Blog do Romilson Cuiabá, 04 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Contraponto

Matéria sobre suposta ficha suja de Dilma provoca ira e polêmica

A ex-guerrilheira e ministra Dilma Rousseff   Militantes que, por muito tempo e até antes do PT chegar as benesses do poder, se intitulavam de esquerda estão na bronca comigo pelo fato de ter resgatado um fato já explorado pela grande imprensa e que, independente da vontade dos aliados da presidenciável Dilma, tem fundo de verdade de um passado obscuro e que virá à tona durante o período mais intenso da campanha eleitoral deste ano. Os comentários são duros, como se eu desconhecesse a história dos movimentos que combateram os anos de chumbo, período mais repressivo da ditadura militar, que se estendeu basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do governo Médici, em março de 1974, embora o regime tenha se prolongado por 21 anos (64 a 85).

   Não se trata de difundir campanha difamatória contra a ex-guerrilheira Dilma, que tem seus méritos na luta pela redemocratização do país, mesmo recorrendo às armas. O fato é que a ficha datilografada em papel em tom amarelo e com supostos crimes cometidos pela hoje ministra continua ganhando o mundo pela rede de computadores e certamente o debate à sucessão do Palácio do Planalto vai suscitar esse assunto - confira aqui. O que se propôs ao reproduzir a tal ficha da "vida pregressa" de Dilma é justamente esse, de antecipar um debate, queiram ou não petistas e comunistas que costumam resgatar a história apenas sob uma direção.

    Essa discussão, dentro do processo democrático, exige da esquerda um tom menos raivoso. Não cabe a mim pedir desculpas, como sugerem alguns leitores. Cabe, sim, escancarar o tema, sem a mínima preocupação de ser tachado de estar a serviço do tucanato. Um dos leitores chegou ao absurdo de escrever que eu havia recebido dinheiro para fazer campanha contra a petista Dilma. Deixo claro que não tenho a mínima simpatia pelo PSDB. Acabei também o encanto para com o PT, afinal, são todos farinha do mesmo saco.

   Eis, abaixo, alguns comentários, inclusive raivosos, acerca da trajetória da ex-guerrilheira Dilma Rousseff

     Márcio Silva - Várzea Grande
    "Romilson, você está se passando por redículo ao publicar esta matéria. A própria Folha de São Paulo foi obrigada a se retratar após publicar essa ficha, que foi comprovadamente forjada. Peça desculpas aos seus leitores, por publicar algo falso (...)"

     Miranda Muniz - Cuiabá
    "Prezado Romilson, talvez por ingenuidade (não acredito que tenha sido por má-fé), essa matéria, além de requentada, jamais poderia levar a ministra Dilma a ser enquadrada como "ficha suja" e você sabe muito bem disso. Pela proposta da lei da "ficha suja", a ministra teria que está respondendo por algum grave crime na Justiça. Você é sabedor que em 1979, por pressão de mocratatas (como Teotônio Vilela, dom Evaristo Arns e outros), trabalhadores e juventude, foi conquistado a anistia. Portanto, mesmo que a tal ficha fosse verdadeira, não teria nenhum sentido na atualidade. Provavelmente, José Serra, Roberto Freire e outros expoentes do neoliberalismo tenham fichas desse tipo (...)"

     Daniel Cunha Paes - Cuiabá
    "Deve-se mostrar a verdade sim! Parabens RD. Quanto a essa senhora (Dilma), me dá pena da situação que ela vai encarar. Será desqualificada na 1º semana quando liberar a campanha. E, se olhamos por outra ótica, o Lula parece querer debochar de nossa inteligência e menospreza a sua base aliada, no caso do PMDB-reboque, aceita uma candidata que será um suicídio certo. Não tem qualificação nenhuma. Até acho que ela deve subir ainda mais nas pesquisas, ante a campanha, porém, durante a campanha, desmascarada, em 2 tempos de 20 minutos (debate). Será que o Lula não poderia confiar em alguém de sua "capaz" base aliada para lançá-lo candidato?. Não, ele tem a dimensão exata da merda que está fazendo, ou plantando, e ao contrário, recebeu um plantio muito bom com as contas publicas, LRF, câmbio, foi só colher e comer! Mais tem uma paixão pelo poder, coisa de autoritário, e só confia em alguém de seu nipe (...)"

     Robson Zanotto - Cuiabá
    "Essa turma do PT ... e essa Dilma estão me deixando de cabelo em pé. Para mim, não existe ex-bandido, ex-prostituta, ex-assassino, ex-sogro, etc. Acorda Brasil pelo amor de Deus."

     Rafael Lisboa Zanbrosa - Cuiabá
    "Fico pensando se uma coligação acontecesse: PT e DEM. Imaginem o Arruda e a Dilma no poder. O que seria de nós?"

     Diogo Botelho
    "Eis a grande diferença: enquanto o Zé Alagão estava fugindo do Regime de Excessão que instalou o caos e a barbárie em nosso país, Dilma, como sempre aguerrida e mulher de luta, não se furtou em lutar contra os inimigos da democracia. Eis a difernça!"

     Benedito Kleber dos Santos (Binho) - Várzea Grande
    "Pra quem não sabe da história, inclu-se aí a Guerrilha Suburbana de 69. Graças a ela e outros, como Fernando Gabeira, José Mariane Ferreira Alves (que morreu na estrada da Chapada) é que hoje vivemos o Estado Democrático de Direito. Todo resultado positivo tem consequências negativas. Sequestraram até um embaixador suíço. Voto nela"

    Luan Garcia - Sinop
   "Parabéns Romilson pela coragem. Engraçado: democracia para o PT sempre foi a baderna. Quando mostra a cara deles sempre atacam o PSDB e o DEM. Terrorismo para ele quando estão no poder é democracia e liberdade porque não viver com Hugo na Venezuela e Fidel, entre outros que vocês apoiam? Lula bebe, ministros roubam, candidata do PT mente e todos estão lá, aplaudindo a falsa democracia que eles tanto defenderam. Em Cáceres, o PT se uniu ao DEM com o prefeito Túlio Fontes, o magnífico, o príncipe. A cidade é só buraco e o PT apóia. Parabéns PT"

     Jeferson Lobato - Várzea Grande
   "É com muita tristeza que eu vejo essa notícia. Que pejora o que outrora foi uma luta contra a ditadura, contra as censuras, contra a falta de liberdade, contra as torturas politicas e civis, etc... Dilma, e muitos outros que hoje estão vivos, assim como Lamarca e muitos que hoje estão mortos, foram simbolos da resistência. Usaram da própria boca e do corpo e da mente para fazer a diferença na vida jovem deles contra o que foi uma das piores ditaduras que o mundo ja viu. Se ela vai ser uma uma boa presidenta ou se deve ser, não entro no mérito. Mas a disputa eleitoral nenhuma deve tirar o mérito desses que a muito tempo saíram das suas casas e decidiram não se calar, mesmo à custa de torturas e prisões arbitrárias. Esses mesmos heróis, como Carlos Reiners e Antero de Almeida - os Guevarianos Cuiabanos, que aqui na parte mais central da América do Sul, em plena capital do Mato Grosso, resolveram tambem pegar em arma e lutar contra o golpe de 64, deveriam hoje ter praças e ruas em seus nomes, tal a grandeza do que fizeram. Mas, não, temos torturadores e governantes vis que hoje são homenageados. No sub-mundo da história estão nossos antepassados. Sem eles não teriamos hoje esse blog para escrever mal deles. Não teria eu aqui o direito de discordar, e nem de colocar minha opinião. Um tiro na história foi dado hoje pelo RDNews. Um serviço à desinformação. Quando o jornalismo se aplica apenas com um lado da história, a história dos vencedores, é a senha de que andamos para trás. Meus pêsames Romilson Dourado"

     Antônio Sandes de Almeida
   "Essa ficha que o site publica só engrandece a biografia desta brasileira ilustre, Dilma. Ela colocou sua própria vida em risco para defender a redemocratização do Brasil, com apenas 19 anos. A destemida empunhou armas e luta contra os milicos que tinham assaltado o Poder em março de 64. O Brasil nunca foi governado por uma mulher... Chegou a hora, Dilma!"

     Aguinaldo - Várzea Grande
   "Essa vai fazer o que o Lula quis fazer e não tem coragem. Ela vai dar um golpe e tomar o Poder para sempre neste país. Pela ficha dela tem competência"

     Orlandir Cavalcante - Cáceres
   "Olhando os comentários cheguei à seguinte conclusão: quem defende a ditadura é contra terrorismo e quem defende o terrorismo é contra a ditadura. Vai entender! Prefiro a Dilma"

     Marreta - Nova Mutum
    "Caro Romilsom, acho você bem maluco em publicar essa matéria contra a dita Dilma ditadura. O Nortão Notícias de Sinop também já divulga uma matéria referente a este assunto. Acho vocês dois muitos malucos, mas admiro muito tanto você quanto quem seja o dono do Nortão Notícias. São dois corajosos. Acho que toda imprensa deveria fazer essas denúncias. Só assim os políticos iam ser menos corruptos (...)"

     Jotinha - Rondonópolis
    "Estou longe desta candidata"

     José Silveira - Cuiabá
    "Prezado Romilson, acompanho quase que diariamente seu blog e, por conta da sua qualidade, tenho comigo que você é um dos bons jornalistas locais. Todavia, causou-me espanto ver você publicar em seu blog uma matéria que já foi rechaçada quando publicada na Folha de S. Paulo. (...) Esta ficha é falsa. Foi provado e a Folha teve que se retratar. Tenha mais cuidado com o que publica. A não ser que você seja mais um novo integrante do P.I.G (Partido da Imprensa Golpista)"

     Heber José de Oliveira - Presidente Prudente (SP)
   "Isso não é ficha suja. É ficha limpa e merece ser condecorada pelos brasileiros, pois significa a luta corajosa para que hoje pudéssemos ter uma democracia. Tem muita gente esteliotipada que nem sabe o que foi aquele tempo difícil. Ficha suja tem aqueles que estavam no poder e torturavam e matavam pra manterem-se no poder. Viva Dilma. Viva a Democracia".

   Claudio Abreu Santana - Tangará da Serra
  "Espero que o povo acorde e veja que no Brasil não tem espaço mais para pessoas com a índole da senhora Dilma. Precisamos de alguém mais sensato e, com visão de futuro, coisa que este governo não tem. Precisamos de crescimento, estímulo ao trabalho, menos demagogia, oportunidades para todos e melhor aplicação de recursos públicos. Do jeito que está o país vai virar uma republiquinha onde todos dependerão do Estado. Uns ocupando a penca de cargos públicos como num cacho de banana e os outros nos bolsa-família, bolsa-escola, e outros "bolsas Reage". Meu país, você é muito maior que isso!"

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • angelo rizzato | Domingo, 19 de Outubro de 2014, 23h02
    2
    0

    reflita ,pois o destino do pais está em jogo

  • Joséda Rocha Filho | Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2010, 20h37
    2
    1

    Sr. robson zanoto, e ex- torturadores,existe?Devo dizer que respeito muito mais quem tem coragem de lutar por uma cousa justa do que aqueles que preferiram maamar nas tetas da ditadura.E olha que tem deles querendo ser gvernador do Estado.Para se ter ficha limpo era muito fácil,bastava ficar do lado dos milicos torturadores.Ficha suja têm os ttorturadores que entram em pânnico quando se fala em investigar aquele periodo.A ficha suja da Dilma deve ser motivo de orgulho para o Brasil,pela democracia que ela ajudou a conquistar.Mais informaões sobre o assunto,estude História do Brasil.

  • Augusto Mário | Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2010, 18h47
    2
    1

    Lamentável. Se tivessem me contado, teria duvidado que o RDNews tenha se prestado a isso. Não há mais o que acrescentar. Isso não é jornalismo: é sensacionalismo da pior qualidade.

INICIATIVA INÉDITA

Reeducandos em Cuiabá produzem saneantes e álcool em gel

Por 04/06/2020, 10h:42 - Atualizado: 4min atrás

deiver ifmt producao 680

Cerca de 30 reeducandos em Cuiabá estão fabricando saneantes, substâncias destinadas à higienização e desinfecção, como água sanitária, detergente e desinfetantes, e ainda álcool em gel para distribuição nos presídios.

Postar um novo comentário

REPERCUSSÃO

Governo e AL vão decretar luto oficial; Adriano sonhava ser prefeito

Sem velório, corpo será transladado a Cáceres nesta 5ª e direto para cemitério

Por 03/06/2020, 21h:44 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:04

adriano silva 680

O governador Mauro Mendes vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento nesta quarta do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia Legislativa também fará igual.

Postar um novo comentário

PODER SEM PODER

Mesmo sem mandato, Selma quer manter controle de cargos federais

Por 03/06/2020, 19h:13 - Atualizado: 03/06/2020, 19h:19

selma arruda 680

A briga entre o senador tampão Carlos Fávaro (PSD) e a cassada Selma Arruda (Pode) tem um novo round. Nos bastidores, Selma tenta impedir que Fávaro assuma o controle de "seus" cargos federais.

Postar um novo comentário

CARGO VITALÍCIO

Botelho deve ir mesmo para o TCE

Por 03/06/2020, 16h:16 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:11

Maurício Barbant

eduardo botelho 680

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), que na próxima semana será reeleito para mais dois anos de gestão no Legislativo, deve mesmo ir para o TCE.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • alexandre | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 08h20
    2
    0

    não precisa gastar com campanha eleitoral, 70 mil de proventos e verbas...

  • Janio carlos | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h40
    7
    1

    Senhor prefeito de Primavera do Leste, se as condições se sua cidade está ótima por que os moradores com covid está vindo para Rondonópolis tem alguma coisa errada.

EFEITO-PANDEMIA

Prefeito de Primavera reage e afirma que Pátio é omisso e mentiroso

Por 03/06/2020, 16h:00 - Atualizado: 03/06/2020, 16h:06

leonardo bortolini 1200

Leonardo Bortolini, de Primavera do Leste, reage às críticas de Zé do Pátio, de Rondonópolis, sobre leitos de UTI

O prefeito Leonardo Bortolini (MDB) se mostrou indignado com as declarações do colega de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), que afirmou que municípios vizinhos não estão dando respaldo às vítimas da Covid-19 e citou, como exemplo, Primavera do Leste.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joaquim Silva | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 20h02
    3
    0

    Zé Carlos, vergonha alheia tem limites. Procura se informar melhor antes de proferir um disparate desses, certas coisas é muito fácil checar.

  • Adaildon E M Costa | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h12
    10
    3

    Esse José Carlos do Pátio é um trapalhão. Fico imaginando como que o povo esclarecido de Rondonópolis vota num sujeito populista como Esse.

CONTRATO EMERGENCIAL

Mais de R$ 450 mil em refeições no HMC em 6 meses

Por 03/06/2020, 10h:39 - Atualizado: 03/06/2020, 10h:42

hmc 680

Em seis meses, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que gerencia o Hospital Municipal da Capital, vai gastar R$ 453,9 mil com refeições para os plantonistas, pacientes e acompanhantes.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2552