Blog do Romilson Cuiabá, 29 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Assembleia Legislativa

Maluf critica Enem como único processo de seleção para UFMT

   O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) criticou o fato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser a única forma de seleção dos estudantes que pretendem ingressar na UFMT. Para o parlamentar, o principal problema está nas falhas que o exame aprensentou em suas duas últimas edições. “Hoje o que vemos é uma bagunça enorme com o Enem. Pelo segundo ano consecutivo testemunhamos falhas graves que comprometem a qualidade desse vestibular nacional. Não podemos continuar assistindo isso calados, uma vez que 100% das vagas da nossa universidade são garantidas por ele”, pontuou.

   No ano passado, um exemplar da prova que seria aplicada foi roubado de dentro da gráfica responsável pela impressão do Enem, por este motivo o teste precisou ser adiado. Já este ano falhas na aplicação do exame e erros de impressão num dos quatro tipos de provas chegaram a resultar na suspensão do teste. Maluf sugeriu que os parlamentares façam uma análise sobre a forma de acesso à universidade, que ele classificou como injusta. O deputado, durante sua fala em plenário, fez um convite à reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, para que ela compareça à Assembleia para discutir o tema.

   Como forma de garantir mais segurança aos estudantes mato-grossenses, o deputado sugere que a UFMT volte a realizar um vestibular próprio disponibilizando 50% do total de vagas. Ele destaca que, além das falhas que o exame apresentou, é preciso respeitar as desigualdades regionais entre os estudantes do país. Entre as polêmicas que surgiram quando a UFMT aderiu a nova forma de seleção esteve o fato de que o Enem é realizado em todo o país, sendo assim, estudantes de todos os Estados brasileiros poderiam concorrer por uma vaga na universidade, o que tornaria a disputa pela UFMT ainda mais acirrada. Para 2011, a previsão é que a universidade abra cerca de 5,1 mil novas vagas para matrículas no primeiro e segundo semestres letivos.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Eduardo Manfrin | Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010, 07h54
    0
    0

    O buraco é mais embaixo minha gente. Sem educação básica de qualidade, tudo oque se faz pelos estudantes do ensino médio público e pelas universidades públicas não surte efeito. Do que adianta as cotas para estudantes advindos de escolas públicas, ou "igualar" as condições de ingresso nas universidades utilizando o ENEM como ferramenta (ainda muito defeituosa), se nossas crianças e jovens saem do ensino fundamental I e II semi-analfabetas ou analfabetas funcionais, e consequentemente cursam um ensino médio semi-medíocre (salvo exceções). Mas enquanto isso não acontece, é melhor mesmo que as vagas nas faculdades como medicina sejam ocupadas por pessoas com maiores níveis intelectuais e culturais, vindas ou não dos grandes centros. Pelo menos assim aumenta-se bastante a chance de se formar um bom profissional, em qualquer área.

  • Orlandir Cavalcante | Quarta-Feira, 17 de Novembro de 2010, 16h41
    0
    0

    Não aguento os discurosos bairritas de Cuiabá e caceres. Cuiabá tem uma universidade federal e não quer que alunos do Brasil inteiro entre nela pelas portas do ENEM, ora se no curso de medicina tem alunos dos grandes centro do Brasil como disse alguem a culpa não é do ENEM e sim dos vestibulares tradicionais. MAs não são capazes de vislumbrar que nossos alunos poderão também estar cursando em outras universidades do Brasil e só o ENEM garante isso. Em Caceres tem uma Universidade Estadual mas ela não pode ter cursos em Cuiabá ou Vazea Grande. Chega de bairrismos gente vamos lutar por educação basica de qualidade e fortalecer o ENEM e não ficar atirando pedras em um instrumento que amplia as possibildiades de ingressos nas universidades! Os problemas do ENEM são de logistica e não de mérito.

  • doriane carvalho | Quarta-Feira, 17 de Novembro de 2010, 15h55
    0
    0

    Realmente, há de se concordar com a opinião do Exmo. Deputado. Em especial porque, de fato, o Enem virou bagunça. Em segundo plano, importante salientar que nossos estudantes não estão conseguindo competir com equidade, ao passo que se verificarmos, nossa louvável faculdade de medicina, exemplificativamente, está sendo ocupada por estudantes de fora (dos grandes centros), que querendo ou não, têm um ensino médio de maior qualidade.

EM CUIABÁ

Marketing de Emanuel aposta em reeleição logo no 1º turno

Por 29/09/2020, 08h:25 - Atualizado: 02h atrás

emanuel pinheiro 680

O marketing da campanha de Emanuel Pinheiro, sob Carlos Rayel, estuda intensificar as ações estratégicas, apostando numa reeleição logo no primeiro turno, mesmo numa disputa com oito candidaturas.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • marcos | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 09h55
    0
    5

    o episodio do video não foi resolvida nem finalizada, eu penso que se a justiça não der um absolvido ou condenado, eu não votarei em emanoel pinheiro.pois é um video comprometedor.

  • TANOSAL | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 09h52
    1
    5

    Para esse cara ganhar a sociedade cuiabana tem que ser muito... %#@!

  • Fernandes | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 09h23
    2
    5

    PIADAAAA!!! CHACOTAAAA! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FAMILIOCRACIA

7 deputados têm esposas, irmãos e tio candidatos - saiba quem

Por 28/09/2020, 19h:05 - Atualizado: 28/09/2020, 19h:09

max andreia 680

Dos 24 deputados estaduais, sete contam com algum familiar na disputa eleitoral de 15 de novembro, seja a prefeito, vice e/ou a vereador.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudinei Aguiar | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 06h31
    7
    0

    Lamentável principalmente em Juara, segundo informações Priminho foi assessor do DR.Leonardo e até que a população saiba nada veio de emendas pra região. O homem só esperou vencer o período ficha suja pra voltar de novo.

  • Jucinéia da umbanda | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 23h32
    7
    0

    Fora aqueles que tão parados e que tão tentando empurrar parentes lá, como o Sérgio Ricardo colocando parentes dele lá, só pq apresentam programa de TV. Mas nós eleitores estamos de olho e só votaremos em quem realmente pode contribuir pra cidade.

EM CUIABÁ

8 ex-vereadores querem voltar

luiz pocao 680

Oito ex-vereadores pela Capital se inscreveram para o teste das urnas, na esperança de reconquistar mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jose ari de lima | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 10h13
    0
    0

    Vejo com tristeza o q esta acontecendo em MT, esses politico tranqueiras querendo voltar, outra coisa feia aqui em sinop, o cara ganha voto de todo mundo da redondeza pra ser representante na câmara federal e deixa o cargo pra tentar ser prefeito de novo da pra entender?

  • marta | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h04
    0
    0

    marta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INVESTIGAÇÃO

Pela 2ª vez, Câmara de Cuiabá vota amanhã relatório da CPI do Paletó

Por 28/09/2020, 10h:01 - Atualizado: 28/09/2020, 10h:09

convocacao cpi 680

A Câmara de Cuiabá realiza amanhã, às 9h, uma sessão extraordinária por videoconferência para votar, de novo, o relatório da CPI do Paletó. A convocação já foi feita pelo presidente Misael Galvão - veja documento acima.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eloi Wanderley da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 10h35
    14
    2

    Se for arquivado novamente será uma desonra a classe política municipal de Cuiabá. Contra imagens não há argumentos, vamos ficar de olho na corja que pedirá arquivamento da CPI do paletó.

CASANDO A IMAGEM

A segunda "senadora de Bolsonaro"

Por 28/09/2020, 09h:38 - Atualizado: 28/09/2020, 09h:40

fernanda adesivo 680

Em 2018, Selma Arruda fez campanha como "senadora de Bolsonaro". Todo material publicitário trazia imagem dela colada à do presidente.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Lourinil Nunes | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 05h36
    1
    1

    Em resposta a alguns comentários de pessoas que duvida da coronel ser a escolhida do Presidente, assista o vídeo do dia 30 de setembro lançamento da campanha, é veja e abra os ouvidos, o presidente fala abertamente. Quem realmente apoia o presidente deve ajudar a Coronel, o presidente precisa de aliados.

  • Dra Alice Albuquerque | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h01
    6
    9

    Patético. Uma mulher sendo capacho de um incapaz.

  • Antonio Miguel da Silva | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 13h04
    6
    5

    Só uma pergunta, ela está mentindo ou o povo tem que aceitar realmente que ela é de fato a candidata escolhido pelo presidente

UM VICE DESCARTADO

Queria tudo, ficou sem nada

Por 27/09/2020, 18h:46 - Atualizado: 27/09/2020, 18h:51

niuan ribeiro 680

Alçado vice-prefeito de Cuiabá a partir de 2017, Niuan Ribeiro se sentiu grande. Achou que atingira tamanha envergadura que lhe possibilitaria ocupar todos espaços políticos possíveis que viriam pela frente, seja de prefeito, de senador, seja de dirigente partidário.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Carlos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 17h01
    3
    0

    ...e para sempre!!!

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2607