Blog do Romilson Cuiabá, 28 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Retrospectiva

PEC do Teto e atrasos nos duodécimos provocam embates entre Poderes Executivo e Judiciário

Por 30/12/2017, 10h:21 - Atualizado: 30/12/2017, 10h:22

selo_retrospectiva2017

A relação entre os Poderes seguiu tensa durante todo o ano de 2017. Ora por questões financeiras, especialmente atraso nos repasses de duodécimos; ora por questões mais políticas como o não pagamento de emendas e discussão sobre projetos polêmicos que mexeram no “bolso” também do Judiciário e Legislativo, e de seus órgãos vinculados, como o TCE. Entre eles, a polêmica PEC do Teto dos Gastos, que foi aprovada pela Assembleia em primeira votação em outubro e segunda votação em novembro.

O ponto de maior tensão foi sem dúvida os reiterados atrasos no pagamento dos repasses constitucionais. Apesar dos Poderes, oficialmente, buscarem manter um certo equilíbrio e “paz”, nos bastidores o clima foi de fortes cobranças e até de ameaças veladas. Em dezembro a folha de pagamento dos Poderes chegou a atrasar.

O debate sobre o “congelamento” ou não de duodécimos, se chegou a um consenso, um meio termo. Foi feito acordo em relação ao rateio do chamado excesso de arrecadação. O pacote de alterações promete gerar uma economia de R$ 1 bilhão, dando fôlego ao Executivo. Acontece que o Estado terá acesso a um programa de renegociação de dívidas.

Reprodução

pedro_taques_antoniojoaquim

Governador Pedro Taques e conselheiro afastado Antonio Joaquim enfrentaram embates

Neste ano, houve também várias trocas de gentilezas entre o então presidente do TCE Antônio Joaquim e o governador Pedro Taques (PSDB). Joaquim, hoje afastado por decisão do STF e que tenta se aposentar para disputar as eleições do ano que vem, não poupou críticas à gestão tucana.

Em abril, Taques chegou a afirmar que o ex-presidente do TCE estava usando o órgão fiscalizador como “poleiro político”. A reação ocorreu após o Tribunal ingressar com ação na Justiça para garantir a realização de auditoria no controle de exportação de competência da secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Após o afastamento de Joaquim ambos seguiram se estranhando. Desta vez, a queda-de-braço se deu por conta de pedido de aposentadoria do conselheiro afastado. Taques decidiu consultar o STF sobre a questão. Desde então trocam farpas e ainda não há uma resposta definitiva acerca da situação.

O novo presidentre do TCE, Domingos Neto, por sua vez, tem pregado a harmonia entre os Poderes e baixou o tom das críticas à gestão Taques. Com isso, houve um fôlego para o tucano em relação ao órgão fiscalizador.

Postar um novo comentário

EFEITO-SENADO

Leitão terá Doria de cabo eleitoral e tenta arrumar emprego pra Taques

Por 27/02/2020, 22h:22 - Atualizado: 03h atrás

joao doria 680

Nilson Leitão acionou alguns líderes nacionais do PSDB para reforçar sua pré-candidatura ao Senado e barrar a intenção de Pedro Taques de cruzar seu caminho.

Postar um novo comentário

TEMOR GERAL

Em Alto Taquari, um monitorado e milhares preocupados

Por 27/02/2020, 20h:49 - Atualizado: 05h atrás

alto taquari 680

Cravada na divisa de MT com Goiás, a pequena Alto Taquari vê parte de seus cerca de 12 mil moradores mudarem a rotina por causa do monitoramento de um de seus filhos, que pode estar com coronavírus.

Postar um novo comentário

SOB INVESTIGAÇÃO

Enquanto PSDB esperava Taques em ato, ele estava depondo no MPE

Por 27/02/2020, 18h:50 - Atualizado: 06h atrás

pedro taques 680

Pedro Taques tem muitas coisas para se preocupar do que a pré-candidatura ao Senado e seu futuro com ou sem o PSDB.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Davi | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 22h01
    2
    1

    O Pedro Taques de hoje é o Mauro Mendes daqui 2 anos - persona nom grata.

  • joao | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 19h13
    3
    3

    Parabéns PSDB pela decisão.

PETISMO RACHADO

Lúdio busca assinaturas para bater chapa com Barranco ao Senado

Por 27/02/2020, 18h:32 - Atualizado: 07h atrás

ludio cabral 680

Lúdio Cabral espalhou nos últimos dias que não tinha pretensão de concorrer ao Senado, mas destacou assessores e vários correligionários para o trabalho de coleta de assinaturas, com vistas a se inscrever amanhã.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Kleber Amorim | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 22h03
    4
    1

    Caro Romilson, não sei quem é tua fonte, mas infelizmente mais uma vez ela está equivocada. Lúdio em nenhum momento se colocou à frente para essa disputa. Ao contrário disso, várias tendências/coletivos do interior do Partido, assim como vários setores da sociedade, sindicatos, categorias, é, até mesmo outros líderes e partidos de centro e de esquerda entendem que o nome que reúne as melhores condições, neste momento, para enfrentar essa disputa com a direita conservadora, é o nome do companheiro Ludio. Portanto, não é o deputado que designou ninguém, nós nos achamos no direito, enquanto cidadãos e filiados, de propor o melhor nome para esse embate de características de disputa nacional. "O melhor candidato deve ser escolhido pela sua base, e não o contrário". A partir daí cabe à cúpula do Partido decidir o que realmente quer pra si, para seu futuro e da classe trabalhadora do estado. Grande abraço!

Após falta de luz, ausência de Taques vira piada: "cortou os fios"

Por 27/02/2020, 16h:00 - Atualizado: 06h atrás

Andhressa Barboza

cupula_psdb_680

A ausência do ex-governador Pedro Taques no evento, que marcou o lançamento de Nilson Leitão como pré-candidato ao Senado, gerou até piada interna.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • José Roberto | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 18h01
    1
    6

    TA AI UM REPRESENTATIVIDADE QUE O NORTÃO PRECISA

Efeito-Senado

Com Fávaro, outros desembarques do PSD do Governo Mauro

Por 27/02/2020, 14h:35 - Atualizado: 09h atrás

Alair Ribeiro

carlos favaro 680

Além de Carlos Fávaro, os principais indicados do PSD devem deixar o Governo Mauro Mendes.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2499