Blog do Romilson Cuiabá, 04 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Quadro para Governo só se define após cenário nacional e alianças proporcionais

Por 23/02/2014, 16h:27 - Atualizado: 23/02/2014, 18h:08

As candidaturas a governador e a senador e as composições políticas não se definiram ainda, embora os grupos tenham prazo até junho, porque precisam avançar em dois entendimentos, que são a "costura" nacional para Presidência da República e as coligações proporcionais para deputado estadual e federal. Os parlamentares que ocupam mandatos hoje possuem vozes decisivas no rumo de seus partidos em Mato Grosso e jogam conforme a conveniência pessoal.

carlos bezerra deputado

O deputado Carlos Bezerra, presidente do PMDB, só aceita acordo para chapão

Muitos deles conduzem o rumo dos partidos ou exercem forte influência, como são os casos do PMDB, sob Carlos Bezerra e com 3 deputados na Assembleia, e o PR, com Wellington Fagundes, e com 7 estaduais. Toda composição majoritária ou proporcional da legenda peemedebista passa em âmbito estadual, por exemplo, pelo cacique Bezerra. E ele defende que o partido entre num chapão. Com muitos candidatos com expectativa de boa votação, aumenta a chance da aliança conquistar várias vagas, dentro do quociente eleitoral que deverá ficar em 72 mil para estadual e 210 mil votos para federal. E quem não entrar, tem a chance do "rodízio".

Sobre o cenário nacional, enquanto os principais partidos não decidirem com quem vão estar, seus representantes regionais ficam "amarrados". Não se sabe, por exemplo, se a presidente Dilma, hoje favorita à reeleição, terá mais de um palanque no Estado. E nem o que resultará da investida do PDT para aproximar do Palácio do Planalto o pré-candidato a governador pela oposição, senador Pedro Taques.

Na proporcional, deputados que estão com as atenções voltadas à reeleição, fazem de tudo para formar o chamado chapão, como tem acontecido nos últimos dois pleitos estaduais, conseguindo eleger mais de 6 numa única coligação. Partidos governistas, como PR, PMDB e PT, querem reeditar a composição de 2010, quando conquistaram 12 das 24 cadeiras na Assembleia e, com isso, abriram chances para, num esquema de rodízio e/ou de renúncia, quatro suplentes terem vez de atuar como parlamentar. Por causa da exigência de chapão, o grupo dos 9 governistas (PMDB, PR, PT, PC do B, PSD, PSC, PRB, PP e Pros) dificilmente vão partir para o racha, se dividindo em dois grupos por causa da disputa majoritária. Esses deputados que batem duro para não perder poder acabam por influenciar decisivamente na definição dos nomes para o Governo e o Senado.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Itamar machado. | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 10h40
    1
    0

    com todo o respeito ao cacique, a real situação de nosso estado agoniza e atormenta a todos ,..desabona o governador e consequentemente quem estiver na base de apoio. seja aliança ou chapão.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 03h atrás

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Francisco Assis roo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 13h17
    2
    0

    é isso mesmo Léo busca emprego e renda para essa cidade bonita e pugante que vc está tendo a oportunidade de administrar não fica nessa só de fazer praça e coisa e tal igual um prefeito que eu conheço na nossa região

INICIATIVA INÉDITA

Reeducandos em Cuiabá produzem saneantes e álcool em gel

Por 04/06/2020, 10h:42 - Atualizado: 04h atrás

deiver ifmt producao 680

Cerca de 30 reeducandos em Cuiabá estão fabricando saneantes, substâncias destinadas à higienização e desinfecção, como água sanitária, detergente e desinfetantes, e ainda álcool em gel para distribuição nos presídios.

Postar um novo comentário

REPERCUSSÃO

Governo e AL vão decretar luto oficial; Adriano sonhava ser prefeito

Sem velório, corpo será transladado a Cáceres nesta 5ª e direto para cemitério

Por 03/06/2020, 21h:44 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:04

adriano silva 680

O governador Mauro Mendes vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento nesta quarta do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia Legislativa também fará igual.

Postar um novo comentário

PODER SEM PODER

Mesmo sem mandato, Selma quer manter controle de cargos federais

Por 03/06/2020, 19h:13 - Atualizado: 03/06/2020, 19h:19

selma arruda 680

A briga entre o senador tampão Carlos Fávaro (PSD) e a cassada Selma Arruda (Pode) tem um novo round. Nos bastidores, Selma tenta impedir que Fávaro assuma o controle de "seus" cargos federais.

Postar um novo comentário

CARGO VITALÍCIO

Botelho deve ir mesmo para o TCE

Por 03/06/2020, 16h:16 - Atualizado: 03/06/2020, 22h:11

Maurício Barbant

eduardo botelho 680

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), que na próxima semana será reeleito para mais dois anos de gestão no Legislativo, deve mesmo ir para o TCE.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • renato | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 14h31
    0
    0

    renato, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • antonio da silva | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 14h22
    0
    0

    Não serve para nada esse deputado so quer mama nas tetas do Estado.

  • Manuel | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 10h59
    0
    0

    Botelho, espere sentado a vaga no TCE ,pois de pé cansa. Essa vaga irá demorar para acontecer, pois os 5 Conselheiros que estão afastados por corrupção e ilicitudes, só poderão ser exonerados definitivamente após serem processados e condenados, e a nossa Justiça é muita lenta, se forem absolvidos da acusação feita pelo lGovernador-ladrão Silval Barbosa, ele retornam aos quadros do TCE e não vaõ sair tão facil, e ainda assim havendo vaga, os Auditores-Substitutos de Conselheiros e os Membros do Ministerio Publico de Contas, vão brigar pelas primeiras vagas que ocorrer. Então tá, é melhor comprar um rede lavrada lá do Limpo Grande, par descansar aguardando essa vaga para 2023.

EFEITO-PANDEMIA

Prefeito de Primavera reage e afirma que Pátio é omisso e mentiroso

Por 03/06/2020, 16h:00 - Atualizado: 03/06/2020, 16h:06

leonardo bortolini 1200

Leonardo Bortolini, de Primavera do Leste, reage às críticas de Zé do Pátio, de Rondonópolis, sobre leitos de UTI

O prefeito Leonardo Bortolini (MDB) se mostrou indignado com as declarações do colega de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), que afirmou que municípios vizinhos não estão dando respaldo às vítimas da Covid-19 e citou, como exemplo, Primavera do Leste.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Joaquim Silva | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 20h02
    3
    0

    Zé Carlos, vergonha alheia tem limites. Procura se informar melhor antes de proferir um disparate desses, certas coisas é muito fácil checar.

  • Adaildon E M Costa | Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h12
    10
    3

    Esse José Carlos do Pátio é um trapalhão. Fico imaginando como que o povo esclarecido de Rondonópolis vota num sujeito populista como Esse.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2552