Blog do Romilson Cuiabá, 22 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RETROSPECTIVA 2018

Greve dos caminhoneiros, nova corrida do ouro e a chegada de venezuelanos projetam Mato Grosso

Por 27/12/2018, 15h:03 - Atualizado: 27/12/2018, 17h:53

Retrospectiva 2018

 

A greve dos caminhoneiros que paralisou o país por 10 dias, a corrida pelo ouro, com a explosão de novo garimpo, no norte do Estado, e a chegada de imigrantes venezuelanos foram temas que repercutiram em todo o Brasil em 2018. São assunto que projetaram Mato Grosso nacionalmente.

Greve dos caminhoneiros

O protesto dos caminhoneiros começou em todo o Brasil no dia 20 de maio contra o aumento de combustíveis. Em Mato Grosso foram contabilizados 30 pontos de bloqueios, o movimento ganhou a simpatia da população e muitas pessoas, entre elas empresários e comerciantes, chegaram a doar alimentos para que os caminhoneiros permanecessem nos bloqueios. Entretanto, outras pautas foram surgindo como a defesa da intervenção militar, e o apoio social foi se perdendo e a paralisação se encerrou após 10 dias.

Bárbara Sá

Bope_caminhoneiros

Manifestação termina com intervenção militar de PMs e Exército. Teve tiroteio e confusão. Cansados, caminhoneiros dissiparam e muitos voltam para casa

Em Cuiabá, um dos pontos cruciais ao movimento foi na BR-163/364, no Distrito Industrial. Lá foi registrado um confronto entre manifestantes e o Exército no nono dia de protesto.

Um dos manifestantes, o caminhoneiro Carlos Augusto Mantela, ficou ferido durante conflito e se disse desapontado com os militares. Isso porque ele é um dos que defendiam a queda do presidente da República Michel Temer (PMDB) e que houvesse intervenção militar no país.

Reprodução

Garimpo Aripuana Record

Novo garimpo em Aripuanã atrai massa de forasteiros, mas decepciona

Nova Serra Pelada

No final de outubro, Aripuanã (a 1,2 mil km da Capital), no extremo Norte do Estado, virou notícia em todo o país por ter sido encontrado um terreno de ouro raso, ou seja metal precioso visível a olho nu que provocou uma verdadeira corrida pelo ouro. 

A área em questão fica a 11 km de Aripuanã dentro de uma fazenda e mesmo assim atraiu muitos exploradores interessados em riqueza rápida. Cerca de 6 mil pessoas abriram um garimpo ilegal e formando um "formigueiro" humano. O local foi apelidado de Nova Serra Pelada.

Gilberto Leite

Venezuelanos chegada Cuiab�

Venezuelanos chegam ao Aeroporto Marechal Rondon e são recebidos por autoridades da Assistência Social e Exército. Sonham com vida melhor em MT

Fuga da miséria

No dia 6 de abril, os primeiros 69 venezuelanos chegam a Cuiabá fugindo da fome e de conflitos políticos,  através Projeto Integração da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceira com o Governo Brasileiro, já que milhares de refugiados chegam por Boa Vista (RR), gerando grande impacto social. 

Ao completar dois meses da chegada a Cuiabá, 42% (28 do total) conseguiram se colocar no mercado de trabalho e saíram da Pastoral do Migrante, responsável pela acolhida deles.   

Em meados de março, a capital mato-grossense recebeu um segundo grupo, com 28 pessoas, que fugia da crise econômica e política instalada na Venezuela desde a morte do presidente Hugo Chávez, em março de 2013. O processo de interiorização deles foi organizado pelo Governo Federal que teve que agir diante de um fluxo migratório excepcional de venezuelanos em Boa Vista, capital de Roraima, na divisa com o país presidido atualmente por Nicolás Maduro.

Em setembro, o 3º grupo de venezueanos desembarcou em Cuiabá. Desta vez 24 pessoas.  

Como em outros lugares, a chegada de migrantes a Cuiabá acabou apresentando efeitos colaterais. Um dos mais visíveis é quando eles vão para as avenidas movimentadas com cartazes pedindo emprego, como a refugiada, Sílvia Guilen, 28, que depois de 1 mês em Cuiabá sem conseguir trabalho fez o apelo nas ruas da capital. 

Entretanto, há casos que fica à margem da sociedade, a exemplo de venezuelanas que se prostituem no Zero Km, em Várzea Grande, e dizem buscar uma vida melhor. 

Postar um novo comentário

CONVITE

Desconfortável no DEM, Mauro namora novo partido de Bolsonaro

Por 22/02/2020, 15h:00 - Atualizado: 04h atrás

mauro mendes rodrigo maia 680

Governador Mauro Mendes e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que o vem "segurando" no DEM

Mauro Mendes voltou a ser convidado para comandar o Aliança em Mato Grosso. O partido está sendo criado pelo ex-presidente Bolsonaro.

Postar um novo comentário

LIGAÇÕES DE VIDA

Ex-deputado diz que PSL nasceu doente e que se casou donzelo veja

Por 22/02/2020, 10h:15 - Atualizado: 05h atrás

victorio galli 680

O ex-federal Victorio Galli, evangélico da Assembleia de Deus, disse que a melhor camisinha para se prevenir de doenças é abster-se do sexo.

Postar um novo comentário

NEGOCIATAS NA SINFRA

Empresário delata no MPF e compromete em cheio deputado

Por 21/02/2020, 19h:45 - Atualizado: 04h atrás

carlos avalone 680

O empresário Pierre François Amaral fechou acordo de delação junto ao MPF. E compromete em cheio o deputado Carlos Avalone (PSDB) em negociata milionária, passando pela Sinfra, pelas mãos do então secretário-adjunto da Valdísio Viriato, no Governo Silval.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Reginaldo Pinheiro | Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, 11h53
    0
    0

    Via de regra, onde tiver muito dinheiro público sempre teve corrupção, a boa nova é que, da lava jato para cá, os órgãos de controle e a sociedade está mais vigilante...Continuemos assim.

  • rafael Mendonça | Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, 09h19
    4
    0

    Vixe, Avalone. Agora vão te pegar.

  • Ramon | Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, 08h38
    3
    1

    Dra. Vanessa, interpele o " colaborador" a respeito das BETUMINOSAS É PETROBRAS será que está colaborando mesmo ou tá fazendo igual ao Riva, entregando só 30% do que sabe????

Articulação

Leitão busca convencer adversários a recuar da disputa para senador

Por 21/02/2020, 16h:25 - Atualizado: 21/02/2020, 16h:45

Gilberto Leite

Leit�o-680-blog

O ex-deputado federal Nilson Leitão, que se articula para disputar a eleição suplementar ao Senado com aval das cúpulas Estadual e Nacional do PSDB,  está atuando nos bastidores para convencer outros candidatos a recuar. Com domicílio eleitoral em Sinop, o tucano argumenta que a Baixada Cuiabana e a região Sul já estão representadas  com  Jayme Campos (DEM)  e Wellington Fagundes (PL) e por isso, o Nortão precisa ocupar um das três cadeiras de senador por Mato Grosso.

Postar um novo comentário

NEGOCIATAS NA AL

Silval comemora delação de Riva

Por 21/02/2020, 07h:50 - Atualizado: 21/02/2020, 07h:53

silval barbosa 680

Silval Barbosa está comemorando a homologação do acordo de delação do ex-companheiro de militância dentro e fora da Assembleia Legislativa, José Riva.

Postar um novo comentário

DELAÇÃO

O acordo dos sonhos de Riva

Por 20/02/2020, 19h:13 - Atualizado: 21/02/2020, 07h:13

jose riva 680

José Riva está sorrindo para as paredes.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Ramon | Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, 08h40
    1
    0

    Só entregou uns 30% do que sabe e devolve umas migalhas do que roubou.

  • marcia | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020, 19h47
    14
    0

    não vai ficar 1 dia na cadeia?

  • Cidadaomt | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020, 19h39
    11
    2

    Marcos Machado nao seria suspeito ó TJMT? Não teria que ter uma decisao do pleno????

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2495