Blog do Romilson Cuiabá, 19 de Outubro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Rumo a 2010

Em Cuiabá, Wilson lidera ao governo; Mendes é o 2º


 

   Wilson Santos lidera a corrida ao Palácio Paiaguás em Cuiabá, município em que administra desde janeiro de 2003. É o que aponta nova rodada da pesquisa Mark, realizada nos últimos dias 26 e 27. Numa simulação com cinco possiveis candidatos a governador, o nome do tucano aparece na amostragem estimulada com 32,9% das intenções de voto. Em segundo lugar figura o nome do empresário Mauro Mendes, que trocou o PR pelo PSB. Mendes está com 26,7%. Por coincidência, Wilson e Mendes disputaram o segundo turno em 2008 na briga pelo Palácio Alencastro. O tucano levou vantagem e se reelegeu. O terceiro nome mais cotado é do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que detém 14,9%. Dessa forma, em Cuiabá o  peemedebista que assumirá o comando do Estado a partir de 31 de março está 11,8 pontos percentuais atrás de Mendes e 18 de desvantagem sobre o prefeito tucano.

   Os pesquisadores ouviram 1.021 eleitores da Capital, o que permite uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. O percentual de indecisos chega a 13,1%. Se as eleições fossem hoje, 2,1% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

    O nome do ex-prefeito de Várzea Grande e ex-governador Jayme Campos (DEM) vem em quarto lugar, com 7,4% dos entrevistados. O juiz federal Julier Sebastião da Silva, que não confirma e nem descarta participar da disputa majoritária de 2010, segura a condição de lanterna nesta sondagem estimulada, situação em que o eleitor declina o nome de quem pretende votar para governador sem auxílio de uma listagem. Julier está com apenas 2,8% das intenções de voto. Devido à prerrogativa do cargo de magistrado, ele pode definir partido e candidatura até o início de abril, ou seja, seis meses antes do pleito.

    Trabalho de campo

    Todos os entrevistados residem na zona urbana de Cuiabá. Os pesquisadores percorreram 114 bairros para o levantamento técnico. São do sexo masculino 48,1% e, do feminino, 51,9%. Quanto à idade, 3,5% têm entre 16 e 17 anos, enquanto 18,7% possuem entre 18 e 24 e, 29,8% disseram estar na faixa de 25 a 34. Outros 23,1% têm entre 35 e 44, ao passo que 17,2% contam com idade entre 45 e 59. Dos que opinaram, 7,6% estão com mais de 60 anos.

   Sobre o nível de instrução, 5,6% são analfabetos e/ou têm o primário incompleto; 19,4% possuem o primário completo e/ou 1º grau incompleto; 34,9% conta com 1º grau completo e/ou ensino médio por concluir; 33,5% já terminaram o ensino médio e/ou têm o superior incompleto, enquanto 6,7% contam com o terceiro grau concluído. Quanto à renda familiar, 13,1% ganham até um salário mínimo; 57% de um a cinco salários; 26% registram de cinco a 10 mínimos; 3% variam de 10 a 20, enquanto 0,9% ganha mais de 20 salários.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • julio augusto de oliveira soares | Quinta-Feira, 31 de Dezembro de 2009, 09h26
    0
    0

    Analizando a pesquisa ela nos mostra que Wilson Santos que esperava levar a sua campanha en passant cheia de facilidades viu que assim nao sera e a medida que o povo acorda para sua ma administracao e falta de compromisso publico a tendencia que a medida que as eleicoes se aproximam ele comecara a cair a comecar perdendo os votos da minha familia que enganada votou em massa nele para prefeito, e como fui uma voz destoante tiveram a humildade de pedir-me desculpas

  • CJ | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 22h50
    0
    0

    "Omitir aos fatos é o mesmo que omitir a si mesmo",cada um escreve a sua própria história,o cenário político de Cuiabá ainda está longe de atingir o que a 'ÉTICA' o grande Pensador ja nos deixou esse legado que é Ética na Política e Ética Pessoal, pena é que os concorrentes aos cargos públicos esquecem o que o conhecimento produz, porém na prática a realidade é outra!? Pena ainda, é ter uma sociedade que não está preparada para fazer uma verdadeira INTERPRETAÇÃO dos legados deixados por administradores e preferem cair na ROTINA!!!! Acreditar em pesquizas e informações sem nenhum fundamneto! Feliz 2010!

  • celso carvalho | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 18h06
    0
    0

    Eu acho que está surgindo um novo governador de MT, é o Silval,vai dar muito trabalho para Wilson,se caso o Wilson arrumar a casa a tempo,ai sim abriga vai ser bonita

  • lucas | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 17h21
    0
    0

    as pesquisas não mentem e sabemos que qdo realmente começar a campanha o wilson santos cairá para o terceiro lugar........se ja era candidato declarado a mais de quatro anos e esta assim nas pesquisa imaginem a hora que começar a campanha e aparecer os desmandos ocorridos em seu governo.....o povo não se esqueceu dos aumenntos de água, iptu QUE QUSE DOBROU SÓ NÃO ACONTECEU PQ A CAMARA NÃO DEIXOU, O PACENAS, A COLETA DO LIXO, A SAÚDE QUE FOI ESQUECIDA DE VEZ EM SEUS DOIS MANDATOS....É AQUELA VELHA HISTÓRIA QUEM PLANTA COLHE ......ACHO QUE TEREMOS UM SEGUNDO TURNO DO SINVAL E DO MENDES...TA NA CARA ISSO.............É O COMENTÁRIO DE FINAL DE ANO NESTA CIDADE ....ATÉ A CHAPADA DIZEM QUE ESTA MAIS BONITA QUE CUIABÁ.....NATAL FELIZ.....DE CUIABÁ.....NATAL DEBOCHANDO DO POVO COM ENFEITES HORROROSOS COLOCADOS EM UMA CAPITAL DE UM PAÍS DE GARRAFA PET ERA MELHOR DEIXAR SEM NADA .....

  • Aroldo Souza | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 17h21
    0
    0

    Aos poucos a população da capital vai entendendo que Mato Grosso não pode parar e o nome do Silval já esta tomando corpo também na baixada cuiabana. Vamos ter mais anos de crescimento deste Estado que se prepara para copa...

  • RENATO | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 16h18
    0
    0

    RECADO E AVISO AO GOVERNADOR BALIRO BORGES MAGGI : SENHOR GOVERNADOR, É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE APROVEITO ESTE ESPAÇO DO AMIGO ROVILSON PARA LHE DIZER O SEGUINTE : VENDO AS MÁQUINAS NA AVENIDA RUBENS DE MENDONA COMEÇAMOS A SENTIR SUDADES DEE SUA ADMINISTRAÇÃO QUE SE FINDARÁ NO PRÓXIMO ANO...NUNCA SE VIU AQUILO EM MATO GROSSO ...SÓ VEICULOS ALUGADOS DE PARENTES DISFARÇADOS PARA GANHAREM DINHEIRO PÚBLICO....ENFIM PARABÉNS PELO SEU GOVERNO.... AVISO :::: TENHO ANDADO MUIOT POR AI E A RECLAMÇÃO É UNANIME DOS APOSENTADOS DO ESTADO QUANTO A SEU SALÁRIOS...AO QUE ME PARECE INÚMEROS APOSENTADOS DA SAD, JUCEMAT E OUTROS ÓRGÃOS DO ESTADO GANHAM MENOS DOS QUE OS DA ATIVA A MAIS DE 04 ANOS, OU SEJA TIVERAM SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS DEPOIS DE TANTO PRESTAREM SERVIÇOS AO ESTADO.....ENFIM SENHOR GOVERNADOR REVEJA ISSO E SAIA DE SEU GOVERNO DE BEM COM TODO MUNDO.....AFINAL, NÃO É JUSTO OS APOSENTADOS GANHAREM MENOS DOS QUE SE ENCONBTRAM NA ATIVA....É UM PEDIDO DELES A MIM, POR ISSO PEÇO A VOSSA EXCELÊNCIA QUE REVEJA TODOS OS SALÁRIOS DOS APÓSENTADOS ANTES DE SAIR DE SEU GOVERNO, TENHO CERTEZA QUE ESTES SERÃO-LHES GRATO A ETERNIDADE...UM FELIZ ANO NOVO AO SENHOR E AO AMIGO ROVILSON QUE FAÇAQ COM QUES ESTA MENSAGEM CHEGUE A VOSSA EXCELÊNCIA...............

  • ALEXANDRE AMARAL | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 15h36
    1
    0

    E PARECE BRINCADEIRA MESMO MAS NAO E PODIA SER MAS NAO E PURA REALIDADE COMO PODE ALGUEM QUE ABANDOU A CIDADE E FEZ OQUE FEZ AINDA ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR NAS PESQUISAS E MAS NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO COM UMA NOITE NO MEIO...VAMOS AGUARDAR

  • timoneiro | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 14h26
    0
    1

    vamos la sinval barbosa se tiversemos de concorre com jayme seria um pouquinho mais dificil,mas com wilson pinoquio,vai ser mamao com acucar!!!!!

SEM RESPALDO

Barbudo agora terá de sobreviver politicamente longe de Bolsonaro

Por 18/10/2019, 18h:24 - Atualizado: 08h atrás

nelson barbudo 680

Embora esteja no início do mandato, Nelson Barbudo, o mais votado em 2018 junto ao eleitorado mato-grossense à Câmara Federal, enfrenta agora um grande desafio, o de sobreviver politicamente desgarrado de Bolsonaro.

Postar um novo comentário

TRANSIÇÃO

MTI vai à extinção e a tecnologia do governo ficará sob empresa privada

Por 18/10/2019, 13h:03 - Atualizado: 08h atrás

mti 680

O governador Mauro Mendes vai mesmo extinguir a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI - antigo Cepromat). O processo anda a passos largos.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Luiz Junior | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 17h47
    11
    1

    A MTI presta tem uma excelente infraestrutura de rede com equipe de primeira linha para manutenção da rede e uma excelente equipe de desenvolvimento. Possui uma excelente equipe para fazer o diferencial pena que passou por gestões que sucateou a empresa.

  • Silva Marcondes | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 17h04
    4
    18

    Melhor coisa, sou servidor do estado a muitos anos e nunca vi essa empresa prestar um bom serviço, cobrando sempre absurdo, salários altíssimos, todos reclamam. Não generalizando, tem alguns ótimos profissionais, mas infelizmente os bons levam a fama dos ruins. Parabéns Governador!!!

  • Homem da verdade | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 16h50
    19
    0

    O governador achou uma forma de legitimamente captar/pagar fundos de campanha. A ábaco vai pagar um salário absurdo para manter o que existe hoje funcionando e o Estado que vai pagar.... achando ainda que está fazendo coisa boa.

  • Almyr souza vieira | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 16h36
    14
    1

    Em epoca de interesses, o estado deixou de ser um servidor social de seu povo, agora´a saída e privatizar para obter lucro de quem e para quem? na politica tudo é possivel, quando ha interesse oportuno...!

  • Alberto | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 14h19
    7
    36

    Demorou. Maior parte dos serviços da MTI já são contratados da iniciativa privada, acabando o governo pagando mais caro. Então demita esse pessoal e a iniciativa privada contrata, e ainda agrada o parça da Ábaco.

  • Mr. Santos | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 14h16
    31
    6

    MTI nunca cruzou os braços para o estado.

  • GOIANO | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 14h11
    1
    2

    GOIANO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • joao grandao | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 14h06
    1
    2

    joao grandao, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 14h00
    35
    3

    Phust.. de novo com esta conversa...deixa a mti em paz gov.

PRÁTICAS CRIMINOSAS

Denunciado pelo MPE, promotor já é processado por desembargador

Por 17/10/2019, 20h:02 - Atualizado: 17/10/2019, 20h:08

marcos machado 680

O próprio Ministério Público Estadual concluiu, em investigação conduzida pelo NACO, que o ex-chefe do Gaeco, promotor Marco Aurélio de Castro, expôs, de forma criminosa, o desembargador Marcos Machado, que integrou os quadros do MPE por mais de 20 anos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Crítico | Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019, 22h24
    4
    3

    FALAR A VERDADE É CRIME OU INVERSAO DE VALORES!

  • Crítico | Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019, 22h24
    2
    3

    FALAR A VERDADE É CRIME OU INVERSAO DE VALORES!

EM POCONÉ

Prefeito e secretário são multados; auditor interno é impedido de atuar

Por 17/10/2019, 19h:13 - Atualizado: 17/10/2019, 20h:17

tata amaral 680

Após denúncia do controlador-geral de Poconé, Ademar Vivan Júnior, o TCE detectou uma série de irregularidades na prefeitura e multou o prefeito Tatá Amaral e o seu secretário de Finanças, Acy Nunes de Siqueira.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Pantaneira | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 13h36
    0
    0

    Coitado do prefeito ou prefeita que for assumir essa prefeitura de Poconé das mãos desse Tatá e dessa Joelma!!!!Tem que fazer uma AUDITORIA SÉRIA pra mostrar pra população o tamanho do BURACO que deixaram!!!!

  • OLHO VIVO | Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019, 22h26
    0
    1

    Tatá não tem mais condições de governar o município de Poconé....os comentários nas ruas são de cair o queixo....tá igual a gestão de Luiz Vicente com Ornela...SÓ DEUS NA CAUSA!!!!

  • Pedrosa Pedreira | Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019, 22h21
    0
    0

    Só esse?Tá pouco em vista das improbidades que esse Tatá vem cometendo nessa gestão de FAZ DE CONTA!!!O BICHO É MAIS CABELUDO!!!!

PRÉ-SAL E FEX

União vai liberar R$ 2 bi ao Estado

Por 17/10/2019, 13h:05 - Atualizado: 17/10/2019, 13h:08

Tchélo Figueiredo

mauro mendes 680 governador

Após uma série de medidas amargas adotadas nos primeiros meses para tentar ajustar o caixa do Estado, o governador Mauro Mendes reune agora as condições, com ajuda do governo federal, para fechar o primeiro ano de mandato sem déficit.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Marcos balboa | Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 05h49
    0
    0