Blog do Romilson Cuiabá, 06 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RETROSPECTIVA

MP comemora arquivamento da PEC 37; TJ renova Pleno em 2013

 Fotos: Rodinei Crescêncio -- Paulo Prado e Orlando Perri assumiram comando do MP e TJ. Waldir Teis foi eleito noTCE O ano de 2013 se tornou um marco histórico para os Ministérios Públicos de todo país,  que conseguiram, após várias manifestações e apoio popular, derrubar a PEC 37, apelidada da PEC da Mordaça, que retirava dos promotores o poder de investigação, que passaria a ser apenas das polícias Civil e Federal. Em Mato Grosso,  os protestos foram comandados pelo procurador-geral de Justiça Paulo Prado.

  E no mesmo ano em que o MP conseguiu o direito de investigar, o Gaeco deflagrou duas operações contra o chamado crime do colarinho branco. A primeira foi a Operação Assepsia, deflagrada em 9 de março, que investigou um esquema de venda de sentenças para beneficiar uma família de traficantes no Estado. Entre os envolvidos estão o servidor público Clodoaldo Souza Pimentel, o advogado Almar Busnello, o ex-estagiário de direito Marcelo Santana e o então presidente da Câmara de Cuiabá João Emanuel (PSD). Dez pessoas foram denunciadas pelo MP e a Justiça acatou a denúncia os tornando réus em outubro.

  Em 28 de novembro,  o Gaeco desencadeou a Operação Aprendiz e mais uma vez João Emanuel era um dos investigados, mas, desta vez, foi acusado de ser o pivô de um esquema de desvio de recursos da Câmara, tendo sido afastado e, depois, renunciou ao posto de presidente. O MP já denunciou o social-democrata por improbidade administrativa e quer que ele pague R$ 5,5 milhões provenientes de multa e de dano moral social.

  Enquanto o MP focou nas investigações, o Tribunal de Justiça, sob Orlando Perri, renovou a composição do Pleno com a promoção de Gilberto Giraldelli, Sebastião Barbosa Farias, Serly Marcondes Alves, Cleuci Terezinha Chagas e Adilson Polegato ao cargo de desembargador. Eles assumiram o lugar de Manoel Ornellas, José Jurandir de Lima, Gerson Ferreira Paes e José Luiz de Carvalho e José Silvério (aposentado em novembro 2012). Com exceção de Jurandir – aposentado compulsoriamente, os demais deixaram o posto após completarem 70 anos.

  Além da renovação, o ano no TJ foi marcado pela postura mais rígida de Perri em relação a problemas internos. Em agosto, por exemplo, ele declarou “guerra” às remoções ilegais e também foi um dos tribunais que mais avançaram no cumprimento da meta 18 do CNJ, que era apreciar 3.098 ações de improbidade e criminais. Foram apreciados 1.561, ficando pendentes 1.537. Assim foi cumprida 50,39%.

  No TCE, os conselheiros choraram a morte, por falência múltipla dos órgãos, do conselheiro aposentado Ary Leite de Campos, em 14 de outubro. Um mês depois, em 5 de novembro, o Pleno elegeu Waldir Júlio Teis,  por unanimidade, como novo presidente do TCE e comandará o órgão no biênio 2014/2015 . A exemplo do ano passado, o tribunal também se destacou por decisões duras como a reprovação das contas da Prefeitura de Várzea Grande, em 10 de dezembro, em que os ex-prefeitos Tião da Zaeli e Maninho de Barros, ambos PSD, foram condenados a devolver 3 milhões.

Postar um novo comentário

RUMO À APOSENTADORIA

Ex-deputado vai "arrastado" pra sala

Por 05/06/2020, 20h:02 - Atualizado: 07h atrás

ellene lima 680

Aos 65 anos e já cansadão, Eliene Lima, que voltou à sala de aula após quase 30 anos de vida pública, estava indo arrastado para o IFMT, onde é lotado como professor de matemática, até antes da pandemia. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Juca | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h42
    5
    0

    Esse tem histórico de m...

  • Mário Figueiredo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h31
    5
    0

    He Mato Grosso....mais um que se deu bem!!!!

  • José Eduardo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h16
    5
    1

    Outro mestre da demagogia.

MORTE PREMATURA

1º exame em Adriano dá negativo para Covid-19

Por 05/06/2020, 12h:42 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:45

adriano silva 680

O exame feito em Cáceres em Adriano Silva, que faleceu na última quarta (4), deu negativo para Covid-19.

Postar um novo comentário

PRECAUÇÃO

Governador deixa residência para fazer exame e nega viagem para SP

Por 05/06/2020, 11h:52 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:26

mauro mendes 680

O governador Mauro Mendes, por meio da Secretaria de Comunicação, assegura que continua em casa e desmente a informação de que teria viajado a São Paulo, nesta madrugada, para continuar tratamento contra coronavírus no hospital Sírio-Libanês.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Mauro | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h39
    3
    1

    Num momento de dificuldades pelo qual todos nós estamos passando na minha opinião faz-se necessário todo órgão de impressa ter cuidado e checar primeiro a informação antes de divulgá-la, sob pena de produzir e publicar algo inverídico o que de nada contribui no momento atual

  • Eve | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 17h16
    22
    3

    Vocês publicaram que ele tinha viajado para Sao Paulo se tratar no Sírio. Qual é a noticia verdadeira ? Ou voces espalham FAKES NEWS?

  • fabinn | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 14h39
    30
    2

    Isso ai governador, não lhe desejo mal, porém, peço que mostre a qualidade dos hospitais públicos em Cuiabá. Por favor, não pensem errado sobre minha opinião, mas será que o governador iria para o Metropolitano? Santa Casa? Mostre que confia no serviço desses hospitais sr governador. Por favor, eu peço perdão pela fala, não desejo mal de ninguém, não estou usando a doença do governador, só uma curiosidade minha. Desejo melhoras ao nosso chefe de estado.

PROCESSO ELEITORAL

Mesmo sob pandemia, reitor da UFMT já convoca Colégio Eleitoral

Por 04/06/2020, 20h:43 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:48

evandro ufmt 680

Mesmo com as atividades da UFMT suspensas por causa da pandemia, o reitor Evandro Soares da Silva, que já se movimenta pela recondução ao cargo, convocou reunião do Colégio Eleitoral Especial.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Antonio Carlos jaudy | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h47
    5
    1

    Quero saber quem disse que ele é candidato único? Quero saber se consulta a instituição se faz através de uma Live? Se esse pleito não tiver transparência, justiça e legalidade será motivo de demanda jurídica e responsabilização dos que não cumprirem os ditames legais. A professora Danieli Backes é também candidata e está muito bem cotada quero ver se o nome dela não irá constar da lista tríplice.

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h34
    3
    3

    Antônio, quem é você que fala em nome da UFMT? De onde parte sua informação de que os pre-candidatos retiraram sua candidatura? E esse consenso, foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h30
    3
    1

    Antônio, esse consenso foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

ANTES E DEPOIS

Prefeito de Cáceres agora elogia Adriano; pura falsidade assista

Por 04/06/2020, 15h:46 - Atualizado: 04/06/2020, 16h:43

francis maris 680

O prefeito de Cáceres Francis Maris, que desde a campanha de 2016 vinha fazendo ataques e denúncias contra Adriano Silva, gravou um vídeo, classificando o ex-adversário político de "líder", de "filho ilustre de Cáceres", para quem prestou grande serviço, seja junto à comunidade acadêmica, como professor e reitor da Unemat, seja pelos trabalhos prestados na região.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudomiro | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h00
    11
    2

    Politicamente nunca fui fã dos dois como politico, mas inoportuno e falso e esse comentário do rdnews.

  • O cara | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 17h04
    17
    1

    Adversário político não é inimigo pessoal. Cada comentário.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:57

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Reginaldo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 22h03
    3
    0

    A posição geográfica, sócio econômica e malha viária já conta muito como grandes atrativo, mas isso não tira o mérito da administração local. Parabéns.

  • Francisco Assis roo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 13h17
    15
    1

    é isso mesmo Léo busca emprego e renda para essa cidade bonita e pugante que vc está tendo a oportunidade de administrar não fica nessa só de fazer praça e coisa e tal igual um prefeito que eu conheço na nossa região

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2553