Blog do Romilson Cuiabá, 02 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Nelly, uma professora

Por 08/02/2019, 13h:32 - Atualizado: 08/02/2019, 13h:44

luiz henrique tce artigo

Luiz Henrique Lima

Neste sábado, dia 9, no distante município de Concórdia, SC, a 1.739 km de Cuiabá, será inaugurada uma pequena escola na periferia, no Loteamento Bussolaro. Será denominada Grupo Escolar Municipal Professora Nelly Muller de Lima.

Só esse fato já merece aplausos. Há por aí tantas escolas com nomes de ditadores ou de controversas celebridades que pouco contribuíram para a educação. A regra geral deveria ser que os nomes das escolas homenageiem professores, de preferência que tenham atuado nas localidades onde estão situadas, ou, em alguns casos excepcionais, cientistas como Oswaldo Cruz ou autores como Machado de Assis, cujas obras são objeto de estudo nas salas de aula. Que os atletas sejam celebrados nos estádios, os militares nos quartéis e os artistas nas salas de espetáculo. As salas de aula devem reverenciar os grandes professores.

Nelly foi uma grande professora. Não pela sua estatura mediana, nem pelo número de alunos que teve, limitado pela pequena dimensão do universo onde lecionou, mas pela enorme e profunda influência positiva que exerceu naqueles que tiveram o privilégio de tê-la como mestra.

Sua história é representativa de uma geração de mulheres corajosas e trabalhadoras, que deram inestimável contribuição ao Brasil. Nascida em 1916, no interior do Paraná, filha de um modesto funileiro alemão, foi a caçula de seis irmãos. Casou-se muito jovem com Domingos, um simpático e inteligente catarinense, que conheceu como ajudante de ordens de seu irmão mais velho que era capitão nas tropas de Getúlio Vargas durante as Revoluções de 1930 e 1932.

Ao seu lado, foi uma das pioneiras na fundação e instalação de Concórdia, na região do Contestado, à época um povoado poeirento com menos de 100 pessoas e hoje uma das cidades de melhores índices de desenvolvimento do país, contando com mais de 70 mil habitantes.

Foi pioneira também ao desenvolver atividades profissionais independentes, o que não era usual para as mulheres naquela época em nosso país.

Sua história é representativa de uma geração de mulheres corajosas e trabalhadoras, que deram inestimável contribuição ao Brasil

Luiz Henrique Lima

Foi uma das primeiras professoras de Concórdia, lecionando numa pequena escola de madeira, em que todas as classes estudavam num único ambiente. Nelly alfabetizou praticamente todas as crianças da cidade entre 1935 e 1945, tendo exercido o magistério por cerca de quatro décadas, inclusive ministrando aulas particulares para os que se preparavam para o disputado Exame de Admissão.

Seus alunos dela guardam as melhores recordações, do zelo para com todo o processo educacional até a paixão por ensinar, bem como o inesgotável carinho com as crianças, disfarçado por uma capa de disciplina austera, herança de sua ascendência alemã.

Atuou também na Coletoria Estadual, granjeando unânime respeito por seu zelo e dedicação ao interesse público. Apoiou seu esposo na vida política, como vereador e prefeito, dos mais queridos na história do município.

Após sua aposentadoria, continuou ativa, organizando cursos de bordados e trabalhos manuais e participando do Clube do Livro, pois sempre foi uma leitora entusiasmada, transmitindo o amor pelos livros aos filhos e netos.

Mulher de temperamento forte, destacou-se em inúmeras atividades comunitárias, cooperando sempre para o compartilhamento de conhecimentos, o desenvolvimento de oportunidades e o progresso de todos. É incontável o número de pessoas que acolheu, auxiliou e aconselhou, tendo muitas dúzias de afilhados de batismo e de casamento. Praticou a caridade, participou de campanhas solidárias e sempre teve grande fé religiosa.

Tinha grande paixão por seu jardim, cujas belas rosas atraíam a atenção de todos que passavam pela rua Pinheiro Machado, que hoje tem o nome do seu companheiro de vida, Prefeito Domingos Machado de Lima.

Viveu 97 anos, amada pela família, querida pelos vizinhos, alunos e amigos, respeitada e admirada por todos que a conheceram. Nelly Muller de Lima, minha avó professora, a homenagem que recebe hoje, também é para inúmeras professoras e mulheres de fibra e de caráter que,educando com amor, forjaram o que essa nação tem de melhor.

Luiz Henrique Lima é conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. E-mail: luizhlima@tce.mt.gov.br

Postar um novo comentário

EM ALTO ARAGUAIA

Prefeito estima torrar quase R$ 2 mi pra revitalizar praça; MPE é avisado

Por 02/06/2020, 18h:30 - Atualizado: 04h atrás

gustavo de melo 680 alto araguaia

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (PSDB), licitou e pretende gastar nada menos que R$ 1,8 milhão na revitalização da praça da Matriz em plena época de pandemia global, agravada com crises sanitária e econômica.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • segura peoaooooo | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 22h13
    1
    0

    sssegura peaoooo, é dinheiro para fazer expoaia e festival nautico nao tem. mas pra fazer reforma de pracinha tem ne. dindim paraisso nao falta ne

  • Felipe | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 21h56
    0
    1

    Bom, os vereadores aprovaram a suplementação para a revitalização da praça... Aprovaram por unanimidade... A obra foi licitada em fevereiro, ANTES DA PANDEMIA... não foi dada ordem de serviço justamente por causa da pandemia... Basta olhar para a praça para ver que a obra não começou, e nem começaram enquanto não tiver segurança sanitária para tal... Os vereadores tem conhecimento, porém usam o expediente deste ofício para realizar um verdadeiro espetáculo circense! E, diga-se de passagem, nenhum vereador agiu rápido, visto que tal expediente não passa se um pedaço de papel repleto de basofias! Não tem calor algum dada a absoluta falta se competência do poder legislativo em intervir em procedimento regular do Poder Executivo!

  • Globo | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 21h45
    1
    0

    Pode isso Arnaldo??? A regra é clara, tá ERRADO. O juiz, quer dizer o prefeito, é fraco. A cbf, quer dizer, os VEREADORES tem que ficar atento a isso.

GOVERNO MAURO

Secretário numa corda bamba

Por 02/06/2020, 17h:14 - Atualizado: 06h atrás

nilton borgato 680

Com a desistência de Faissal de entrar no staff do governo estadual, Nilton Borgato ganhou um certo fôlego como secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas está sufocado, andando numa corda bamba.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Lindaura Rodrigues | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 20h37
    0
    0

    Outra cagada? já não basta perder toneladas de alimentos por pura incompetência, agora perder dinheiro de convênio? onde isso vai parar?

NAS ARTICULAÇÕES

Recuo do CREA para pleitear candidatura de vice-prefeito

Por 02/06/2020, 10h:56 - Atualizado: 02/06/2020, 11h:01

juarez samaniego 680

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Juarez Samaniego, cogita recuar da candidatura a presidente do Conselho Regional de Engenheira e Agronomia de Mato Grosso (CREA), marcada para 15 de julho.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Eduardo | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 20h06
    0
    0

    Isso é mentira! Juares Não vai desistir da presidência do CREA-MT. Nota falsa. Este site deve nota de esclarecimento. Infelizmente há muita fake news nas mídias e temos que dar valor a sites confiáveis. Este site perdeu meu respeito depois dessa noticia. #fakenewsécrime E aos candidatos adversários, não é preciso fazer política de ódio. Deveriam mesmo é expor suas propostas e fazer campanha para si.

  • Rodrigo | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 17h34
    0
    1

    Juares só vai ser Vice de Emanuel e continuar no cargo de Secretário caso se eleja Presidente do Crea. Se não ele já era em tudo. Vai ter que voltar pro TJ. Não adianta recuar pra escapar duma derrota. Isso só o queimaria com seu próprio grupo pra sempre.

  • JUARES SILVEIRA SAMANIEGO | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 16h21
    0
    0

    NOTA DE ESCLARECIMENTO JUARES SILVEIRA SAMANIGO, engenheiro civil candidato à presidência do CREA/MT nas Eleições de 2020, vem por meio dessa nota informar sobre a inverdade acerca da divulgação de notícia falsa (fakenews) em relação ao candidato amplamente divulgada no site www.rdnews.com.br que afirma em matéria “RECUO DO CREA PARA PLEITEAR CANDIDATURA DE VICE-PREFEITO”, onde eu estaria cogitando em recuar da minha candidatura a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. Trata-se de uma inverdade a referida notícia, tendo sequer sido entrevistado pelo site para confirmação de tais informações, o que desde já repudiamos esse tipo de conduta que, sem sombras de dúvidas, foi orquestrada pelos concorrentes no intuito de desestabilizar nossa campanha que conta com grande apoio da classe de engenheiros. Reafirmo meu compromisso de que sou candidatíssimo à presidência do CREA/MT e extremamente focado em nossa campanha e em nossa instituição pois, unidos somos mais fortes! JUARES SILVEIRA SAMANIEGO CHAPA 33

FUTURA MESA DA ASSEMBLEIA

Botelho arrasta negociação para fechar chapa; 12 disputam 7 cargos

Por 01/06/2020, 18h:29 - Atualizado: 01/06/2020, 18h:35

eduardo botelho 680

Eduardo Botelho entra nos 10 últimos dias para a eleição da Mesa Diretora arrastando as negociações e tendo de conviver com queda-de-braço entre colegas por espaço. Há 12 deputados, metade da composição da Assembleia, disputando sete cargos na Mesa.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Jedae | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 08h12
    5
    0

    Todos querem uma boquinha nessa farta teta!

BOLSONARISTA

Ex-suplente "mordido" com Selma por criticar filho de Bolsonaro ouça

Por 01/06/2020, 15h:06 - Atualizado: 01/06/2020, 15h:26

beto possamai 680

O sojicultor de Sorriso, Beto Possamai (PSL), ainda não digeriu a cassação e, em especial, a falta de habilidade política da ex-senadora Selma Arruda, de quem foi primeiro-suplente e financiador milionário da campanha feita, em parte, com caixa 2.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • jose | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 12h02
    3
    0

    a selma achou que era a dona do pedaço

  • Amaral antunes | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 22h35
    8
    0

    Possamai foi um fantoche, usaram a grana dele, e só. O ruim é que ele acreditou nessa gente...dançou gsucho...

  • USIEL | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 19h16
    7
    18

    Eu não quero saber, mais de Shelma Arruda, nem do Piveta ou do Faváro, eu já tô na luta pela eleição para o Senado, do Julio José de Campos, o 251. O resto é resto..kkkk

EMBATE EM VÁRZEA GRANDE

Jayme quer "esticar" mandato e Flávio fala em quebrar os Campos

Por 01/06/2020, 12h:13 - Atualizado: 01/06/2020, 18h:47

flavio vargas 680

Enquanto o senador Jayme Campos se movimenta em Brasília pela prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores, o que beneficiaria a esposa Lucimar com mais dois anos à frente do Paço Couto Magalhães, o empresário Flávio Vargas está em pré-campanha à sucessão em Várzea Grande.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Pato rocco | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 15h41
    0
    0

    Várzea Grande não teve sorte com os forasteiros.

  • JULIA NERIS DE CARVALHO DE FREITAS | Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 15h36
    0
    0

    mato grosso precisa de sangue novo...politica do coronelismo precisa chegar ao fim.

  • João Vacarias | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 15h54
    0
    0

    João Vacarias, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2551