Blog do Romilson Cuiabá, 08 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Rumo a 2010

Em Cuiabá, Wilson lidera ao governo; Mendes é o 2º


 

   Wilson Santos lidera a corrida ao Palácio Paiaguás em Cuiabá, município em que administra desde janeiro de 2003. É o que aponta nova rodada da pesquisa Mark, realizada nos últimos dias 26 e 27. Numa simulação com cinco possiveis candidatos a governador, o nome do tucano aparece na amostragem estimulada com 32,9% das intenções de voto. Em segundo lugar figura o nome do empresário Mauro Mendes, que trocou o PR pelo PSB. Mendes está com 26,7%. Por coincidência, Wilson e Mendes disputaram o segundo turno em 2008 na briga pelo Palácio Alencastro. O tucano levou vantagem e se reelegeu. O terceiro nome mais cotado é do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que detém 14,9%. Dessa forma, em Cuiabá o  peemedebista que assumirá o comando do Estado a partir de 31 de março está 11,8 pontos percentuais atrás de Mendes e 18 de desvantagem sobre o prefeito tucano.

   Os pesquisadores ouviram 1.021 eleitores da Capital, o que permite uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. O percentual de indecisos chega a 13,1%. Se as eleições fossem hoje, 2,1% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

    O nome do ex-prefeito de Várzea Grande e ex-governador Jayme Campos (DEM) vem em quarto lugar, com 7,4% dos entrevistados. O juiz federal Julier Sebastião da Silva, que não confirma e nem descarta participar da disputa majoritária de 2010, segura a condição de lanterna nesta sondagem estimulada, situação em que o eleitor declina o nome de quem pretende votar para governador sem auxílio de uma listagem. Julier está com apenas 2,8% das intenções de voto. Devido à prerrogativa do cargo de magistrado, ele pode definir partido e candidatura até o início de abril, ou seja, seis meses antes do pleito.

    Trabalho de campo

    Todos os entrevistados residem na zona urbana de Cuiabá. Os pesquisadores percorreram 114 bairros para o levantamento técnico. São do sexo masculino 48,1% e, do feminino, 51,9%. Quanto à idade, 3,5% têm entre 16 e 17 anos, enquanto 18,7% possuem entre 18 e 24 e, 29,8% disseram estar na faixa de 25 a 34. Outros 23,1% têm entre 35 e 44, ao passo que 17,2% contam com idade entre 45 e 59. Dos que opinaram, 7,6% estão com mais de 60 anos.

   Sobre o nível de instrução, 5,6% são analfabetos e/ou têm o primário incompleto; 19,4% possuem o primário completo e/ou 1º grau incompleto; 34,9% conta com 1º grau completo e/ou ensino médio por concluir; 33,5% já terminaram o ensino médio e/ou têm o superior incompleto, enquanto 6,7% contam com o terceiro grau concluído. Quanto à renda familiar, 13,1% ganham até um salário mínimo; 57% de um a cinco salários; 26% registram de cinco a 10 mínimos; 3% variam de 10 a 20, enquanto 0,9% ganha mais de 20 salários.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • julio augusto de oliveira soares | Quinta-Feira, 31 de Dezembro de 2009, 09h26
    0
    0

    Analizando a pesquisa ela nos mostra que Wilson Santos que esperava levar a sua campanha en passant cheia de facilidades viu que assim nao sera e a medida que o povo acorda para sua ma administracao e falta de compromisso publico a tendencia que a medida que as eleicoes se aproximam ele comecara a cair a comecar perdendo os votos da minha familia que enganada votou em massa nele para prefeito, e como fui uma voz destoante tiveram a humildade de pedir-me desculpas

  • CJ | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 22h50
    0
    0

    "Omitir aos fatos é o mesmo que omitir a si mesmo",cada um escreve a sua própria história,o cenário político de Cuiabá ainda está longe de atingir o que a 'ÉTICA' o grande Pensador ja nos deixou esse legado que é Ética na Política e Ética Pessoal, pena é que os concorrentes aos cargos públicos esquecem o que o conhecimento produz, porém na prática a realidade é outra!? Pena ainda, é ter uma sociedade que não está preparada para fazer uma verdadeira INTERPRETAÇÃO dos legados deixados por administradores e preferem cair na ROTINA!!!! Acreditar em pesquizas e informações sem nenhum fundamneto! Feliz 2010!

  • celso carvalho | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 18h06
    0
    0

    Eu acho que está surgindo um novo governador de MT, é o Silval,vai dar muito trabalho para Wilson,se caso o Wilson arrumar a casa a tempo,ai sim abriga vai ser bonita

  • lucas | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 17h21
    0
    0

    as pesquisas não mentem e sabemos que qdo realmente começar a campanha o wilson santos cairá para o terceiro lugar........se ja era candidato declarado a mais de quatro anos e esta assim nas pesquisa imaginem a hora que começar a campanha e aparecer os desmandos ocorridos em seu governo.....o povo não se esqueceu dos aumenntos de água, iptu QUE QUSE DOBROU SÓ NÃO ACONTECEU PQ A CAMARA NÃO DEIXOU, O PACENAS, A COLETA DO LIXO, A SAÚDE QUE FOI ESQUECIDA DE VEZ EM SEUS DOIS MANDATOS....É AQUELA VELHA HISTÓRIA QUEM PLANTA COLHE ......ACHO QUE TEREMOS UM SEGUNDO TURNO DO SINVAL E DO MENDES...TA NA CARA ISSO.............É O COMENTÁRIO DE FINAL DE ANO NESTA CIDADE ....ATÉ A CHAPADA DIZEM QUE ESTA MAIS BONITA QUE CUIABÁ.....NATAL FELIZ.....DE CUIABÁ.....NATAL DEBOCHANDO DO POVO COM ENFEITES HORROROSOS COLOCADOS EM UMA CAPITAL DE UM PAÍS DE GARRAFA PET ERA MELHOR DEIXAR SEM NADA .....

  • Aroldo Souza | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 17h21
    0
    0

    Aos poucos a população da capital vai entendendo que Mato Grosso não pode parar e o nome do Silval já esta tomando corpo também na baixada cuiabana. Vamos ter mais anos de crescimento deste Estado que se prepara para copa...

  • RENATO | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 16h18
    0
    0

    RECADO E AVISO AO GOVERNADOR BALIRO BORGES MAGGI : SENHOR GOVERNADOR, É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE APROVEITO ESTE ESPAÇO DO AMIGO ROVILSON PARA LHE DIZER O SEGUINTE : VENDO AS MÁQUINAS NA AVENIDA RUBENS DE MENDONA COMEÇAMOS A SENTIR SUDADES DEE SUA ADMINISTRAÇÃO QUE SE FINDARÁ NO PRÓXIMO ANO...NUNCA SE VIU AQUILO EM MATO GROSSO ...SÓ VEICULOS ALUGADOS DE PARENTES DISFARÇADOS PARA GANHAREM DINHEIRO PÚBLICO....ENFIM PARABÉNS PELO SEU GOVERNO.... AVISO :::: TENHO ANDADO MUIOT POR AI E A RECLAMÇÃO É UNANIME DOS APOSENTADOS DO ESTADO QUANTO A SEU SALÁRIOS...AO QUE ME PARECE INÚMEROS APOSENTADOS DA SAD, JUCEMAT E OUTROS ÓRGÃOS DO ESTADO GANHAM MENOS DOS QUE OS DA ATIVA A MAIS DE 04 ANOS, OU SEJA TIVERAM SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS DEPOIS DE TANTO PRESTAREM SERVIÇOS AO ESTADO.....ENFIM SENHOR GOVERNADOR REVEJA ISSO E SAIA DE SEU GOVERNO DE BEM COM TODO MUNDO.....AFINAL, NÃO É JUSTO OS APOSENTADOS GANHAREM MENOS DOS QUE SE ENCONBTRAM NA ATIVA....É UM PEDIDO DELES A MIM, POR ISSO PEÇO A VOSSA EXCELÊNCIA QUE REVEJA TODOS OS SALÁRIOS DOS APÓSENTADOS ANTES DE SAIR DE SEU GOVERNO, TENHO CERTEZA QUE ESTES SERÃO-LHES GRATO A ETERNIDADE...UM FELIZ ANO NOVO AO SENHOR E AO AMIGO ROVILSON QUE FAÇAQ COM QUES ESTA MENSAGEM CHEGUE A VOSSA EXCELÊNCIA...............

  • ALEXANDRE AMARAL | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 15h36
    1
    0

    E PARECE BRINCADEIRA MESMO MAS NAO E PODIA SER MAS NAO E PURA REALIDADE COMO PODE ALGUEM QUE ABANDOU A CIDADE E FEZ OQUE FEZ AINDA ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR NAS PESQUISAS E MAS NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO COM UMA NOITE NO MEIO...VAMOS AGUARDAR

  • timoneiro | Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009, 14h26
    0
    1

    vamos la sinval barbosa se tiversemos de concorre com jayme seria um pouquinho mais dificil,mas com wilson pinoquio,vai ser mamao com acucar!!!!!

CONFRATERNIZAÇÃO

Blairo junta 3 grupos, governador e 4 ex e avisa que não será candidato

Por 07/12/2019, 17h:59 - Atualizado: 07/12/2019, 18h:07

ex-governadores osvaldo, blairo mauro julio feltrin

Os ex-governadores Osvaldo Sobrinho, Blairo Maggi, Mauro Mendes, Júlio Campos e Moisés Feltrin, neste sábado

Blairo Maggi reuniu neste sábado, numa confraternização em sua chácara, em Cuiabá, cerca de 100 pessoas, incluindo quatro que ocuparam, mesmo que por alguns dias, a cadeira de governador (Júlio Campos, Moisés Feltrin, Oswaldo Sobrinho e o próprio Blairo), e ainda o atual Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

VÁRZEA GRANDE

Hazama de volta ao jogo pra prefeito

Por 07/12/2019, 14h:00 - Atualizado: 07/12/2019, 09h:19

jose hazama 680

O empresário e vice-prefeito José Hazama (PRTB) voltou à bolsa de aposta dos Campos como uma das poucas opções do grupo à sucessão da prefeita Lucimar Campos (DEM).

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

3 do agro derrotados querem nova disputa e só recuam se Blairo entrar

Por 06/12/2019, 20h:19 - Atualizado: 06/12/2019, 20h:29

blairo maggi 680

Os três candidatos que dividiram o agronegócio e amargaram derrota ao Senado em 2018, sendo eles Carlos Fávaro (PSD), Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB), voltaram a se movimentar nesta semana, disposto a concorrer de novo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Carlos | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h44
    0
    0

    Está é sua hora Gisela, você merece.

  • Davi | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h13
    9
    1

    Blairo Maggi já começou a percorrer o Estado alegando pré-campanha ao senado. Mas todos próximos já sabem que ele será candidato ao governo chancelado pelo clã Campos que quer garantir apoio à prefeitura de VG e ao senado e já desconfiam da grande perda de capital político do Mauro Pinóquio. A base do governador já começa a demonstrar sinais de desgaste e tende a aguardar o momento certo para o esfacelamento, como aconteceu com o Pedro Taques.

EM NORTELÂNDIA

Presidente da AMM deixa PSD e vai disputar prefeitura contra ex-aliado

Por 06/12/2019, 12h:53 - Atualizado: 06/12/2019, 12h:59

neurilan 680

O presidente da AMM Neurilan Fraga oficializou hoje sua saída do PSD em caráter irrevogável e irretratável. Protocolou o comunicado na 17ª Zona Eleitoral de Nortelândia e também junto ao diretório municipal.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • SEVERO GOMES SANTOS | Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 11h17
    1
    0

    MT mais transparente, quem é esse WALDOMIRO?, temos sim, fazer um limpa no EXECUTIVO e no LEGISLATIVO, no Executivo tem assessor que ja está a mais de 15 anos, só serve pra fazer FUXICO e ficar na Porta da Prefeitura e no LEGISLATIVO tem vereador que já vai aposentar sem exercer realmente a função do VEREADOR, fiscalizar, e outros parecem que ganharam na Loteria, reforma e construção de casa, carro novo, etc.......

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 22h58
    1
    0

    E hora de mudança, pra nossa cidade Waldomiro este sim fará mudança e parcerias visando modernizar município. Viabilizar polo do IFMT ou unemat no município.

  • MT mais transparente | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 19h52
    3
    0

    Acredito que está hora de outras opções como por exemplo senhor Waldomiro em nortelândia. Vamos la pessoal compartilhar com amigos e nas redes queremos Waldomiro na prefeitura.

  • Gutemberg Abreu | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 15h23
    4
    0

    não quer largar o osso!

  • Birma | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h01
    0
    1

    Oi...em caso de uma dívida grande renegociada...não paga em tempo e novamente acumulada, e então tendo pago mais da metade da dívida...que juram não renegociar mais, pode_ se cortar a luz sabendo-se que na casa há criança pequena e um casal de idoso já com bastante limitações? O que resta da dívida precisa mesmo, obrigatoriamente, ser pago de forma integral? Estou tentando ajudar uma amiga...mas os argumentos não me convencem...e gostaria de entender melhor como funciona! Obrigada.

ARMAÇÃO DOCUMENTADA

Quem é a mulher da falsa denúncia que mobilizou a polícia e os políticos

Por 05/12/2019, 22h:57 - Atualizado: 05/12/2019, 23h:04

elizabete 300

 

Esta é Elizabete Maria de Almeida, falsa testemunha de um escândalo narrado por ela, mas que não existiu. Enquanto não foi desmascarado por uma semana, fez estragos.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Thiago | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 20h21
    0
    0

    Thiago, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Thiago | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 20h20
    0
    0

    Thiago, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ronaldo | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 18h49
    6
    3

    Deu ruimmmmm pra Abílio. Essa senhora poderá ser presa e consequentemente entregará os envolvidos. Mentir para o GAECO é muito amadorismo. A casa caiu Xomano

  • Luiz | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 14h57
    11
    0

    Pelo que vi as imagens mostram o encontro entre a testemunhas e algumas pessoas. É possível a partir daí saber o conteúdo da conversa? É possível saber que estavam tramando uma denúncia falsa, arquitetada pelo Vereador Abílio? Temos o áudio da conversa? Pra este periódico fazer essas graves acusações deve ter todas estas provas, do contrário terão, por certo, alguns problemas.

  • Gilson | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h57
    17
    6

    Quem disse que a denuncia é falsa??????

  • jUCA | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 12h36
    13
    7

    Julgam a pessoa por ser evangélica e não pelo seu ato. É o fim dos tempos mesmo.

  • Só na observação | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 11h10
    14
    6

    Evangélico, sendo evangélico. Após a disseminação dessas seitas de crentes neo-pentecostais no nosso país, se misturando com a politica, o que vemos é um cenário de terra arrasada. Os pobres cada vez mais pobres, alienados, e ignorantes, pagando para entrar no céu; e gente tipo Edir Maucedo, Silas Malacheia , Valdemiro Santotrago e afins, cada vez mais poderoso . Triste Brasil. Tudo isso porque na nossa Constituição Federal o Brasil é um estado laico.

  • Gilston | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 10h32
    7
    3

    Será que ela teria então, recebido este material da denúncia de outra pessoa que efetivamente esteve lá na casa do vereador, e que está traindo a confiança do Juca, e teria repassado as informações para esta sra Elizabete fazer o estrago?

  • Luciano | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 08h42
    17
    3

    Não entendi, vai lá no presídio do Carumbé que tá cheio de evangélico...

  • Cuiabano | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 07h29
    27
    21

    Sinceramente não vi nada nestes vídeos que comprovem que ela tenha mentido. Aliás, esta sangria em querer tirar a credibilidade dela, só aumenta minha crença que tem mais coisa escondida aí envolvendo esses vereadores e o prefeito.

INVESTIGAÇÃO

TCE afirma que verbas secretas no Gaeco foram aplicadas legalmente

Por 05/12/2019, 16h:45 - Atualizado: 05/12/2019, 16h:54

luiz henrique 680

Dois meses depois do procurador-geral de Justiça do Estado, promotor José Antonio Borges, solicitar ao TCE-MT abertura de uma auditoria para apurar e checar a legalidade ou não da prestação de contas das chamadas verbas secretas do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado de Mato Grosso, o relator Luiz Henrique Lima já emitiu parecer.