Blog do Romilson Cuiabá, 29 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

LEGISLATIVO

Lei proíbe trote em faculdades de MT e prevê até expulsão do aluno

   O governador Blairo Maggi (PR) sancionou a Lei 9.325, de autoria do deputado Wagner Ramos (PR), que dispõe sobre a proibição dos trotes em todas as escolas superiores e universidades públicas e privadas do Estado. Em sua determinação, a lei veda a utilização do trote estudantil e informa que a competência para coibir estes atos competem à direção destes estabelecimentos de ensino. Agora, as instituições podem aplicar penalidades administrativas aos universitários que infringirem a lei, dentre as quais está prevista a expulsão, sem prejuízo das ações civis e penais cabíveis ao infrator.

   As escolas e universidades podem também solicitar o reforço de segurança policial ou particular visando impedir essa prática no local e até a 100 metros de distânica. A legislação prevê ainda que as entidades devem alterar o calendário de início das aulas para que não haja confronto entre “calouros” e “veteranos”. Há ainda a recomendação de incentivar, nos primeiros dias de aula, a recepção amigável aos novos alunos.

   A direção também deve criar e manter, no primeiro mês de aula, uma ouvidoria para receber denúncias de trote por telefone e pessoalmente e adotar outras medidas para impedir essa prática. Caso contrário, a lei prevê que a instituição de ensino responderá na Justiça por qualquer ato dessa natureza juntamente com os autores desse delito ao trote aplicado ao calouro.
 

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Adalberto Ferreira da Silva | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 16h52
    4
    0

    No exercício da função de assessor do vereador Domingos Sávio-PMDB, sugeri ao mesmo apresentar lei proibindo trote nas instituições de ensino superior de Cuiabá. Projeto de lei foi proposts, mas a CCJ da Câmara deu parecer pela inconstitucionalidade e os vereadores votaram contra. Agora o governador aprova uma lei estadual de autoria de um deputado. Haja imcompetência, senhores membros da CCJ da Câmara Municipal e vereadores por Cuiabá. Por essas e outras, a imprensa divulgou artigo de opinião na qual o autor indaga para que servem os vereadores. A CCJ e vereadores desmoralizam a si próprios com aberrações com a decisão votando contra a proibição de trotes que se tornaram escândalo nacional divulgado pela grande imprensa.

  • Ademir Bustamante | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 16h50
    3
    2

    Estudantes da UFMT estão desde o inicio da semana no semáforo da Fernando Correa com o Jd. das Americas pedindo dinheiro aos motoristas por causa do trote e atrapalhando o trânsito que já é complicado naquela região. Se a lei fosse séria, a UFMT seria a primeira a ser punida. Cadê a fiscalização, então?

  • Orlandir CAvacante | Quinta-Feira, 18 de Março de 2010, 16h28
    3
    1

    O trote tem algumas facetas cuturais interessantes. Do lado do veterano é uma vingança, algo como que uma desforra pois o mesmo foi humilhado ou passou por situações ás quais ele quer repetir. Do outro lado temos o novato, que vai sair das garras do pai e da mãe, vai na maioria das vezes morar sozinho e geralmente em outra cidade. É a conquista da liberdade, das festinhas e das cervejadas sem a vigilancia dos pais. É um novo status dentro da sociedade. Será chamado de universitário! Com certeza nesta situação o que prevalece é a liberdade. A independencia que o jovem adquire no seio social e familiar. O que vai acontecer daqi para frente será um espetáculo de midia. Vão chamar a policia? duvido, pois um olhar atravessado de uma autoridade policial, que com certeza receberá insultos de toda natureza, será pauta de reportagem, com direito a pai revoltado com a atitude policial, com a administração da universidade, entrevistas com especialisatas como pscólogos, pedagogos, doutores disso e daquilo.... enquetes do tipo voce é a favor ou contra o que a universidade tal fez? Ou seja, esta é mais uma lei que tenta impor um comportamento etico e moral em um ambiente onde alguns valores são até ridicularizados por alguns professores e mestres. Muitos não titubeiam em deixar uma apostila no primeiro dia de aula e recolher um trabalho escrito dos academicos no ultimo dia de aula do semestre. Festas e mais festas envolvendo bebidas e outras coisas com a participação de alguns alunos e mestres de forma despudorada. Querem moralizar as universidade com leis? será mais uma sem efetividade.....

LUTA POR CARGO ELETIVO

10 comunicadores em Cuiabá na disputa eleitoral saiba quais

Por 28/10/2020, 21h:39 - Atualizado: 28/10/2020, 21h:45

giseli almeida 680

Dez comunicadores, profissionais que atuam em rádio, emissora de TV, jornais e mídia digital, são candidatos em Cuiabá. Quase todos populares e de rostos conhecidos, mas isso não significa garantia de êxito nas urnas. 

Postar um novo comentário

CABO ELEITORAL

Governador vai a Sinop reforçar candidatura de Juarez

Por 28/10/2020, 20h:23 - Atualizado: 28/10/2020, 20h:24

Christiano Antonucci

mauro mendes 680 governador

O governador Mauro Mendes vai liderar uma comitiva de autoridades que vão a Sinop no próximo dia 7 prestigiar e reforçar a candidatura de Juarez Costa à prefeitura. O emedebista é um dos poucos a contar com empenho e apoio do chefe do Executivo estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Paulo | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 21h05
    4
    1

    Reforçar a favor dos opositores. Nem Juarez nem Mauro Mensdes é bem vindo a Sinop.

  • Paulo Ferreira | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 20h41
    1
    5

    Quem não tiver alinhamento político tá ferrado. Juarez é o candidato do governador. Qual o alinhamento de Dorner e Dalton? E Juarez tem um povo do seu lado. Enquanto o outro lado só ataca, faz fake News é não.ten propostas, Juarez faz uma campanha limpa e de propostas. Por isso Volta Juarez .

  • Sinopense | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 20h31
    4
    2

    Cuidado com esse reforço vc pofe levar taca nas urnas.

APOIADORES

Entre favoritos e buscando milagre

Por 28/10/2020, 10h:31 - Atualizado: 28/10/2020, 10h:52

carlos favaro valdemiro santiago erai maggi 680

Senador Carlos Fávaro sinaliza o seu número, ao lado do apóstolo Valdemiro e dos irmãos Fernando e Eraí Maggi

Carlos Fávaro (PSD) apelou para um milagre, mesmo fazendo propaganda de que lidera as pesquisas na eleição fora de época para o Senado e marcada por uma inflação de candidatos e rachas políticos nos partidos, no agronegócio e entre bolsonaristas.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Nicinha | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 17h36
    0
    2

    É o desespero, de centro de macumba ao Papa, essa gente não tem escrúpulos, faz de tudo pelo poder girar em favor deles. No entanto de nada adianta, vai perde de novo. Para senador é José Medeiros 191 e vereador em Rondonópolis é Moisés Medeiros 17189 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  • marta | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 16h23
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Queferson | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 16h12
    0
    2

    Pra prefeito Flávio e mete pescador 10119 esse sim representa um categoria sofrida que as dos pescadores sei disso muito bem vamos pra cima mero esse merece nosso respeito tmj

INTENÇÕES DE VOTO

Por telefone, Ibope faz 2ª pesquisa em Cuiabá e divulga resultado na 6ª

Por 27/10/2020, 18h:54 - Atualizado: 27/10/2020, 18h:59

ibope 680

O Ibope saiu a campo em Cuiabá para realizar a segunda rodada de intenções de voto para prefeito. E, de novo, as entrevistas estão sendo feitas por telefone.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • FRANK SABIÁ | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 19h08
    0
    0

    CARA, acho até que já me ligaram, porém sou daqueles que NÃO ATENDE aos números se não conhecer, já tive Celular Clonado uma vez, então nem arrisco mais, às vezes é até mesmo de Presídio, tenho 04 filhos, então, pode até ser que o Resultado prá alguns seja satisfatório, mas que fica Esquisito, ah, isso fica.

  • Tereza Cristina | Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020, 06h47
    9
    0

    A TV Centro America tem muita credibilidade , é por isso que não deveria publicar um pesquisa de opinião pública feita por telefone, seja de qualquer Instituto. A TV pode cair em descredito como algumas filiada da Rede Globo estão.

Rondonópolis

A reeleição de Pátio e o enterro dos Muniz

Por 27/10/2020, 13h:40 - Atualizado: 27/10/2020, 14h:10

z� do patio 680

O prefeito populista Zé do Pátio, de Rondonópolis, segunda no ranking da economia e terceiro município mais populoso do Estado, entra na reta final da campanha como grande favorito à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Valeria Potes | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 20h17
    10
    6

    Caso ZP ganhe as eleições o povo de Rondonópolis vai justificar a grande aquisição de papel higiênico pela Prefeitura...muita matéria fecal na cabeça Do Povo.... esse Zé é um atraso.... cada povo tem o governo que merece....

  • joaoderondonopolis | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 14h19
    19
    9

    Thiago deve ficar em 4º lugar, pois os integrantes da candidatura abandonaram muitos do grupo. Estou muito contente e inclusive estou ajudando Zé do Pátio enterrar por vez os Muniz. Parabéns Zé do Pátio, vamos que vamos. Tchau Fabrício, tchau Percival e cia.

CÂMARA DA CAPITAL

A busca da reeleição e sob forte bombardeio

Por 27/10/2020, 07h:32 - Atualizado: 27/10/2020, 07h:39

toninho de souza 680

Em 2016, ele se reelegeu pelo PSD com a maior votação à Câmara de Cuiabá, chegando a 5.620 votos.

Postar um novo comentário

Comentários (53)

  • Célia Maria de Jesus | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 19h11
    1
    0

    Já passou da hora de renovar geral a câmara de Cuiabá. Esse povo arcaico que não quer desmontar. Tá na hora de voar.

  • Célia Maria de Jesus | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 19h10
    1
    0

    Já passou da hora de renovar geral a câmara de Cuiabá. Esse povo arcaico que não quer desmontar. Tá na hora de voar.

  • Nilson Luiz Pinto | Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020, 16h19
    2
    1

    Nilson Luiz Pinto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2620