Blog do Romilson Cuiabá, 18 de Setembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

O muro invisível

Por 26/05/2019, 10h:07 - Atualizado: 09/06/2019, 09h:11

Luiz Henrique Lima

Luiz Henrique Lima

É mais fácil enfrentar os muros visíveis que os invisíveis. Os visíveis podem ser contornados, ultrapassados ou até derrubados. Com relação aos invisíveis, isso não é possível, pois sua existência é desconhecida até o momento em que com eles nos chocamos.

No Brasil, há muitos muros visíveis que obstruem o exercício da cidadania e o respeito aos direitos humanos, sociais e coletivos. Alguns até recentemente eram camuflados, mas aos poucos foram sendo descobertos e denunciados. A existência de tais muros provoca exclusão, violência e infelicidade. Por isso, devem ser incessantemente combatidos. São os muros do racismo, do machismo, da homofobia e de outras espécies de intolerância e discriminação.

Mas existem também os muros invisíveis, somente percebidos por aqueles que lhes sofrem as consequências. É sobre um deles que trataremos no Dia Nacional da Adoção.

É impressionante constatar como são arraigados certos preconceitos culturais relativos à adoção e que compõem um grande e sólido muro invisível.

Como pai adotivo, esbarro o tempo todo contra esse muro, razão pela qual já o conheço um pouco e sinto-me no dever de apresentá-lo aos que ainda o ignoram.

Hoje no Brasil o processo de adoção é conduzido com extrema seriedade e respeito aos direitos e à individualidade das crianças e adolescentes. Conheci no Poder Judiciário e no Ministério Público autoridades e servidores não apenas qualificados profissionalmente como profundamente comprometidos para a condução justa, célere e humana dos processos de adoção.

No processo de habilitação para a adoção, passamos por várias etapas de preparação e fomos avaliados por múltiplos profissionais até sermos considerados aptos a ser adotantes. Neste percurso, conhecemos o voluntariado de organizações de apoio à adoção, como a AMPARA em Mato Grosso e diversas outras pelo país. Que trabalho dedicado e admirável desenvolvem! A limitação de recursos é fartamente vencida pelo entusiasmo, disposição para o trabalho e amor à causa.

Hoje no Brasil o processo de adoção é conduzido com extrema seriedade e respeito aos direitos e à individualidade das crianças e adolescentes

Luiz Henrique Lima

Mas o muro invisível é real e é sólido. E ele não repousa nas normas legais ou no poder público, mas na intimidade das relações sociais: nas famílias, nos círculos de amizade e convivência profissional, esportiva, religiosa etc.

Se fosse um romancista, poderia dividir a história desse muro em dois volumes, cada um com múltiplos episódios.

O primeiro trataria das barreiras e do preconceito antes de realizada a adoção; o segundo, depois que a criança adotada é recebida na família e começa a conviver no seu ambiente social.

Na etapa pré-adoção, a conversa mais frequente é: “Adoção? Vocês têm certeza? Pensem bem, para depois não se arrepender”. A essa introdução, sempre segue um relato tortuoso de final infeliz acerca de uma adoção ocorrida em algum lugar e que, segundo o interlocutor, “não deu certo”.

Depois da adoção, os tijolos do muro são colocados pelos que escrutinam o comportamento da criança adotada e, diante da primeira birra, da disputa pelo brinquedo, de um tropeço escolar ou de uma doença, se comprazem com expressões do tipo: “Eu já sabia! Eu avisei! De onde veio, não podia sair coisa boa, etc.”

Em todos os casos, as intervenções traduzem um sentimento preconceituoso contra a adoção, como se os filhos “de sangue” fossem sempre virtuosos e os adotados trouxessem um insanável defeito de origem. O que pode significar “dar certo” na mente dessas pessoas? Será que existe no planeta algum filho biológico que nunca tenha feito birra, disputado um brinquedo ou causado preocupação aos pais?

O mais triste é que o preconceito é transmitido por adultos às crianças que convivem com os adotados e que muitas vezes expressam palavras depreciativas nas salas de aula e nos parquinhos infantis. Quando a adoção é inter-racial, essas pessoas se incomodam ainda mais, como que ofendidas por verem crianças negras felizes e amadas por famílias brancas.

O Dia Nacional da Adoção é uma boa ocasião para começarmos a derrubar esse muro invisível e dizer que adotar é amar e que o amor é invencível.

Luiz Henrique Lima é Conselheiro Substituto do TCE-MT. E-mail: luizhlima@tce.mt.gov.br

Postar um novo comentário

NA BOLÍVIA

Na Expocruz, MT fecha contratos pra retomar gás e um linhão até Cáceres

Por 18/09/2019, 08h:38 - Atualizado: 38min atrás

Mayke Toscano

governador mauro mendes 680

O governador Mauro Mendes vai aproveitar a 44ª Feira Internacional de Santa Cruz, a Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, para assinar contrato contínuo com o governo boliviano para retomada do fornecimento de gás natural, agora sob segurança jurídica e com validade por 10 anos.

Postar um novo comentário

NAS ARTICULAÇÕES

2 vereadores de oposição estudam montar chapa a prefeito da Capital

Por 17/09/2019, 18h:02 - Atualizado: 17/09/2019, 18h:30

Nemias Coelho

abilio wellaton

Vereadores Abílio Júnior (PSC) e Felipe Wellaton (PV) se articulam nos bastidores por chapa majoritária em Cuiabá

Os jovens vereadores de primeiro mandato Abílio Júnior (PSC), de 35 anos, e Felipe Wellaton (PV), de 32, que fazem oposição radical ao Palácio Alencastro, estão dispostos a formar chapa majoritária. Abílio seria o nome a prefeito, com Wellaton de vice.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • jeferson luis | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h47
    0
    0

    E isso ai vereador Abilio junior e Felipe Wellaton, o povo cuiabano esta satisfeito com voces, pois tem um trabalho belissimo, vamos tirar essas corjas do poder.

  • Gonçalo | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h36
    0
    0

    Não vou jogar meu voto fora nesses dois nem a pau...

  • Flavio | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h32
    0
    0

    Nenhum dos dois tem trabalhos prestados por Cuiabá e nem se quer por algum bairro.

  • danilo | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h28
    0
    0

    Os patetas em ação, sai fora não tem meu voto.

  • jonas | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h26
    0
    0

    Como pode esse Vereador querer ser prefeito se não tem um trabalho prestado por Cuiabá.

  • DIVINA | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h25
    0
    0

    Não me representa....

  • Simão | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h22
    0
    0

    Xô Abilio barraqueiro.

  • moreira | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 07h55
    0
    3

    Abílio tem meu voto. Felipe Welaton é uma pessoa honesta e competente.

  • joao | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 19h03
    8
    15

    ABILIO TEM VOTO DOS CUIABANOS

  • pedro ferreira | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 19h00
    7
    16

    os dois tem o meu voto! e o diego para vereador !

RUMO AO ALENCASTRO

Candidato do Paiaguás em Cuiabá

Por 17/09/2019, 11h:19 - Atualizado: 17/09/2019, 11h:21

fabio garcia 680

O candidato do Palácio Paiaguás à Prefeitura de Cuiabá será mesmo Fábio Garcia, presidente regional do DEM, apesar de outros nomes estarem no páreo, como do vereador licenciado e secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Tom Ubirajara | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 19h01
    7
    0

    Estou torcendo para ser o Fabio Garcia, vai tomar uma bordoada que perderá o rumo de casa.

  • Só na observação | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 16h59
    7
    2

    Fabio Garcia é filho de Roberio Garcia, dono da Engeglobal empresa que sempre está noticiário da mídia de forma nada alvissareira, é sobrinho da esposa do ex prefeito e deputado estadual Rodrigues Palma, e neto do finado José Garcia Neto. Quer dizer, vem de uma família de políticos...

  • kleber | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 16h51
    3
    1

    ave maria juntou silvano marcileni essa maria ester cuidado levante vc tomar pau

  • juca | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 16h41
    2
    0

    a dona july falou tudo do fabio asunção levante somos do cabrallllll esa tua coordenadora so da furo não vota em vc a maria ester cuidado ta te queimando junto com o canditado a vereador silvano presidente do sao joao del rey

  • marta | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 16h31
    0
    11

    parabens pela indicação, fabio garcia fez bastante por mato grosso quando deputado, esta ai pra todos verem, se mauro esta sendo ruim ou bom é outra coisa, fabio garcia trouxe muitos recursos para cuiaba e mt, eu apoio e voto nele.

  • Joao Soares | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 15h44
    14
    1

    Vai levar uma lavagem, vai perder até o rumo de casa, como deputado foi uma negação e ainda apoiado pelo Mauro mente, vai saber que o povo não é bobo. cupincha dos campos. sai fora. Muda Brasil

  • JULY | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 15h16
    11
    0

    rapaz vai tomar cacete esse fabio assunção vai ficar em ultimo lugar kkkkkk nao reelege gilberto levante bussiki kkkk ainda levante commaria ester no cras osmar cabral não vota em fabio garcia não vota em emanuel pinheiro, não vota em niuan vai votar no psdb kkkkk sou da regiao idosa ela so engan aa turma disque voutou no juca do guarana pra estadual disque votou no lilo estadual voltou no wilson santos sou da terceira idade

  • JORGE LUIZ | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 14h04
    13
    0

    MAURO MENTE VAI LANÇAR ESSE TAL FÁBIO POR QUE NÃO CONSEGUIU DAR MUSCULATURA PARA O AMIGO DELE O POSTE DO GILBERTO FIGUEIREDO, FIZERAM A MAIOR CENA COM O CASO DA SANTA CASA PARA VER SER O POSTE SUBISSE NAS PESQUISAS, MAS O POVÃO ESTÁ ATÉ AGORA QUERENDO SABER QUEM É ESSE POSTE DO GILBERTO, E ADEMAIS, ESSE TAL DE FÁBIO VAI LEVAR UMA TACA TAMBÉM, PRIMEIRO POR QUE MAURO MENTE VAI ESTAR O APOIANDO E SEGUNDO, QUEM É FÁBIO NA ORDEM DO DIA, O QUE TROUXE PARA CUIABÁ QUANDO FOI DEPUTADO FEDERAL??? SÓ SER PARENTE DE EX-GOVERNADOR NÃO DÁ MAIS IBOPE MEU FILHO

  • maria | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 13h09
    4
    21

    prefeito manuel pinheiro tem que fazer muito por cuiaba, muito lento, não inspira certesa, ainda mais depois do paletó, que coisa feia.

  • Mario Moraes | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 13h05
    2
    5

    Segundo comentario dentro do DEM e' que os irmaos Jaime e Julio Campos, condicionaram que so' nao apoiam o Emanuel se o candidato do Partido for Fabio Garcia ( suplente do Senador Jaime) ou o Roberto França ( apresentador da TBO do Julio Camlos). Entao o Gov.MM vai bater o martelo no nome do Fabinho para disputar em 2020 a Prefeitura da Capital.

SHOW NO PALCO

Após prêmio internacional, Flor Ribeirinha triplica valor do cachê

Por 16/09/2019, 22h:23 - Atualizado: 16/09/2019, 22h:30

flor ribeirinha 680

Depois do reconhecimento internacional, com a conquista, em 2017, do Festival Internacional de Arte e Cultura, em Istambul, na Turquia, o grupo cuiabano Flor Ribeirinha triplicou o preço do cachê. E segue com agenda lotada.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Lucas | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 07h27
    13
    1

    Estão mais que certos, pois dedicam horas e horas para ensaios, sem falar do dom artistico. Dinheiro jogado fora é com as regalias dos politicos e VIs pagas em diversos órgãos públicos, como TCE, PGE, CGE, Assembléia e judiciário.

  • Pantaneiro | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 04h40
    6
    8

    Quer ver cururu e siriri de verdade? Dançado pelos pantaneiros, vá na baixada, Barão, Santo Antônio e Poconé. Não cobra valor de cachê nenhum.

LISTA TRÍPLICE

Denúncia chega a Bolsonaro e deve "melar" escolha de Jackson para TRE

Por 16/09/2019, 16h:38 - Atualizado: 17/09/2019, 16h:16

jackson coutinho 680 tre

Uma reclamação trabalhista junto à 1ª Vara do Trabalho de Cuiabá contra o advogado Jackson Francisco Coleta Coutinho deve "melar" a sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro para composição do Pleno do TRE-MT, na categoria jurista.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • vladimir palma | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 17h24
    0
    0

    dr jackson tem nome e perfil pra isso reclamação trabalhista ele tira de letra ok, to com ele

  • Rui negreiros | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 20h07
    2
    0

    Esse perfil tende a agradar o bolsonaro e nao o contrario..isso, se for verdade o narrado na reclamação

  • Jorge | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 19h35
    2
    2

    Matéria totalmente desfocada da realidade. conhecemos a criação do dr Jackson. Sabemos de sua idoneidade

  • Breno Gomes | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 18h51
    3
    2

    Meu Deus. Armação. Deve ser da futura ex-parlamentar.

NOS BASTIDORES

Galli espera Bolsonaro no Patriota; Barbudo feliz com saída de Selma

Por 16/09/2019, 09h:45 - Atualizado: 16/09/2019, 09h:50

Rodinei Crescêncio/Rdnews

nelson barbudo 680

Victorio Galli, "engolido" nas urnas por Nelson Barbudo, único eleito pelo PSL e como o mais votado do Estado, está na expectativa de dar o troco ao ex-aliado de primeira hora.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • donna richard | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 21h40
    0
    0

    donna richard, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • castro indignado | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 20h12
    0
    0

    esse é um deputado de um pleito só. Não tem a mínima ideia do que veio fazer e nem o que fazer no congresso. Compõe o conjunto das ignorâncias no poder. Meu Deus!

  • Erivaldo | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 15h33
    11
    0

    queria saber o que esse deputado barbudo já fez de produtivo para o estado e para o brasil nesses meses que está no poder! não vi nada.....

  • Xai | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 12h47
    13
    0

    Vixi, não era tudo amiguinho um do outro?

  • Benedita da Silva | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 12h18
    8
    4

    Quem deve estar feliz é a senadora, deixou pra trás um partido amador, que tem vários políticos que nem sabem o que estão fazendo no Congresso. Votam contra proposta do governo, assinam sem ler pedidos de CPI, ficam calados quando deviam exigir contagem de congressista, na votação da lei de abuso de autoridade, não fizeram nada. Uma vergonha!

  • Marcelo | Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 11h46
    12
    0

    Esse Barbudo é deputado Fake. Não faz nada pelo Estado e fica posando coitado de uno. É só mais um traira que usou Bolsonaro pra se eleger.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2423