Blog do Romilson Cuiabá, 14 de Novembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

TRANSPORTE

Mesmo com projeto pronto do BRT, Governo e Agecopa escolhem o VLT

Eder e Silval optam pelo VLT    Governador e presidente da Agecopa definem oficialmente pelo modelo mais moderno, mas com custo superior ao do BRT; aposta no projeto está na PPP; anúncio oficial até 6ª
---------------------------------------

   O governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa Eder de Moraes anunciam oficialmente até a próxima sexta (24) a decisão pelo modelo de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.

    O blog apurou que ambos bateram o martelo nesse sentido, mas só farão o anúncio em entrevista coletiva. Eder até cancelou a viagem que faria nesta segunda (20) à África do Sul, quando descobriu que na pauta junto com o ministro dos Transportes Orlando Silva estava prevista visita a um modelo BRT. Convocado de última hora, o diretor de Assuntos Estratégicos Yuri Bastos Jorge foi quem viajou em seu lugar.

     A opção pelo VLT surgiu depois dos projetos sobre o modal Bus Rapid Transit (BRT) estarem prontos, conforme revelou este blog na semana passada, inclusive com as imagens projetadas dos terminais  - confira aqui. Algumas lideranças passaram a defender a implantação do VLT, como Silval, Eder e o presidente da Assembleia, deputado José Riva. Eles reforçaram a proposta após conhecerem, em comitiva, o modelo em funcionamento na Europa.

Modal VLT, que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande    Dos dois modelos de transporte coletivo, o VLT ficará mais caro. Deve superar a R$ 1 bilhão. Será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Os investimentos flutuam em torno de 30 a 50 US$ milhões por km. Uma das maiores preocupações do Estado é quanto às desapropriações de áreas para construção do corredor do VLT. Os estudos preliminares foram concluídos e estão em poder do governador. Se fosse o BRT, previsto para cumprir um itinerário de 22 km, com 4 grandes terminais e outros menores, sairia por aproximadamente R$ 400 milhões.

     Empresários que hoje exploram as linhas do transporte municipal se uniram em lobby junto ao Palácio Paiaguás, na esperança, em vão, de convencer o governador a optar pelo BRT. Devem se sentir frustrados. Eles alegam que, com o VLT, além de elevar o valor das obras, terá maior dificuldade de integrar com os bairros.

     Assim como o BRT, o VLT reduz o tempo de viagem e tem grande capacidade de transporte dos veículos, com utilização de pistas exclusivas de trilho, preferência nos cruzamentos, pagamento da passagem fora do veículo, antes do embarque, estações exclusivas com embarque no mesmo nível dos veículos e portas largas que permitem maior fluxo de passageiros. A capacidade máxima de transporte de um VLT está em torno de 25 mil passageiros/ hora.

    Suas principais limitações são a inviabilidade de ultrapassagem e a necessidade de maior intervalo entre os comboios. O impacto ambiental é mínimo. O VLT possui tração elétrica, tanto em termos de emissões quanto em ruído. Devido à complexidade e limitações de inclinação de rampas, sua implantação para entrar em funcionamenot exige um tempo maior.

Postar um novo comentário

Comentários (29)

  • Claudio José | Terça-Feira, 21 de Junho de 2011, 11h06
    0
    0

    Meias verdades, meias informações, meios projetos, meias análises, nem sempre serão uma grande mentira, um grande engodo, mas quase sempre, quando atendem interesses pessoais em detrimento ao coletivo, causa uma grande enganação, um grande prejuízo, uma grande conta, que sempre acaba estourando no lado mais fraco, ou seja, quem é que vai pagar a conta é quem utiliza; o passageiro e seu empregador. Retira-se da comunidade uma grande soma para ser queimada em poluição e exclusão social. Existe um projeto no governo, da URFJ e UFMT, como esboço de um plano diretor de transporte da região metropolitana, Cuiabá e Várzea Grande, onde traz em seu bojo, todas as mobilidades dos passageiros, em transbordo e integrações. É lógico que nem sequer consideraram o sistema como um todo, muito menos plano diretor de transporte, que bicho é esse? Ocorre, que a sintonia das acomodações feitas por transporte coletivo ônibus, acessa esses pontos em total consonância, privilegiando o transporte púbico coletivo, reduzindo através dos ônibus de maior porte, articulados, bi articulados e bi articulados alongados, bem como os alimentadores com maior velocidade de torque e pisos baixos, reduzindo a frota atual em até 40 por cento (equivale a menos 200 ônibus atuais), com vias preferenciais em corredores, alem de serem veículos turbinados com inter –cooler e com injeção, isso tudo para dizer que o consumo é muito menor e poluem muito menos que o sistema atual, em virtude da elevação da velocidade operacional, que passa de 14 km/hora para 28 Km/hora no pico, conseguindo a excelência de transporte, diferente do atual, que por sinal está um caos. Quando nos referimos ao sistema BRT, todas as concepções estão concebidas, pois se trata de um sistema complexo, com repercussão em toda a grande Cuiabá, premiando o menor tempo do passageiro embarcado, menor poluição, menor circulação de ônibus na área central das duas cidades e principalmente uma tarifa estimada em torno de R$1,00 (hum real), com estudantes 100% (cem por cento) gratuitos, tanto em Cuiabá como em Várzea Grande, isso, com uma implantação contínua, revertendo à comunidade as melhorias, além da distribuição de sistemática de renda e gerando maior desenvolvimento econômico e social, com transporte de qualidade, sendo o agente propagador da economia local. Na linha BRT Aeroporto – CPA serão acopladas os corredores de origem: 1 – Unipark – Cristo Rei até Centro de Cuiabá - Morada do Ouro – CPA III; 2 – Trevo do Lagarto (via Julio Muller) Centro de Várzea Grande até CPA – Jd. Vitória 3 – 24 de dezembro – Alzira Santana – Centro de Várzea Grande até Centro de Cuiabá – Shopping Pantanal; onde o VLT é proposto apenas no trajeto Aeroporto – CPA e Trevo do Tijucal – Prainha. Isso quer dizer que a redução da frota atual, para economia de combustível e diminuição de poluição é enganoso. Não vai se conseguir reduzir mais que 5 % (25 ônibus) da frota e o que será pior, os atuais ônibus em sua maioria desadequados, terão que continuar circulando em toda a área central, tanto de Várzea Grande como em Cuiabá, congestionando e reduzindo a velocidade operacional de todo o trânsito. Além disso, vamos introduzir outro sistema, que como muitos estão dizendo, é que o dinheiro não é nosso mesmo, então não precisamos preocupar, é do governo federal; o que não está sendo informado, que de toda forma teremos que pagar. Além do mais, terá que ser feito um subsídio para manter o sistema e para a tarifa ficar em torno de R$ 3 reais. E também, os sistemas não se harmonizam nas integrações, precisando fazer pontos e estações para ambos os modais o que além de serem mais caros, obrigam aos passageiros a fazerem cerca de 50 % de transbordos e a caminharem mais, incluindo os portadores de necessidades especiais. Ah! Que bom seria se houvesse o investimento destinado ao VLT, para ampliar o BRT, teríamos corredores preferenciais em todas as áreas, desde o Pedra 90, Corredor da Mário Andreaza, via Verdão, Ribeirão do Lipa, Grande Cristo Rei, com berços de acomodação para veículos e bicicletas etc e com tarifa de R$1 real!!!! Vamos fazer questão de continuar escrevendo com a finalidade de fixar memória e esclarecer à população, independente da escolha pelo governo do VLT, para depois analisarmos os resultados. Será que estamos numa sociedade cruel, egoísta e desesperadamente corrupta, sendo quase impossível não haver vítimas de traições, manipulações econômicas, estupros, pedofilias, enganos, mentiras, infidelidades, roubos e muito mais, que poderão ser os ingredientes para prejudicar a qualidade de vida cidadã das pessoas com grande dose de exclusão social? É ainda o homem o lobo do próprio homem? Que Deus nos ajude.

  • Rodrigo Monteiro | Terça-Feira, 21 de Junho de 2011, 08h13
    0
    0

    Pastor Sena, você falou visão de águia...Concordo, a águia é ave de rapina...Risos. E isso eles são.

  • Sassioto | Terça-Feira, 21 de Junho de 2011, 07h48
    0
    0

    Se o Blairo tem o "trator", conforme amplamente divulgado pela mídia, o Silval herdou a "patrol", que parece ser bastante competente, haja vista os vários remanejamentos em cargos vitais e importantes para o governo.

  • Fabio | Terça-Feira, 21 de Junho de 2011, 07h44
    0
    0

    Por enquanto tudo continua na conversa... Cadê as obras? Cadê as máquinas trabalhando? Cadê os engenheiros pelas ruas medindo as alterações nas vias? Cadê a limpeza dos córregos? Cadê as vias auxiliares? Cadê os desvios da Miguel Sutil? Cadê o puxadinho do aeroporto? Mas uma coisa tem: Aquele sorrisinho maroto na cara do Eder...

  • João Moessa | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 23h25
    0
    0

    Acorda pessaol, cidades muito mairoes que Cuiabá sobrevivem com ônibus por que não podemos sobreviver o custo é muito menor. Só acredito que teremos VLT depois que fizer uma viagem no veículo. Se tem recursos para VLT porque nossa segurança, nossa saúde, nossa educação está na situação que está. Quem vai pagar a conta será a população de um modo ou de outro, com passagens mais caras ou com falta ou piora de outros serviços muito mais essenciais que investir neste modelo de transporte. Pior e que pode não ficar pronto antes da Copa, se não ficar será que terminarão depois.

  • JOAQUIM | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 23h04
    0
    0

    COITADO DO POVO ESTÃO TODOS ROUBADOS COM ESSES DOIS AI...

  • Gilston | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 21h11
    0
    0

    Ufa que sufoco..., até que em fim nossa cidade vai ser noticia em do o Brasil na Globo com este modelo VLT. Parabéns Éder Governador, parabéns Riva e Sérgio Ricardo. - Seu Éder de Moraes, eu vi na TV os presidentes de bairro da Grande morada da Serra bravos, não querem o Centro treinamento (CT) das seleções lá no CPA, disse quem manda lá e eles e sem autorização deles "conselho"não terá CT; então traga aqui pro coxipo que nos receberemos de braços aberto, nós somos humilde. Éder o povo do coxipo amos o senhor já os do CPA é metidos a ricos, são muitos orgulhos aponto de não aceitar o CT lá.

  • Antônio de Lima Fernandes Filho | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 20h33
    0
    0

    Quem ganha com tudo isso é o Estado/Cuiabá/Varzea Grande e nós, fico muito feliz como Cuiabano/Poxoreense que sou , jamais imaginei que viveria para ver que o povo matogrossense tem atitude. Parabens Gov. Silval e corregilionarios em expecial dep. Riva....Parabens Cuiabá, Parabens Varzea Grande e Parabens pra nós todos.

  • Antônio de Lima Fernandes Filho | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 20h32
    0
    0

    Quem ganha com tudo isso é o Estado/Cuiabá/Varzea Grande e nós, fico muito feliz como Cuiabano/Poxoreense que sou , jamais imaginei que viveria para ver que o povo matogrossense tem atitude. Parabens Gov. Silval e corregilionarios em expecial dep. Riva....Parabens Cuiabá, Parabens Varzea Grande e Parabens pra nós todos.

  • Ricardino | Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011, 19h59
    0
    0

    Antônio Ricardino, forte abraço..talvez o maior especialista em gestão da coisa pública de Mato Grosso...quase nunca te encontro e esbarro contigo aqui.. sempre defendendo o ponto de vista correto, né?! com certeza, que seja bem vindo o VLT. abraços do vosso afilhado

BRIGA POR MERCADO

Sem Pop, TV Cidade Verde tenta contratar apresentador da TVCA

Por 14/11/2019, 12h:51 - Atualizado: 02h atrás

andersen 680

Após perder para o SBT Cuiabá o seu principal apresentador por mais de 15 anos, Everton Pop, a TV Cidade Verde passou a sondar os poucos profissionais que carregam boa credilidade para recomposição do quadro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 14h42
    0
    0

    Pouca diferença de salário, no futuro vai arrepender.

  • Adriane de Oliveira | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 13h29
    1
    0

    Infelizmente a própria imprensa em geral de Mato Grosso, Brasil não divulgam que a TV Cidade Verde está mau das pernas $$$ igualzinho o Botafogo e Cruzeiro...salários atrasados a muito tempo!!! Desculpe o furo.

POPULISMO

Vários prefeitos de MT contratam artistas para shows da virada do ano

Por 14/11/2019, 08h:00 - Atualizado: 14/11/2019, 00h:23

valter miotto matupa prefeito 680

Vários prefeitos, que atuam numa linha mais populista, ja fecharam contratos para promover shows artísticos no réveillon.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • lucio flavio garcia | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 09h35
    5
    1

    É a velha politica do pão e circo......Hoje em dia como o eleitor é altamente corruptivel se contenta com o circo, o pão ele leva de casa.........

REDE NACIONAL

Dorner usa Ratinho pra propaganda de pré-candidato a prefeito de Sinop

Por 13/11/2019, 17h:12 - Atualizado: 13/11/2019, 17h:19

dorner ratinho 680

Em pose para foto, Ratinho segura chapéu de Roberto Dorner, que está acompanhado da namorada Scheila Pedroso

O empresário, pecuarista e ex-deputado federal Roberto Dorner, já derrotado uma vez a prefeito de Sinop, fechou um "combinado político-eleitoral" com Carlos Roberto Massa, o Ratinho, ao visitá-lo e acompanhar ao vivo, em São Paulo, o programa do apresentador do SBT, na última segunda (11), em São Paulo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • paula goetz | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 06h12
    1
    0

    Isso e mais 17 milhões não o elegerão.....

  • harald marius | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 21h17
    0
    1

    harald marius, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

DESCONTROLE

Em julho, UFMT já acumulava R$ 14 mi em dívidas com energia elétrica

Por 13/11/2019, 12h:27 - Atualizado: 13/11/2019, 12h:31

ufmt energia 680

As dívidas acumuladas da UFMT, detentora do maior orçamento federal em Mato Grosso, com R$ 1 bilhão, vêm crescendo a cada ano.

Postar um novo comentário

COMUNICAÇÃO

Com salário de R$ 30 mil, Pop deixa Cidade Verde e estreia no SBT dia 2

Por 13/11/2019, 08h:30 - Atualizado: 13/11/2019, 00h:24

pop 680

O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de TV, Everton Pop, saiu da TV Cidade Verde e, com novo contrato e salário de aproximadamente R$ 30 mil mensais, estreia no SBT de Cuiabá em 2 de dezembro.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Edileuza Melo | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 02h54
    2
    4

    Parabéns Pop,! Vc merece tudo de bom!

  • jose carleto neves | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 23h23
    9
    1

    vai quebrar a cara pois ninguem assiste a programação dessa emissora

  • Vera Lúcia Pereira da Silva | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 16h03
    15
    9

    A band só prestava com datena e com popao agora vixe a audiência vai cair com certeza popao que animava o programa fiquei triste quando coloquei no canal e não vi me desesperei e futuquei a Internet até achar o motivo agora fiquei feliz que ele vai pra uma emissora TOP vou com certeza assistir amo popao demais Deus te abençoe muito lindo

  • Silvana Lima | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 15h30
    23
    7

    Espero que o Pop tenha levado com ele, aquele rapaz risonho que andava com ele pelas ruas entrevistando o povo contando as histórias de vida!

  • Nilce Mara Ribeiro | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 14h20
    14
    10

    Fiquei assustada quando não vi o pop entrar no ar hj. Ainda bem que não vamos perde lo. Acho ele um mestre no que faz.

  • josé vitor | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 10h32
    12
    7

    Tem quadros legais, mas como outros programas do gênero, cria muito suspense por pouco. Mas é interessante e é da nossa terra, xomano!!!! Boa sorrrrrrrrrrrrrrrte!

  • Bortoloti | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 10h08
    13
    3

    Assisto muito aqui em Rondonópolis. Na cidade verde ele fala mesmo o que tem que ser dito. Mas, infelizmente tenho a certeza que no SBT vai ser diferente e Já não será falado o doa a quem tem que doer. Lá pode ter a certeza que será poupado muiinta gente...

  • Alberto | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 09h14
    35
    48

    Depois criticam um servidor público que ganha 30 mil, que estuda, se qualifica e passa em concurso, concorrendo com milhares de pessoas.

  • maykom | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 09h07
    24
    15

    Um apresentador incrível .

HOMENAGEM

Após Bolsonaro e Temer, Câmara de Cuiabá concede honraria a Mourão

Por 12/11/2019, 21h:09 - Atualizado: 12/11/2019, 21h:39

Fabio Rodrigues Pozzebom

mour�o 680

A Câmara de Cuiabá aprovou projeto que se transformou no Decreto Legislativo 609, assegurando título de Cidadão Cuiabano ao general da reserva do Exército, Hamilton Martins Mourão, vice-presidente da República.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2447