Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Fevereiro DE 2021 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Articulação

PSDB confirma Antero ao Senado; Taques fica agora numa saia-justa

31/01/2010, 22h:09 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

Ex-senador Antero de Barros   A presidente estadual do PSDB, deputada Thelma de Oliveira, anuncia oficialmente até quarta o nome de Antero Paes de Barros como pré-candidato ao Senado. O tucanato tomou a decisão, com aprovação do próprio Antero, após a visita a Cuiabá do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE). A esperança dos tucanos agora é, mesmo com o ex-senador no páreo, não afugentar o procurador da República Pedro Taques, que está com sua filiação acertada no PPS para também concorrer ao Senado. Se não recuar, a tendência é que Taques e Antero, que já foi senador por oito anos, façam "dobradinha" na corrida às duas cadeiras que serão abertas no Congresso Nacional à representação mato-grossense e, de quebra, com o virtual candidato ao governo estadual, prefeito da Capital Wilson Santos, no mesmo palanque. Neste ano vencem os mandatos dos senadores Serys Marly e Gilberto Goellner.

    Na bolsa de apostas, uns acreditam que Taques deve desistir da composição com o tucanato, mesmo após ter negociado seu ingresso no PPS com o presidente nacional Roberto Freire (PE) e com o governador de São Paulo e presidenciável José Serra (PSDB). Pelo acordo costurado nos bastidores, Taques ingressaria na legenda socialista para concorrer ao Senado numa composição com os tucanos. O grupo já tem amarrado também o PTB e o DEM, embora o senador democrata Jayme Campos continue propagando sua pré-candidatura ao Paiaguás e na esperança de, se vier liderar as pesquisas, ter apoio de Wilson ao Paiaguás.

Procurador da República Pedro Taques    Há um complicador jurídico na relação de Taques com líderes tucanos regionais. Quando atuava como procurador em Mato Grosso, ele denunciou o então governador Dante de Oliveira, que faleceu em 2006, por atos de improbidade administrativa. Embora essa ação tenha sido arquivada, ficaram resquícios de uma convivência tensa e que pode dificultar uma "liga política". Thelma, viúva de Dante, se apressou em forçar o nome de Antero ao Senado para, no fundo, mandar recado a Taques, que atua hoje em São Paulo e está determinado a abandonar o cargo vitalício para entrar na disputa majoritária. Por outro lado, alguns tucanos entendem que as chapas majoritárias, com Wilson ao Paiaguás e Antero e Taques para o Senado, seriam ideal para contrapor o grupo que apresenta Silval Barbosa (PMDB) à sucessão estadual e, no mesmo palanque, Blairo Maggi à senatória.

   "campanha casada"

Aparecido Alves, do PSDB   Aparecido Alves, coordenador das Obras do PAC em Cuiabá e um dos membros da Executiva tucana, confirmou que Antero será lançado ao Senado e que essa foi uma exigência da cúpula nacional. Diz ainda que Taques deve se juntar ao grupo oposicionista à chamada turma da botina, capitaneada pelo governador Maggi. "O Blairo Maggi não tem vaga garantida de senador, não. Vai ter uma oposição forte em cima dele. As vagas para o Senado estão abertas", diz Cido, ao lembrar que, em 2002, o então governador Dante deixou o Paiaguás com a popularidade em alta e foi derrotado para senador. "Dante estava com prestígio alto e perdeu. Ele não tinha naquela época problemas na segurança pública como o Blairo tem hoje, com aumento, por exemplo, dos casos de homicídios", compara Cido, ex-presidente do Intermat na gestão tucana.

    "Quem apostar que Blairo tem vaga garantida está morto. O palanque do Blairo vai estar fragilizado", provoca Aparecido Alves. Ele revela que o tucanato trabalha com pesquisas qualitativas e quantitativas sistematicamente. Conta que, as amonstragens mostram que, quando se pergunta ao eleitor se votaria em Wilson se este tiver apoio de Serra, o nome do prefeito cuiabano cresce 4% nas intenções de voto. Já quando se faz a mesma relação de Silval, apoiado pela presidenciável Dilma Rousseff (PT) e por Maggi, o peemedebista não registra um percentual a mais. "Se o Silval não cresce é porque Maggi não transfere voto. Essa relação com as candidaturas nacionais é importante", diz Cido. Na sua avaliação, a hoje senadora Serys se elegeu em 2006 por causa da vinculação com Lula e não motivado por votos de protesto. "Essa turma da botina acha que a gente não trabalha com pesquisas. Eles estão enganados".

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Eliane Padilha | Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2010, 13h44
    0
    0

    Antero de Barros é um ótimo candidato a Senador, tem todo quisito para mais um mandato, é o orgulho do nosso povo, e em todos os seus mandatos soube representar muito bem a nossa terra e o nosso país, com dignidade e respeito. Porém tem que rever seus conceitos, principalmente no que tange "PODER POLÍTICO", este é passageiro, e emana do povo, o período de mandato é uma representação do povo jundo ao poder, e mais, uma vaga de Senador jah estah garantida para o governador, a situação do atual Governador é diferente de outros anteriores que tentaram e não conseguiram, é só verificar o percentual de aprovação popular e ver, é tudo muito cristalino, e Ele o fez por merecer.Portanto vamos em frente que atraz vem gente.....

  • Rafael Amoedo | Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2010, 16h51
    0
    0

    Taques, pense bem. Filie-se ao PT, vire Suplente do Abicalil, que será Ministro da Educação da futura Presidente Dilma Roussef.

  • Amado Amador | Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2010, 14h22
    0
    0

    Refaço o comentário. Disse que não é verdade que na época do Dante a violência era menor, porque não era. O clima era de puro terror. Outra coisa que havia dito é que o Dante nos últimos anos do governo havia se desligado do povo, dos mais simples, ou seja, esse tipo de sentimento não foi captado quando ele se lançou ao Senado.

EM PEDRA PRETA

Justiça destitui mais uma tabeliã e lacra cartório

Por 25/02/2021, 14h:34 - Atualizado: 09h atrás

cartorio primeiro oficio pedra preta 680

Mais uma tabeliã é destituída do cargo em Mato Grosso por diversas irregularidades.  Desta vez, a punição é para a interina Carmem Aparecida Monteiro,  responsável pelo Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas de Pedra Preta.

Postar um novo comentário

NA ASSEMBLEIA

De volta pela 5ª vez nesta legislatura

Por 25/02/2021, 09h:15 - Atualizado: 25/02/2021, 09h:18

romoaldo junior 680

Aos 60 anos, 40 deles de vida pública, Romoaldo Júnior está de volta, pela quinta vez nesta legislatura, à cadeira de deputado. Aliás, nos últimos 24 meses, ele só ficou 20 dias na reserva, mesmo derrotado nas urnas de 2018.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Caio junior | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 23h00
    0
    0

    Em Sinop interveio em 2 e nao abre outras 5....eita TJ

APOIOS EXTERNOS

Queda-de-braço entre deputados na eleição da Ucmmat

Por 24/02/2021, 20h:07 - Atualizado: 24/02/2021, 20h:07

bruno rios ucmmat 680

O processo eleitoral na Ucmmat, que terminou hoje com a vitória à presidência do vereador e advogado Bruno Rios (PSB), por uma diferença de 13 votos, se transformou numa queda-de-braço entre deputados estaduais e federais.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Robson Oliveira | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 11h55
    0
    1

    O maior cabo eleitoral do Edcley foi o Deputado Leonardo. Inexpressivo e traira

  • fabinn | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 11h51
    1
    0

    Perdeu porque fez um péssima gestão

  • Marcelo | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 11h44
    0
    0

    Perdeu com Riva pai e Riva filha juntos, no mesmo pacotão e de quebra deu um tapa na cara de WF, Neri Gueller e Emanuelzinho

PROJEÇÃO POLÍTICA

Investida no novo presidente da AL

Por 24/02/2021, 16h:25 - Atualizado: 24/02/2021, 16h:25

Rdnews/arquivo

max russi 680

Agora presidente da Assembleia, Max Russi (PSB), que se identifica como "deputado social", aos 45 anos, quer chegar a postos mais importantes na vida pública.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Bainho | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 08h43
    1
    0

    Agnello, indicar para uma pessoa estudar é preconceito? Como? Aposto que vc seja de ideologias da esquerda.

  • Heleno | Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 19h28
    6
    4

    Primeiro tem estudar, como vai ser governador sem estudo?

CONTRATO EMERGENCIAL

Governo freta avião para transportar indígenas em MT

Por 24/02/2021, 12h:59 - Atualizado: 24/02/2021, 12h:59

indios kayapo 680

Quem pensa que índios da etnia Kayapó, na região de Colíder (Nortão), não viajam de avião está enganado. Com autorização do Ministério da Saúde, um monomotor, às custas da União, está agora à disposição dos indígenas para atender casos emergenciais de saúde.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Chico Bento | Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 15h34
    4
    1

    Enquanto isso o trabalhador que produz e paga impostos, tem de viajar durante mais de 24 horas num busão para se deslocar de sua cidade à Cuiabá atrás de um atendimento no hospital de Câncer, ortopedia, exames que só fazem na capital, etc.

INFRAESTRUTURA

Mais 2 mil km de concessão de rodovias

Por 23/02/2021, 14h:54 - Atualizado: 23/02/2021, 14h:55

Mayke Toscano

mauro mendes 680

O governo estadual já promoveu a concessão de quase mil km de rodovias e planeja entregar, até final do próximo ano, mais dois mil km à iniciativa privada.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Realista mais realista que o rei | Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 08h46
    8
    1

    "Bão demax" isso! O estado entra com a realização da obra paga com os impostos de nos contribuintes, e depois passa para alguém lucrar horrores cobrando mais uma vez desse contribuinte tão surrupiado. Brasil acorda!

  • Caio junior | Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 07h59
    8
    1

    REFAZENDO COMENTARIO: MAURO PEDAGIO MENDES.

  • Caio junior | Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, 16h43
    2
    0

    Caio junior, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2674