Blog do Romilson Cuiabá, 30 de Outubro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

REPERCUSSÃO

Wilson se faz de vítima e isso não é favorável, diz Louremberg

06/03/2010, 11h:10 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

   O professor e analista político Loremberg Alves avaliou a pesquisa divulgada do Instituto Mark e parceria com o RDNews, em que Wilson Santos (PSDB) e Silval Barbosa (PMDB) aparecem tecnicamente empatados rumo à sucessão do governador Blairo Maggi (PR). A primeira observação que o analista faz é de que os dados são mutáveis devido a não confirmação de candidaturas oficiais. “Podemos afirmar que os números de agora são apenas um retrato dos dias de hoje. Fotografias ficam velhas. Não é algo que podemos ter como pronto, embora haja uma campanha extemporânea em andamento, o que no jogo político é muito comum”, avalia Loremberg. Embora não se possa dar os números como imutáveis, Loremberg entende que as pesquisas de intenção de votos é importante e vem a somar na busca de candidatos pelos partidos. além disso, ajuda o eleitor a ensaiar a formação de sua opinião. “Mostrar quem está no topo é importante, pois quem quer disputar o pleito chama a atenção de partidos e mostra a responsabilidade de cada pretenso candidato”, considera.

   Sobre a pesquisa ao governo do Estado, que mostra o prefeito Wilson Santos (PSDB) em primeira colocação com até 26,8% de preferência, Loremberg avalia que apesar do prefeito ter sofrido desgastes reais como a paralisação das obras do PAC, greve dos médicos e dos dentistas, o prefeito sabe reverter a situação. “Apesar do desgaste natural, Wilson Santos consegue sair como vítima das situações que não são favoráveis a ele”, disse. Loremberg alerta que essa posição do gestor pode ser perigosa para sua candidatura. “O discurso de ser vítima de tudo nem sempre pode ser favorável. Pode se tornar algo para que os adversários evidencie”, alerta.

   Ele alerta também para o fato do vice-governador estar “colado” aos resultados de Wilson. “A máquina do Estado está funcionando e isto soma”, considera. O analista chama atenção também para o resultado do governador Jayme Campos (DEM), virtual candidato ao governo. Segundo Loremberg, o resultado está aquém do resultado da capacidade do senador. “Ele precisa andar mais pelo Estado”, observa.

   Loremberg considera natural o fato de Maggi se manter em primeiro na pesquisa espontânea, com 34,4%, para o Senado. Estar no poder explicaria a preferência do eleitorado neste momento. “Ele está no poder, há tempos trabalha para se manter e assim consegue arrecadar dividendos eleitorais. No bom sentido, ele está no palanque e trabalha o seu próprio marketing. Posso até mesmo afirmar que é o governo que melhor trabalha sua imagem”, destaca.

   Em relação ao pré-candidato Mauro Mendes (PSB), Loremberg acredita que o empresário caminha para somar seus votos com a base governista. Segundo o analista, Mauro ainda não tira voto de ninguém, o que o pode levar a se unir com Silval num futuro próximo. “Se este resultado se mantiver e Mauro Mendes viabilizar sua candidatura como terceira via, dificilmente vai conseguir crescimento para uma disputa encorpada”, sustenta.

   Já avaliando a pesquisa ao Senado, Loremberg mostra surpresa com o fato da senadora Serys Marly (PT) aparecer em última colocação. “Ela está atuando e ocupa um cargo na Mesa Diretora do parlamento federal, cobrindo toda a pauta do órgão. Isso é uma vitrine muito grande”, acrescenta. Segundo Loremberg, um detalhe explica o resultado de Serys. Ela teria perdido o perfil de combatente e de enfrentamento da oposição. “Antes ela estava de lado oposto ao governo, agora caminha lado-a-lado, no âmbito nacional. “Este cenário não é definitivo, mas ao que parece a senadora perdeu uma parte de seu eleitorado”, pondera.

   Sobre a espontânea para deputado, Loremberg defende que ainda é muito cedo para considerar os resultados. “Diferente da disputa a governador, onde as posições já estão se alinhando e fica entre, no máximo, cinco candidatos, a disputa por uma cadeira na Câmara Federal se torna difícil de fazer qualquer previsão, por conta do número de candidatos que pode surgir. Claro que todos os nomes que estão lá têm chances de continuar”, conclui Loremberg.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • renato | Sábado, 06 de Março de 2010, 17h13
    0
    0

    GOSTARIA DE PERGUNTAR AO SENHOR PREFEITO DE CUIABA. WILSON SANTOS QUAL E O BAIRRO QUE ELE PAVIMENTOU COM PEDRAS DA SERRA DE SÃO VICENTE? E MÃO DE OBRAS DOS MORADORES DOS BAIRROS QUE PROMETEU NA PRIMEIRA CANDIDATURA EM UM DEBATE DE TV. GOSTARIA DE CONHECER ESSE TRABALHO.

  • Simão | Sábado, 06 de Março de 2010, 16h46
    0
    0

    Agora ta se tornando uma estrategia de politicos. Com tantos problemas e acusações é melhor ficar calado. Daqui a dois meses o prefeito sai da toca e fala que foi é vitima. Vai falar que não tem culpa da DENGUE ESTAR ALASTRANDO, DA CORRUPÇÃO DO PAC, DOS HOSPITAIS SUCATEADOS, DAS ESCOLAS FRACAS, DA VIOLENCIA ALTA, DO LIXO QUE SO AGORA ESRA NORMALIZANDO, DOS BURACOS NAS RUAS, DOS MATAGAIS NOS BAIRROS, DOS BURACOS QUE JA ESTÃO SENDO TAPADOS NA AV DAS TORRES PARA INAUGURAÇÃO. AI ELE VEM CONTANDO HISTORIAS E DANDO UMA DE VITIMA. VAI CACAR SAPO

  • Virma | Sábado, 06 de Março de 2010, 14h34
    0
    0

    Se o prefeito é vitima, os cuiabanos são o que? Vergonha na cara não faz mal a ninguém. O prefeito é vitima de suas mentiras, ganância, egocentrismo, autocracia. É vitima da sua incapacidade de gestão e da imcompetência de seus assessores. A prefeitura de Cuiabá nunca teve tanto recurso de Brasilia e do Estado. Nunca teve tantos programas de saneamento, habitação e pavimentação. No entanto Cuiabá vive um verdadeiro cáos. Buracos e mais buracos, lixo pra todo lado, transporte público que é uma vergonha. Falta agua, saude e segurança. Falta tudo. O Alcaide como é conhecido pelas empreiteiras é um verdadeiro artista a contar histórias para o povo. E TEM BOBÓ QUE AINDA ACREDITA.

EM CUIABÁ

Ibope revela que dos 3 principais, Emanuel é o único que subiu

Por 30/10/2020, 18h:42 - Atualizado: 20min atrás

emanuel pinheiro 680

Na segunda rodada do Ibope em Cuiabá, o único dos três principais candidatos que subiu nas intenções de voto nos últimos 15 dias foi o prefeito Emanuel Pinheiro, que busca a reeleição pelo MDB.

Postar um novo comentário

CABOS ELEITORAIS

3 prefeitos entre 10 maiores cidades numa luta difícil para fazer sucessor

Por 30/10/2020, 15h:54 - Atualizado: 03h atrás

fabio junqueira wesley torres 680

Prefeito de segundo mandato de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, e o seu candidato à sucessão Wesley Torres

Três prefeitos entre os 10 que comandam as maiores cidades mato-grossenses e que estão no final do segundo mandato vêm suando a camisa na tentativa de eleger sucessor. E não está sendo missão fácil, mesmo com o empurrão da máquina pública.

Postar um novo comentário

EM CÁCERES

Apoio de Francis empurra Donizete para o abismo veja pesquisa

Por 30/10/2020, 00h:06 - Atualizado: 30/10/2020, 00h:09

francis maris 680

O prefeito cacerense de segundo mandato, empresário Francis Maris (PSDB), está ajudando a enterrar eleitoralmente o seu candidato à sucessão municipal Paulo Donizete, do mesmo partido.

Postar um novo comentário

VÁRZEA GRANDE

Condenado e inelegível, ex-vereador lança candidatos filho e ex-assessor

Por 29/10/2020, 17h:40 - Atualizado: 29/10/2020, 17h:41

wendel madureira 680

Se o pai está inelegível, então, lança-se dois na disputa por cadeira de vereador em Várzea Grande, sendo o próprio filho e o ex-assessor.

Postar um novo comentário

FIM DA NOVELA

Até dezembro governador decide se toca VLT ou se muda para BRT

Por 29/10/2020, 12h:01 - Atualizado: 29/10/2020, 12h:05

Christiano Antonucci

mauro mendes 680

Mauro Mendes garantiu que dentro de no máximo dois meses, ou seja, até dezembro, dará uma solução definitiva sobre o modal na região Metropolitana.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Dos Santos | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 18h05
    0
    0

    Na moral, se não for pra ser o VLT, não faça nada! Ônibus articulados ja temos aqui em Cuiabá.

  • Pexoto | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 16h42
    10
    0

    Se depender de Mauro Menti, não tem VLT. Isso é um absurdo.

  • Eleitor | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 16h41
    8
    0

    D novo? Nova data, ai Já é palhaçada desse cara, já marcou um monte d data, fala q não vai dar continuidade, q fica melhor pra vossa excelência.

LUTA POR CARGO ELETIVO

10 comunicadores em Cuiabá na disputa eleitoral saiba quais

Por 28/10/2020, 21h:39 - Atualizado: 28/10/2020, 21h:45

giseli almeida 680

Dez comunicadores, profissionais que atuam em rádio, emissora de TV, jornais e mídia digital, são candidatos em Cuiabá. Quase todos populares e de rostos conhecidos, mas isso não significa garantia de êxito nas urnas. 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Dorilea moreira rosa | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 13h30
    1
    0

    Presciso de uma casa ñ tenho moro em casa alugada nem tenho como pagar aluguel

  • APOLINARIO USKNOV | Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, 09h09
    8
    0

    Esperança? Renovação? Outra Piada? Ainda da bem que a "tosseirisse" e a "semgraceirisse" dessa ai não lhe dá a minima chance. Onofre JR., esse ai, coitado...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2621