Blog do Romilson Cuiabá, 22 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Rumo a 2010

Pré-candidatos de VG se fecham contra invasão de nomes de fora


Deputado Maksuês Leite (PP), que busca a reeleição como um dos porta-vozes de Várzea Grande na Assembleia

    Pré-candidatos a deputado de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral com 161,7 mil eleitores (7,9% de todo Mato Grosso), decidiram unificar o discurso pelo chamado voto útil, numa campanha por maior representatividade política do município na Assembleia. Eles pregam maior fidelidade do eleitor para com os candidatos da cidade e condenam o que chamam de "invasão" de concorrentes de outras regiões. Ao menos seis estão no páreo por vaga de estadual, sendo eles os já deputados Maksuês Leite (PP) e Wallace Guimarães (PMDB), o secretário de Comunicação e presidente do Dae Jeverson Missias (PR), o ex-vice-prefeito Nico Baracat (PMDB) e o secretário de Promoção Social, vereador licenciado Wilton Coelho (PR). Para federal há dois do DEM: Júlio Campos e Chico Curvo.

   Eles observam que se a maioria dos eleitores priorizasse as candidaturas locais, Várzea Grande poderia ter entre três a cinco representantes no Legislativo mato-grossense, mesmo diante de um quociente eleitoral que deve chegar a 64,7 mil votos. Com a renúncia no ano passado de Campos Neto, que virou conselheiro do Tribunal de Contas no lugar do próprio pai Ary Leite de Campos, ficaram apenas dois várzea-grandenses na AL: Maksuês e Wallace.

     Nas eleições de 2006, por exemplo, líderes políticos que pouco aparecem no município a não ser em época de campanha "abocanharam" centenas de votos, como o deputado Gilmar Fabris (DEM) que conquistou cerca de 6 mil votos em Várzea Grande, assim como Walter Rabello, de Cuiabá, que levou mais 12 mil. Fabris é da Grande Rondonópolis (Sul) e "invadiu" o segundo maior município com respaldo do ex-prefeito e senador Jayme Campos.

    Nas últimas quatro eleições, o município não consegue superar a barreira de três representantes na Assembleia. Em 1994, elegeu Nico Baracat, Zilda Pereira Leite e Dito Pinto. Quatro anos depois, a mesma bancada foi mantida, desta vez com a estreia de José Carlos de Freitas e com novo mandato de Pinto e Baracat. No pleito de 2002, os várzea-grandenses asseguram três das 24 vagas no Legislativo, com Campos Neto e com as reeleições de Baracat e Freitas. Em 2006, foram as vezes de Maksuês e Wallace Guimarães e da reeleição de Neto, que deixou a Assembleia para ocupar o cargo vitalício de conselheiro do TCE.

Os últimos deputados estaduais de Várzea Grande
1994
Nico Baracat
Zilda Pereira Leite
Dito Pinto
1998
José Carlos de Freitas
Dito Pinto
Nico Baracat
2002
Campo Neto
Nico Baracat
José Carlos de Freitas
2006
Maksuês Leite
Campos Neto
Wallace Guimarães

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • luiz fernando | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 10h10
    0
    0

    Quem de VG votar em MAKSU-EX CANDIDATO LEITE estara passando atestado de burrice extrema, ou será que a população já esqueceu o que este cidadão fez na eleição municipal passada????????????

  • paulo | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 23h29
    0
    0

    bom minha gente de vg esse maksues e wallace fala que ama vg porque que as verbas que ele tem não vai tudo para vg? resposta porque eles sao assim tambem casei de ver o dep. maksues aqui em cuiaba pedindo voto e outro é o dep. wallace pedindo voto la em poconé . bom mas o maksues depois de tudo que ele fez com o povo de vg era pra vergonha em pedir voto em vg...

  • peblo conte | Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010, 23h06
    0
    0

    maksues se vc vier aqui no jardim gloria voc~e apanha

SEM SOBRENOME

O Pedro que agora esconde Taques

Por 21/10/2020, 20h:04 - Atualizado: 06h atrás

Mayko Toscano

pedro taques 680

Diferente das três campanhas eleitorais já disputadas até hoje, uma de senador (2010) e duas para governador (2014 e 2018), José Pedro Gonçalves Taques (SD) resolveu, neste pleito em que concorre ao Senado, suprimir o sobrenome Taques.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • marcio | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 20h16
    4
    1

    Emanuel, também esta escondendo o Pinheiro , divulga ai também

PAUTA FURADA

A "burrice" de Barbudo

Por 21/10/2020, 17h:00 - Atualizado: 21/10/2020, 17h:05

nelson barbudo 680

O deputado-youtuber Nelson Barbudo (PSL), disposto a chamar para si os holofotes, mesmo não sendo candidato, convocou entrevista coletiva hoje à tarde, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Revoltado | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 21h36
    5
    1

    Que ZÉ Ruela, não faz outra coisa a não ser puxar o sa................co do bozo

  • Sonia | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 19h12
    10
    1

    Alguém ou alguma coisa ainda dá credibilidade a esse pré-histórico chamado de Barbudo?

LOGÍSTICA

Despesas com eleições em MT próximas de R$ 17 mi

Por 21/10/2020, 10h:10 - Atualizado: 21/10/2020, 10h:14

tre despesas 680

A Justiça Eleitoral estima uma despesa de R$ 16,7 milhões, média de R$ 7,23 por eleitor, para realizar as eleições nos 141 municípios de MT conjuntamente com a escolha para uma cadeira no Senado, em 15 de novembro.

Postar um novo comentário

EM CUIABÁ

Os 4 com as maiores chances de disputar 2º turno

Por 20/10/2020, 17h:24 - Atualizado: 20/10/2020, 17h:28

emanuel pinheiro, roberto fran�a, abilio junior, gisela simona 680

Maiores chances de ganhar Prefeitura de Cuiabá: Emanuel Pinheiro, Roberto França, Abílio Júnior e Gisela Simona

A 26 dias das eleições, a discussão de bastidores na Capital é sobre quem serão os dois candidatos que vão para o segundo turno na corrida ao Palácio Alencastro.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Robson Pedroso | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 10h27
    4
    5

    Entre eles uma Única Mulher é Negra como será Cuiabá nas mãos dessa Advogada. Será que teremos os olhos de machistas ou encararemos que uma mulher e capaz de administrar essa cidade, que precisa de tanto amor e cuidado, principalmente para os menos favorecidos. As periferias de Cuiabá precisa de alguém que tenha olhos de respeito. Fico pensando será que seria essa a Mulher Maravilha do Mato Grosso.

  • Moreira | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 09h38
    7
    6

    Rafael, para sustentar 3000 mil pelegos mais de 10000 mil famílias em Cuiabá cagam sangue pra sustentar 3000 mil que não trabalham. Não é justo. Fora pelegada do Paletó

  • Dos Santos | Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020, 22h26
    25
    17

    A Gisela é uma boa candidata, demonstrou bom preparo com propostas, Roberto França é muito experiente, mas dentre os candidatos, Emanuel Pinheiro, de longe, ainda é o mais preparado. Além de conhecer a detalhadamente a máquina pública, esteve muito seguro na apresentação de suas propostas. Mostrou que conhece todo segmento comercial de Cuiabá, apresentou propostas de recuperação economica, sem rodeios e acusações pra fujir das perguntas. Diferente do Abílio tem que se preparar melhor, estudar mais...cara fala que mandar 3 mil servidores embora, extinguir a SEMOB....reduzir pra 11 secretarias. cara, você tá maluco, as coisa não tão simples assim. No discurso é muito fácil, a realidade é outra.

REFORÇO AO SENADO

Bolsonaro virá a Cuiabá prestigiar candidata Fernanda

Por 20/10/2020, 10h:00 - Atualizado: 20/10/2020, 10h:03

jair bolsonaro 680

O presidente Jair Bolsonaro virá mesmo a Cuiabá para participar de um ato em apoio à candidata ao Senado, coronel PM Rúbia Fernanda, do Patriota.

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Luiz Costa Marques | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 17h42
    1
    4

    Vamos ser sinceros, os dois melhores nomes para ser o SENADOR de MT sem duvida alguma é o Nilson Leitão, que foi um atuante e eficiente DeputadoFederal por 2 mandatos, ou o proprio Pedro Taques, que foi um péssimo Governador ,mais como Senador era muito respeitado. Eu já decidi, vou votar no Leitão, 456 que ajudou a cassar o mandato da Dilma e deu chance do Bolsonaro ser o Presidente.

  • HONESTIDADE É TUDO. | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 09h28
    1
    11

    CHEGA DE MALANDROS NO PODER!!!! AGORA É POLÍCIA....TAMO JUNTOS TENENTE !!

  • HONESTIDADE É TUDO. | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 09h25
    1
    10

    CHEGA DE MALANDROS NO PODER!!!! AGORA É POLÍCIA....TAMO JUNTOS TENENTE !!

DOAÇÕES

Com R$ 1 mi, Kalil é o candidato que mais arrecada em Várzea Grande

Por 19/10/2020, 20h:00 - Atualizado: 19/10/2020, 20h:05

kalil baracat 680

Kalil Baracat é o candidato a prefeito de Várzea Grande que mais recebeu doações nestes primeiros dias de campanha.