Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Setembro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

EXCLUSIVO

PR "banca" Maia na Sema; Eliene e Henry devem compor secretariado


Alexander Maia se articula, é incluído na cota do PR e vai ser mantido na Sema; republicanos emplacam outros 6 

    Em reunião nesta segunda (13) com a direção regional do PR, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) resolveu acatar 7 indicações da legenda republicana para o primeiro escalão, além da tendência de confirmar Teodoro Lopes à frente do Detran. Uma das novidades nestas últimas rodadas de negociação é a permanência do coronel PM Alexander Maia no comando da secretaria estadual de Meio Ambiente. O ex-deputado Emanuel Pinheiro, que havia ganhado respaldo político para conduzir a Sema, declinou do convite. Preferiu assumir vaga na Assembleia, já que haverá abertura de ao menos duas cadeiras na coligação PMDB-PT-PR. Os republicanos convenceram Silval ao sustentar a tese de que Maia, embora não tenha traquejo político, está fazendo "um bom trabalho técnico" e tem se esforçado para acabar com os gargalhos e problemáticas, como a burocracia nos processos que tramitam na área ambiental. 

    O blog apurou com exclusividade que o governador confirmou na reunião que, na cota do PR, vão entrar no primeiro escalão os nomes do deputado estadual João Malheiros para a Cultura, de Maia na Sema, do contador Cézar Zílio na Administração, de Arnaldo Alves, que será remanejado da Infraestrutura para o Planejamento ou assumirá a presidência da Agecopa, e a continuidade de Eder de Moraes na Casa Civil e de Pedro Nadaf na Indústria, Comércio, Minas e Energia. O deputado federal Wellington Fagundes sinalizou que deve aceitar o cargo de secretário de Transporte e Pavimentação Urbana (hoje Sinfra). Apesar disso, pediu trégua até a próxima semana. Antes da decisão oficial, ele quer consultar a direção nacional do PR, do qual é presidente em Mato Grosso. Se Wellington integrar o staff, sua vaga na Câmara ficará com a suplente Serys Marly (PT). Caso o deputado fique de fora da equipe de Silval, a tendência é que Nilton de Brito, ligado a Luiz Pagot, seja nomeado secretário.

   O PT deve ficar com duas pastas, a de Educação, que já comanda desde 2007 no governo Blairo Maggi, e a Procuradoria-Geral do Estado. As opções continuam sendo, respectivamente, os nomes de Carlos Abicalil e de Alexandre Cesar. Caso Abicalil venha ser nomeado à presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou em outro cargo federal, Alexandre poderá assumir a Seduc, maior pasta da estrutura do Estado. Esse pleito foi apresentado pelo próprio Alexandre e está sob análise do Palácio Paiaguás.

   O PP deve emplacar Pedro Henry na Saúde, caso este não consiga validar os votos e entrar como reeleito na Câmara Federal. Os progressistas querem também a pasta de Esporte e Lazer e, para a Ciência e Tecnologia deve emplacar oficialmente o deputado federal reeleito Eliene Lima. Com isso, as duas vagas do PP na Câmara vão ficar com os suplentes Neri Geller e Roberto Dorner.

   O PMDB do governador Silval já tem garantido a Comunicação, sob Osmar de Carvalho, a área social, com a primeira-dama Roseli Barbosa, e o Desenvolvimento do Turismo para a deputada estadual eleita Teté Bezerra. O partido comandado no Estado pelo cacique Carlos Bezerra passou a pleitear também a nova secretaria das Cidades. Vai ocupar espaço do PP, que, em moeda de troca, será contemplado com a Saúde, dona do segundo maior orçamento, atrás apenas da Educação.

   O deputado estadual José Domingos está confirmado como futuro secretário de Desenvolvimento Rural, mesmo sendo de um partido de oposição, o DEM. Esse esforço do governador Silval para tê-lo no staff é motivado por duas situações: atrair os democratas e, assim, ampliar a base na Assembleia e, ao mesmo tempo, contemplar o suplente Gilmar Fabris.

Como estão hoje as negociações para o novo staff do governo Silval Barbosa

PT
Educação - Carlos Abicalil ou Alexandre Cesar
Procuradoria-Geral do Estado - Alexandre Cesar
PR
Transporte e Pavimentação Urbana - Wellington Fagundes ou Nilton de Brito
Indústria, Comércio, Minas e Energia - Pedro Nadaf
Casa Civil - Eder de Moraes
Meio Ambiente - Alexander Maia
Administração - Cézar Zílio
Planejamento - Arnaldo Alves ou José Gonçalves Botelho
Cultura - João Malheiros
Detran - Teodoro Lopes
PP
Ciência e Tecnologia - Eliene Lima
Saúde - Pedro Henry
Esportes - Leandro Soares
PMDB
Desenvolvimento do Turismo - Teté Bezerra
Cidades - indefinido (Nico Baracat é cotado)
Comunicação - Osmar de Carvalho
Assistência Social e Trabalho - Roseli Barbosa
DEM
Desenvolvimento Rural - José Domingos
Indicação pessoal do governador
Fazenda - Edmilson dos Santos
Segurança Pública - Diógenes Curado
Justiça - Paulo Lessa (Francisco Faiad corre por fora)
Casa Militar - Antonio de Moraes

Postar um novo comentário

Comentários (25)

  • Andrea | Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010, 13h49
    0
    0

    Estou certa que ele foi feliz em algumas escolhas, como Dr. Arnaldo e a Denfensoria , etc.. porém alguns nomes como Maia, não é uma feliz escolha e não mencionaram o CEPROMAT??? O atual presidente é péssima escolha, espero que nesta nova gestão ele seja feliz em uma boa escolha e que dias melhores venham a todos nós. Deus te abençoes e ilumine Governador para que possa ter ao teu lado pessoas integras, idoneas e merecedoras dos respectivos cargos, que sejam aliados e do BEM, Que Jesus nos abençoe e a todos os novos goevrnantes para que nosso Estado caminha a frente e não retroceda.

  • JOSÉ MARIA TEIXEIRA DA COSTA | Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010, 13h02
    0
    0

    GENTE, COMO É A DEMONSTRAÇÃO DE SUBMISSÃO. O GOVERNADOR QUE É DO PMDB (PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO), SOB A TUTELA DO PR (PARTIDO DA REPÚBLICA). SILVAL, ME DECEPCIONEI COM VOCÊ. NÃO ESTÁ HONRANDO O QUE HAVIA DITO, SOBRE COLOCAR NOS STAFF PESSOAS TÉCNICAS E COM CAPACIDADE PARA GOVERNAR O NOSSO ESTADO. POR QUE FEZ ISSO CONOSCO HEM. É, AFINAL, OS POLÍTICOS NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA O POVO. O "POVO" MAIS UMA VEZ SÓ SERVIU PRÁ VOTAR, NADA MAIS, PODEMOS ESQUECER MELHORAS PARA O ESTADO. MAS PARA OS INDICADOS, COM CERTEZA MUITAS COISAS IRÃO MELHORAR. QUE PENA, QUE PENA MESMO

  • GIL OLIVEIRA | Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010, 09h19
    0
    0

    GIL OLIVEIRA , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

UM VICE DESCARTADO

Queria tudo, ficou sem nada

Por 27/09/2020, 18h:46 - Atualizado: 27/09/2020, 18h:51

niuan ribeiro 680

Alçado vice-prefeito de Cuiabá a partir de 2017, Niuan Ribeiro se sentiu grande. Achou que atingira tamanha envergadura que lhe possibilitaria ocupar todos espaços políticos possíveis que viriam pela frente, seja de prefeito, de senador, seja de dirigente partidário.

Postar um novo comentário

DERROCADA

Desacreditado e isolado, PT disputa em 4 pólos apenas com chapa pura

Por 27/09/2020, 13h:48 - Atualizado: 27/09/2020, 13h:51

julier 680

Nocauteado pela chegada da direita ao poder, o PT ficou tão fragilizado e desacreditado que, nos 10 maiores municípios de MT, só lançou candidato a prefeito em quatro (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Cáceres). E, mesmo assim, com chapa pura.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Pedro Laurin | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 22h36
    5
    19

    Espera pra ver. O PT é quem defende trabalhadores.

  • Beto | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 20h44
    16
    4

    pt NUNCA MAIS.

  • Felipe Matos | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 19h55
    7
    18

    O PT pegará os votos anti-Bolsonaro. Tem tudo para crescer nesta eleição.

DISPUTA ELEITORAL

Nada a perder, só a ganhar

Por 27/09/2020, 08h:53 - Atualizado: 27/09/2020, 08h:55

emanuelzinho 680

Mesmo entrando na disputa de última hora, o jovem deputado federal Emanuelzinho (PTB), de 25 anos, ainda conseguiu fechar aliança com seis partidos na corrida à Prefeitura de Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Felipe Matos | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 19h54
    4
    3

    Essa familiocracia com laços no Ministério Público e no Poder Judiciário é uma vergonha. É a velha política que ainda reina em Mato Grosso. Esse rapaz só virou deputado por causa da máquina da prefeitura de Cuiabá. Agora quer pegar o orçamento da segunda maior cidade do Estado? O que é isso? Monarquia? Empresa política? O povo de Várzea Grande não pode aceitar esse absurdo.

  • Ubirajara | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 13h20
    0
    1

    Ubirajara , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • O ATALAIA | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 12h48
    0
    1

    O ATALAIA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

EM LUCAS DO RIO VERDE

De última hora, Binotti troca vice da chapa

Por 26/09/2020, 18h:47 - Atualizado: 26/09/2020, 18h:49

luiz binotti 680

Em meio à crise interna, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), trocou, de última hora, nome para vice de sua chapa à reeleição.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ricardo | Domingo, 27 de Setembro de 2020, 08h37
    1
    4

    Binotti está junto somente com picaretas: ele próprio, Neri Geller, Fávaro, e turma do bolinha.. usam o povo na cara dura.. a hora de vocês está chegando bando de velhacos

ELEIÇÃO AO SENADO

Pivetta abandona Euclides e sinaliza para apoio a Leitão

Por 26/09/2020, 10h:30 - Atualizado: 26/09/2020, 10h:32

nilson leit�o 680

O vice-governador Otaviano Pivetta dá sinais de que apoiará Nilson Leitão (PSDB) ao Senado e não mais Euclides Ribeiro (Avante). O curioso é que foi o próprio Pivetta quem apresentou Euclides ao presidente regional do PDT, Allan Kardec, na expectativa de ambos construírem aliança para o pleito de 15 de novembro.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Luiz Eduardo | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 17h55
    8
    2

    O Nilson Leitão, só conseguiu o apoio do DEM de Jaime Campos, após ter a confirmação de que o PIVETA iria desistir da candidatura ao SENADO, pois o DEM estava disposto a apoia-lo contra o Favaro. Nilson já está tendo o apoio politico e financeiro de todo Grupo do Piveta em Lucas,Mutum e região do Médio Norte, e o bestalhão do Euclides jamais terá o apoio dos Pededista-Autenticos, que não aceitam negociatas como a praticada pelo safado do Alan Kardes, que desmoraliza a memória de Leonel de Moura Brizolla.

CHAPA PROPORCIONAL

Ivan desiste e enfraquece DEM, que só deverá eleger um na Capital

Por 25/09/2020, 20h:15 - Atualizado: 25/09/2020, 20h:20

ivan evangelista 680

O pecuarista Ivan Evangelista, que foi vereador por 13 anos e teve mandato cassado em 2010, jogou mesmo a toalha. Após contestar este Blog por ter revelado que ele recuaria da disputa, o ex-vereador acabou "enrolando" a cúpula do DEM até a última hora. E decidiu, enfim, não concorrer às eleições.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Elias | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 18h01
    0
    0

    Elias , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Luiza de Jaciara | Sábado, 26 de Setembro de 2020, 09h21
    0
    0

    Luiza de Jaciara, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joaoderondonopolis | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020, 20h38
    17
    7

    Único caminho certo do DEM/Jayme e Júlio foi apoiar Leitão ao senado, pois será vitorioso. E se o DEM apoiasse Emanuel, com certeza faria de 4 a 5 vereadores. MM está afundando o DEM, até parece que após a eleição irá mudar de partido.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2606