Blog do Romilson Cuiabá, 06 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Retrospectiva 2014

Enquadrado como "ficha suja", Riva deixa vida pública iniciada em 1983; filha eleita

Por 31/12/2014, 08h:48 - Atualizado: 31/12/2014, 08h:51

 A carreira política do deputado estadual José Riva (PSD) também chega ao fim em 2014. O social-democrata anunciou que está deixando a vida pública após entrar na disputa pelo governo do Estado e acabar barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Riva respode a mais de uma centena de processos por supostos crimes contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, falsidade na prestação de contas, formação de quadrilhas, além de outras ações promovidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por possuir condenações em órgão colegiado. O parlamentar recorreu da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a Corte confirmou a decisão  e o manteve fora do processo eleitoral.

Na eleição, Riva foi substituido pela esposa Janete Riva (PSD) que ficou na terceira colocação. Entretanto, a filha Janaína Riva foi eleita como a segunda mais votada, com 48.171 votos, para sucede-lo na Assembleia.

Rdnews

Riva e Janaina

 Riva deixa a vida pública devido problemas com a Justiça, mas já garante a eleição da filha Janaína

Por conta dos processos, Riva chegou a ser afastado da presidência da Assembleia. A decisão foi revertida e o socia-democrata reassumiu o comando do Legislativo e deve permanecer no cargo até o encerramento do mandato em 31 de janeiro de 2015.

A trajetória política de Riva iniciou em 1983, quando foi eleito prefeito de Juara. Com 23 anos,  tornou-se o gestor mais novo a tomar posse Brasil e o mandato durou até 1988.
Em 1990 concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando com a segunda suplência. Em 1994 foi eleito com 8.090 votos. No primeiro mandato, ocupou o cargo de  1o secretário da Mesa Diretora no período de 1995 até 1996. Em 1998 foi reeleito com 29.783 votos e tornou presidente da Assembleia, cargo que voltaria a ocupar posteriormente em votações unânimes.

Em 2002 obteve 65.389 votos  e foi eleito novamente sendo reeleito em 2006 com 82.799 votos,  atingindo proporcionalmente a maior votação para o cargo na história do Estado e proporcionalmente a maior do país naquele ano. Em 2010, Riva obteve 93.594 votos e foi eleito novamente para deputado estadual, sendo o mais votado no país com 6,13% dos votos válidos.

Desgaste e problemas de saúde

Outro que deixa a vida pública em 2014 após exercer mandatos de vereador por Cuiabá e ocupar a presidência da Câmara da Capital, é o deputado estadual João Malheiros (PR). O republicano decidiu não concorrer a reeleição devido ao desgaste gerado pela renúncia ao cargo de vice-prefeito de Cuiabá. Eleito junto com o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), abriu mão de auxiliá-lo na administração da cidade porque os beneficios financeiros oferecidos pela Assembleia são maiores.

O deputado estadual Luiz Marinho (PTB), que também já foi vereador e presidiu a Câmara de Cuiabá, optou por não concorrer a reeleição devido a saúde debilitada. Ainda assim, apoiou a eleição do irmão Eduardo Botelho (PSB), que vai estrear na Assembleia em janeiro de 2015. 

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 01 de Janeiro de 2015, 12h47
    2
    0

    Quando vejo Riva o ex-deputado estadual, só lembro da Operação Ararath que em 2015 vem mais quente que em 2014. Segura peão.

  • Fabão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 2014, 22h57
    0
    4

    parabéns Riva mato grosso agradece, a vc e sua familia pelos trabalho prestado a mato grosso !!!

  • revoltado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 2014, 12h08
    0
    2

    revoltado, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

RUMO À APOSENTADORIA

Ex-deputado vai "arrastado" pra sala

Por 05/06/2020, 20h:02 - Atualizado: 07h atrás

ellene lima 680

Aos 65 anos e já cansadão, Eliene Lima, que voltou à sala de aula após quase 30 anos de vida pública, estava indo arrastado para o IFMT, onde é lotado como professor de matemática, até antes da pandemia. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Juca | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h42
    5
    0

    Esse tem histórico de m...

  • Mário Figueiredo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h31
    5
    0

    He Mato Grosso....mais um que se deu bem!!!!

  • José Eduardo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h16
    5
    1

    Outro mestre da demagogia.

MORTE PREMATURA

1º exame em Adriano dá negativo para Covid-19

Por 05/06/2020, 12h:42 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:45

adriano silva 680

O exame feito em Cáceres em Adriano Silva, que faleceu na última quarta (4), deu negativo para Covid-19.

Postar um novo comentário

PRECAUÇÃO

Governador deixa residência para fazer exame e nega viagem para SP

Por 05/06/2020, 11h:52 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:26

mauro mendes 680

O governador Mauro Mendes, por meio da Secretaria de Comunicação, assegura que continua em casa e desmente a informação de que teria viajado a São Paulo, nesta madrugada, para continuar tratamento contra coronavírus no hospital Sírio-Libanês.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Mauro | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h39
    3
    1

    Num momento de dificuldades pelo qual todos nós estamos passando na minha opinião faz-se necessário todo órgão de impressa ter cuidado e checar primeiro a informação antes de divulgá-la, sob pena de produzir e publicar algo inverídico o que de nada contribui no momento atual

  • Eve | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 17h16
    22
    3

    Vocês publicaram que ele tinha viajado para Sao Paulo se tratar no Sírio. Qual é a noticia verdadeira ? Ou voces espalham FAKES NEWS?

  • fabinn | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 14h39
    30
    2

    Isso ai governador, não lhe desejo mal, porém, peço que mostre a qualidade dos hospitais públicos em Cuiabá. Por favor, não pensem errado sobre minha opinião, mas será que o governador iria para o Metropolitano? Santa Casa? Mostre que confia no serviço desses hospitais sr governador. Por favor, eu peço perdão pela fala, não desejo mal de ninguém, não estou usando a doença do governador, só uma curiosidade minha. Desejo melhoras ao nosso chefe de estado.

PROCESSO ELEITORAL

Mesmo sob pandemia, reitor da UFMT já convoca Colégio Eleitoral

Por 04/06/2020, 20h:43 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:48

evandro ufmt 680

Mesmo com as atividades da UFMT suspensas por causa da pandemia, o reitor Evandro Soares da Silva, que já se movimenta pela recondução ao cargo, convocou reunião do Colégio Eleitoral Especial.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Antonio Carlos jaudy | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h47
    5
    1

    Quero saber quem disse que ele é candidato único? Quero saber se consulta a instituição se faz através de uma Live? Se esse pleito não tiver transparência, justiça e legalidade será motivo de demanda jurídica e responsabilização dos que não cumprirem os ditames legais. A professora Danieli Backes é também candidata e está muito bem cotada quero ver se o nome dela não irá constar da lista tríplice.

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h34
    3
    3

    Antônio, quem é você que fala em nome da UFMT? De onde parte sua informação de que os pre-candidatos retiraram sua candidatura? E esse consenso, foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h30
    3
    1

    Antônio, esse consenso foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

ANTES E DEPOIS

Prefeito de Cáceres agora elogia Adriano; pura falsidade assista

Por 04/06/2020, 15h:46 - Atualizado: 04/06/2020, 16h:43

francis maris 680

O prefeito de Cáceres Francis Maris, que desde a campanha de 2016 vinha fazendo ataques e denúncias contra Adriano Silva, gravou um vídeo, classificando o ex-adversário político de "líder", de "filho ilustre de Cáceres", para quem prestou grande serviço, seja junto à comunidade acadêmica, como professor e reitor da Unemat, seja pelos trabalhos prestados na região.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudomiro | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h00
    11
    2

    Politicamente nunca fui fã dos dois como politico, mas inoportuno e falso e esse comentário do rdnews.

  • O cara | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 17h04
    17
    1

    Adversário político não é inimigo pessoal. Cada comentário.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:57

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Reginaldo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 22h03
    3
    0

    A posição geográfica, sócio econômica e malha viária já conta muito como grandes atrativo, mas isso não tira o mérito da administração local. Parabéns.

  • Francisco Assis roo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 13h17
    15
    1

    é isso mesmo Léo busca emprego e renda para essa cidade bonita e pugante que vc está tendo a oportunidade de administrar não fica nessa só de fazer praça e coisa e tal igual um prefeito que eu conheço na nossa região

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2553