Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Maio DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Exclusivo

Vereador Totó teria recebido o Bolsa Família; PF apura denúncia

Vereador Totó Cesar   O vereador por Cuiabá Antônio Cesar da Silva, o Totó (PRTB), que se efetivou com a cassação de Ralf Leite, do mesmo partido, se encontra do centro de um escândalo que não só pode resultar na perda de sua cadeira de parlamentar, como tende a levá-lo para a cadeia. Ele foi acusado formalmente por Janete Campos dos Santos, com quem teve um filho (A. C. S. S., hoje com 15 anos), de usar documentos de Janete e de três menores para receber dinheiro do programa do governo federal Bolsa Família. A denúncia foi feita no Ministério Público Estadual e, por razões de competência sobre o caso, encaminhada para o Ministério Público Federal.

  O procurador da República Marcelo Cardoso Lima recebeu a denúncia neste ano, sob protocolo 1118/2010. De imediato, solicitou que a Polícia Federal instaure inquérito para apurar o caso. Totó teria usado o nome da mãe dele, Francisca Faustino da Silva, para fazer o cadastro e receber o benefício, mesmo não tendo a tutela das crianças. Em entrevista exclusiva para o RDNews, Janete afirma que durante ao menos cinco anos essa ajuda financeira, que gira em torno de R$ 120 mensais considerando o cadastro dos três nomes das crianças, vinha beneficiando Totó, através da mãe do parlamentar. Se comprovado o esquema, Totó pode responder por fraudes, falsificação de documentos e peculato.

   Janete, que hoje é casada e reside no bairro Tijucal em Cuiabá, conta que nunca morou com Totó. O filho, por sua vez, optou por ficar com o pai porque, segundo ela, houve muita insistência de Totó para ficar com a guarda da criança, ao ponto de proibí-la de visitá-lo. Segundo Janete, o hoje vereador a procurou há cerca de 8 anos. Pediu documentos pessoais tanto dela quanto dos seus três filhos menores na época (J. C. M, J. C. S, J. L. C e A. C. S. S.), alegando que iria fazer cadastro na Agência de Habitação de Cuiabá para a família receber uma casa. Em verdade, narra Jaqueline, Totó usou a documentação para fazer cadastro no Bolsa Família, tendo a mãe Francisca como titular do cartão.

    A dona-de-casa não foi contemplada com a casa prometida e tentou fazer cadastro no Bolsa Família, mas houve indeferimento do pedido. Mesmo assim, em 2002, Janete recebeu um cartão do programa. Se dirigiu, então, ao Banco do Brasil para cadastrar a senha. Foi informada que o cartão estava bloqueado. Ela foi parar na secretaria de Bem-Estar Social, que coordena o programa. Na checagem, constatou-se que no cadastro as crianças estavam recebendo por meio de Francisca, mãe de Totó. Na prática, era Francisca quem sacava o benefício mensalmente. Janete solicitou bloqueio do cartão, já que o filho que ela teve com Totó estava nos dois cadastros.

   Quando foi sacar o dinheiro com a mãe e descobriu o bloqueio, Totó, que ainda não tinha assumido o cargo de vereador, mandou recado para Janete. "Disseram que ele (Totó) queria falar comigo para saber o porquê do cancelamento do cartão da criança e até sugeriu que eu fizesse um novo cadastro", conta Janete, que é evangélica e confessa ter sido vítima de humilhação e de xingamento por parte de Totó devido a esse episódio. Ela disse que foi orientada a procurar o Ministério Público. Espera que a denúncia seja apurada. Janete se mostra preocupada com sua integridade física. Disse que o vereador tenta intimidá-la. "Eu só quero Justiça. Não é justo eu passar tantas dificuldades financeiras com meus filhos e o Totó ficar usufruindo do dinheiro e ainda de forma ilegal".


Documento acima traz declaração de Janete protocolada no MPE e transferida para MPF com acusações contra Totó

Postar um novo comentário

Comentários (26)

  • pedra preta | Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2010, 21h03
    1
    0

    pedra preta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • pedra preta | Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2010, 20h50
    1
    0

    pedra preta, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • orlando jales (pedra preta) | Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2010, 20h48
    1
    1

    O meu querido bairro tao amado aos poucos esta se acabando. Agora que temos uma aportunidade estamos com um vereador o povo começa a se matar aos poucos . Um dia estavamos na casa do meu amigo jovino e sua querida esposa me disse: meu amigo pedra se um dia nós conseguimos fazer um vereador tenho medo que o povo o massacre vivo , sabia as palavras daquela mulher !

EFEITO-PANDEMIA

Prefeitos e as máscaras sem licitar

Por 30/05/2020, 10h:32 - Atualizado: 02h atrás

francis maris 680

Na correria para adquirir equipamentos e produtos de proteção, em tempos de pandemia, prefeitos partiram para compras com dispensa de licitação. E estão amparados por leis.

Postar um novo comentário

HOMENAGEM

Turma do Pedal e 64 anos de Blairo

Por 29/05/2020, 19h:48 - Atualizado: 29/05/2020, 19h:54

pedal blairo 680

Mesmo fora da vida pública, Blairo Maggi continua bastante prestigiado, carrega conceito de bom gestor e se tornou referência para muitos políticos de MT.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Neto | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 22h42
    3
    0

    Matéria Lamentável .

Rondonópolis

Ato anti-vereadores por enterro de CEI terá pizza de 10 metros

Por 29/05/2020, 17h:45 - Atualizado: 29/05/2020, 17h:53

cei rondonpolis 10

Vereadores de Rondonópolis, uma das cidades mais politizadas do Estado, enterraram no último dia 22 um pedido de investigação contra o prefeito Zé do Pátio e, com isso, provocaram a ira do Movimento Popular, que neste sábado realiza um ato de protesto na praça Brasil.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • jao | Sábado, 30 de Maio de 2020, 09h08
    0
    0

    É o Zé que o povo quer. Tapinha nas costas, Lulista, demagogo, populista, anti empresariado, enfim, roo cada vez mais indo pro buraco. Literalmente.

LEGISLATIVO

Deputados perdem tempo com projetos inconstitucionais

Por 29/05/2020, 11h:47 - Atualizado: 29/05/2020, 11h:51

Fablício Rodrigues

assembleia fachada 680

Vários deputados têm se debruçados em propostas que, ao final, resultam em nada de concreto. Não se atentam à constitucionalidade dos projetos, mesmo tendo à disposição corpo jurídico.

Postar um novo comentário

PÓS-CASSAÇÃO

Ex-senadora agora monta escritório advocatício com 2 ex-assessores

Por 28/05/2020, 21h:55 - Atualizado: 29/05/2020, 07h:56

selma arruda 680

Juíza aposentada e senadora com mandato prematuramente cassado neste ano por crimes eleitorais, Selma Arruda ainda não conseguiu licença da Ordem para atuar como advogada.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Reginaldo Povoas | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 10h47
    4
    7

    Não preocupe não, em dezembro terá a eleições para o Senado, e esse Senador-BIONICO Carlos Favaro será expurgado do Senado, pelo cidadão Júlio José de Campos, que é um homem preparado e popular, que vai ocupar com dignidade o lugar da Dra Shelma Arruda. Xau Favàro, o breve.

  • Saulo | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 09h36
    6
    11

    Senadora Selma, tá muito claro a manobra pro Favaro assumir, Eduardo Cardoso petista era seu advogado, Tofoli que deu a liminar também petista, isso é vergonhoso, tem que ter um meio de denunciar isso.

EM RONDONÓPOLIS

Governo Bolsonaro ama índio, diz ministra em MT veja

Por 28/05/2020, 18h:44 - Atualizado: 28/05/2020, 18h:50

damares discurso 680

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), com um cocar sobre a cabeça, arrancou aplausos em Rondonópolis nesta quinta ao dizer que estava ali realizando a maior obra do Governo Bolsonaro, que é cuidar de vidas.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Aldo | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 10h54
    4
    0

    Não sei quem é mais sem noção, quem fala isso ou quem acredita! Brasil a deriva.

  • Leonildo | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 21h09
    10
    3

    Que mentira!!!! E a boiada acredita....

  • Alberto | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 20h47
    8
    1

    Bolsonaro ama índio? Kkkkkk. Quem foi que disse que a cavalaria americana, ao contrário da nossa, foi competente ao exterminar os índios americanos.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2549