talvez por isso ele criou a CONSTRUTORA BRAÇO FORTE.Só uma charada: Taisir é do PP;O padrinho dele PH é do PP, será por isso que a construtora BRAÇO FORTE é a responsável pela reforma da Câmara Municipal de Cáceres, cujo presidente também é do PP? Por falar em Câmara de Cáceres o presidente Vereador Leomar Mota, contruiu de maneira meteórica uma mansão na Cidade Alta/Cáceres. Sabem qual a Contrutora de realizou a obra? Ganha uma passagem de ida e volta para Vila Aparecida quem acertar.

ELEIÇÃO AO SENADO

Sob incentivo do governador, Pivetta se anima; Sachetti segue 1º suplente

Por 08/08/2020, 22h:16 - Atualizado: 06h atrás

Mayke Toscano

mauro mendes otaviano pivetta 680

Convencido pelo governador Mauro Mendes a se manter no páreo, o vice Otaviano Pivetta (PDT) se reanimou para a disputa ao Senado.

Postar um novo comentário

RUMO AO ALENCASTRO

9 partidos já fechados pela reeleição e 4 brigam pela vice de Emanuel

Por 08/08/2020, 12h:43 - Atualizado: 08/08/2020, 12h:43

emanuel pinheiro 680

Nove partidos já estão fechados para o apoio à reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. São eles: MDB, PTB, PP, PV, Republicanos, PL, PSB, PSDB e PTC.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Alex | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 22h10
    2
    2

    Depois do vídeo do paletó. Me arrependo de ter votado no Emanuel.

  • Pedro luis | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 18h42
    6
    4

    Esse prefeito vai sofrer a maior derrota política. Aquele vídeo do paletó vai desmoraliza-lo, será humilhado e massacrado pelos adversários. A sociedade vai conhecer que realmente é esse cidadão, e vai coloca-lo no seu devido lugar. Só para lembrar: todos que foram filmados embolsando o dinheiro do Silvio, foram dxpurgados da vida pública. O único que ainda respira é o nosso prefeito.

  • Fabrício Tijucal | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 18h01
    1
    1

    Fabrício Tijucal , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

CHAPA AO SENADO

No acordão Leitão-Júlio, Wellington mantém indicação do 2º suplente

Por 07/08/2020, 15h:34 - Atualizado: 07/08/2020, 16h:04

wellington fagundes 680

 

O senador Wellington Fagundes, cacique do PL, participou do acordão que resultou na indicação de Júlio Campos à primeira-suplência ao Senado do tucano Nilson Leitão.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Amaral antunes | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 18h50
    9
    5

    Que limpa faremos. Dessa vez leitao e julio, daqui a menos de 3 anos, esse que nunca faz nada welinton.

rumo às urnas

DEM e 3 destinos ao Senado

Por 07/08/2020, 11h:22 - Atualizado: 07/08/2020, 11h:27

otaviano pivetta 680

O DEM está dividido em três sobre disputa ao Senado.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • José Carlos | Sábado, 08 de Agosto de 2020, 17h47
    1
    1

    Realmente o DEM autentico e verdadeiro, do tempo de Jonas Pinheiro, hoje liderado pelo Senador Jaime, Deputado Dilmar e ex-Governador Julio, sem duvida alguma vai coligar com o PSDB e apoiar o ilson Leitão, e os dissidentes vão divifdir entre Piveta e Faváro. Eu prefiro apoiar o Leitão que é o menos ruim, e não será empregado nem de Mauro Mendes e nem de Blairo e Erai Maggi, vãi lutar pelo povo de Mato Grosso.

  • Maria Luiza do DEM | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 17h12
    4
    3

    Fabio Garcia, o presidente-sumido do DEM, que tem atende telefone ou zap dos seus companheiros, vai ficar chupando dedo sentando numa cadeira de balança, pelo apoio do DEM ao Piveta, como o Mauro Mendes, tambem com apoio dos Democratas ao Carlos Fávaro, pois ambos devem estar de passagem no DEM-MT.

BRIGAS INTERNAS

Bravo, Julio diz que Rezende sempre vendeu DEM em Chapada ouça

Por 06/08/2020, 17h:54 - Atualizado: 06/08/2020, 18h:00

Rodinei Crescêncio/Rdnews

julio campos 680

Júlio Campos está uma fera com o colega de partido, ex-vereador e ex-secretário de Esportes de Chapada dos Guimarães, Sérgio Rezende.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Gemano | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 17h48
    6
    2

    Sr Julio Campos quem manda no DEM é Fabinho e Beto. Se brincar o sr. não se elege nem secretário da sigla para tomar conta da burocracia. Vê se desconfia.

  • Diogo | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 16h52
    5
    3

    Julinho nunca fez nada pela Chapada nem quando foi governador daquela roubalheira desenfreada que foi o seu governo. Na Chapada, manda os chapadenses e não os varzeagrandenses., estes sim loteiam o curral eleitoral de lá para tirar vantagens próprias.

  • Amaral antunes | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 13h33
    7
    7

    Julio ta envelhecendo, nao apita mais, e é muito papudo

COOPTAÇÃO DE APOIOS

Moeda de troca do "Rei dos Porcos"

Por 06/08/2020, 11h:18 - Atualizado: 06/08/2020, 11h:20

reinaldo morais 680

Sem tempo hábil para viabilizar sua candidatura ao Senado, o empresário Reinaldo Morais (PSC), o "Rei dos Porcos", resolveu acelerar a corrida por apoios, apelando à chamada estrutura logística.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Mário Figueiredo | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 22h13
    1
    6

    Vamos apoiar gente!!! Quem diz que ele é bom é o Pastor Silas MALAfaia!!

  • Lindaura de Souza | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 17h30
    4
    2

    Isso não caracteriza compra de votos?

  • Joãoplenario_ | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 17h27
    4
    4

    Com todo respeito, participou de que, e do que? Com certeza um atraso.para Mato Grosso, Favaro, Pivete, Leitão, Medeiros, qualquer um 100% melhor que esse Rei dos porcos....vamos saber votar!

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2581