Blog do Romilson Cuiabá, 20 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Vereador aponta vício em indicações e cobra a destituição dos membros da Amaes

Por 25/02/2014, 09h:40 - Atualizado: 28/02/2014, 15h:38

Rdnews

Karla-Lavratti-ames.jpg

Diretora-presidente da Amaes Karla Lavratti é alvo de críticas na Câmara

Durante devassa na gestão da Agência de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto da Capital (Amaes) e na vida pregressa de seus diretores, a Câmara de Cuiabá descobriu novos fatos que devem ser decisivos para que a Procuradoria abra Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a destituição da diretoria da autarquia.

Com a assinatura de 15 vereadores, a Câmara já protocolou requerimento na prefeitura solicitando a abertura da sindicância. No documento, o vereador Domingos Sávio (SDD) anexou novas denúncias que chegaram até ele e que demonstram, segundo ele, outros vícios na indicação da diretora-presidente Karla Regina Lavratti e do diretor-regulador Jacírio Maia para o cargo que ocupam, bem como no processo licitatório que levou à concessão.

Uma das denúncias é de que o marido de Karla foi funcionário da Sanecap e outra é que Jacírio foi diretor da companhia. O vereador destaca que esta antiga relação trabalhista traz vício ao processo de concessão, porque gera conflito de interesses. “Está claro que os diretores da Amaes estão a serviço da CAB e não do interesse público. Eles são ex-funcionários da Sanecap. Essa indicação de Karla e Jacírio para atuar na Amaes foi uma jogada ensaiada”, garante.

O vereador observa que a primeira pessoa a defender o aumento da tarifa da água neste ano foi Karla e não o presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily. “A Amaes só sabe defender os desmandos da CAB”, atesta.

Domingos também anexou documentos mostrando que seis meses antes do lançamento do edital de licitação, a CAB teve acesso às informações sobre a saúde financeira da Sanecap. Inclusive, essa notícia foi publicada em Diário Oficial à época. O parlamentar destaca que a lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos na Administração Pública, é bem clara quando diz que o pregão pode ser anulado quando uma empresa tem informações privilegiadas sobre seu objeto.

Esse vício inclusive foi foco de ação judicial proposta pelo próprio vereador, mas o processo não obteve êxito por circunstâncias que o vereador Domingos classifica como escusas.

Outra situação já levantada pelo Parlamento que estaria demonstrando omissão na conduta da Amaes com a CAB é o fato de em dois anos de atuação a agência reguladora não ter aplicado sequer uma multa financeira à concessionária por irregularidades nos serviços. Três multas aplicadas diante da mesma falha ensejaria a quebra de contrato de concessão.

“Durante oitiva de Karla à CPI da CAB, perguntei a Karla se havia multa e ela confirmou que não, disse que havia apenas notificações. Irregularidades a gente sabe que tem porque depois que a CAB assumiu aumentaram 400% as reclamações no Procon em relação aos serviços de água”, observa Domingos.

Outro fato questionado pelos vereadores e que compromete a lisura do processo de escolha de Karla para a direção da agência é o fato dela ter coordenado o processo licitatório que entregou a Sanecap à CAB. Isso foi questionado por Toninho de Souza (PSD) em outro ofício encaminhado à Prefeitura no ano passado.

Além de todas as situações apontadas, o vereador ainda anexou ao último requerimento feito à Prefeitura um laudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando prestação de contas da Amaes. O vereador reclama que a Amaes responde aos requerimentos e quando responde o faz de forma superficial, sem apresentar números ou percentual de cumprimento do contrato. “A Karla não responde o que a gente pergunta. A oitiva dela na CPI foi uma verdadeira embromação. Sem contar que são petulantes e arrogantes”, observa.

Faltando apenas um ano de prazo para a CAB universalizar o tratamento e a distribuição de água em Cuiabá e 8 anos para o esgoto, os vereadores apostam que nenhuma das metas será cumprida. “Dizer que isso vai acontecer é dizer que o VLT estará pronto para a Copa. Faltando um mês para findar o prazo vão dar qualquer desculpa para não ter feito, vão dizer que foi a chuva que atrapalhou. A única coisa que fizeram foi trocar os hidrômetros de todas as residências, porque só estão de olho no bolso dos cuiabanos. Não fizeram um centímetro de rede”, protesta Domingos. O RDNews entrou em contato com Karla, mas não obteve resposta. A Amaes, por sua vez, prometeu rebater as ponderações

Prefeitura

O procurador-geral do município, Rogério Gallo, informou que só aguarda receber em mãos o requerimento do vereador Domingos Sávio para analisar se há indícios suficientes de irregularidades que sustentem a abertura do processo administrativo disciplinar (PAD). Ele explica que abertura do PAD não é automática. “Temos que analisar se a denúncia não é inépcia. É de praxe para qualquer processo o juízo prévio de viabilidade”, esclarece. 

O vereador diz que protocolou o documento na Prefeitura na última sexta-feira (21). O documento é enviado ao prefeito Mauro Mendes (PSB) e só depois que ele é encaminhado à procuradoria. Mesmo que se consiga provar a suposta omissão da diretoria da Amaes, se levaria ainda quatro meses para que seus membros sejam substituídos. Isso porque, um PAD leva pelo menos 120 dias dependendo da complexidade dos argumentos dos vereadores.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Giovana | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2014, 00h38
    0
    1

    A diretora presidente tem mais índole em meia hora de serviço do que esse vereador em qualquer mandato. Aparecendo agora com protocolos só faz lançar luzes dos reais interesses do representante do povo.

  • Milton Ribeiro | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2014, 15h47
    2
    1

    Parabéns Domingos Sávio! Chico Galindo deixou vários penduricalhos.

  • patricia amorim | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2014, 12h52
    5
    0

    só agora vereador? porque? já se passaram 02 anos e o senhor já era vereador eleito.

  • ariel | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2014, 11h46
    1
    1

    esse jacirio foi diretor e homem de confiança do chico galindo eai eu te pergunto porque essa proteção toda. se não tem nada a esconder.parabens vereador por essa iniciativa.

EFEITO-CASSAÇÃO

Selma, casarão em Chapada e risco de ficar mais pobre do que entrou

Por 19/01/2020, 19h:16 - Atualizado: 04h atrás

casa selma chapada 680

Casarão de Selma Arruda, no Bom Clima, em Chapada dos Guimarães, avaliado por ela, em 2018, por R$ 600 mil

A senadora cassada Selma Arruda, dona de três imóveis, entre eles uma mansão em Chapada dos Guimarães, pode ficar mais pobre do que entrou na vida pública se tiver que pagar solidariamente, com os dois suplentes, pelos custos da eleição suplementar, que acontece em 26 de abril.

Postar um novo comentário

BR-163

Governo fecha em 2021 todo trecho duplicado Cuiabá-Rondonópolis

Por 19/01/2020, 11h:21 - Atualizado: 19/01/2020, 11h:32

br-163 680

Mesmo com o trecho da BR-163, entre Cuiabá e Rondonópolis, entregue à concessionária Rota do Oeste, inclusive com três praças de pedágio, o governo federal segue o trabalho de duplicação.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Juscelino Ribeiro | Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 12h39
    4
    0

    E O Trecho do Distrito Industrial de Cuiabá até o Rosário Oeste, é de responsabilidade de quem duplicar ?. Lá também se cobra pedágio e a rodovia é muito ruim.

GOVERNO DE MT

Após reformas, outra pauta-bomba

Por 18/01/2020, 18h:06 - Atualizado: 18/01/2020, 18h:14

Tchelo Figueiredo

mauro mendes 680

Vem mais uma pauta-bomba aí.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Luciano | Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 16h13
    1
    0

    Alencar seja menos ingênuo. Esse governador não faz nada de graça. Ele trabalha para lobistas. Nesse angu tem caroço.

  • Alencar | Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 07h58
    1
    1

    Tem que aprovar. Estão acabando com os peixes do nossos rios.

  • Davi | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 19h45
    9
    2

    Aí tem coisa. Quem vai vender peixe no estado? Quem está por trás do governador?

  • Davi | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 19h44
    11
    2

    MM só trabalha para lobistas. Já tem uma empresa amiga para fornecer peixe no Estado a "convite" do MM.

NOVA GESTÃO NO TCE

Maluf define postos de comando

Por 18/01/2020, 11h:25 - Atualizado: 18/01/2020, 11h:51

Thiago Bergamasco

guilherme maluf 680

Empossado há um mês na presidência do TCE-MT, Guilherme Maluf definiu quase todos os mais de 30 cargos de secretários, diretores e outros postos de comando do órgão de controle externo de toda estrutura dos poderes públicos municipais e estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • marta | Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 20h54
    0
    0

    o prefeito de leverger precisa de auxilio, mas acho que os seridores municipais não querem trabalhar pra ele.

  • Os Matogrossenses | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 15h38
    4
    0

    O QUE NÓS MATOGROSSENSES QUEREMOS DO ATUAL PRESIDENTE DO TCE GUILHERME MALUF É JUSTIÇA EM RELAÇÃO A CARGA HORÁRIA CONFORME A LEI, EXIGIR O CUMPRIMENTO DE 08 HORAS POR DIA DE TRABALHO DE TODOS OS SERVIDORES DESTE TCE, POIS OS SERVIDORES PÚBLICOS DESTE ÓRGÃO DEVERÃO SER EXEMPLOS PARA O ESTADO DE MT. DESEJAMOS UMA EXCELENTE GESTÃO PARA A MESA DIRETORA DO TRIBUNAL DE CONTAS.

CASAL MENDES

Caras diz que Mauro salvou esposa

Reprodução/Caras

mauro caras 680

Numa reportagem de três páginas, ilustrada com 10 fotografias e destaque de capa do casal Mendes, a revista Caras, que chegou hoje às bancas, diz que o governador Mauro Mendes, em 2014, salvou a vida da esposa Virgínia ao doar um rim a ela, que sofria de uma doença hereditária.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Elvis levino da Silva | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 09h40
    7
    1

    Dê glórias ao bom Deus por ter salvo a sua esposa. Agora, faça um favor pra todos os trabalhadores de Mato Grosso, salve-os das suas taxações e impostos fora da realidade.

  • ronaldo araujo | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 18h59
    14
    3

    A unica coisa que não entendi foi pq ele levou para São Paulo, ele foi prefeito de Cuiabá, deixou a saúde perfeita com upas, e dois pronto socorro.... Se nem ele acredita no trabalho dele como gestor imagina eu.

  • Vanessa | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 17h35
    10
    1

    Quase perdeu uma das mãos, agora um rim. É melhor ficar atento governador parece que tem alguém lá em cima insatisfeito com suas diabruras.

  • Lauro Cesar | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 15h45
    22
    2

    Eu aposto 1000 contra 1 que MM ainda tem os dois rins! me engana que eu gosto.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Pré-candidatos ao Senado entram em disputa por apoio de Bolsonaro

Por 17/01/2020, 10h:32 - Atualizado: 17/01/2020, 10h:38

Marcos Corrêa

jair bolsonaro 680

Pré-candidatos ao Senado, na inédita eleição suplementar marcada para 26 de abril, estão buscando, de alguma forma, apoio do presidente Bolsonaro. E quem o obtiver ganhará um forte cabo eleitoral.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • marcelo pear | Domingo, 19 de Janeiro de 2020, 05h07
    0
    0

    marcelo pear, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Júlio | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 17h43
    7
    6

    Sou morador do Altos da Serra, voto Elizeu. O resto só vem aqui pedir voto, como esse Max que depois da eleição nunca mais vi. Esses Campos estão ricos enquanto VG está à mingua.

  • Maria | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 17h41
    2
    0

    Maria, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Dormeval | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 17h32
    3
    6

    Eduardo Bolsomim foi só o Júlio Campos dizer que seria candidato que os processos de homicídio contra ele começaram a andar na Justiça. Será porque? Sobre os candidatos, fico entre Medeiros e Elizeu Nascimento.

  • Vilson Peres | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 16h31
    10
    9

    ESCREVE AI O SENADOR DO BOLSONARO E MEU É ZE MEDEIROS E VAI SER DE GOLEADA NESTE julio campos .

  • Eduardo Bolsomim | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 16h24
    2
    12

    Só fofoca, e fake-news, pois na realidade Bolsonaro não vai apoiar ninguem na eleição para o Senado em MT, pois o proprio candidato do DEM é seu amigo e foi seu eleitor o Julio Campos, e tem o apoio do Presidente da Camara Rodrigo Maia,do Presidente do Senado Davi Alcolumbre, dos Senadores Jaime Campos e Wellington Fagundes, e dos Ministros do DEM: Onyx Lourenzoni (Casa Civil),Henrique Mandetta (Saúde),Tereza Cristina(Agricultura)e do seu primo Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil. Julio eleito, Bolsonaro terá um Senador firme e competente, por isso esqueça, o Presidente JB é inteligente e não vai entrara numa briga dessa,onde ele só tem a perder.

  • Mike | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 15h53
    2
    10

    Se o Bolsonaro não apoiar o sargento Elizeu Nascimento vai pegar uma queda de braço com os militares de Mato Grosso, que sempre foram seus cabos eleitorais gratuitos desde o início em favor de oportunistas como esse Pivetta que sempre foi PDT (esquerda) e sempre apoiou o ex-Presidente condenado.

  • Lúcia | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 15h49
    2
    9

    Vão juntar todos esses caras pra perder pro deputado Elizeu, da mesma forma que todo agro perdeu pra juíza Selma Arruda.

  • Hugo | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 15h47
    2
    8

    Cadê o deputado Elizeu na matéria? Façam uma pesquisa pra ver, esse cara tem voto por causa da CPI da energisa, cota zero e sua luta contra a Reforma da Previdência no estado.

  • Patrícia | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 15h44
    2
    10

    Sou servidora pública voto Elizeu Nascimento. Chega do agro.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2477