Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Retrospectiva 2014

AL obtém renovação de 45,8% na eleição; morte e polêmica marcam atual legislatura

Por 30/12/2014, 16h:57 - Atualizado: 30/12/2014, 17h:37

As eleições deste ano asseguraram renovação de 45,8% na Assembleia. Dos 24 deputados, apenas 13 se reelegeram.  Entretanto, Walter Rabello faleceu antes da posse e será substituído pelo suplente Gilmar Fabris (ambos do PSD). Por conta do falecimento prematuro do social-democrata, somente 23 parlamentares serão empossados e vão eleger a nova Mesa Diretora, em 1º de fevereiro de 2015.

Neste sentido, após os procedimentos administrativos, o próximo presidente do Legislativo fará a convocação de Fabris para assumir a vaga em aberto. Outros nove, que compõem a atual legislatura, por motivos diversos,  não concorreram à reeleição. A lista inclui Alexandre César (PT), Antônio Azambuja (PP), Ezequiel Fonseca (PP) eleito deputado federal, Jota Barreto (PR), José Riva (PSD), João Malheiros (PR), Luciane Bezerra (PSB), Teté Bezerra (PMDB) e Luiz Marinho (PTB).

Entre os 15 parlamentares que tentaram um novo mandato, dois foram reprovados nas urnas. Airton Português (PSD) e Ademir Brunetto (PT) não conseguiram votos suficientes para assegurar as cadeiras. Com o resultado, o PT, que tinha duas vagas com Brunetto e Alexandre César, passa a não ter nenhum representante. O ex-prefeito de Nova Bandeirantes Valdir Barranco (PT), enquadrado como ficha-suja, aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para "descongelar" os votos sub judice e garantir a bancada petista na Assembleia, ocupando a vaga que hoje pertence a Pery Taborelli (PV).

Mário Okamura

7e50278e50c3f6106f60e050572ef103.jpg

Dos 24 deputados estaduais, somente 13 conseguiram se reeleger neste pleito

Asseguraram mais quatro anos no Legislativo os peemedebistas Romoaldo Júnior e Baiano Filho; os republicanos Mauro Savi, Ondanir Bortolini, o Nininho, Emanuel Pinheiro, Wagner Ramos e Sebastião Rezende; e Walter Rabello, Pedro Satélite e Zé Domingos, todos do PSD. Além de Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT). Mauro Savi foi campeão de votos com 55.223 sufrágios.

A menor votação, entre os eleitos e/ou reeleitos foi a do ex-secretário de Governo de Sinop, Silvano Amaral (PMDB), que  obteve 15.310. Entre os estreantes estão Janaína Riva (PSD) e o ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB), ambos com base eleitoral em Juara. Taborelli e Wancley Carvalho (ambos do PV), que tinham mandatos de vereador por Várzea Grande e Pontes e Lacerda, respectivamente,  também estreiam na Assembleia.

Outro que assegurou uma vaga é o irmão do deputado estadual Luiz Marinho, o empresário Eduardo Botelho (PSB). Já os ex-prefeitos de Cuiabá e de Rondonópolis Wilson Santos (PSDB) e Zé do Pátio (Solidariedade), respectivamente, retornam ao Parlamento após percalços nas carreiras políticas. Com cinco deputados, o PR terá a maior bancada. Em seguida aparece o PSD, com quatro. PMDB, PSDB e PSB elegeram três parlamentares cada. PDT e PV elegeram dois deputados cada, enquanto DEM e Solidariedade garantiram bancadas de apenas um representante.

Com apenas 25 anos, Janaína não é apenas a única mulher a obter mandato, é a mais jovem parlamentar. O mais velho, com 70 anos, é o ex-prefeito de Tangará da Serra Saturnino Masson (PSDB).

Postar um novo comentário

EFEITO-SENADO

Leitão terá Doria de cabo eleitoral e tenta arrumar emprego pra Taques

Por 27/02/2020, 22h:22 - Atualizado: 04h atrás

joao doria 680

Nilson Leitão acionou alguns líderes nacionais do PSDB para reforçar sua pré-candidatura ao Senado e barrar a intenção de Pedro Taques de cruzar seu caminho.

Postar um novo comentário

TEMOR GERAL

Em Alto Taquari, um monitorado e milhares preocupados

Por 27/02/2020, 20h:49 - Atualizado: 06h atrás

alto taquari 680

Cravada na divisa de MT com Goiás, a pequena Alto Taquari vê parte de seus cerca de 12 mil moradores mudarem a rotina por causa do monitoramento de um de seus filhos, que pode estar com coronavírus.

Postar um novo comentário

SOB INVESTIGAÇÃO

Enquanto PSDB esperava Taques em ato, ele estava depondo no MPE

Por 27/02/2020, 18h:50 - Atualizado: 07h atrás

pedro taques 680

Pedro Taques tem muitas coisas para se preocupar do que a pré-candidatura ao Senado e seu futuro com ou sem o PSDB.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Davi | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 22h01
    4
    1

    O Pedro Taques de hoje é o Mauro Mendes daqui 2 anos - persona nom grata.

  • joao | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 19h13
    3
    4

    Parabéns PSDB pela decisão.

PETISMO RACHADO

Lúdio busca assinaturas para bater chapa com Barranco ao Senado

Por 27/02/2020, 18h:32 - Atualizado: 08h atrás

ludio cabral 680

Lúdio Cabral espalhou nos últimos dias que não tinha pretensão de concorrer ao Senado, mas destacou assessores e vários correligionários para o trabalho de coleta de assinaturas, com vistas a se inscrever amanhã.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Kleber Amorim | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 22h03
    4
    1

    Caro Romilson, não sei quem é tua fonte, mas infelizmente mais uma vez ela está equivocada. Lúdio em nenhum momento se colocou à frente para essa disputa. Ao contrário disso, várias tendências/coletivos do interior do Partido, assim como vários setores da sociedade, sindicatos, categorias, é, até mesmo outros líderes e partidos de centro e de esquerda entendem que o nome que reúne as melhores condições, neste momento, para enfrentar essa disputa com a direita conservadora, é o nome do companheiro Ludio. Portanto, não é o deputado que designou ninguém, nós nos achamos no direito, enquanto cidadãos e filiados, de propor o melhor nome para esse embate de características de disputa nacional. "O melhor candidato deve ser escolhido pela sua base, e não o contrário". A partir daí cabe à cúpula do Partido decidir o que realmente quer pra si, para seu futuro e da classe trabalhadora do estado. Grande abraço!

Após falta de luz, ausência de Taques vira piada: "cortou os fios"

Por 27/02/2020, 16h:00 - Atualizado: 07h atrás

Andhressa Barboza

cupula_psdb_680

A ausência do ex-governador Pedro Taques no evento, que marcou o lançamento de Nilson Leitão como pré-candidato ao Senado, gerou até piada interna.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • José Roberto | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 18h01
    1
    6

    TA AI UM REPRESENTATIVIDADE QUE O NORTÃO PRECISA

Efeito-Senado

Com Fávaro, outros desembarques do PSD do Governo Mauro

Por 27/02/2020, 14h:35 - Atualizado: 27/02/2020, 16h:45

Alair Ribeiro

carlos favaro 680

Além de Carlos Fávaro, os principais indicados do PSD devem deixar o Governo Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2499